Buscar

GST1712 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 5 e 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão
	
	
	
	
	Assinale a única alternativa incorreta sobre a função administrativa de direção da empresa
 
	
	
	É a função de tornar as relações humanas mais abertas e cooperativas, visando incrementar a integração, a fluidez e a flexibilidade em todos os níveis da empresa
 
	 
	É uma função predominantemente voltada para o desempenho das pessoas, pois estas são os recursos que vivificam os demais recursos empresariais.
	
	É a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa.
	 
	É responsável pela elaboração de planos estratégicos da empresa.
	
	É a função de acionar, de fazer acontecer, de dinamizar a empresa, portanto está relacionada com a ação.
	Respondido em 15/04/2019 11:12:45
	
Explicação:
Conforme apresentado na aula 5 a função administrativa de direção busca um desempenho superior, focada no desempenho das pessoas. Está relacionada a ação e não ao planejamento estratégico
 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A função administrativa que está relacionada com a condução e pela orientação da ação empresarial, está também ligada a motivação e desempenho das pessoas. Nesta função, aparecem também a liderança, que exerce influência interpessoal e a necessidade de uma boa comunicação humana. Podemos afirmar que esta função administrativa é:
	
	
	Organização.
	
	Todas as funções possuem as mesmas premissas básicas
	
	Controle
	 
	Direção.
	
	Planejamento.
	Respondido em 15/04/2019 10:46:20
	
Explicação:
 
A Direção é a Função Administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. Responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa.
  
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A necessidade de entender a eficácia dos líderes levou os estudos a conclusão sobre a influência dos fatores situacionais nos estilos de liderança. A esta perspectiva denominamos:
	
	
	Perspectiva de substitutos de liderança
	
	Perspectiva contemporânea da liderança
	
	Perspectiva comportamental
	 
	Perspectiva contingencial
	
	Perspectiva dos traços de liderança
	Respondido em 15/04/2019 10:48:15
	
Explicação:
Alinhamento a Matriz do Conhecimento
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com abordagem contingencial, de que depende a motivação de produzir?
	
	
	Da expectativa.
	
	Da liderança.
	
	De características individuais.
	 
	Da expectativa, recompensas e de relações entre ambas.
	
	Das recompensas.
	Respondido em 15/04/2019 10:49:06
	
Explicação:
Alinhei a Matriz do Conhecimento como ao subtema
A motivação para o trabalho no abordagem Contingencial envolve uma complexa interrelação entre variáveis, como: Expectativas, cuja natureza e força varia no mesmo indivíduo conforme as necessidades e aspirações ao longo do tempo; Recompensas, a percepção do indivíduo de potenciais e motivacionais na situação; e as Relações, a percepção do indivíduo de possíveis recompensas para seus resultados.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Abraham Maslow, um dos principais estudiosos da motivação, desenvolveu a teoria em que o comportamento individual é motivado por estímulos internos, que são estados de carência. Como é denominada esta teoria de Maslow?
	
	
	Teoria comportamental
 
	 
	Teoria  X e Teoria Y
 
	
	Teoria dos estímulos
	 
	Teoria da hierarquia das necessidades
	
	Teoria dos dois fatores
	Respondido em 15/04/2019 10:49:27
	
Explicação:
Abraham Maslow, um dos principais estudiosos da motivação, desenvolveu a teoria da hierarquia das necessidades. Segundo esta teoria, o comportamento individual é motivado por estímulos internos (necessidades), que são estados de carência. Uma necessidade só constitui fator de motivação quando necessidades de um nível inferior estiverem minimamente satisfeitas. Pela pirâmide de Maslow as motivações humanas encontram-se hierarquicamente estruturadas em cinco níveis de urgência ou prioridade: Fisiológicas; Segurança e estabilidade; Sociais; Estima; Auto realização.
As necessidades primárias (necessidades fisiológicas e as de segurança) estão abaixo e as necessidades secundárias (necessidades sociais, de estima e de autorrealização) estão acima. As necessidades inferiores monopolizam o comportamento por serem mais prementes; contudo, à medida que são satisfeitas, as necessidades superiores começam a se manifestar.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre abordagem comportamental, pode-se dizer que:
I - A abordagem comportamental definiu um novo enfoque as teorias organizacionais, passando a dar ênfase nas pessoas. 
II - Um dos principais expoentes desta teoria foi Douglas McGregor, que desenvolveu uma das primeiras teorias para o entendimento do comportamento das pessoas. 
III - Segundo McGregor existem dois estilos básicos de direção, como dois extremos de um continuum: o estilo da teoria X e o da teoria Y. O primeiro está fundamentado em concepções antigas a respeito do comportamento humano, ao passo que o segundo se baseia na descentralização de decisões e delegação de responsabilidades, na ampliação do cargo, na administração consultiva e na auto avaliação de desempenho.
	
	
	Somente a afirmativas II está correta.
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativas III está correta.
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	Respondido em 15/04/2019 10:50:25
	
Explicação:
A abordagem comportamental foi criada por Douglas McGregor e abrange dois aspectos:
A Teoria X está fundamentada em concepções antigas a respeito do comportamento humano, acredita que as pessoas são preguiçosas, evitam o trabalho e não gostam de assumir responsabilidades. Por outro lado, a teoria Y parte do pressuposto de que o trabalho é inerente às pessoas, as quais obtêm satisfação intrínseca em suas atividades.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As funções administrativas na empresa são o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle. A respeito da Direção, ou ainda função de liderança, observe as afirmativas a seguir:
I - Dedica-se fundamentalmente a verificar o desempenho de níveis hierárquicos mais relacionados à operação, estabelecer parâmetros e buscar de não-conformidades, frequentemente em decorrência da incorporação de valores como a melhoria contínua.
II - É a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa.
III - Dirigir significa em essência transmitir objetivos e valores, motivar pessoas e facilitar processos de trabalho, de modo que é possível observar aspectos de tal função administrativa em diversos níveis hierárquicos da empresa.
Estão corretas as afirmativas:
 
	
	
	Somente II
 
	
	Somente III
 
	
	Somente I e II
 
	
	Somente I e III
 
	 
	Somente II e III
 
	Respondido em 15/04/2019 11:07:25
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da Administração abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 5, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito dos conceitos iniciais na Administração. 
I - o que se afirma diz respeito predominantemente à função controle. O aluno deve compreender
que, embora seja mais intrínseco à função controle, o processo de buscar parâmetros a não-conformidades também pode envolver aspectos de liderança e, portanto, de direção.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Mc Gregor desenvolveu uma das principais tentativas para entender o comportamento das pessoas nas organizações, classificado as teorias organizacionais de acordo com os pressupostos distintos da natureza humana. Marque (1) para teoria X e (2) para teoria Y. ( )Os trabalhadores não gostam do trabalho e tentam evitá-lo ( ) Os trabalhadores evitam assumir responsabilidades ( ) Os trabalhadores têm iniciativa e são criativos ( )Os trabalhadores enxergam o trabalho como algo que lhes proporciona satisfação. ( ) Os trabalhadores devem ser controlados ou ameaçados de forma a alcançar as metas organizacionais.
	
	
	c) 1,1,1,1,2
	
	b) 1,2,1,2,2
	
	a) 2,2,2,2,2
	 
	d) 1,1,2,2,1
	
	e) NDA
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O CONTROLE SIMULTÂNEO  ̶  apresenta UM ENFOQUE principal em sua aplicação na empresa. Qual é esse ENFOQUE?
	
	
	Preocupação reduzida com o insumo de produção que chega a linha de produção da fábrica.
	
	Está preocupado com o controle de entrada do processo de produção para atuar nas alterações dos processos.
	
	Deixa acontecer às situações problemas de processos para realizar o controle simultâneo.
	
	Corrige os problemas dos processos depois que ocorrem na revista de pós produção.
	 
	Corrige os problemas à medida que correm nos processos da empresa
	Respondido em 15/04/2019 13:23:07
	
Explicação:
Corrige os problemas à medida que correm nos processos da empresa
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O componente final do processo de planejamento estratégico, um sistema para apoiar os gestores na avaliação do progresso da organização, se denomina:
	
	
	processo de formulação das estratégias
	
	processo de implementação da estratégia
	
	processo de equilíbrio cultural
	
	processo de visionamento
	 
	processo de controle
	Respondido em 15/04/2019 13:24:08
	
Explicação:
O objetivo da função controle é manter os resultados do que foi planejado, ou seja, os resultados pré-definidos quando organizados e dirigidos se ajustem o máximo possível aos objetivos que foram planejados. E se não forem alcançando os objetivos ou resultados desejados se aplique uma ação corretiva, para verificar o erro e corrigi-lo o mais rápido possível, para que não prejudique a empresa. Para tal é preciso primeiro se estabelecer os padrões desejados, segundo avaliar o desempenho, terceiro comparar os padrões desejados com o desempenho apresentado e por último estabelecer ações corretivas
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	 O processo de controle é uma atividade cíclica e contínua e envolve várias etapas sequenciais como, por exemplo, o estabelecimento de padrões de desempenho, as medidas, a avaliação e a definição de ações corretivas quando necessário. O controle pode ser estratégico, tático e operacional. São objetivos do controle: 
	
	
	Oferecimentos de benefícios aos colaboradores. 
	
	Promoção de desafios constantes. 
	
	Criação de um ambiente de trabalho saudável e propício ao desenvolvimento do colaborador. 
	 
	Buscar busca assegurar que as coisas sejam feitas de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido.
	
	Reconhecimento o bom trabalho dos profissionais e da equipe.
	Respondido em 15/04/2019 13:39:55
	
Explicação:
As alternativas se referem a objetivos da função direção, a resposta se refere ao objetivo da função controle. 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O controle pode ser aplicado a diferentes níveis organizacionais. Neste nível o controle sobre as pessoas toma a forma de ação disciplinar no sentido de orientar e/ou corrigir e não simplesmente punir ou castigar as pessoas. Neste contexto estamos tratando de que nível de controle?
	
	
	Controle estratégico
	
	Controle organizacional
	 
	Controle operacional
	
	Controle tático
 
	
	Controle intermediário
 
	Respondido em 15/04/2019 13:28:21
	
Explicação:
O controle pode ser aplicado a diferentes níveis organizacionais. Como a organização se divide nos níveis estratégico, tático e operacional e para cada um destes níveis existem atividades e processos que devem ser monitorados e avaliados, podemos distinguir três níveis de controle: estratégico, tático e operacional. O controle no nível operacional (ou controle operacional) é o subsistema de controle efetuado no nível mais baixo da empresa. Seu conteúdo é específico e voltado para cada tarefa ou operação e é direcionado para o curto prazo e para a ação corretiva imediata e concreta. No nível operacional, o controle sobre as pessoas toma a forma de ação disciplinar no sentido de orientar e/ou corrigir e não simplesmente punir ou castigar as pessoas.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a Função Administrativa Controle, podemos afirmar que: I - Deve ser analisada como um processo coercivo e repressivo, não como um mecanismo na orientação e planejamento das organizações. II - É uma atividade cíclica e contínua, realizada em uma única etapa. III - Pode ser estratégico, tático e operacional.
	
	
	I e II estão corretas
	 
	Somente a III está correta
	
	Somente a I está correta
	
	Somente a II está correta
	 
	I e III estão corretas
	Respondido em 15/04/2019 13:29:13
	
Explicação:
O objetivo da função controle é manter os resultados do que foi planejado, ou seja, os resultados pré-definidos quando organizados e dirigidos se ajustem o máximo possível aos objetivos que foram planejados. E se não forem alcançando os objetivos ou resultados desejados se aplique uma ação corretiva, para verificar o erro e corrigi-lo o mais rápido possível, para que não prejudique a empresa, portanto é uma atividade cíclica e não deve ter carater punitivo e sim corretivo.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa INCORRETA baseado no conceito da função administrativa Controle:
	
	
	Fundamental para garantir a consecução dos processos e objetivos.
	 
	Deve desconsiderar os desvios identificados na comparação de resultados esperados e alcançados.
	
	Inicia-se com o estabelecimento de padrões e encerra-se com a elaboração de relatórios.
	
	Pode ocorrer em qualquer dos três níveis da empresa/organização.
	
	Seus executores necessitam deter conhecimentos a respeito de planos e dos projetos.
	Respondido em 15/04/2019 13:30:25
	
Explicação:
O Controle não pode, de maneira nenhuma, seguir essa opção colocada: -Deve desconsiderar os desvios identificados na comparação de resultados esperados e alcançados.
As demais opções estão totalmente coerentes com o que se considera responsabilidade da função Controle.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre o controle, pode-se afirmar:
(   ) O controle no nível intermediário, também denominado controle tático, é genérico e abrangente como o controle no nível institucional. Sua dimensão de tempo se dá pelo curto prazo e aborda cada unidade da empresa (como um departamento ou divisão) ou cada conjunto de recursos tomado isoladamente dos demais.
(   ) O controle no nível intermediário, o estabelecimento de padrões, o acompanhamento dos resultados (mediante sistemas de informação gerencial), a comparação dos resultados com os padrões estabelecidos para localizar as variâncias e os desvios proporcionam indicações para as medidas corretivas.
(   ) O controle
no nível operacional (ou controle operacional) é o subsistema de controle efetuado no nível mais alto da empresa. Seu conteúdo é específico e voltado para cada tarefa ou operação e é direcionado para o longo prazo e para a ação corretiva imediata e concreta.
(   ) No nível tatico, o controle sobre as pessoas toma a forma de ação disciplinar no sentido de orientar e/ou corrigir e não simplesmente punir ou castigar as pessoas.
(   ) Um controle moderno e eficiente é realizado através de um SIG - Sistema de Informação Gerencial, pois oferece informações rápidas, em tempo real, que facilitam a tomada de decisão dos gestores.
A sequencia correta é:
	
	
	F F V V V
	
	F V F V V
	
	F F F F V
	
	V F F F V
	 
	F V F F V
	Respondido em 15/04/2019 13:32:13
	
Explicação:
O objetivo da função controle é manter os resultados do que foi planejado, ou seja, os resultados pré-definidos quando organizados e dirigidos se ajustem o máximo possível aos objetivos que foram planejados. E se não forem alcançando os objetivos ou resultados desejados se aplique uma ação corretiva, para verificar o erro e corrigi-lo o mais rápido possível, para que não prejudique a empresa.
No pré-controle ou controle preventivo tem-se o objetivo de antecipar os possíveis problemas e a verificação dos insumos necessários à produção, como a matéria prima necessária, os recursos humanos, tecnológicos, financeiros etc, para a confecção do produto tanto do ponto de vista da quantidade quanto da qualidade necessária e sua disponibilidade na hora em que se fizerem necessários. Desta forma, é fundamental que haja uma observação referente a qualidade dos produtos encaminhados por nossos fornecedores.
O controle operacional ou simultâneo tem foco nos processos e na supervisão dos trabalhadores, desta forma ao treinar os supervisores das diversas áreas objetiva-se que as ações dos trabalhadores encarregados da produção tenham os mesmos princípios de qualidade, garantindo a homogeneidade do padrão de qualidade dos produtos da empresa.
O controle posterior ocorre após o processo de produção do bem e/ou serviço pela empresa. Tem por objetivo garantir que os produtos cheguem sem danos aos seus clientes segundo os padrões de qualidade que atendam aos mesmos.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	��
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Vimos que o processo de controle é composto por quatro fases que são interdependentes.
Marque nas opções abaixo a que NÃO corresponde a uma dessas fases:
	
	
	Adotar a ação corretiva necessária para ajustar o desempenho.
	
	Estabelecer padrões que deverão nortear o processo.
 
	
	Mensurar o desempenho atual.
	
	Comparar o desempenho atual com o esperado.
 
	 
	Definir as funções das atividades ligadas ao processo.
t
�PAGE �1�
�PAGE �8�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais