Buscar

AV FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Na maioria dos manuais de Metodologia Científica o conhecimento surge da necessidade do homem em "interpretar a si e ao mundo em que vive, atribuindo-lhes significação, daí criar intelectualmente representações significativas da realidade, com as quais chama de conhecimento"(Köche). A explicação contida na aula 1 da disciplina de Filosofia da Educação Brasileira trabalha com outro tipo de interpretação, a saber, a relação entre o homem e a natureza mostrando como é possível compreender a produção da natureza humana, a partir de dois conceitos importantes formulados por Marx, são eles:
	Intencionalidade e essências
	liberalismo político e econômico
	Multiculturalismo e etnocentrismo
	ordem e progresso
Certa	Materialismo histórico e dialético
O aluno não é um ser abstrato; não existe personalidade humana básica e universal ou uma natureza humana padrão. Se a educação consiste na educabilidade do indivíduo concreto, produto de relações sociais, ela deve-se centrar-se na analise das condições concretas da vida dos homens, a forma de interação, a luta com o ambiente e o cotidiano do trabalho. O que um aluno é depende daquilo que o meio social permite que seja. A ação pedagógica pressupõe, portanto, a compreensão do significado social de cada comportamento, no conjunto das condições de existência em que ocorre (LIBÂNEO. José C. Democratização da Escola Pública a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos. São Paulo, Loiola, 15ª edição, 1985.p. 67).
De acordo com Libâneo, qual dos procedimentos abaixo corresponde à Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos?
Conteúdo é compreendido como verdade absoluta e separado da experiência dos alunos e da realidade social concreta
	O aluno se encontra numa condição passiva de mero receptor do conhecimento e sujeito a castigos quanto não cumprir suas tarefas
Certa	O aluno é encorajado e incentivado pelo professor a lidar ativamente com a tarefa investigativa, tornando-se sujeito e centro da aprendizagem
	O aluno é formado para aceitar a realidade social e manter o status quo
	O professor é o centro do processo ensino-aprendizagem e valoriza o conteúdo científico, cumulativo e quantitativo
Na Escola Nova o papel do professor é redimensionado, pois diferente da Escola tradicional, ele não é o Centro do processo de ensino-aprendizagem. Qual a opção que apresenta uma característica do professor escolanovista?
Certa	1. Aquele que incentiva a pesquisa por parte do aluno, levando-o a buscar por si mesmo o conhecimento
3. Aquele indica os diferentes pontos de vista para a análise fenomenológica feita pelo aluno
2. Aquele que conduz as atividades no processo ensino-aprendizagem
5. Aquele que ocupa o centro do processo de ensino-aprendizagem e transmite o conhecimento sistematizado
4. Aquele que guia o aluno através de mensuração de comportamentos de entrada e de saída, comparando-os
Por defender que a participação grupal deve ser obtida através de assembléias, conselhos, eleições, reuniões, associações, de tal forma que o aluno leve para a escola e para a vida cotidiana tudo o que aprendeu, compreende que seu método deve resumir tanto objetivo pedagógico quanto o político. Tem por base o método indutivo, racional, experimental e científico estimula a curiosidade, favorece a atividade cerebral, coloca a razão e a memória no seu devido lugar e se afasta de toda e qualquer credulidade. Seu método faz o movimento do composto ao simples, do geral ao particular, do número à unidade, da harmonia ao som, da regra ao fato, do princípio à aplicação, do observado ao não-observado e do conhecido ao desconhecido. Portanto, estimula à pesquisa independente.
O enunciado acima se refere à:
	1. Tendência Liberal Tecnicista
	2. Tendência Progressista Libertadora
	5. Tendência Liberal Tradicional
Certa	3. Tendência Progressista Libertária
	4. Tendência Liberal renovada diretiva
"De acordo com o marxismo, os dois níveis de realidades existentes, que decorrem da relação do homem com a natureza e com os demais seres humanas se explicam através dos conceitos de infra-estrutura econômica e superstrutura econômica" (Aula 4). Escolha a alternativa CORRETA. QUESTÃO: Em relação à Infra-estrutura podemos dizer que é:
	a base educacional
	A estrutura dos meios de comunicação
	A estrutura religiosa
Certa	A base econômica
	A base jurídico-política
A respeito da Teoria da Escola como aparelho ideológico do Estado de Louis Althusser é correto afirmar que:
I. A escola em sua atuação não se encaixa em nenhum dos dois aparelhos do Estado, pois essa está livre das manipulações ideológicas e repressoras.
II. Os Aparelhos repressivos do Estado agem massivamente pela força e secundariamente pela ideologia.
III. Os Aparelhos Ideológicos do Estado agem massivamente pela ideologia e secundariamente pela força: religioso, familiar, escolar, jurídico, político, sindical, da informação e cultural.
IV. A ideologia tem uma existência material, ou seja, ela existe a partir de determinadas práticas materiais reguladas por instituições materiais.
Assinale a alternativa correta:
3. Somente os enunciados I e II estão corretos
2. Somente os enunciados I, II e III estão corretos
Certa 1. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
5. Somente os enunciados III e IV estão corretos
4. Somente os enunciados II e III estão corretos
Saviani, 1998, p. 43, escreve: "imbuído do ideário escolanovista (tendência humanista moderna) ele o educador- é obrigado a trabalhar em condições tradicionais (tendência humanista tradicional) ao mesmo tempo que sofre, de um lado, a pressão da pedagogia oficial (tendência tecnicista) e, de outro lado, a pressão das análises sócio-estruturais da educação (tendência crítico-reprodutivista)". 
Por que a tendência humanista moderna (Escola Nova) é considerada como sendo não crítica e as tendências crítico-reprodutivista e progressistas como sendo críticas? Qual é o critério para chamar uma tendência de não crítica ou crítica?
Gabarito: São consideradas tendências não críticas as que pensam a educação a partir dela mesma, desvinculada da estrutura sócio-econômica, como sendo neutra. As teorias críticas pensam a educação na sua relação com o contexto sócio-econômico. No texto, podemos ver que, ao fazer referência à tendência crítico-reprodutivista, Saviani escreve sobre análise sócio-estruturais da educação. A mesma coisa faz Paulo Freire, pensando a educação no contexto sócio-econômico concreto em que o aluno vive.
Analise a situação abaixo: "A professora entra na sala e imediatamente avisa os alunos que aplicará uma prova surpresa e sem consulta. Os alunos reclamam por não terem conhecimento das datas das provas e ela diz que não deve obrigação aos alunos, pois ela é a autoridade. Uma aluna, superando o medo, tenta dizer que ela, na semana anterior já havia realizado uma prova oral, também sem avisar e que no dia da prova, deixou todos nervosos, pois quando alguém errava a resposta era advertido com gritos na frente de todos. Evidente que ela não gostou do questionamento da aluna e ordenou que ela se retirasse da sala de aula".
Diante do relato é CORRETO afirmar que este modelo de avaliação corresponde à qual tendência?
Certa	2. Tendência Liberal Tradicional
5. Tendência Libertária
4. Tendência Liberal Tecnicista
3. Tendência Liberal Não-Diretiva
1. Tendência Libertadora
A educação de um lado pode contribuir para a reprodução da sociedade por meio da produção, da sistematização e da divulgação de uma ideologia, de outro, ela pode contribuir para a transformação da mesma sociedade através da produção, da sistematização e da divulgação de uma contra-ideologia.
Leia com muita atenção o enunciado da questão e explicite de maneira tal que fique evidente como a educação pode contribuir para criar uma contra-ideologia.
Gabarito:
O aluno deverá fazer uma análise sobre a educação que está posta, fazer referência às tendências da Educação Liberal e a Educação Transformadora, mostrando como a educaçãoliberal está a serviço de interesses de uma classe dominante e levantar críticas a essa ideologia vigente, desmascarando-a, denunciando seus compromissos com os interesses desses grupos no interior da sociedade gerando, então, uma nova consciência social entre os sujeitos. Ao denunciar essa situação está contribuindo para criar uma contra ideologia que deve estar voltada para a construção do sujeito autonomo, questionador, cultivando o espirito investigador e comprometido com a sua história e a transformação da sociedade mostrando outros valores voltados para a construção da convivência humana mais igualitária e justa.
A questão da cidadania, categoria histórica e de importância fundamental como princípio educativo, alargou seus horizontes de atuação nos anos 80, ao incorporar a problemática dos direitos coletivos e não apenas individuais.(GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2001, p. 112).
Essa afirmação pressupõe que a educação tem como um dos seus objetivos:
	5. fechar seus horizontes de atuação nos anos 80.
Certa	3. alterar modos de agir, concepções e representações na sociedade civil e política.
	4. construir e aprimorar canais de representação para garantia do direito ao voto.
	2. privilegiar ações corporativas segundo o interesse de grupos envolvidos.
	1. propiciar movimentos educacionais para a manutenção da ordem vigente.

Continue navegando