Buscar

História da Educação mateeria prova

Prévia do material em texto

História da Educação
Em relação ao Ensino Secundário no período colonial, notadamente no que se refere às repercussões da reforma de Pombal, NÃO é correto afirmar que
Escolha uma:
a. foram introduzidas mudanças significativas por decisões de Pombal, que contribuíram decisivamente para a modernização da educação no Brasil. 
b. foi organizado com uma série de aulas avulsas, dispersas e constituídos por escolas isoladas de formação profissional tendo como único objetivo o ingresso de alunos nos cursos superiores.
c. a necessidade do país de preencher e apresentar um quadro geral de administração e política fez com que a educação letrada fosse procurada e garantida para a elite dirigente do país.
d. a elite burguesa direcionou e editou os caminhos da educação brasileira. Privilegiou poucos em detrimento de muitos garantindo e preservou os direitos da elite dirigente e política da época.
1. Na Europa, durante o século XVI (1501 a 1600), rompeu - se a unidade cristã pela expansão de um movimento que apresentava fortes críticas à atuação da Igreja católica. Iniciado na Alemanha por Martinho Lutero, tal movimento ocasionou a perda de muitos fiéis e uma reação da Igreja Católica para conter seus efeitos.
A respeito do referido movimento e da reação a ele, analise as afirmativas abaixo.
Trata-se da Reforma Protestante e a reação da Igreja Católica deu-se por meio das medidas estabelecidas pela denominada Contrarreforma.
Trata-se das guerras de religião que envolveram cristãos e protestantes, sendo que a Igreja católica não conseguiu se articular para enfrentar o protestantismo que avançava.
Dentre as medidas estabelecidas pela Contrarreforma está a criação da Companhia de Jesus, cuja atuação foi relevante para a obtenção de novos fieis pela catequese e pelo estabelecimento de sistema educacional no Brasil-colônia.
Assinale a(s) alternativa(s) que registra as afirmativas corretas.
Escolha uma:
a. Somente 1 e 3. 
Leia o fragmento do texto "A AÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ NO PERÍODO COLONIAL", abaixo
 
[...] os dados históricos permitem-nos concluir e supor que, subordinando-se aos imperativos do meio social, o sistema educacional dos jesuítas, pôde permanecer inviolável, fortalecendo, assim, as fileiras de fiéis e servidores. O seu papel conservador possibilitou que culturas inteiras, como aquelas pertencentes às comunidades primitivas indígenas, fossem esmagadas, sendo logo substituídas pela cultura alienada dos europeus. (Romanelli,1997)
 
A leitura do texto acima permite entender o papel dos jesuítas no período colonial brasileiro.
I- No Brasil, os jesuítas foram os principais educadores de quase todo o período colonial, atuaram no período de 1549 a 1759. A educação nesse período não era considerada um  valor social importante, servia como instrumento de dominação da colônia portuguesa pela aculturação dos povos nativos, uma educação completamente alheia à realidade da  vida da colônia.
II- A pedagogia utilizada pelos jesuítas definia-se em transformar índios em bons cristãos, instrui-los nos hábitos de trabalho dos europeus, ou seja, criou-se um grupo de cultivadores indígenas flexíveis a demanda da colônia.
III- A educação era utilizada pela igreja e pelo governo Português com o único interesse de emancipar índios e negros garantindo a estes e seus descendentes a liberdade cultural e social.
IV- O governo português juntamente com a igreja utilizava a educação representada por um sistema de ensino abstrato e dogmático como possibilidade de divulgar a cultura de índios e negros e assim  integrá-los a sociedade colonial brasileira.
Estão corretas as alternativas.
Escolha uma:
b. apenas I, II 
Observe a imagem e leia o texto ao lado
 
	 
		No século XIX foi adotado, em nosso país, o ensino mútuo que dispensava a existência de professores, os alunos mais velhos se transformavam em monitores e instruíam os mais novos. Esta experiência já havia sido implementada em outros países.
 
 
Unimes Virtual, Aula 4.
 
       
Assinale a alternativa que registra quando e Escolha uma:
c. O ensino mútuo ou monitorial, entre nós, foi implantado pelo Estado no período do Império, devido à falta de professores e considerada a proposta de extensão da instrução para a população.

Continue navegando