Buscar

Contexto histórico da Educação Física no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contexto histórico da Educação Física no Brasil
A Educação Física no Brasil nos leva à época do desenvolvimento, os portugueses, quando aqui chegaram, encontram indígenas habituados à prática de exercícios físicos, pois os mesmos necessitavam para sua sobrevivência nadar, lançar, correr, saltar, entre outros movimentos.
No Brasil Colônia(1500-1822) – apenas os índios praticavam a Educação Física, através de sua vida natural e livre.Na época da escravidão uma cultura foi introduzida pelos escravos africanos: a capoeira. Esta mistura de dança, jogo e competição demonstrava o sentimento de emoção e saudades de um povo.
A elite desta época dividia o trabalho em manual e intelectual. Baseada nesta postura insistia na inclusão da Ginástica nas escolas pela semelhança com o trabalho manual, trabalho este destinado aos escravos.
No Brasil Imperial, tivemos um documento que norteia os princípios da Educação Física, a Carta Régia de 1810, que introduzia a Ginástica Alemã(uma tentativa de equipar no mesmo grau de importância o intelecto e o físico do homem) na Academia Militar. Nesse momento instaura-se a função higienista, pois era importante termos homens fortes, sadios, robustos com condutas morais e intelectuais para o desenvolvimento do Brasil. Consequentemente, temos o primeiro livro brasileiro de Educação Física em 1828, “Tratado de Educação Física – Moral dos Meninos”, escrito por Joaquim Jerônimo Serpa, que englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito. Em 1867, surge “Estatutos Higiênicos” sobre educação física, intelectual e moral do soldado, escrito pelo Dr. Eduardo Pereira de Abreu, que colocava o valor da Educação Física para o soldado, tratando do exercício sobre a moral das tropas.
Um dos fatos mais notáveis durante o Brasil Império, foi o Parecer de Rui Barbosa de 1882, sobre o projeto” Reforma do Ensino Primário”, onde ele coloca a Educação Física como elemento indispensável à formação integral da juventude e mostra a evolução da Educação Física nos países mais avançados do mundo, defendendo a Educação Física como elemento de formação intelectual, moral e espiritual da juventude. 
No Brasil República em uma primeira fase, encontramos o Ginásio Nacional com a prática de tiro ao alvo, ginástica, saltos, excursões, peteca, futebol, tênis, corridas, etc. em 1891é fundada a ACM do Rio de Janeiro, que assim como nos Estados Unidos deu uma grande contribuição aos desportos. Após a Revolução de 1930, em 1931, a Reforma Francisco Campos, torna a Educação Física obrigatória no ensino secundário. Surgem as primeiras escolas superiores de Educação Física. Getúlio Vargas cria o Estado Novo e a Constituição outorgada é a primeira a ter a Educação Física inserida em seu contexto.
Após a 2ª Guerra Mundial e a queda de Getúlio Vargas, o povo cansado da opressão, deixou de lado os desfiles, paradas, demonstrações de ginástica, disciplina, etc.. Após alguns anos, a Educação Física Escolar passou a ser praticada por milhares de alunos, sendo desvinculada de seu caráter militar e político. 
Década de 70
Os valores da sociedade são usualmente estabelecidos por uma classe dominante, minoria privilegiada que de certa forma controla e domina as manifestações dos indivíduos da massa popular. É esta forma de dominação exercida por aqueles que detém o poder, basicamente estruturada em favor de seus próprios interesses e privilégios, que acaba influenciando a consciência geral.
Podemos facilmente evidenciar este fato na década de 70, por exemplo, onde presenciou-se a existência de um regime autoritário de poder: a Ditadura Militar.Em função desta nova perspectiva política, o sistema educacional foi totalmente reformulado e a partir daí, as consequências desta reforma desencadearam inúmeras mudanças em nossa sociedade.
A educação baseou-se na Pedagogia Tecnicista, que tinha como princípios a racionalidade e a eficiência. Foi um período marcado pela meta da produtividade. E com a privatização do ensino (sobretudo das universidades que deveriam reservar-se às elites) foram criadas inúmeras instituições universitárias.
Se por um lado o Regime Militar favoreceu a expansão da Educação Física, pois houve um aumento significativo de suas escolas, por outro, a qualidade do ensino ficou seriamente comprometida. Principalmente devido ao comportamento dos professores e profissionais da área que, influenciados pelas características da política educacional vigente e com uma postura totalmente autoritária, apresentavam uma forte tendência em valorizar o rendimento físico, a perfeição e o domínio dos movimentos adquiridos através da aplicação de métodos rígidos de automatização e adestramento, para se atingir uma melhor performance esportiva.
Nos tempos atuais, apesar de muitos progressos obtidos no setor educacional, através de inúmeros movimentos, debates, discussões e realizações, a Educação Física ainda necessita de mudanças. Principalmente mudanças que possam contribuam para a formação do homem consciente e crítico que nunca existiram. Sobretudo no sentido de convencer a sociedade e até mesmo todo o corpo docente, constituído por profissionais de outras áreas, quanto ao seu real valor, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, por meio de uma educação relevante, responsável e realmente comprometida com o momento histórico evolutivo.
Quais foram os documentos que nortearam os prinípios da Educação Física no Brasil? Comente sobre cada um deles.
Qual era o regime político no Brasil na década de 70, em que se baseou a Educação Física neste período e qual a postura dos professores de Educação Física nesta neste período?
Nos dias atuais, a Educação Física ainda precisa de mudanças?
Explique a seguinte frase: “ há necessidades principalmente de mudanças que possam contribuam para a formação do homem consciente e crítico.”

Continue navegando