Buscar

O que é a Qualidade?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

= O que é a “Qualidade”?
No ponto de vista de consumidor, a qualidade é um grau de valor, ou excelência, individual relacionado a um produto, serviço ou atendimento.
A beleza, a utilidade, a durabilidade, a eficiência, a utilidade, a portabilidade... Todos são substantivos que tem o mesmo significado de qualidade, podendo eles assumir níveis positivos ou negativos.
EX¹: O bom funcionamento, a beleza e outras coisas, podem influenciar na qualidade e sucesso do aparelho. Como por exemplo, o mau atendimento.
Ex²: Duas pessoas comprando o mesmo produto podem ter opiniões diferentes a respeito da qualidade do produto. Um computador que funciona bem para jogos, tem boa qualidade em relação a quem gosta de jogos, mas se o mesmo computador oferecer dificuldade na parte de digitação de documentos, pode ter uma qualidade bem mais inferior em relação a quem o usa para trabalhar.
Já no ponto de vista de Administrador, a Qualidade está em atender as necessidades dos clientes respeitando, também, a características específicas do produto e isso se alcança através de um controle sobre as tarefas que estão entre o Input da Matéria-Prima e Output do Produto Pronto. 
Um bom projeto, custos que satisfaçam tanto ao cliente quanto aos donos da empresa, o relacionamento com os fornecedores, a entrada de uma matéria-prima de Qualidade, excelência dos processos, capacitação dos funcionários que fazem parte da transformação da matéria-prima para o produto, um ambiente de trabalho adequado ao bom desempenho que se espera do funcionário, eficiência da entrega... Tudo isso reflete no produto final e na excelência do seu produto.
Em uma cadeia de produção, a mais importante agente de Qualidade é a empresa. Aquela que coloca o seu nome no produto – Toyota, Ford, Renault – é a única responsável pelas etapas de avaliação da Qualidade, pois em caso de uma avaliação negativa de seus clientes – lojas ou pessoas físicas – a única que receberá todo o peso da responsabilidade é aquela que tem a sua marca na frente do produto e não o seu fornecedor.
Antigamente, a qualidade era um diferencial que um produto tinha em relação ao outro, e isso gerava a satisfação. Porém, atualmente, os produtos comercializados são quase idênticos. Então a qualidade deixou de ser a “existência de atributos” e passou a ser “ausência de defeitos”.
“Qualidade é uma das palavras mais difundidas junto à sociedade e também nas empresas. No entanto, existe certa confusão no uso do termo.
Para muitos, qualidade está associada a atributos intrínsecos de um bem, como desempenho técnico ou durabilidade. Para outros, a qualidade está associada a satisfação dos clientes quanto a adequação do produto ao uso, ou seja, qualidade é o grau com que o produto atende satisfatoriamente as necessidades do usuário durante o dia.
Ainda existe um terceiro entendimento de qualidade, que no passado costumava ser dominante no ambiente fabril, é aquele que vê a qualidade como o atendimento às especificações do produto. A qualidade seria avaliada pelo grau de conformidade do produto fabricado com suas especificações de projeto.
O entendimento predominante nas últimas décadas e que realmente representa a tendência futura é a conceituação de que a qualidade é a satisfação dos clientes. Essa definição contempla a adequação do uso ao mesmo tempo em que contempla, com conformidade, as especificações do produto. Para que a satisfação exista, é preciso que haja a ausência de defeitos e presença de atributos que tornem o produto adequado ao uso pretendido, e que assim causem a satisfação”

Continue navegando