A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
ATIVIDADE 2 - PRISCILA

Pré-visualização | Página 2 de 2

identificar as pessoas com a criatividade desenvolvida facilmente, geralmente são pessoas dispostas a experimentar algo novo, as que sempre estão buscando aprender, confiantes, perseverantes, ousados na busca da solução de problemas, inovadores e acima de tudo, curiosos. 
Fatores motivadores da criatividade, segundo Costa (2009):
Quebrar paradigmas.
Encorajar-se de melhores estratégias.
Desenvolver o empowerment (ter poder).
Participar de vários grupos.
Pensar e agir com liberdade.
No processo criativo é preciso que conheçamos o produto ou problema em questão, que tenhamos noção da concorrência envolvida e que usemos dos nossos contatos profissionais para que possamos enriquecer a nossa gama de soluções. Começamos nos fazendo perceber das necessidades e das soluções para que vão se propor a ideia, investigamos os problemas envolvidos, reunimos o máximo de ideias desprendidas de conceitos ou empecilhos. Iniciamos depois, um momento onde analisamos com olhar crítico o que foi proposto, para previamente verificar a viabilidade e mensurar impactos antes de colocar em prática. As pessoas envolvidas devem trabalhar com a aceitação do "novo" a todo momento, sem vetar ou julgar nada no momento, mantendo a harmonia positiva do ambiente para influenciar as mentes que estão contribuindo se sentirem livres para criar.
2- Você acredita que podemos eliminar as barreiras que nos impedem ter ideias criativas? Justifique sua resposta.
Sim, acredito que hajam fatores inibidores da criatividade. Para o processo criativo podemos identificar momentos diferentes, onde percebemos o problema, identificamos possíveis soluções e analisamos as ideias para determinar sua viabilidade. Para que tenhamos êxito nos processos de criação devemos evitar nos prendermos a alguns obstáculos que inconscientemente criamos:
- A resposta certa não existe, existe a resposta ideal.
- O processo de criação não "voa tão alto" se nos ancorarmos somente ao pensamento lógico.
- Seguir sempre as normas e ter um pensamento engessado pode ser um inimigo do pensamento criativo, que precisa ser livre.
- Imaginar possibilidades e transportar-se para o que seria uma opção alternativa, contribui para a produtividade.
- Especificações muito detalhadas nos limita a criatividade, tirar vantagem das ambiguidades do mundo nos expande o processo criativo.
- Errar faz parte, saber a diferença entre erros de ação e de omissão, nos ajuda a sentirmos livres para criar sem que os medos ou bloqueios vindos do receio de errar nos impacte.
- Processos criativos são mais ricos em ambientes divertidos. Quando nos preocupamos em ser "sérios demais", estamos na verdade nos limitando criativamente, colaborando para que hajam obstáculos.
- Provavelmente não somos os primeiros a pensar sobre determinado tema, então existe sempre a possibilidade de uma outra área ter lidado com as reflexões que acompanham a nossa ideia.
- É recomendado que baixemos o nosso "senso do ridículo", boas ideias podem parecer bobas a primeira vista, mas podem aflorar e se tornarem excelentes ideias.
- Geralmente quando somos desafiados ou identificamos que temos uma tarefa expressiva diante de nós, nos colocamos em caminhos criativos justamente por nos livrarmos de alguns bloqueios para que possamos obter êxito.
ATIVIDADES DA AULA 8
Parabéns você já está finalizando suas atividades.
1- As competências pessoais são inerentes ao próprio indivíduo e começam a ser desenvolvidas desde a primeira infância e vai se construindo ao longo da vida. Assim, enfatizamos que as competências pessoais são influenciadas pelas características da personalidade formada pelos traços de caráter dos indivíduos e dos processos sociais aos quais estão inseridos podendo assim concluir, que a aquisição de competências pessoais depende também da junção destes dois pilares do ser humano.
Com base nas aulas, explique:
Como se formam nossas impressões.
Nossas impressões se formam através de um conjunto de informações que são agrupadas acerca de determinado indivíduo ou objeto. São dados que formam uma síntese de como avaliamos e percebemos o que ou quem está sendo analisado. Podemos atribuir expectativas, características e até mesmo antever ações, baseando-nos em um entendimento resultado do agrupamento de diversas características. 
 Comente sobre a importância da Janela Johari no ambiente de trabalho.
Através da Janela Johari, uma das ferramentas pelas quais é possível avaliar relacionamentos interpessoais, que nos mostra que temos quatro porções de personalidade (eu aberto, eu cego, eu oculto, eu desconhecido) que representam as impressões que os indivíduos tem sobre os outros e si mesmos. A Janela de Johari busca promover as competências pessoais e profissionais. 
EU ABERTO: aspectos da personalidade que o indivíduo conhece de si próprio e aceita que seja compartilhado com os outros.
EU CEGO: maneira pela qual nós nos mostramos através do nosso jeito de ser para os outros e revelando traços que não conhecemos de nós mesmos inconscientemente.
EU OCULTO/FECHADO: parte da nossa personalidade que conhecemos mas escondemos dos outros e não deixamos ser compartilhado com os demais.
EU DESCONHECIDO: o que não é conhecido por nós e nem pelos outros, como por exemplo a capacidade criativa bloqueada, um talento, sentimentos reprimidos, habilidades ignoradas
Trabalhar com essas potencialidades pode se dar através da autoexposição e feedback, onde por meio de autoavaliações e avaliações de desempenho podemos explorar, identificar e aflorar de maneira satisfatória o perfil de cada indivíduo no trabalho.
P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das
Atividades, disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula”.
Bons Estudos. 
Profa. Doutora Silvia
QUERIDO ALUNO (A) 
Envie as atividades das aulas 5 a 8 por meio do portfólio 2
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 19-04-2019.
Porém, quem entregar as atividades de 5 a 8, no portfólio 2, até o dia 17/04/19, poderão corrigir as atividades caso eu considere necessário.
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
ATT Profa. Doutora Silvia Mara Pagliuzo Muraki
Criatividade é uma maneira de ser, de viver. O primeiro passo é exercitar todo o seu potencial de gerar ideias. Acostumar-se a criar a maior quantidade de ideias sem pré-julgar nenhuma.�
�