Buscar

ESTUDO DE CASO: AS PROBLEMÁTICAS DA METODOLOGIA DE ENSINO BRASILEIRO.

Prévia do material em texto

SINOPSE DO CASO¹
AMANDA EMILLY COSTA PEREIRA²
JULIANA MARINA OLIVEIRA DE SOUZA³
ESTUDO DE CASO: AS PROBLEMÁTICAS DA METODOLOGIA DE ENSINO BRASILEIRO.
DESCRIÇÃO DO CASO
Brasil educação obrigatória ou facultativa?
“O fato é que no Brasil as crianças são obrigadas por lei a irem à escola e quase todas estão estruturadas do mesmo jeito.”
Entretanto, há experiências educacionais diferenciadas, por exemplo, as escolas Sudbury, nas quais por 40 anos crianças educam a si mesmas em um ambiente que funciona de maneira diversa à escola tradicional; crianças aprendem a partir de suas explorações e brincadeiras sem intrusão ou direcionamento de qualquer adulto, e seguem para ser capazes e plenas com vida adulta. Segundo pesquisas, estudantes finlandeses estão entre os melhores do mundo. 
O Curioso é que passam menos tempo na escola do que crianças de outros países e apensas gastam 30 minutos por dia fazendo lição de casa. Se quisermos, portanto, entender porque a escola é o que ela é hoje, temos que entendê-la como produto da história. A escola como temos hoje só faz seguinte dentro da sua historicidade [...] 
Você é psicólogo, trabalha em uma escola de classe média alta e a direção chama você para participar da elaboração da nova proposta desta escola. 
IDENTIFICAÇÃO E ANALISE DO CASO
Possíveis Decisões 
Escola formadora de indivíduos intelectuais junto ao pensamento crítico.
Baseado nos dois focos de formação escolhidos, como seria a estrutura arquitetônica da sua escola?
As inovações tecnológicas, ajudam ou atrapalham no desenrolar das metodologias em sala de aula? 
			___________________________________________________
1 Case apresentado à disciplina de Psicologia Escolar e Educacional, da Universidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.
2 Aluna do 4º período, do curso de psicologia, da UNDB.
3 Professora, Mestra, Orientadora, da disciplina Psicologia Escola e Educacional, do 4º período do curso de Psicologia, da Universidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.

Continue navegando