Projeto Integrador atividade 2
6 pág.

Projeto Integrador atividade 2


DisciplinaProjetos Integradores 25 materiais78 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Existe uma hierarquia de objetivos nas empresas. Para se determinar cada objetivo, deve-se levar em consideração os níveis de atribuição e responsabilidade dos envolvidos, que pode ser mais amplo ou mais específico, conforme o nível em que ele se encontra no organograma (estratégico, tático, operacional).
 
Considerando o conteúdo estudado e o texto acima, assinale com V, as afirmações verdadeiras e com F, as falsas, conforme os objetivos estratégicos da empresa e seus atributos.
 
(  ) São limitados ao cargo. 
(  ) São específicos de cada unidade de negócios. 
(  ) São mais amplos e estão fortemente relacionados com o negócio.  
(  )  Estão intimamente ligados a indicadores financeiros. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta. Os objetivos estratégicos devem ser amplos e com a maior flexibilidade possível, porque estão sujeitos a mudanças no ambiente de negócios. Já os objetivos operacionais ganham maior especificidade conforme o nível hierárquico.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um Balanced Scorecard (BSC) não é programa que se pode comprar pronto. Ele é único e exclusivo para cada empresa. Todos os indicadores criados atendem, via de regra, somente as condições e fatores da empresa para o qual foi criado. Cada empresa tem seu objetivo, podendo variar até mesmo dentro de suas filiais, quiçá de outras empresas. 
 
Nesse sentido, sobre as características que representam um BSC, assinale com V, as afirmações verdadeiras e com F, as falsas. 
 
(  ) Oferece vários benefícios, entre eles, manter o foco na solução, e não no problema. Ataca geralmente a raiz da questão.
(  ) Se preocupa em antecipar tendências. 
(  ) Embora não aumente a produtividade, produz eficiência operacional.  
(   ) Como desvantagem, não permite importar dados do ambiente externo se não estiver em uma plataforma ERP.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta. A maioria das empresas, quando passam por alguma crise, focam no problema, e não na solução. Com o BSC, a empresa faz exatamente o contrário, visto que os problemas ficam explícitos. O sistema permite ter uma curva de tendência para tomada de decisões mais coerentes.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O estudo das vantagens competitivas (ou base de diferenciação em relação aos concorrentes) permite entender as razões pelas quais os consumidores preferem um produto em detrimento de outros. A partir disso, as empresas procuram tomar decisões sobre como elas poderão se distinguir dos concorrentes. As principais vantagens competitivas estão no produto, preço, formas de distribuição e atendimento.
 
A partir do ponto apresentado acima e do conteúdo estudado, considere as seguintes afirmações:
 
I.                    A imagem que os clientes associam aos produto e serviços pode ser uma vantagem competitiva. Construir uma imagem positiva é algo muito difícil. Assim, não é o melhor atributo a ser perseguido como vantagem competitiva. Portanto, a empresa deve começar por se diferenciar nos detalhes do produto e no preço.
II.                 Uma vantagem competitiva deve ser algo que o cliente valorize. Ter uma vantagem que seja muito criativa, única, mas que o cliente não reconhece, não faz muito sentido e deixa de ser uma vantagem para ser apenas um diferencial. Então, quem decide 0o que é uma vantagem competitiva é o cliente.
III.              Uma vantagem competitiva que possa ser copiada pelo concorrente não é uma vantagem, apenas um diferencial momentâneo. Uma vantagem deve ser sustentável, ou seja, durável por longo tempo. 
IV.               Criar CD´s (Centros de Distribuição) em parcerias com concorrentes ( Clusters ) não trará uma vantagem competitiva, apenas terá algum impacto nos custos operacionais. 
 
Agora, assinale a alternativa que traz o que é correto afirmar.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta. Uma vantagem competitiva é tudo aquilo que gera valor para o cliente e que ele reconhece e valoriza. O ideal é que ela seja muito difícil de ser copiada, caso contrário, em pouco tempo deixa de ser uma vantagem ou diferencial competitivo.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em qualquer processo de planejamento, objetivos devem ser cuidadosamente estabelecidos. A falta de clareza dos objetivos propostos pode comprometer toda a execução do plano pela falta de entendimento ou comprometimento dos colaboradores.
 
Com relação à finalidade dos objetivos estabelecidos no processo de planejamento, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas. 
 
(   ) Fornecer às pessoas um sentimento específico e adequado com relação ao seu papel na empresa.
(   ) Dar consistência à tomada de decisão de longo prazo entre executivos, por entender que os objetivos são imutáveis.
(   ) Estimular o emprenho e a realização baseada em resultados esperados. 
(   ) Reduzir os custos operacionais.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta. Ao deixar claros os objetivos, pressupõe-se uma alteração do status quo (estado atual) dos colaborares, que passam a ficar alinhados com os propósitos dos objetivos, mesmo que alguns objetivos sejam mais específicos.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O controle é o último vínculo funcional do processo de administração e do PODC. A função controle fecha o processo contínuo de administração averiguando se as atividades estão sendo executadas de forma a alcançar os objetivos e se estão sendo tomadas medidas corretivas sempre que isso não se verificar. Embora o controle seja a última das funções do processo administrativo, está longe de ser a menos importante.
 
A partir desta afirmação e do conteúdo estudado, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    Sendo o último elo da cadeia desse processo, a importância do controle reside na capacidade de garantir que o ciclo do planejamento se complete.
  
PORQUE 
  
II.                 Sem que haja o controle, todas as outras funções do PODC perdem sua razão de existir.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta. É evidente que o controle permanente é fundamental para garantir que, de fato, objetivos e metas serão atingidas. Quanto maior for a eficácia dos sistema de controle, e mais auxiliarem os gestores no monitoramento, maior será a chance de sucesso.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O modelo de stakeholders se distancia do modelo de shareholders na distribuição de benefícios. Enquanto osshareholders 
se preocupam em remunerar ou trazer retorno aos seus investidores, o modelo de stakeholders 
se preocupa em dar retorno a todos que direta ou indiretamente investem na empresa, independentemente do investimento ser financeiro ou não, e, nesse ponto, envolve também uma parcela da sociedade.
 
De acordo com o texto acima e o conteúdo estudado, assinale a alternativa que traduz corretamente o