Buscar

Educação e Diversidade

Prévia do material em texto

1.
	A questão de gênero é outra problemática que deve ser trabalhada na sala de aula. Está implícito na sociedade o preestabelecimento de comportamentos típicos de homem e de mulher. Essa situação acaba por reforçar a exclusão dos comportamentos diferentes. Muitas vezes, na própria família, espera-se da criança o padrão construído pela sociedade, gerando, muitas vezes, por parte dos pais, o preconceito e a vergonha. Nesse contexto, disserte sobre como os pais, com determinadas atitudes, podem favorecer a  repetição de modelos impostos pela sociedade.
	Resposta Esperada:
A desigualdade de gênero nasce, muitas vezes, a partir do próprio meio familiar. Certos padrões estão tão enrustidos que muitos pais nem percebem que tais comportamentos são mera repetição e podem favorecer a repetição de modelos impostos pela sociedade. Por exemplo, vestir os meninos de azul e as meninas de rosa, a escolha dos brinquedos mais ativos para os meninos e mais passivos para as meninas. Com relação à emoção, espera-se que os meninos não chorem e meninas sim.
	2.
	A desigualdade no Brasil decorre de diferentes fatores e se expressa em diferentes contextos. As relações sociais que se formam, advêm de uma construção histórica com base nas diferenças que acabam levando à exclusão. Para compreender a exclusão social, devemos considerar também a exclusão econômica, política e social. Disserte sobre a exclusão econômica, a exclusão política e a exclusão social.
	Resposta Esperada:
A exclusão econômica se refere ao não acesso às produções e consumo. A exclusão política se refere à falta de participação política por falta de informações, oportunidades e recursos. A exclusão social refere-se aos níveis de participação cívica e à falta de oportunidade de lazer, levando ao isolamento.

Continue navegando