Buscar

Minha Avaliação Cont. Met. e Prat. do Ens. de Língua Portuguesa

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0354_AV_201307387047 » CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307387047 - PRISCILA FELIX DE OLIVEIRA MACHADO
	Professor:
	ANA LUCIA SOUZA DE OLIVEIRA VILLACA
ROBERTA LUIZA MEDEIROS DIAS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 20/06/2015 17:35:07
	
	 1a Questão (Ref.: 201307671154)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trabalho com a língua portuguesa nas salas de aula tem sido revisto nos últimos anos. Sai-se de uma visão centrada no ensino da gramática para uma visão que deve privilegiar os usos da linguagem e focar na leitura e na escrita. Considerando-se essas premissas, qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?
		
	
	Atualmente exigem-se níveis de leitura e escrita diferentes e muito superiores aos que satisfizeram as demandas sociais até bem pouco tempo atrás.
	 
	Cabe à escola pensar em alternativas de trabalho com a Língua Portuguesa, embora se saiba que fala e escrita não são atividades comunicativas e nem práticas sociais.
	
	O objetivo da escola é ampliar as competências e habilidades nos usos da língua.
	
	Os índices brasileiros de repetência nas séries iniciais estão diretamente ligados à dificuldade que a escola tem de ensinar o aluno a ler e a escrever.
	
	A escola precisa rever as práticas de ensino que tratam a língua como algo sem vida e os textos como um conjunto de regras a serem aprendidas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307512796)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Veja esta tira em que Tantra e Luke se comunicam com o amigo Orelha.
Observando a linguagem das personagens, podemos afirmar que:
		
	 
	o fato de as personagens serem jovens e abusarem da gíria, não impede de haver interação entre os envolvidos no ato de comunicação.
	
	a variedade lingüística utilizada por Tantra e Orelha, nessa situação, foge à norma culta, portanto, não serve para se comunicar.
	
	a linguagem utilizada pelas personagens é inadmissível em qualquer ato de comunicação formal ou informal.
	
	demonstra desleixo com a norma culta e desrespeito para os que lêem.
	
	só é usada por pessoas de nível intelectual muito baixo e que nunca tiveram acesso à escola.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307686437)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O PCN, documento oficial que norteia a elaboração dos currículos das escolas, de Língua Portuguesa, afirma que devem ser ensinados os aspectos linguísticos que precisam ser tematizados em função das necessidades apresentadas pelos alunos nas atividades de produção, leitura e textos, ou seja, tirar o foco do ensino à norma.. Desta forma, o texto deve servir como base para o ensino da gramática e não o contrário. Diante disso, uma professora da quinta-série pediu que seus alunos pegassem um livro na biblioteca da escola, lessem a história e retirassem do livro dois pronomes demonstrativos, três possessivos e dois indefinidos e os classificassem quanto ao número e pessoa. Para que a atividade de leitura e escrita esteja de acordo com os princípios norteadores mencionados acima , é preciso
		
	 
	planejar uma atividade em que o uso da gramática seja trabalhado dentro de um contexto .permitindo saber como usar as classes gramaticais dentro de um texto para criar sentidos, bem como as consequências do uso inadequado dos elementos gramaticais da língua.
	 
	privilegiar o estudo da gramática através do texto em detrimento do entendimento sentidos produzidos no cotidiano
	
	pôr os alunos em contato com textos escritos e exercitar os conhecimentos gramaticais depois da leitura
	
	usar uma atividade em que os elementos morfológicos como a nomenclatura , classificação e variação em gênero e número dos elementos gramaticais sejam trabalhado em um texto
	
	usar o texto como pretexto para ensinar a gramática
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307671158)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O momento atual do ensino de Língua Portuguesa leva docentes e pesquisadores a discutirem a relação entre conhecimento de mundo e a leitura e a ampliarem seu olhar diante do trabalho do professor com as práticas de leitura em sala de aula. Pensando nessas relação, qual das alternativas a seguir é INCORRETA?
		
	
	Ler é um processo de construção contínuo de nosso relacionamento com a realidade, e a forma como pensamos e transformamos essa realidade.
	
	Ler é uma conquista realizada a partir da vivência, da troca que se faz com o mundo em suas mais diversas situações que o indivíduo deve confrontar-se.
	
	A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.
	
	A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.
	 
	Ler se relaciona somente à decodificação das palavras, da interpretação nua e crua das frases e períodos que compõem muitas vezes um texto.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307518110)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As opções abaixo apresentam afirmativas sobre o papel da escola com relação ao preconceito linguístico. Assinale a afirmativa quese opõe ao atual papel perante a variação linguística:
		
	
	É papel da escola ensinar a língua padrão, mas sempre com respeito às variedades linguísticas de todos os alunos.
	
	Linguisticamente, não há erro se o que é falado serve para a comunicação. Pode ser uma forma diferente de outra variedade. Existem, no entanto, formas adequadas e inadequadas para determinados contextos.
	 
	O papel da escola é consertar a fala dialetal do aluno considerada errada para evitar que ele escreva errado e seja um cidadão desconsiderado socialmente.
	
	O problema do preconceito disseminado na sociedade em relação às falas dialetais deve ser enfrentado, na escola, como parte do objetivo educacional mais amplo de educação para o respeito à diferença.
	
	As variedades linguísticas das classes de menos prestígio não devem ser consideradas como inferiores ou erradas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307516720)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação às práticas de linguagem em nosso país, podemos afirmar que:
		
	
	todos estão atentos e aceitam como fatos rotineiros as possibilidades de variação da língua portuguesa;
	
	há uma parcela considerável da população brasileira que, embora iletrada, reconhece as regras da gramática normativa, fala e escreve perfeitamente;
	
	os ¿burocratas da língua¿ lograrão êxito, um dia, na sua tentativa de unificação da língua.
	
	em termos linguísticos, há uma relação bastante estreita entre o que é ensinado na escola e o que se vivencia cotidianamente;
	 
	no Brasil, há uma enorme diversidade linguística e essas diferentes formas de falar não podem ser padronizadas numa única variedade que tem como referência a gramática normativa;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307515369)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De acordo com a professora Regina Zilberman, estudiosa em literatura infanto-juvenil e leitura, para motivarmos as crianças e os jovens ao hábito de ler, devemos: abordar as relações entre a literatura e ensino legitimando a função da leitura, sugerir livros, assim como atividades didáticas, a fim de alcançar o uso da obra literária em sala de aula e nas suas casas com objetivos cognitivos, e não apenas pedagógicos. Estabelecendo um diálogo com a pesquisadora responda se você considera válida a atividade de ler apenas para apreciação e reflexão sobre os conteúdos lidos, sem contar com uma estratégia de verificação da aprendizagem ou avaliação da leitura realizada? Explique por quê?
		
	
Resposta: Considero válida pois o ato de ler não deve ser apenas trabalhado em sala de aula para realizar uma avaliação e sim um ato prazeroso, onde devemos apreciar, agregar conhecimentos e valores.
	
Gabarito: Essa pergunta pode ter respostas tantopositivas ou negativas. Os argumentos para as respostas positivas circunscrevem a leitura enquanto um ato que promove a construção do conhecimento, a formação da subjetividade a partir de reflexões provocadas pelo diálogo com o texto lido. Os argumentos negativos devem ser analisados pelo professor da disciplina.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307690555)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Cada leitor, na individualidade de sua vida, vai entrelaçando o significado pessoal de suas leituras com os vários significados que, ao longo da história de um texto, este foi acumulando." Lajolo (1997). De acordo com a afirmação, podemos destacar que:
		
	
	a intertextualidade é uma maneira não muito eficaz de remetermos à leituras anteriores.
	
	cada leitor cria a sua própria interpretação de leitura sem levar em conta experiência anteriores.
	
	o leitor deve buscar conhecimento no que está sendo lido no momento atual, desprezando as leituras anteriores.
	
	cada leitura é única, mas devemos sempre pensar no ato de leitura isolado do contexto.
	 
	cada leitura soma, agrega conhecimentos e valores ao que foi lido anteriormente, ou seja, a leitura não se esgota por si só.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307518871)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Jane é professora do quarto ano do ensino fundamental, trabalha com um turma bem alfabetizada e está trazendo a prática da leitura dos jornais para a sala de aula. Para essa semana, ela priorizou 3 objetivos a serem desenvolvidos com as atividades de 50 minutos que faz 3 vezes por semana com os alunos. Leia os objetivos listados pela professora Jane e ajude-a a planejar uma atividade de 50 minutos que contemple apenas um dos 3 objetivos abaixo.
- Estimular os alunos a localizarem o espaço que a notícia ocupa no jornal.
- Confrontar como diferentes jornais tratam um mesmo assunto e discuta a respeito das diferenças e semelhanças.Localize os diferentes textos: gráficos, tabelas, desenhos, fotos - que se articulam ao texto principal da notícia. Qual sua finalidade? Como se relacionam com o texto principal? Reiteram ou não seu conteúdo?
- Organizar um painel com as notícias comentadas e guarde-o, assim, no final do ano será possível organizar uma retrospectiva com os acontecimentos que mobilizaram seus alunos.
		
	
Resposta: Pedir aos alunos para trazerem jornais, formar grupos de leitura e pesquisa e coleta de dados, montar um painel com os alunos com aquilo que foi lido ,pesquisadoe coletado.
	
Gabarito: O planejamenro será bem pessoal e deverá utilizar o jornal na função social que ele apresenta na sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307518273)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear "da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa" hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões. (MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio: Lucerna, 2007).
No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque... 
		
	
	propicia um evento textual-interativo em que apenas o autor é ativo.
	
	o autor detém o controle absoluto do que escreve.
	
	só o autor conhece o que eletronicamente se dispõe para o leitor.
	
	aclara os limites entre o leitor e o autor.
	 
	é o leitor que constrói a versão final do texto.

Continue navegando