Buscar

Avaliação psicologia institucional

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0378_AV_201201202639 » PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201201202639 - GLAUCILENE ARANTES CHAVES
	Professor:
	CRISTINE ROSE MERA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 1        Data: 20/06/2015 16:15:02
	
	 1a Questão (Ref.: 201201380191)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a diferença entre psicologia institucional e o trabalho psicológico em uma instituição?
		
	
Resposta: A psicologia institucional é realizada na instituição de modo geral, a análise deve ser feita na totalidade da Instituição, todos os seus grupos e tudo que os envolve. O psicólogo Institucional não deve ter nenhuma relação com a instituição, deve ter resistência, ter segredo profissional e ética. Sua observação deve ser com cada grupo que faz parte da instituição e em seguida com todos de uma forma geral. A psicologia Institucional não se envolve com a instituicção de forma particular, tudo é observado e analisado a partir de uma visão crítica sobre todos os envolvidos nesta intituição. O trabalho psicológico em uma instituição é feito com a observação de cada indivíduo que faz parte da mesma, de uma forma mais particular, é ´preciso ter uma relação, se envolver mais com cada membro desta instuição, para que a escolha do caminho da direção dada pelo psicólogo seja mais precisa e a mais correta possível, tendo em vista a particularidade de cada com que se está realizando um trabalho psicológico
	
Gabarito:
Nesta diferenciação, Bleger (1984) afirma que o trabalho de Psicologia Institucional não deve ser desenvolvido por psicólogos em situação de empregado da instituição, mas sim, na de assessor ou consultor, para evitar que a dependência econômica e profissional interfira no manejo técnico das situações.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201485490)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"De uma maneira ou de outra, onipresente ou discreta, agradável ou ameaçadora, a escola faz parte da vida cotidiana de cada família". (Montandon e Perrenoud ,1987) A partir dessa ideia, como a escola deve proceder para atender às necessidades dos alunos?
		
	
Resposta: A escola tem o dever de criar um ambiente saudável e eficiente para o ensino e aprendizagem de seus alunos. É necessário levar em consideração a vivência de cada aluno, a bagagem que ele já traz consigo ao entrar no ambiente escolar. A partir do momento que a escola conhece seus alunos individualmente, conhece a comunidade escolar que a cerca, deve então criar projetos, trabalhos pedagógicos para oferecer aos seus educandos uma aprendizagem de qualidade. lembrando também que para que os alunos tenham esse ensino de qualidade, é necessário que a escola através da direção, supervisão, orientação e todos em geral, ofereçam ao educador o suporte para que seu trabalho com os educandos seja completo e traga resultados favoráveis tanto para a escola quanto para os alunos. A escola deve formar cidadãos capazes de opinar e respeitar as opiniões, transformando assim, a sociedade em que vivem.
	
Gabarito: Propiciar condições favoráveis à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos é a tarefa primordial da escola, por isso o ambiente escolar deve ser planejado de forma a potencializar as oportunidades de aprendizagem dos educandos, através de estratégias metodológicas diferenciadas. Esse é um princípio que deveria nortear a educação de todos os alunos, pois proporcionar um espaço que estimule os alunos a aprender e desenvolver suas habilidades é o que dá sentido às atividades desenvolvidas no contexto escolar. Para promover uma educação de qualidade, é preciso levar em conta as diversidades presentes na sala de aula e incentivar o desenvolvimento de habilidades diversas, conforme os interesses de cada aluno.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201387213)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em psicologia, a ética precisa coincidir com a técnica. Aceitando o psicólogo os objetivos de uma instituição, significam apenas uma condição para o enquadramento de sua tarefa, mas os objetivos da instituição não são seus objetivos profissionais. Analise as afirmativas abaixo quanto às técnicas de enquadramento do psicólogo nas instituições:
 
I. Identificação com os fatos e pessoas, mas a possibilidade da manutenção de certa distância para evitar implicação pessoal.
 
II. Estabelecimento de relações claras e profissionais.
 
III. Não aceitação de função diretora, administrativa nem executiva.
 
IV. Não usar como índice de avaliação o progresso da instituição.
 
Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	somente I, III e IV
	 
	I, II, III e IV
	
	somente II, III e IV
	 
	somente I e II
	
	somente I, II e III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201396111)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As diferentes escolas do movimento institucionalista se propõem propiciar, apoiar, deflagar nas comunidades e nos coletivos humanos, processos de:
		
	
	Especialismos na produção de saberes sobre o vivido institucional.
	 
	Auto-análise e autogestão.
	
	Transversalidades cruzadas.
	 
	Dinâmicas institucionais atreladas à divisão social e técnica do trabalho e do saber.
	
	Demandas espontâneas hierarquicamente definidas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201490174)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Das afirmativas que se seguem, apenas uma NÃO explicita a concepção de Burocracia de acordo com Lapassade:
		
	
	apresenta uma forma de organização do poder em que há uma alienação da sociedade na condição de decisão sobre o fazer cotidiano, em favor de grupos ou dirigentes;
	
	produz relações autoritárias, exclui determinados grupos quanto aos processos decisórios, explicitando a instituição da divisão do trabalho.
	
	apresenta um tipo de relação de poder que atravessa toda a vida social, desde as relações de produção até o lazer;
	 
	apresenta uma organização do poder constituindo-se numa relação de desiguais quanto ao poder para definir o que deve ser feito, bem assim como deve ser feito.
	 
	desfaz a divisão no poder entre grupos de decisão e grupos de execução do fazer institucional, gerando uma relação democrática.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201466369)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Lapassade, na visão do paradigma institucionalista clássico, a primeira definição de desvio remete a três formas: ideológico, organizacional e libidinal.A Psicopedagogia Institucional contemporânea é reflexo do desenvolvimento do Movimento Institucionalista, que se ampliou para além do campo da Psicologia, e passou a se configurar, na área educacional, como uma busca de concepção das relações instituídas entre os atores de um mesmo cenário - a Educação. I- A análise interacionista descreve o desvio como sendo resultado de uma construção interativa e localizada, consequentemente o produto de um verdadeiro trabalho microssocial de instituição. II- Ao comparar a análise institucional com a análise interacionista, Lapassade mostra que para a análise institucional, os desviantes, quando definidos, por um desvio em relação a uma norma, contribuem para revelar a ordem estabelecida descrita, frequentemente denunciada, como coercitiva e arbitrária. III- O Movimento Instituinte é uma rede de saberes e fazeres que se propõe a desenvolver nos indivíduos, grupos e coletivos, processos mais autoanalíticos, autogestivos e inventivos. Estão CORRETAS as afirmativas
		
	
	somente I
	
	somente II e III
	
	somente I e III
	 
	I, II e III
	 
	somente I e II
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201847946)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escola como "aparelho ideológico do Estado" se caracteriza da seguinte maneira:
		
	
	tem o compromisso social de ir além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, preocupando-se em dotar o aluno da capacidade de buscar informações segundo as exigências de seu campo profissional ou de acordo com as necessidades de desenvolvimento individuale social.
	 
	inculca os valores, hábitos e normas da ideologia burguesa e, com isso, mostra a cada  "educando" o lugar que deve ocupar na sociedade, segundo sua origem de classe.
	
	garante a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo, para que estas aprendizagens possam constituir-se em instrumentos para que o aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, favorecendo sua participação em relações sociais.
	
	promove a qualidade de vida e ampliar os horizontes culturais de crianças, jovens e adultos
	
	coloca-se aberta a todos, como democrática e tratar a todos da mesma forma, assumindo sua responsabilidade pelos fracassos escolares.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201850931)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Faria Filho em 2000 observa que o afastamento da família das instituições escolares se deve principalmente:
		
	
	À preocupação familiar em não interferir no processo educativo;
	 
	À intensidade das relações existentes entre família e escola;
	 
	À ação dos agentes de escolarização que afastou a família da escola;
	
	À preocupação da escola de ser invasiva na vida dos discentes.
	
	À baixa necessidade de cooperação da família com a rotina escolar;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201380186)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Por coesão grupal entende-se:
		
	
	o grau de identificação entre os membros do grupo.
	
	afiliação a um grupo, independente da vontade no que diz respeito à escolha dos seus integrantes.
	 
	a reunião de um número de pessoas com um determinado objetivo.
	
	a forma de convívio na qual nos afiliamos a um grupo porque escolhemos nossos pares.
	 
	como a forma encontrada pelos grupos, para que seus membros sigam as regras estabelecidas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201383011)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em quatro fases sequencias. São elas:
		
	
	formação; normatização; agitação; formação; e; desempenho;
	
	normatização; formação; agitação; e, desempenho;
	 
	formação; agitação; normatização; e, desempenho;
	
	agitação; formação; normatização; e, desempenho;
	
	agitação; formação; integralização; e, desempenho.

Continue navegando