Buscar

Aula 3 - Planejamento de Carreira

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A diversidade cultural é uma característica das sociedades humanas. Uma das formas com que o ser humano lida com ela, é percebendo o diferente, o diverso, o que é distinto, como inferior. No curso da história, várias culturas entenderam desta forma os diferentes. Assinale entre as alternativas a seguir aquela que identifica um olhar ao diferente como inferior.
		
	
	selvagem, pós-moderno
	
	civilizado, evoluído
	 
	bárbaro, não civilizado
	
	moderno, pós-moderno
	
	bárbaro, civilizado
	
Explicação:
Ao longo da história da humanidade, e isto não se refere apenas ao passado, várias culturas, vários povos olharam para seus diferentes, para outros povos, com olhar de desconfiança e medo. Nas antigas sociedades grega e romana, por exemplo, predominava a noção de que todos os que não fossem grego ou romano seriam não-civilizados, incivilizados, já que a civilização seria própria apenas daquelas culturas. Denominavam, então, como bárbaros os que, em verdade, eram apenas diferentes. O termo xenofobia, de origem grega, quer dizer aversão, antipatia, rejeição, que discrimina o outro, de outra nacionalidade, de outra cultura ou de outro povo, visto como inferior, atrasado, incivilizado, já que minha cultura, meu país ou meu povo é superior ou melhor. É a fobia, ou seja, o medo, ao xeno, ou seja, ao estranho, ao estrangeiro.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"Raphael e Sara possuem a mesma formação, os mesmos CRs, mas no emprego, ambos foram selecionados para o mesmo cargo, mesmo assim, Raphael foi contratado com salário maior que a Sara." O que torna este caso uma desigualdade?
		
	
	O fato de ambos estarem sendo selecionados para o mesmo emprego
	
	O fato dos dois terem a mesma formação
	
	O fato do cargo ser o mesmo para ambos, de sexo diferente
	
	O fato de serem recém formados no mesmo curso
	 
	O fato da diferença de salário acontecer pela diferença de sexo entre ambos
	
Explicação:
'' Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra tituação.'' Declaração Universal dos Direitos Humanos. Artigo 2. Conteúdo online.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Devido ao processo de globalização, abertura de mercado, expatriados, etc, temos tido uma grande diversidade cultural, dentro das organizações. Sendo assim, o RH precisa se apoiar em diversas áreas da ciência, para sustentar e orientar suas ações. Nesse caso, qual seria a área que mais pode contribuir ?
		
	
	Sociologia
	
	Ciências Políticas
	 
	Antropologia
	
	Filosofia
	
	Psicologia
	
Explicação: A noção de diversidade tem uma longa história na configuração das Ciências Sociais. A compreensão da diversidade das culturas é o tema central dos estudos da Antropologia Cultural. Esta considera que as sociedades devam aceitar a diversidade das culturas. No entanto, o que se observa é que a humanidade esteve por muito tempo cega para as diferenças culturais e sociais e tornando objetos de exclusão tudo o que não fazia parte de suas ideologias dominantes.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) aponta que o Brasil ocupa o 79º lugar entre 188 nações no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH¿2016), que leva em conta indicadores como: educação, renda e saúde. Com base nisso, marque a alternativa que melhor define a situação do Brasil:
		
	
	O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é importante e já recebe mais atenção que o necessário.
	
	O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é muito importante e já recebe a atenção necessária.
	 
	O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é muito importante e precisa de mais atenção.
	
	O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é pouco relevante, pois já recebe toda a atenção necessária.
	
	O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é pouco relevante, mas pode receber mais atenção.
	
Explicação: O tema da desigualdade e inclusão social deve ser trabalhado por todas as nações, principalmente aquelas mais impactadas pelos seus efeitos, como é o caso do Brasil.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo Sposati (1996), dentro do contexto da exclusão social, existem diferentes graus e formas de exclusão. Identifique nas alternativas abaixo, aquela que resulta do processo seletivo do mercado, que não garante emprego a todos, gerando contínua desigualdade.
		
	
	Exclusão da possibilidade de diferenciação
	 
	Exclusão estrutural
	
	Exclusão relativa
	
	Exclusão da representação
	
	Exclusão absoluta
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Falar em diversidade social significa destacar a questão da convivência dos diferentes com suas diferenças, em um contexto de tolerância e solidariedade, que consiga ultrapassar a violência, as hierarquias excludentes, o tratamento perverso, as desigualdades econômico-sociais, entre outros. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a homossexuais é denominada de homofobia.
	
	A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a homossexuais é denominada de machismo.
	
	A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a homossexuais é denominada de racismo.
	
	A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a homossexuais é denominada de segregacionismo.
	
	A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a homossexuais é denominada de xenofobia.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Falar em diversidade social significa destacar a questão da convivência dos diferentes com suas diferenças em um contexto de tolerância e solidariedade que consiga ultrapassar a violência, as hierarquias excludentes, o tratamento perverso, as desigualdades econômico-sociais, entre outros.
Preencha as lacunas, correlacionando o conceito com a nomenclatura e assinale a alternativa correta:
(    ) racismo
(    ) xenofobia
(    ) machismo
(    ) homofobia
1- Aversão, rejeição, preconceito e discriminação a pessoas ou coisas estrangeiras ou ao estranho no seu ambiente.
2- O conceito que exprime a opinião ou atitudes que discriminam ou recusam a ideia de igualdade dos direitos entre homens e mulheres.
3- O preconceito ou discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente.
4- A aversão ou rejeição, preconceito e discriminação a homossexuais.
		
	
	2, 3, 4 e 1
	
	1, 2, 3 e 4
	
	4, 2, 1 e 3
	 
	3, 1, 2 e 4
	
	3, 4, 1 e 2
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As sociedades humanas têm como uma de suas características a diversidade social e cultural. Assinale entre as alternativas a seguir aquela que expressa corretamente a definição de diversidade social e cultural
		
	
	toda diversidade deve ser definida pela vontade de cada pessoa ser como quiser
	
	a diversidade resulta da diferença e deve ser superada para que a homogeneidade se estabeleça
	 
	envolve diferenças como as de gênero, étnicas e de classes, existem no interior de uma nação e entre as nações
	
	diversidade é algo que trazemos de berço, mas a qualquer momento podemos alterar, existe apenas no interior de uma sociedade
	
	todo e qualquer tipo de diferença entre pessoas estabelece uma diversidade social e pode existir no interior de uma nação como entre elas
	
Explicação:
Tema central nas relações humanas na atualidade, a diversidade, conforme mencionado em nossa Aula on Line 3 ¿É a condição de ser compostode diferentes elementos. Nas sociedades, encontramos uma multiplicidade de pessoas com religião, etnias, línguas, gênero, orientação sexual, cultura, classe social, geração distintas, isto é, de várias identidades sociais/culturais diferenciadas; e este fato chamamos de Diversidade.
Naturalmente, a diversidade existe também entre as sociedades, entre nações. Podemos designar como condição, características ou diferenças nacionais.

Continue navegando