Buscar

ATIVIDADE 1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Pedagogia EAD
	NOTAS
ATV 1:
	Atividade: ATV 1 
	Data: maio de 2019
	
	Disciplina: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
	Semestre: 2º
	
	
PROFESSORA/Dra: Claunice Maria Dorneles
COORDENADORA: Profa./Me Natacya
	Acadêmico (a): MÁRCIA FRANCIELLI SOUZA MENEZES
	RGM: 053.18851
	
ATENÇÃO:
1) Preencha todos os campos em branco do cabeçalho (exceto o campo “nota”). 
2) Questões descritivas; erros ortográficos/gramaticais poderão ser considerados na correção. 
3) O prazo limite de envio das atividades é no último dia da disciplina, ou seja, terão até o dia 31/05/2019 para encaminhá-las, mas existem algumas normas para regulamentarmos as devolutivas (respostas dos professores), prazos de reenvio (APENAS NO CASO DAS ATIVIDADES DISSERTATIVAS) e prazo limite para que tenha a sua atividade corrigida antes da data das provas, assim segue: A) Aos que enviarem as atividades com antecedência, até dia 22/05/2019, caso a atividade esteja parcialmente correta ou errada, poderá reenviar apenas mais uma vez, desde que esteja dentro da vigência da disciplina, ou seja, até dia 31/05/2018. 
B) Caso tenha interesse em receber a devolutiva de suas atividades antes das provas, deve encaminhar as atividades até no máximo dia 25/05/2019. Caso poste as atividades posterior a essa data, pode não ter os resultados antes das provas. 
Bom Estudo!
Prezad@s acadêmic@s,
Esse é o primeiro bloco de atividades, denominada de atividade 1 – (Enviar no portfólio 1 a partir dos dia 12/05 até o dia 31/05/2019. Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos. 
Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos:
a) A Educação dos povos primitivos era organizada em estágios. O ultimo estagio diz respeito a educação de iniciação para a vida adulta que começa a partir dos 10 anos de idade. Descreva de forma objetiva os dois primeiros estágios e quais são as suas características educacionais? 
Primeiro estagio, a sociedade é simples e rudimentar, pode-se determinar a natureza geral voltada para uma educação prática. Aprendiam por meio da brincadeira com imitações, em miniatura, dos instrumentos usa dos pelo s adultos, podemos assim dizer de primeiro estágio. O segundo estágio da educação primitiva se dá pela imitação consciente, pois as crianças imitam e aprendem as atividades dos adultos, porque se exige delas o trabalho. O objetivo não é o de educar, e sim, o de obter resultados do trabalho. Por fim o terceiro são as cerimonias de inicialização com a idade de 10 ou 11 anos com cerimonia onde a criança e surrada por alguns adultos se vera mente e algumas dessas cerimonias duram a nos, pois elas tem o significados educativo moral.
 b) Os chineses adotavam duas formas de organização escolar, uma era o sistema de escola e a outra de exames. Explique o sistema de exame. Qual era a finalidade da leitura e o domínio da escrita? Qual era o método adotado, como era as instalações escolares (se havia escola ou não) e qual era o valor da educação para o acesso no serviço público? 
O sistema de exames é o aspecto central do sistema educativo chinês. Por meio dele são postos à prova todos os estudantes; por seu intermédio são escolhidos todos os funcionários públicos. A leitura e a escrita são aprendidas com pouca ou nenhuma relação entre si. Somente quando o aluno atinge o estádio de redação é que ambas as tarefas são combinadas. A atenção é centralizada, sobre tudo na forma da estrutura literária. O método da educação chinesa se dá através do treino da memória com o objetivo do aluno decorar, decorar e decorar. A escola chinesa é uma escola ruidosa; cada criança toma o texto marcado e recita alta a passagem até que ela se fixe em sua memória. Não há e edifícios escolares; a escola funcionava em qualquer sala vaga de casa particular, de um templo ou de um edifício público comumente no templo ancestral ou confuciano, ou numa cabana ou em qualquer abrigo coberto de uma esquina ou canto de rua. Há um sistema de escolas e um sistema de exames realizados pelo Estado como controle de seu sistema educativo.
 c) O sistema de casta adotado na Índia deixou/deixa um legado negativo que é a desigualdade social. Fale resumidamente a educação hindu. Em relação a educação judaica, a base da educação era a moral e a religião. Como era a metodologia de ensino e os espaços de ensino?
Somente por meio de algum conhecimento da religião e da literatura sagrada hindu se pode obter uma compreensão desta educação superior e de seus efeitos no desenvolvimento do indivíduo, tanto na teoria como na prática. A moral era ensinada por meio de provérbios e de fábulas. Além da leitura e da escrita, estudavam a aritmética. Os judeus constituíram a educação numa variação acentuada com base no aspecto moral e religioso, deram muito mais oportunidade para o desenvolvimento da personalidade do que qualquer outro povo oriental.
Boa atividade!

Outros materiais