Buscar

seminários integrados

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0736 - SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM PEDAGOGIA 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) foi criado pela lei 10861/04. Esse sistema é composto por três elementos principais, que são:
		
	
	avaliação da proposta pedagógica, avaliação dos cursos e desempenho dos estudantes
	
	apresentação do Projeto Político Pedagógico do curso, avaliação dos coordenadores de cursos e desempenho desses coordenadores
	 
	avaliação das instituições, avaliação dos cursos e desempenho dos estudantes
	
	apresentação do Projeto Pedagógico do Curso, desempenho dos professores e dos alunos
	
	avaliação dos coordenadores de curso, avaliação dos cursos e desempenho dos estudantes
	
Explicação:
O SINAES é composto por 3 elementos principais: avaliação das instituições, avaliação dos cursos e desempenho dos estudantes
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) os procedimentos metodológicos da avaliação
institucional podem ser agrupados em autoavaliação; avaliação externa meta-avaliação. A opção que apresenta uma
característica específica da concepção de meta-avaliação é:
		
	 
	Reflexão crítica sobre as práticas avaliativas realizadas.
	
	Levantamento de dados sobre as tendências teóricas no campo da avaliação
	
	Verificação das condições de oferta sob uma ótica técnica especializada.
	 
	Análise dos modelos e critérios adotados pelos especialistas .
	
	Diagnóstico das condições de ensino oferecidas pelas instituições similares.
	
Explicação:
Maeta avaliação como instrumento de avaliação das políticas de avaliação implementadas. Um olhar crítico sobre as avaliações.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na década de 1990 no Brasil consolida-se a avaliação em larga escala da educação. Nesta mesma década o país passou a adotar e aderiu a quais instrumentos de avaliação?
		
	 
	Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Sistema de Seleção Unificada (SISU)  e Prova Brasil
	
	Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
	 
	Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
	
	O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Sistema de Seleção Unificada (SISU)
	
	Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e Prova Brasil.
	
Explicação:
A "febre avaliatória" das políticas públicas, com orientação dos organismos internacionais, chegou ao Brasil na décade de 1990 no contexto do neoliberalismo e do discurso da meritocracia e das avaliações como forma de selecionar, rankear e determinar distribuição de recurso. Assim, eclodem diversos modelos de avaliação da educação, como o ENEM e o SAEB. Além disso, o Brasil também passa a realizar a avaliação internacional da educação, o PISA.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	«Quando as irmãs Marta e Maria começaram a estudar em seus respectivos Cursos superiores, cada uma possuía uma visão específica acerca da Educação no Brasil. Enquanto Maria tinha dúvidas sobre os recursos tecnológicos que os Cursos Superiores ofereciam a seus alunos, Marta tinha certeza que sua participação como aluna era ¿nula¿, no processo de avaliação da qualidade de ensino; mesmo com os avanços dos últimos anos, como a implementação do SINAES...».
Podemos identificar na fala das irmãs Marta e Maria:
		
	
	Marta tem razão em afirmar que o SINAES não considera sua participação quando avalia Cursos do Ensino Superior. Este sistema retira suas informações unicamente das visitas em loco dos avaliadores do MEC.
	
	Marta está equivocada em dois aspectos: a participação dos alunos é fundamental no processo de avaliação; e o instrumento utilizado pelo MEC na avaliação das IES é o ENADE e não o SINAES.
	
	O equívoco de Maria é não perceber que, com a evolução das tecnologias digitais, todas as IES oferecem plena possibilidade de inserção de seus alunos no mundo tecnológico.
	 
	O equívoco de Marta está no fato de não saber que os três componentes principais que compõe o SINAES são: a avaliação das Instituições, a avaliação dos Cursos, a avaliação dos Estudantes.
	 
	Ambas estão equivocadas, pois se por um lado Maria parece não ter clareza sobre os avanços das tecnologias digitais atualmente, Marta desconhece que a partir implementação do SINAES, os alunos passam a ser os únicos responsáveis por informar ao MEC a qualidade de seus Cursos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	«Quando Marta e Maria começam a discutir, parece que o mundo acaba. Estas duas irmãs são como água e óleo... Lembro-me de uma vez em que Marta dizia ¿ser um absurdo ser obrigada a fazer o ENADE, já que no fim das contas o que faria seu Curso ser bom ou ruim era a qualidade dos alunos, e o MEC não tinha de ficar se intrometendo nisto...¿. Claro que Maria discordava dizendo que não se tratava de uma intromissão mas sim de um processo estritamente regulamentado, a favor da qualidade da educação no Ensino Superior, em nosso país...»
 
Se, no contexto do texto acima, tivéssemos que, como Maria, convencer Marta do valor deste "processo estritamente regulamentado", poderíamos afirmar que:
		
	
	O MEC não é responsável pela avaliação do ENADE, e sem a própria Instituição de Ensino Superior. É ela que, com o resultado nas provas em mãos, define estratégias para melhoria ou manutenção de seus Cursos específicos.
	
	O SINAES (Sociedade Nacional de Avaliação do Ensino Superior) é um organismo ligado ao MEC, com o objetivo de auxiliar os Estabelecimentos de Ensino da rede privada a melhorar cada vez mais os Cursos oferecidos ao seu público.
	 
	As informações obtidas através do SINAES, que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas.
	
	O SINAES não tem qualquer caráter de informação acerca da qualidade das IES. Seu objetivo é apenas validar os diplomas dos alunos, que finalizam seus Cursos, sendo impedido de recebê-los quando não fazem sãs provas.
	
	O ENADE não tem qualquer caráter de informação acerca da qualidade das IES. Seu objetivo é apenas validar os diplomas dos alunos, que finalizam seus Cursos, sendo impedido de recebê-los quando não fazem sãs provas.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abrail de 2004, analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. Sobre suas características, podemos afirmar:
I  -  O processo de avaliação realizado pelo SINAES leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição. Apenas a análise do corpo docente não é levada em conta.
II  -  O SINAES reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. 
III  -  As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados, porém, não são divulgados publicamente. 
 
		
	 
	Somente II é verdadeira.
	
	Somente I é falsa.
	
	Somente III é falsa.
	
	Todas são falsas.
	
	Todas são verdadeiras.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) integra o Sistema Nacional de Avaliaçãoda Educação Superior (Sinaes). Sendo assim, é um importante elemento no processo de avaliação das IES (Instituições de Ensino Superior).
Sobre suas características, podemos afirmar:
I  -  Seu objetivo é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.
II  -  É constituído da prova propriamente dita, e de um questionário socioeconômico do estudante (respondido em período anterior a data da prova através da página do INEP).
III  -  A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de conhecimento específico da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.
 
		
	 
	Todas são verdadeiras.
	
	Todas são verdadeiras, exceto II.
	
	Todas são verdadeiras, exceto III.
	
	Todas são falsas.
	
	Todas são verdadeiras, exceto I.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O SINAES, Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:
		
	 
	avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos;
	
	o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos;
	
	o caráter privado de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos;
	
	que a avaliação externa deve ser realizada pelos componentes da CPA - Comissão Própria de Avaliação, escolhidos pelos gestores acadêmicos de cada uma das instituições
	
	a participação do corpo discente, docente e técnico administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações;
	
Explicação:
O SINAES deve assegurar a qualidade da educação superior ofertada pelas instituições e sua adequaão as normas e diretrizes legais.

Continue navegando