Buscar

PORTFOLIO - GESTÃO ESTRATÉGICA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino a distância
Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
 
ANDRESSA MELISA REBELLO PEREIRA
	
GESTÃO ESTRATÉGICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Cascavel 
2017
ANDRESSA MELISA REBELLO PEREIRA
	
GESTÃO ESTRATÉGICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
s
Trabalho de Produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: 
Empreendedorismo, Matemática Financeira. Planejamento Estratégico. Responsabilidade Social e Ambiental. Metodologia Científica. Seminário do Projeto Integrado II.
Orientador:
 
Dalila Gimenez da Cruz, Adriane 
Loper
. Henry 
Nonaka
. José Adir Lins Machado. Regina 
Celia
 
Adamuz
. Marcos Marques
.
.
Cascavel
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................................................4
2. AS PRÁTICAS DE GESTÃO......................................................................5
2.1.ESTRUTURA ORGANIZACIONAL...........................................................6
2.1.1 HABILIDADES NA GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO.................................7
2.1.2 PROCESSO GESTÃO DE PESSOAS .................................................7
2.1.3 ESTRUTURA DE CARGOS .................................................................8
2.2 ORGANOGRAMA DA EMPRESA............................................................8 
2.2.1PROCESSO DE COMUNICAÇÃO..........................................................8
2.2.2 TREINAMENTO...................................................................................9
2.2.3 QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS............9
2.2.4 RECONHECIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS.......................................10
3. ECONOMIA.............................................................................................10
3. CONCLUSÃO.........................................................................................13
REFERÊNCIAS..........................................................................................14
1. INTRODUÇâO
O presente 	trabalho tem como objetivo Analisar as práticas de Gestão em uma empresa no ramo de alimentação, para identificando e sugerindo proposta de intervenções (consultoria), pesquisar com uma empresa/organização no que se refere Ética, Política e Sociedade, Modelos de Gestão, Economia e Gestão de Pessoas.
 A pesquisa nos leva a questionar e investigar a realidade, com as respostas chegaremos a novos conhecimentos, assim podemos modificar e contribuir para a melhoria dos resultados encontrados na investigação. 
 O Conhecer conceitos e princípios que envolvem responsabilidade social e ambiental; Conhecer e aplicar conhecimentos relativos à administração financeira; O aluno deverá ser capaz de identificar uma situação problema e a partir dela compreender os conceitos, princípios e processos relacionados ao planejamento estratégico, a gestão de pessoas, responsabilidade social e ambiental e administração financeira. Verificar na prática os processos planejamento estratégico, políticas de responsabilidade social e ambiental e matemática financeira através de uma pesquisa de campo.
 2. as pratica de gestão e responsabilidade social.
A empresa pesquisada se Caracterização por uma instituição formal, fundada no ano de 1989, razão social é um comércio de produtos alimentícios ltda, com nome fantasia: SUPERMERCADO TREVISAN, o mesmo está localizado no município de Boa Vista da Aparecida- Paraná, com CEP: 857080-000 o município conta com aproximadamente 7500 habitantes, atuação no ramo de comércio e indústria de alimentos teve inicio como com produtos: alimentícios e roupas, os clientes são consumidores finais, instituições o mercado contem força de trabalho conta com aproximadamente 25 funcionários.
 Esta empresa vende produtos variados contemplando produtos variados como hortifrúti , padaria e confeitaria, açougue, produtos de limpeza e higiene ,adega, produtos para animais, bem como produtos alimentícios .
Verificou-se que a empresa entrevistada não possui um código de ética documentado e que não era notória a importância dessa conduta social para a mesma. O Gestor entrevistado ao ser questionado sobre a Missão, Visão e Valores que a Empresa empregava, demonstrou dúvidas, pois se acreditava que somente “produzi, vender com qualidade” e “realizar entregas com a melhor agilidade” seria suficiente para apresentar a razão de ser da empresa. A empresa não Possui Missão, Visão e Valores escritos e divulgados no site conforme as declarações a seguir, Missão: “comercializar produtos alimentícios, com certificação de origem da matéria prima, respeitando o consumidor e garantindo um padrão de qualidade em toda a linha de produção e comercialização”. ‘já como Visão: “Ser uma empresa que atenda aos diversos padrões de exigência no ramo alimentício, contribuindo para uma vida saudável dos consumidores respeitando as oportunidades de negócios presentes e futuras”. Valores: "Ética, Responsabilidade Social, Respeito, Confiabilidade e Integridade Absoluta". O modelo de gestão da empresa é de natureza familiar; diretor o filho, sendo a segunda geração a envolver-se com as atividades de operações e de poder decisório de maneira hereditária; poder sobre o negócio está centralizado nas mãos dos familiares, que interferem diretamente no controle administrativo da empresa. Estrutura organizacional Recomenda-se a Trevisan buscar a profissionalização da gestão, com práticas administrativas mais racionais e modernas. É perceptível a centralização das decisões no nível de Diretoria, especificamente as assumidas pelo filho Nei, que acumula funções tanto do nível estratégico quanto do tático, se envolvendo de modo geral nas atividades da Empresa. Segundo Ferreira (2006, p.19) “gerir significa organizar e modelar, por meio de instrumentos e técnicas adequadas [...]”.
Com relação aos níveis da estrutura organizacional da empresa níveis hierarquia funções estratégico diretoria planejamento, organização, direção e controle provisão de recursos financeiros, definição de estratégias e objetivos organizacionais. Tática gerência e supervisão planejamento, organização, direção e controle efetividade das operações, liderança de equipes, qualidade técnica dos produtos operacional assistentes, auxiliares, vendedores, motoristas, execução das atividades administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreendem quatro processos principais e interligados: planejamento, organização, direcionamento e controle (maximiano, 2003).
Implantação na empresa do Planejamento e controle da produção, o Responsável pelo planejamento, organização, direção e controle da produção; Foco: aspectos técnicos, administrativos e operacionais. Operacionalização do PCP, o Planejamento: Atendimento ao estoque de produto acabado, alinhado a demanda do comercial vendas; Diretoria e Líderes / meios e recursos / objetivos e metas Organização: Divisão das tarefas para os setores / funções pertinentes; Execução das tarefas pelos níveis operacionais a Direção Comando e coordenação pelos líderes; Ambiente favorável e motivação da equipe Comunicação e resolução de conflitos Controle: Monitoramento; Relatórios de perdas, horas trabalhada. etc. Analisados pela Diretoria e Responsáveis, durante e ao final do processo produtivo. 
2.1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 
 O conceito de “organização como sistema”, ou seja, um organismo vivo formado de vários subsistemas interligados e interagindo entre si em função de um todo maior, que por sua vez inter-relaciona-se com o meio externo, caracteriza um sistema aberto. Karl Ludwig Von Bertalanffy (1909-1972) propôs uma nova estrutura integrada e útil, para organizar e interpretar o conhecimento administrativo (SILVA,2013, p. 114).
Conforme Chiavenato (2000, p. 88), há três tipos básicos de habilidades necessárias ao administrador: Técnica; Humana; Conceitual. 
2.1.1 HABILIDADES NA GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO
 Observado que no gestor entrevistado, Nei, as três habilidades estão presentes são possui um amplo conhecimento de todas as partes que compõem a empresa; Domínio e experiência por parte do jovem diretor quantos aos processos, a estrutura organizacional, as funções, as finanças, o marketing, a produção e os recursos humanos.
2.1.2 PROCESSO GESTÃO DE PESSOAS 
Para Chiavenato (2002), Gestão de Pessoas produz profundos impactos nas pessoas e nas organizações. O modo de lidar com as pessoas, de buscá-las no mercado, de integrá-las e orientá-las, de fazê-las trabalhar e de controlá-las, ou melhor, a forma de como as pessoas são geridas na organização é um aspecto crucial na competitividade organizacional. Baseando-se no ponto de vista de Chiavenato (2002, p.155), a Gestão de Pessoas compõe-se de cinco processos básicos, que são demonstrados na figura 2 adaptada pelos componentes do grupo de trabalho. Recomenda-se a empresa levar em conta a Missão, a Visão e os Valores da organização quando na definição das políticas e práticas de Gestão de Pessoas a fim de que os resultados e objetivos esperados sejam comuns a todos os níveis funcionais.
2.1.3 ESTRUTURA DE CARGOS 
Enxuta; Comando da Empresa centralizado na Diretoria, ou seja, nos familiares; Predominam os laços afetivos extremamente fortes, influenciando os comportamentos, relacionamentos e decisões da empresa. A estrutura organizacional, diferentemente das formas de organização que estão diretamente relacionadas às atividades, encontra-se relacionada ao poder e à responsabilidade da empresa, visualizada mais comumente pelo seu organograma (GURGEL e RODRIGUEZ, 2009, p. 112).
2.2 ORGANOGRAMA DA EMPRESA 
2.2.1PROCESSO DE COMUNICAÇÃO 
 O processo de comunicação na empresa dá-se por: Contatos diretos entre as pessoas diariamente; Quadro de avisos (normas, regras, datas comemorativas e outros); Telefonia móvel (pessoal externo). A empresa beneficia-se pela sua estrutura enxuta e facilidade de proximidade de contatos com todos os níveis.
A comunicação é uma preocupação constante da sociedade, pois não depende apenas do emissor, mas de todo o processo que envolve a comunicação, com relevância principal a maneira como a mensagem é percebida pelo receptor. Convém que seja dada mais atenção a este aspecto já que o mesmo pode causar danos irreparáveis ao clima organizacional, de como o ambiente de trabalho é percebido pelo funcionário. Como mostra Nathan Laufer (2011, p. 122), “... pessoas diferentes usam maneiras diferentes de aprender e recordar...”, a liderança deve usar diversas formas para se comunicar com as pessoas. O principio básico do relacionamento humano e da liderança é a comunicação, porém como o homem é um ser complexo ela também é complexa e possui papel relevante nos processos de interação do indivíduo com o grupo. O papel do líder é crucial para as relações interpessoais de sua equipe e para o desempenho da organização.
 A empresa tem cometem aproximadamente o numero de 20 funcionários que trabalham neste estabelecimento comercial, a estratégia de organização segue abaixo:
Chefe geral
Gerente
Confeiteira
Açougueiro
Repositor
Caixa
Entregador
Empacotador
Atendente de bazar/loja
Atendente de panificação
Serviços gerais/zeladora
Motorista
2.2.2 TREINAMENTO 
 As atividades de treinamento realizadas pela Empresa acontecem basicamente nos postos de trabalho, onde um funcionário treina o outro. É considerado pelo Diretor que na produção as atividades são repetitivas e não exigem tanto conhecimento e experiência dos ocupantes dos cargos. Para os cargos do pessoal do comercial, adota-se como critério de seleção a indicação. No cenário atual as empresas consideram a importância do treinamento como instrumento para melhorar/aumentar a produtividade e a rentabilidade empresarial. O treinamento é um processo educacional de curto prazo por meio do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes perante aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competência em função dos objetivos definidos (CHIAVENATO, 2002). Com o intuito de manter as pessoas na organização, prepará-las e desenvolvê-las para que estas gerem os resultados esperados, recomenda- se a empresa repensar esta questão.
2.2.3 QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS 
Identifica-se que é em torno do bem-estar do trabalhador que os conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho, ou QVT, ganham forma e contribuem para a evolução dos conceitos da Gestão de Pessoas. De acordo com a seguinte frase de Chiavenato, “[...] refere-se à preocupação com o bem-estar geral e saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas” (CHIAVENATO, 2004, p.324), admite- se que Qualidade de Vida no Trabalho existe para gerar estratégias com o intuito de promover um ambiente que estimule e dê suporte ao indivíduo e à empresa, conscientizando sobre como sua saúde está diretamente relacionada à sua qualidade e produtividade. Visando adaptar-se a novas e complexas interações em termos de excelência em relação à produtividade e a qualidade dos serviços prestados, não realiza palestras motivacionais eventualmente, Equipamentos de Proteção Individual necessários para a equipe é dispensado, Atualmente a empresa não utiliza nenhuma ferramenta para avaliar formalmente o nível de satisfação dos funcionários. Foi-nos apresentado pelo Diretor que a empresa zela por um ambiente de respeito mútuo e espaço para diálogo, que é facilitado pela proximidade de contato que existe entre os níveis organizacionais.
2.2.4 RECONHECIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS. 
 Como forma de reconhecimento dos funcionários não utilizada a participação para o pessoal da produção e para equipe de vendas. Convém que a empresa estude e planeje sistematicamente as estratégias de reconhecimento abrangendo todos os funcionários. É sabido que através do desenvolvimento de programas de reconhecimento de funcionários, os empregadores podem melhorar, em alguns casos dramaticamente, o desempenho, a retenção e os níveis de engajamento de funcionários. O reconhecimento dos funcionários é um motor de engajamento de custo potencialmente muito baixo que pode ter um impacto muito, muito significativo no desempenho financeiro da empresa.
3. ECONOMIA
 Informalidade no conhecimento dos concorrentes, Recomenda-se que a Empresa realize uma pesquisa de mercado estruturada para de fato identificar seus concorrentes, que pode se iniciar com o uso de uma lista telefônica da cidade ou mediante associações comerciais e industriais atuantes, que também é possível adquirir uma lista de empresas associadas. O método de pesquisa de mercado utilizado pela empresa não é algo aprofundado, somente busca informações básicas dos concorrentes, valores, lançamentos de novos produtos e a degustações de produtos da concorrência enfim da concorrência de mercado.
Primeiro temos que converter as taxas de juros anuais para taxas mensais. Assim
(1+taxa anual) = (1+taxa mensal)^12
(1+taxa anual)^(1/12) = (1+taxa mensal)
taxa mensal = (1+taxa anual)^(1/12) - 1 no nosso caso 
taxa mensal = (1+6,8%)^(1/12)
Elevar a 1/12 é o mesmo que extrair a raiz "dôzima" 
Na calculadora dá ..  0,550% ao mês
Anual de 11,6% dá taxa mensal = (1+taxa anual)^(1/12) - 1 
taxa mensal = (1+11,6%)^(1/12) - 1 taxa mensal =  0,919%.
Anual de 9,6% dá taxa mensal = (1+taxa anual)^(1/12) - 1 
taxa mensal = (1+9,6%)^(1/12) - 1 taxa mensal =  0,767%
Anual de 5,9% dá taxa mensal = (1+taxa anual)^(1/12) - 1 
taxa mensal = (1+5,9%)^(1/12) - 1 taxa mensal =  0,479%
Para resolver essa questão vamos calcular o valor da parcela e multiplicar pelo número de parcelas.
Para isso vamos usar a seguinte fórmula
Banco A   =pgto( 0,55% ; 180; 100000)  =  -R$ 876,944
Banco B    =pgto( 0,919%;108; 100000) = 1463,99
Banco C    =pgto( 0,767%; 144; 100000) = 1149,43
Banco D    =pgto( 0,479%; 240; 100000) = 701,87
Os totais pagos serão:
Banco A -R$ 157.759,18 
Banco B -R$ 158.111,15 
Banco C -R$ 165.517,48 
Banco D -R$ 168.448,27 
Então se tem a melhor combinação de prazo e taxa no banco A.
Essa empresa no planejamento estratégico tem como pretensão para os próximos cinco anos duplicar o número de funcionários e aumentar o espaço físico do Supermercado , aumentando assim a clientela e a lucratividade .
Este Supermercado ainda tem como Planejamento Estratégico, observar a concorrência e os preços de mercado, equiparando e até cobrindo os preços da concorrência , fazendo promoções de frutas , carne entre outros alimentos em dias específicos da semana.
As políticas de responsabilidade social e ambiental que empresa exerce, esta na contratação de funcionários com necessidades educacionais especiais , separação e descarte correto de lixo.
O supermercado também distribui cestas básicas fixas para 15 famílias do município auxiliando na manutenção alimentícia dessas famílias sem condições socioeconômicas. 
Os funcionários no final de ano recebem uma gratificação a mais pelo trabalho exercido, sendo que o funcionário destaque do ano recebe um adicional de 5 % em seu salário no final do ano.
Para efetivar a contratação o funcionário sem experiência passa por um período de adaptação de três meses para depois ter registro efetivo na carteira de trabalho, contando estes três meses somente como tempo de experiência .
 CONCLUSão
Conclui-se que o resultado proposto deste trabalho acadêmico foi de extrema importância, pois a partir dele e de suas etapas e exigências propostas para a análise das práticas de gestão e sugestões de intervenções para empresa, pode se compreender o processo de trabalho. Foi possível identificar na empresa carecia de melhorias nas suas práticas de gestão, uma vez que ficou notória a predominância dos laços afetivos de família, impactando nas decisões e estratégias organizacionais.
REFERÊNCIAS 
 CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 
 CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, 2ª Reimpressão. 
FERREIRA, Victor Claudio Paradela et al. Modelos de gestão. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. 
 GURGEL, Claudio e RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez. Administração. Elementos essenciais para a gestão das organizações. São Paulo: Atlas, 2009. 
 LAUFER, Nathan. A Bíblia da liderança. O que a bíblia nos ensina sobre visão, valores e liderança para a mudança. São Paulo: Via Lettera, 2011. 
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Fundamentos de administração: manual compacto para as disciplinas TGA e Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2003. 
SILVA, Reinaldo Oliveira. Teorias da Administração. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

Mais conteúdos dessa disciplina