Buscar

Trabalho de Recreação e Jogos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho de Recreação e Jogos
Conteúdo: JUDÔ
Contexto: Ensino Fundamental 
Alunos: Anthony Stefanon, Juliana Neves e Sergio Fontes 
INTRODUÇÃO
Sabe-se que os conhecimentos da Educação Física abrangem a cultura corporal de movimento, como a ginástica, os esportes, a dança, as lutas e outros. Porém, as lutas ainda não vêm sendo efetivamente desenvolvidas nas aulas de Educação Física, seja por falta de espaços e materiais adequados na escola ou por falta de domínio do conteúdo por parte do professor, ao passo que o Judô – uma das lutas mais praticadas – faz parte de uma modalidade que também vem sendo negada na escola. Portanto, a luta é um dos conteúdos que deve sim ser vivenciado pelos alunos, mesmo que de forma básica e/ou adaptada.
OBJETIVO
Desenvolver o Judô no âmbito escolar no ensino fundamental, com jogos de oposição e/ou brincadeiras, encontrando ferramentas para ministrar as aulas.
METODOLOGIA
 O judô, especificamente, pode ser trabalhado de forma cooperativa, competitiva, individual e/ou em grupo, representando uma possibilidade pedagógica que valoriza os aspectos físicos, intelectuais e morais. Em outras palavras, o aluno deve aprender a lutar sempre com o outro e não contra o outro, podendo utilizar técnicas recreativas de empurrar, puxar, deslocar e desequilibrar o parceiro do seu espaço, de forma estimulante e desafiadora no ambiente escolar.
No ensino fundamental recomenda-se o contato inicial com as lutas, nesse sentido as atividades desenvolvidas devem ser alegres, divertidas, lúdicas, que façam os alunos sentirem prazer em praticá-las, isto é, de forma gradual, sem exigir um nível elevado de desempenho ou de resultados.
AULA
Será dividida em 3 partes: 
Aquecimento (15 minutos)
Vivo morto (Yoko ukemi)
Sabe-se que Yoko ukemi são as técnicas de amortecimento com 1 braço da queda lateral. Nesta brincadeira os alunos ficam agachados na ponta do pé e quando é falado direita os alunos fazem um Yoko ukemi pra direita e quando fala esquerda fazem o Yoko ukemi pra esquerda. Os alunos passam a observar e ajudar o professor na brincadeira quando fazem o Yoko ukemi pra o lado errado.
Desequilibrar: Os galos
Os alunos dispersam-se na sala e em duplas escolhem um espaço de jogo. Ao sinal, elas tentam derrubar seus adversários, empurrando-os. Os jogadores devem permanecer abaixados durante o jogo e não prender nem agarrar o seu par.
Dupla no território
Cada aluno escolhe um parceiro. Delimita um local e colocar uma dupla dentro do mesmo. O objetivo é tirar um amigo do tatame, empurrando-o. Perde quem não conseguir ficar com os pés no tatame. 
O combate no chão
Em duplas os jogadores ficam em quatro apoios frente a frente e aproximadamente 50cm um do outro. A seguir, devem derrubar seu adversário no chão, encostando seus ombros no tatame, tirando somente o apoio das mãos.
Parte principal 
Pega – Rolou
Objetivo: Desenvolver a queda do judô a partir da cambalhota.
Espaço: Tatame ou um espaço em que eles consigam dar cambalhota sem se machucar com a superfície.
 Com um grupo de crianças na qual iram brincar de pega-pega, o pegador quando encostar no outro “pegando”, o mesmo deverá dar uma cambalhota imediatamente e será o novo pegador. Deixando a brincadeira rolar por algum tempo, a quantidade de pegador vai aumentando, sendo 2, 3, 4 quantos quiserem. Fazendo com que o movimento da cambalhota será repetido várias vezes em tempo curto. Deixando as crianças aptas a realizarem a queda do judô.
Conquista de território 
Delimitar áreas de jogo de um quadrado de 4 m de lado. Colocar de quatro a seis alunos em cada território, bem como no exterior. Atribuir a cada jogador um parceiro determinado em função dos critérios do professor. Os participantes ficam em pé. Os jogadores do exterior da zona devem tentar penetrar no território. Os que ficam no interior devem interditar-lhes o acesso. Os golpes são abolidos.
 Pique passada
O objetivo é estimular a passada correta no judô (sem tirar os pés do solo). Terá um pegador como no pique pega normal, e tanto o pegador quanto os que estão correndo, só poderão se locomover com a passada natural do judô.
Pique pé
É o pique pega tradicional onde a “regra” se diferencia da normal quando o pegador só pegar o outro se encostar uma de suas mãos no pé do outro.
Volta à calma
Alongamentos:
Os alongamentos passados serão feitos em duplas, com objetivo de que os alunos auxiliem o outro, e a cada exercício trocam-se as duplas.
REFERENCIAS
SANTOS, R. G; SOUZA, A. L.; SANTOS, R. G.; BARBOSA, F. R. M. As lutas nas aulas de Educação Física. O caso do judô como um possível conhecimento a ser trabalhado. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 17, Nº 176 (2003).

Outros materiais