Buscar

Produção Textual Individual 2018

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso de Tecnologia em Administração
POLO: Taquara - RS
ACADÊMICO: Débora Renata Konrath – RA:8798018143
TUTOR A DISTÂNCIA: André Luiz Sagaz
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Igrejinha - Rio Grande do Sul
Outubro/ 2018
ACADÊMICO: Débora Renata Konrath – RA: 8798018143
TUTOR A DISTÂNCIA: André Luiz Sagaz
Produção textual individual
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Administração do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Análise de Custo, Gestão de Projetos, Microeconomia e Sistemas de Informação Gerencial.
Igrejinha - Rio Grande do Sul
Outubro/2018
SUMÁRIO
Introdução……………………………………………………………………………..05
1.1 Matriz RACI…………………………………………………………………….....06
1.2 Demanda e oferta………………………………………………………………...07
1.3a Qualidade de Vida no Trabalho………………………………………………..08
1.3b Critérios para a Elaboração de Programas QTV……….……………………09
1.3c Abordagens para a elaboração e implantação dos Programas QVT……...10
1.3d Programas de Qualidade de Vida no Trabalho……………………………….11
1.3e Tomada de Decisões…………………………………………………………....12
1.4 Tomada de Decisões……………………………………………………………...13
1.5 Margem de Contribuição………………………………………………………….14
Conclusão……………………………………………………………………………....15
Referências……………………………………………………………………………..16
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo solucionar problemas que a empresa Bonitta está enfrentando, causados pela grande concorrência de mercado.
Aqui você encontrará planos de qualidade de vida no trabalho que serão praticados para obter melhores resultados vindos dos colaboradores, como também, oferecer a eles um ambiente de trabalho mais agradável.
Você também encontrará a seguir, modelos de sistema de informação que deverão ser utilizados para o melhor desempenho e organização da empresa, que consequentemente causará o melhor aproveitamento de tempo dos colaboradores.
Etapa 1.1
Matriz RACI
 
	MATRIZ RACI
	PESSOAS
	Atividade
	Pedro
	Marcos
	Mari
	Luana
	Eliza
	Definir
	I
	A
	-
	R
	I
	Projetar
	I
	A
	R
	-
	-
	Desenvolver
	C
	A
	R
	R
	C
	Testar
	A
	R
	-
	C
	R
Etapa 1.2
Demanda e Oferta
Para que a oferta e demanda da empresa Bonitta estejam em equilíbrio, é necessário que o preço do produto seja igual a R$90,00 a unidade.
Demanda: Qd= 240-90=150
Oferta:Qo= 60+90=150
A oferta é a quantidade de um produto ou serviço que está disponível para compra.
A demanda é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.
Quando a demanda é maior que a oferta, os preços dos produtos sobem, porque os consumidores se dispõem a pagar mais para obter tar produto. Já quando a oferta é maior que a demanda, os preços tendem a cair.
Etapa 1.3 a
Qualidade de Vida no Trabalho.
A Qualidade de vida no trabalho consiste em ações que visam a melhoria dos processos tecnológicos, estratégicos, operacionais e humanos de uma empresa.
Ela tem objetivo oferecer aos colaboradores melhores condições de trabalho, um ambiente de trabalho que favoreça o bom desenvolvimento profissional gerando maior satisfação ao colaborador, e assim, tornando-o mais produtivo e lucrativo para a empresa.
Segundo Chiavenato (2002, p. 391) a ‘’Qualidade de Vida no Trabalho e tem o objetivo de assimilar a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho, e o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade’’.
Para Fernandes (1996), pode-se entender a Qualidade de Vida no Trabalho como um programa que visa a facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização, tendo como idéia básica o fato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho.
Etapa 1.3 b
Critérios para a elaboração de programas QVT
Visando melhorar a Qualidade de Vida no trabalho, é necessário adotar medidas novas e implantá-las na empresa. Uma forma de melhorar essa questão consiste em seguir o critério de Oportunidade de Crescimento e Segurança (Richard Walton - 1973), que diz respeito a possibilidade de crescimento na carreira, crescimento profissional, e segurança no emprego, proporcionando aos colaboradores mais segurança e estabilidade profissional, como também incentivando-o a fazer o seu melhor para receber oportunidades.
O critério da Integração Social da Empresa também deve ser levado em consideração, já que visa o bem-estar dos colaboradores para com os colegas, independente da diferença hierárquica. Este critério tem como objetivo a igualdade de oportunidades, ausentando-se em termos de símbolos ‘’status’’ ou estruturas hierárquicas, e de discriminação quanto à raça, sexo, credo, origens, estilo de vida e aparência. Objetiva também o relacionamento marcado pelo auxílio recíproco, apoio sócio-emocional, abertura interpessoal e respeito às individualidades , e por fim, mantendo o grau de senso de comunidade na empresa.
Etapa 1.3 c
Abordagens para elaboração e implantação dos programas QVT
No momento da elaboração das implantações para a Qualidade de Vida no Trabalho é importante abordar a Perspectiva Preventiva, porque segundo Medeiros e Ferreira (2011), porque ela tem como objetivo remover ou reduzir os problemas que causam mal-estar no ambiente de trabalho provocado pelas condições, organização e relações socioprofissionais de trabalho, como a falta de segurança e liderança despreparada.
 A Perspectiva Preventiva tem foco no bem-estar do colaborador, na produtividade saudável e na responsabilidade social. Isso inclui a participação dos colaboradores na tomada de decisões da empresa.
Etapa 1.3 d
Programas de Qualidade de Vida no Trabalho
O primeiro programa a ser implantado na empresa Bonitta é o Plano de Carreira.
Ele se trata de um programa que estipula o caminho que cada funcionário percorrerá na empresa, determinando as competências necessárias para cada cargo e também a expectativa da empresa em relação àquela posição.
O Plano de Carreira é importante para a Bonitta porque ele dará aos funcionários mais segurança profissional, além de incentivá-los a se dedicarem cada vez mais para conseguirem evoluir hierarquicamente.
O segundo programa a ser praticado é para a qualidade da saúde dos colaboradores. Uma vez por semana a Bonitta levará até a empresa algum profissional para realizar uma aula prática com os colaboradores. Professores de Yoga, Educação Física, Pilates, farão atividades com o objetivo de tirar os colaboradores do sedentarismo, melhorar a postura deles e incentivá-los a praticar atividade física regularmente. 
Este programa além de melhorar a saúde dos colaboradores, vai fazer com que eles tenham um momento de integração com os colegas.
Etapa 1.3 e
Tomada de decisões
Neste momento, é de extrema importância que a Bonitta envolva os colaboradores na tomada de decisões da empresa, pois isso dará mais confiança para eles.
Se os colaboradores participarem, vão se sentir mais importantes e seguros, além de contribuírem para a evolução da empresa, trazendo novas ideias e trabalhando com mais comprometimento na busca por melhores resultados nas vendas.
Quanto mais confiante o colaborador estiver, maior será sua produtividade e o seu
desempenho.
Etapa 1.4
Sistemas de Informação
O SAD (Sistema de Apoio à Decisão) surgiu do desafio de um mercado que tem exigido cada vez mais eficiência na tomada de decisões.
O gerente da Bonitta,poderá utilizar o SAD em cada situação que precisará saber de maneira rápida, alguma informação específica sobre o produto, estoque ou entrega por exemplo.
O ERP é um sistema de gestão empresarial é um sistema que integra todos os dados de uma organização em um único lugar.
O contabilista e a auxiliar administrativa poderão utilizar o ERP para controlar as finanças, a contabilidade, os recursos humanos, as compras e vendas da empresa.
Já os responsáveis pela gerência da empresa, poderão utilizar os sistemas de informações gerenciais e o sistema de apoio a tomada de decisão.
Estes dois sistemas darão a Bonitta muitos benefícios. Além de otimizar tempo, eles vão melhorar a organização da empresa, dos setores administrativos e da gerência, como também de forma rápida e eficiente, mostrar os resultados obtidos com o passar dos meses.
Etapa 1.5
Margem de contribuição
	RECEITA TOTAL
	6.000x80,00=
	480.000,00
	MARGEM
	480.000,00 - 261.000,00=
	219.000,00
	MARGEM UNITÁRIA
	219.000,00 / 6.000=
	36,5%
CONCLUSÃO
Ao final deste trabalho, foi possível concluir que a empresa Bonitta possui um grande potencial, mas que infelizmente está passando por dificuldades por falta de uma boa gestão.
Através das medidas adotadas, como dar a cada funcionário uma responsabilidade e criar planos de qualidade de vida no trabalho para melhorar o rendimento e a satisfação dos colaboradores já foi possível identificar uma grande evolução.
Com os sistemas de informação adquiridos pela empresa, foi obtido um ótimo resultado, tanto na organização das finanças, estoques e vendas, como também nos processos de produção e gerenciamento. Tornando as tomadas de decisões mais eficientes, já que todos os dados se reúnem em um mesmo sistema.
Foi possível identificar que havia um erro no cálculo de um produto, o que gerava uma diferença entre a oferta e demanda.
Os colaboradores agora trabalham mais seguros e se dedicam na busca por melhores resultados, para futuramente conquistarem melhores cargos com o plano de carreira oferecido pela empresa.
Após todas essas modificações e melhorias, a Bonitta vai ser uma empresa muito competitiva no mercado. Pois é organizada, possui uma equipe unida e oferta um produto de qualidade por um bom preço.
REFERÊNCIAS
https://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/deafa/qvaf/evolucao_cap21.pdf
http://www.eumed.net/ce/2013/qualidade-vida-trabalho.html
 http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Entrevista/4811/qvt-modismo-ou-novo-modelo-de-gestao-do-trabalho.html
https://brainly.com.br/tarefa/18726888
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/sistema-de-apoio-a-decisao-sad/26378/
http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/conquistando-vantagem-competitiva-com-os-sistemas-de-informacao/62874/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_integrado_de_gest%C3%A3o_empresarial

Continue navegando