Buscar

AV HIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505954569)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Recentemente, uma historiadora norte-americana, especialista em história da África, admitiu com grande franqueza que a "historiografia sobre a África ainda não capturou o horror e o terror que acompanharam a dimensão africana do tráfico de escravos. Dentro da história mundial, é à narrativa daqueles que vieram a ser escravos nos Estados Unidos que tem sido dado lugar de honra e que tem exemplificado uma crônica universal de sofrimento, angústia e triunfo eventual. Mas a agenda política contemporânea dos descendentes de africanos tem provocado o desvio da atenção dos historiadores das abordagens complexas e das narrativas contraditórias das circunstâncias sob as quais estas pessoas foram escravizadas, assim como da história dos africanos escravizados que não foram enviados às Américas, ao além Saara e oceano Índico, mas que permaneceram no continente africano.
Em outras palavras, este silêncio assustador cria um vazio em que as vozes e experiências dos africanos no continente deveriam ser articuladas."
Ver Carolyn A. Brown, Epilogue: Memory as Resistance: Identity and the Contested History of Slavery in Southeastern Nigeria, an Oral History Project¿, in Diouf (org.),Fighting the Slave Trade, p. 219.
 
Cultura.  Olhar difícil de ser explicado.  Pensar que o horror de um sistema tão violento como o escravista pode mesmo assim deixar suas marcas na História.  Apresente o papel do negro na colônia brasileira do século XVII - XVIII.  
		
	
Resposta: o papel do negro era de um escravo que pela igreja catolica ele tinha que ser escravizado para alcançar a salvação, o negro tinha papel importante nas mineradoras, eles apanhavam muito, o negro foi substituido pelos indois pois eles já sabiam trabalhar com a divisão do trabalho, não tinham muitas opcoes de fugas pois não conheciam o territorio. o negro sofreu muito. o negro tinha um impoortante papel no cutivo da cana de açucar,
	
Gabarito: O aluno deve discutir o papel social do negro, não só como o que recebe a imposição do sistema, mas como agente atuante na sociedade brasileira do período.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta parcial. O negro não foi substituído pelo índio. O africano substituiu o índio nos engenhos, sobretudo. Além disso, o negro através de diversas formas de resistência a escravidão, dentre ela a criação das Irmandades de Negros, também influenciavam a sociedade brasileira do período. Ou seja, mesmo com tanta violência, a presença negra influenciava, mudava e enriquecia a cultura da sociedade da época.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506147966)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Compare os discursos monogenistas e poligenistas, analisando sua importância para a formação de um discurso racial no Brasil.
		
	
Resposta: no brasil se tem várias relegigioes e estas religiões são herança das tres comunidades que aqui habitam, indios, portugueeses e negros.
	
Gabarito: Enquanto monogenistas consideravam que todo homem tinha a mesma origem e que as diferenças entre eles era resultado de uma maior ou menor proximidade do Éden (teoria difundida pela Igreja Cristã), os poligenistas, baseados em recentes estudos de cunho biológico, acreditavam na existência de diversos núcleos de produção correspondentes aos diferentes grupos humanos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta errada. Resposta correta - Enquanto monogenistas consideravam que todo homem tinha a mesma origem e que as diferenças entre eles era resultado de uma maior ou menor proximidade do Éden (teoria difundida pela Igreja Cristã), os poligenistas, baseados em recentes estudos de cunho biológico, acreditavam na existência de diversos núcleos de produção correspondentes aos diferentes grupos humanos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506106175)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante o período colonial, o Estado português deu suporte legal a guerras contra povos indígenas do Brasil, sob diversas alegações; derivou daí a guerra justa, que fundamentou:
		
	
	uma espécie de "limpeza étnica", como se diz hoje em dia, para garantir o predomínio do homem branco na colônia.
	 
	a escravização dos índios, pois, desde a antigüidade, reconhecia-se o direito de matar o prisioneiro de guerra, ou escravizá-lo.
	
	a criação dos aldeamentos pelos jesuítas em toda a colônia, protegendo os indígenas dos portugueses.
	
	o genocídio dos povos indígenas, que era, no fundo, a verdadeira intenção da Igreja, do Estado e dos colonizadores.
	
	o extermínio dos povos indígenas do sertão quando, no século XVII, a lavoura açucareira aí penetrou depois de ter ocupado todas as áreas litorâneas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505954981)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	COM EXCEÇÃO DE UMA, as alternativas abaixo apresentam acontecimentos relacionados às formas de resistência dos escravos negros à dominação escravista na experiência histórica do Brasil, desde o século XVI. Assinale-a.
		
	
	Surgido em terras de um abolicionista, o quilombo do Jabaquara constituiu-se em exemplo da complexa negociação social e política que distinguiu a resistência escrava nos anos finais da escravidão.
	 
	A publicação do livro "O Abolicionismo", de Joaquim Nabuco, em 1883, constituiu-se em significativo libelo anti-escravista ao afirmar que o escravo e o senhor eram dois tipos contrários e, no fundo, os mesmos.
	
	Ao reivindicarem o direito de "brincar, folgar e cantar", por ocasião do levante no Engenho Santana de Ilhéus, em 1789, os escravos demonstravam que também lutavam por uma vida espiritual autônoma.
	
	Foi durante o período da ocupação holandesa no atual Nordeste que o quilombo dos Palmares consolidou sua posição de "Estado negro" encravado na colônia escravista.
	
	Ocorrida em Salvador no ano de 1835, a revolta dos malês somava-se às revoltas escravas de 1814 e 1816 na Bahia, embora a elas não se comparasse em amplitude.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506165075)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A religiosidade católica foi uma das principais caraterísticas da colonização portuguesa na América. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor aponta essa importância.
		
	
	A Igreja Católica se destacou como uma das instituições mais liberais da sociedade colonial, sendo a protetora tanto nos negros como dos índios.
	 
	A Igreja Católica foi o fundamento das relações sociais tecidas na América Portuguesa, sendo o catolicismo apropriado também pela cultura africana, que o utilizou como forma de resistência à dominação colonial.
	
	A Igreja Católica se destacou como protetora dos escravos negros e como algoz dos escravos indígenas.
	
	A Igreja Católica não acatou as ordens do Tribunal do Santo Ofício, o que transformou a América Portuguesa no refúgio ideal para os cristãos novos.
	
	A atuação da Igreja Católica foi importante unicamente para a assistência dos mais pobres, o que aponta a caridade como a grande característica do catolicismo colonial.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506560006)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos problemas que a população brasileira enfrentou no período colonial foi a constante escassez de alimentos. Isto ocorria, entre outros fatores, por que:
		
	
	A transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro representou um aumento no consumo de produtos alimentícios, causando um colapso na economia de subsistência do Reino Unido de Brasil e Portugal.
	
	Devido à carência de mão de obra, os escravos eram utilizados na exploração mineradora, na madeireira e na pecuária, o que impediu o desenvolvimento da produção de alimentos e a formação de um mercado interno nacional.
	 
	Quando a exportação de açúcar se encontrava em uma fase ascendente, os esforços se canalizavam ao máximo para a sua produção, diminuindo o cultivo de outros produtos alimentícios.
	
	A partir de meados do século XIX, o aumento dos preços do café no mercadointernacional provocou uma expansão do cultivo desse grão no Brasil, levando a uma queda na produção de itens de subsistência.
	
	Em meados do século XVIII, o desenvolvimento da indústria têxtil na Inglaterra estimulou a produção pernambucana de algodão destinado à exportação, o que resultou na redução da área de plantio de produtos alimentares.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506014280)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os africanos eram trazidos ao Brasil e tentavam manter alguns traços de sua cultura, ainda que misturados aos elementos da cultura hegemônica europeia. Esse processo é denominado:
		
	
	degeneracionismo
	
	assimilacionismo
	 
	resistência adaptativa
	
	hibridismo
	
	contaminatio
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506150592)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tal movimento trouxe para o cenário intelectual da época importantes debates sobre a questão indígena na história brasileira, embora a figura vencedora pouco se assemelhasse aos rebeldes Aimberê e Canindé. Foi ainda a fonte inspiradora para autores magistrais da literatura brasileira, como José de Alencar e Gonçalves Dias, além de pintores como Victor Meirelles. Estamos falando do:
		
	
	Impressionismo;
	
	Parnasianismo.
	
	Expressionismo;
	 
	Indianista;
	
	Realismo;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506189158)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Movimento negro unificado se posicionou contra as teorias de branqueamento, social e culturalmente, defendendo:
		
	
	O direito de voto dos negros
	
	A assimilação dos negros na sociedade, com a adoção de valores europeus estabelecidos como a religião católica.
	
	A adoção do cristianismo como valor nacional
	
	A criação de instituições voltadas, exclusivamente, para a educação de afrodescendentes.
	 
	A Valorização das tradições de origem africana
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506189166)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Antes da abolição, intelectuais se engajaram na luta pela liberdade, e o número de associações abolicionistas crescia. Estas associações buscaram formas diferenciadas de lutar contra a escravidão tais como:
		
	
	A destruição dos pelourinhos
	
	O estimulo a vinda de africanos, revogando a lei Eusébio de Queiros
	
	As sucessivas greves trabalhistas
	
	A Revolta da Chibata
	 
	A Publicação de periódicos como A gazeta da Tarde

Outros materiais