Buscar

RELATORIO DE ESTAGIO 1

Prévia do material em texto

Sumário
Lista de Figuras	2
Introdução	3
Apresentação da Empresa	3
Organograma Empresa 	4
Desenvolvimento	5
Considerações Finais	9
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 Organograma gerencial	4
Figura 2 Painel de distribuição	6
Figura 3 Painel de banco de capacitores	7
Figura 4 Cabine primária	8
Introdução
Este relatório tem como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo estudante Adriano Silva Correia, matriculado no curso de Engenharia Elétrica. O estágio foi realizado na empresa FONTES ENERGIA, com acompanhamento do supervisor de estagio o engenheiro Roberto Fontes Lopes.
O propósito da atividade de estágio supervisionado é inserir o estudante no ambiente de trabalho, visando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, podendo também colocar o que foi aprendido em sala de aula em prática, e atestar como é importante aliar teoria e prática profissional. É uma experiência essencial ao graduando.
O estágio foi desenvolvido basicamente em etapas: Estudo sobre técnicas para manutenção corretiva e preventiva em cabine primaria, manutenção em geradores e moto bombas. 
Apresentação da Empresa
 
A empresa FONTES ENERGIA está no mercado de trabalho já a 5 anos, prestando serviço de Instalação e manutenção elétrica, e reparação e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos de uso pessoal e doméstico, atuando em todo território nacional. 
ORGANOGRAMA DA EMPRESA
Figura 
1
 Organograma gerencial
.
DESENVOLVIMENTO
As atividades desenvolvidas neste estágio foram desenvolvidas no intuito de aproximar a teoria com a prática, neste processo de aproximação do aluno com a vivência e aprendizado na prática, aproximando da vivência corporativa, fazendo com que o aluno possa construir relacionamentos profissionais que tonará a entrada no mercado de trabalho do aluno um processo gradativo.
Nas atividades específicas deste relatório, onde foram desenvolvidas atividades de estágio supervisionado, foram realizadas na empresa FONTES ENERGIA, no período de manutenção preventiva. Todas as atividades realizadas na programação foram acompanhadas pelo engenheiro da empresa, juntamente com a equipe de manutenção preventiva.
 
Figura 2 Quadro Geral Energia.
Os painéis gerais de distribuição ficam localizados dentro da cabine primária, na empresa QUANTIQ, cliente da empresa FONTES ENERGIA, onde são feitas as devidas manobras de acionamento remoto ou local dos disjuntores primários, assim como o desligamento das áreas.
Figura 3. Painel de banco de capacitores.
O painel mostrado acima tem por finalidade fazer o acionamento automático e controle dos bancos de capacitores que, que atuam ou saem de acordo com a necessidade de correção de fator de potência, manutenção preventiva e corretiva efetuada também no cliente QUANTIQ da empresa FONTES ENERGIA.
Figura 4: cabine primária.
A figura acima representa a cabine primária, onde ficam os painéis gerais, os transformadores, (13,8K/380V e 13,8K/220V), as chaves seccionadoras da EDP Bandeirantes e centro de medições. As manobras aqui realizadas, manutenção preventiva e corretiva são feitas na empresa QUANTIQ, cliente da empresa FONTES ENERGIA.
Considerações Finais
	A realização do estágio promoveu a aquisição de novas informações e a consolidação de conhecimentos aprendidos em sala de aula, pois o estágio dá a oportunidade de coloca-los em pratica, podendo preparar o aluno para o mercado de trabalho.
As disciplinas que mais contribuírem para a capacitação profissional deste estágio foram: eletrônica, circuitos elétricos, instrumentação, física, instalações, conversão eletromecânica de energia I e II e eletromagnetismo.
	Dessa forma, as atividades realizadas durante o período de estágio foram fundamentais no desenvolvimento contínuo de aprendizado e na visão crítica na busca de melhoria profissional, acadêmica e pessoal.

Continue navegando