Buscar

AP2_2013.2

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial 1 – AP 2 
Período - 2013/2º
Disciplina: Legislação Social
Coordenador: Veronica Wander Bastos
ALUNO: MATR:
Boa Prova!!!
1) Marcos – tabagista que consome um maço de cigarros por dia – é empregado de uma indústria de cigarros. Recebe por mês um salário de R$ 1.000,00 e, como complementação de seu salário, uma quantidade de cigarros equivalentes a um maço por dia de trabalho. Disserte acerca a situação hipotética acima apresentada. (Mínimo de 10 linhas)
Resposta: Os cigarros fornecidos pela empresa a Marcos não podem ser considerados como salário in natura, eis que é proibido por lei que sejam entregues como salário in natura drogas nocivas e bebidas alcoólicas.
2) Fabiana trabalha numa empresa de eletrônica. Ocorre que numa sexta-feira ela resolveu tomar um chopp no horário de almoço. Ao retornar ao trabalho, o chefe de Fabiana notou que esta encontrava-se em estado de embriagues e aplicou-lhe uma justa causa, dispensando-a imediatamente, sem pagamento de qualquer valor referente as verbas rescisórias. Analise a situação de ambas a partes. (Mínimo de 10 linhas)
Resposta: O empregador de Fabiana agiu corretamente ao aplicar a justa causa, uma vez que esta chegou ao local de trabalho em estado de embriagues. Em conseqüência Fabiana perde o direito ao aviso prévio, a levantar os depósitos do FGTS, além da multa de 40% sobre tais depósitos e não tem direito de fazer o levantamento do seguro-desemprego. Contudo, o empregador tem o dever de pagar a Fabiana o valor dos dias trabalhados, férias vencidas, acrescidas de 1/3.
3) Alice foi contratada para trabalhar numa empresa que tem a base de produção de 24 horas. Seu trabalho será desenvolvido de 6h às 14h, onde, na troca de turno, seu trabalho é substituído por André. Ocorre que André faltou e o empregador de Alice exigiu que essa cobrisse seu horário, sob pena da perda de seu emprego. Agiu corretamente o empregador de Alice? Justifique sua resposta. (Mínimo de 10 linhas).
Resposta: A atitude do empregador de Alice não foi correta, uma vez que não podemos exigir que esta trabalhe mais um turno de trabalho, primeiro porque seu trabalho foi contratado por seis horas e não houve causa que pudesse exigir tal prestação de serviço extra e, em segundo lugar, porque a lei não permite que a pessoa preste horas extras além de 10 horas diárias. Alice, ao trabalhar em dois turnos, cumpre a carga horária de 12 horas de trabalho. Ela deverá ser indenizada nas primeiras 4(quatro) horas a mais trabalhadas em 50% cada hora, e nas últimas horas trabalhadas em 100% cada hora. 
4) Com relação ao décimo terceiro salário, assinale a opção correta.
a) Na dispensa com justa causa, cabe o pagamento do décimo terceiro salário proporcional ao empregado.
b) O pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário deverá ser feito entre fevereiro e novembro de cada ano, e o valor corresponderá à metade do salário percebido no mês anterior, não estando o empregador obrigado a pagar o adiantamento, no mesmo mês, a todos os seus empregados.
c) O empregador poderá proceder ao adiantamento da primeira parcela do décimo terceiro salário no mês de novembro de cada ano e ao da segunda parcela, em dezembro. (resposta certa)
d) Todos os empregados deverão receber o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário no mesmo mês de cada ano, em face do princípio da igualdade.
ÃO

Continue navegando