Buscar

GESTÃO FINANCEIRA TRABALHO V 2019

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
Gestão financeira
Planejamento Tributário, Matemática Financeira, Crédito e cobrança
SÃO PAULO
2019
Gestão Financeira:
Planejamento Tributário, Matemática Financeira, Crédito e cobrança
Trabalho para o Projeto Integrado Multidisciplinar V
Orientador 
SÃO PAULO
2019
DEDICATÓRIA
A Deus, por estar ao meu lado em todos os momentos da minha vida. Ao meu marido, que sempre me apoiou e incentivou. Aos meus familiares, por terem acreditado em meu potencial. Aos meus amigos e professores que me ajudaram e trouxeram conhecimento, me ajudando na elaboração de mais um trabalho.
RESUMO
O projeto integrado multidisciplinar v, apresentar informações sobre a empresa Wiz soluções e corretagem de seguros s.a, é uma empresa no segmento de corretagem de seguros de todos os ramos. Assessoria e consultoria na área de seguros em geral. Intermediação e desenvolvimento de soluções em negócios. Sem especificação definida. Dentre outros.
Aplicando as disciplinas lecionadas no semestre: Planejamento Tributário, Matemática Financeira e Credito e cobrança; Os dados obtidos na pesquisa possibilitam a analise da necessidade de captação de financiamento para compor o capital de giro, dos tributos recolhidos pela empresa e a tomada de decisão em conjunto com a análise de risco.
Palavra chave: Matemática Financeira, Crédito e cobrança, Planejamento Tributário.
ABSTRACT
KEYWORDS: 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Competitividade è a palavra central no mundo dos negócios da atualidade juntamente com ela têm as instabilidades financeiras do mercado interno e externo, muitas das vezes resultante da própria instabilidade política e os obstáculos fiscais e tributários. Com isso, as demonstrações financeiras, formuladas pela contabilidade, e a s análises contábeis, tornam-se cada vez mais ferramentas indispensáveis para uma gestão segura de profícua. 
A contabilidade da empresa deve ter o compromisso de atuar com a máxima responsabilidade e fidelidade nos seus lançamentos, respeitando sempre as normas e leis regulamentadoras do ramo, para uma fiel apresentação e interpretação dos resultados. 
Da mesma forma, o gestor precisa conhecer profundamente este recurso , pois o mesmo proporcionará uma real compreensão da verdadeira situação econômica e financeira de sua organização. Poderá ainda detectar possíveis falhas em suas operações e planejar medidas de recuperação ou para maximização dos resultados, depende do caso. 
Desta forma, as demonstrações financeiras, são indiscutivelmente um instrumento indispensável para o sucesso da Entidade. Por meio dela se avalia a qualidade do administrador, a solidez da companhia, viabiliza financiamentos, novos investidores, fornecedores e o cumprimento de obrigações com o governo. 
Para isso, esse trabalho visa explanar e conceituar de forma resumida, as demonstrações financeiras obrigatórias por lei , as analise vertical e horizontal, Planejamento Tributário e algumas aplicações de matemática financeira. Usaremos as demonstrações da empresa Wiz soluções e corretagem de seguros s.a a proposta para esse trabalho, como meio de fixação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo desse Bimestre e com a pesquisa bibliográfica feita para a compilação deste. 
A empresa Wiz soluções e corretagem de seguros s.a tem sede no Brasil e foi fundada em 1973, e companhia comprometida em manter elevados padrões de governança corporativa, baseada em princípios que privilegiam a transparência, tratamento igualitário dos acionistas, prestação de contas, responsabilidade corporativa e respeito aos acionistas.
Adotam práticas de governança corporativa recomendadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Uma empresa formada por pessoas que trabalham com método, simplicidade e as melhores ferramentas para garantir a distribuição de produtos financeiros e seguros com experiências positivas.
Ao longo dos mais de 40 anos de atuação, desenvolveram e programaram plataformas integradas de relacionamento e venda, garantindo agilidade e presença em todo território nacional.
Com liberdade para arriscar e energia para colaborar, geram oportunidades com eficiência operacional.
Acreditam nas  pessoas e na tecnologia para gerar impactos positivos.
O segredo destes longos relacionamentos está em buscar entender quais são as reais necessidades de nosso cliente e superá-las, sempre dentro de um elevado nível de ética e transparência, além de oferecer e absorver conhecimento, contribuindo para o engrandecimento de ambos os lados da relação comercial.
 
Demonstrações financeiras
São relatórios contábeis que informam sobre a situação das finanças de uma empresa, que além de ajudarem a organizar o orçamento, auxiliam nas tomadas de decisão. Com base nelas, é possível realizar a apuração dos impostos, controlarem o fluxo de caixa, realizar melhores investimentos e conseguir gerenciar melhor todos os aspectos do negócio.
Por meio das demonstrações financeiras de uma empresa, a equipe financeira, um novo investidor ou os sócios podem tomar suas decisões de uma maneira muito mais segura. São elas que possibilitam, por exemplo, que sua organização consiga aprovar um financiamento, pois elas descriminam os recursos disponíveis em caixa e as condições de se arcar com as dívidas.
Essas demonstrações mostram quais são os gastos, o retorno sobre investimentos, os faturamentos previstos e uma análise da saúde financeira de uma maneira completa. Assim, existem quatro tipos diferentes: o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), o Fluxo de Caixa e a Demonstração do Valor Adicionado
Balanço Patrimonial
O balanço é a principal demonstração financeira de uma empresa e trata-se de um relatório contábil que segue a legislação vigente. Por meio dele, o negócio consegue mostrar como está o seu patrimônio, detalhando a posição financeira atual da empresa. Ele pode ser realizado em qualquer época do ano – sendo mais comum no final dele – para realizar o acompanhamento de janeiro a dezembro.
Dessa forma, visa-se equilibrar o patrimônio, analisando os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Em outras palavras, serão verificados todos os itens capazes de gerar benefícios econômicos, como é o caso das aplicações e quais as obrigações com terceiros que deverão ser liquidadas.
No Balanço Patrimonial, existem duas colunas: ativo e passivo. No ativo, ficam descriminados os direitos e os bens de uma organização, ou seja, tudo o que de alguma forma gera valor para a empresa — o estoque é um bom exemplo. Já no passivo ficam todas as obrigações que uma empresa tem, ou seja, os valores que deverá pagar — como os serviços de fornecedores.
Demonstração de resultado de Exercício (DRE)
A DRE está entre as obrigações de maior importância para as empresas. Com ela, os gestores conseguem tomar as suas decisões estratégicas mais facilmente ao unirem as informações sobre as finanças, ou seja, analisarem se as contas serão positivas ou negativas.
Portanto, a Demonstração de Resultados do Exercício visa, principalmente, reunir todas as informações financeiras da empresa, mostrando o resultado do exercício líquido, que apresenta o lucro ou o prejuízo da operação. Dentro disso, estão incluídas todas as receitas da empresa, como custos e despesas.
Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa nada mais é do que um relatório para análise da empresa, que mostra sua posição financeira dentro de um determinado período, que pode ser diário, semanal, mensal ou anual. Por meio dele, é possível saber o quanto entrou e saiu de dinheiro no período específico, analisando to caixa, as aplicações financeiras e as contas bancárias.
Ainda é possível verificar qual foi o resultado da empresa em cada uma de suasmovimentações financeiras. Assim, é possível saber exatamente onde tais recursos foram aplicados e quais as suas origens, tendo melhor controle sobre o fluxo financeiro.
Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Por meio da Demonstração do Valor Adicionado, podem-se saber quais foram às riquezas geradas em determinado período de movimentação da empresa.
Com base nela, é possível saber como foi o papel da empresa na geração de riquezas ao analisar de que forma contribuiu para o desempenho social e com a economia de forma geral. Ele compara os valores de entradas e saídas, assim como as demais demonstrações financeiras, mas toma como base o princípio de responsabilidade social, medindo o quanto essa riqueza esteve relacionada ao bem social.
Analise Financeira
A análise de demonstrações financeiras é constituída por técnicas e índices que possibilitam interpretações dos dados financeiros apresentados pela empresa. Os relatórios das análises de vem ser elaborados da forma mais clara possível, com notas explicativas e gráficas, para qualquer usuário ser capazes compreender, independentemente de seu nível de conhecimento financeiro. Os números resultantes das análises poderão ser o mesmo se considerada as mesmas técnicas padrão de análise, ainda que sejam utilizadas por analistas diferentes. 
Porém, a interpretação desses valores iguais, poderá ser diferente levando em conta a experiência e até intuição do analista. 
Um bom analista verifica a situação econômica e financeira da empresa considerando a sua evolução através de períodos passados contrastado com o presente. Com isso, ele projetará tendências para os próximos exercícios da entidade. 
Desta forma, ele formulará argumentos para explicar como e porque se deu o resultado da análise, e como essa situação poderá influenciar os próximos resultados. 
Para analisarmos o problema proposto para este trabalho, discorreremos a seguir duas das principais técnicas de análise, sendo: Análise vertical e Análise Horizontal. 
 
Análise Vertical
 
A análise vertical e vidência a relevância proporcional de cada conta dentro da estrutura, e a influência que cada item exerce sobre o valor total da conta ou da demonstração. No Balanço Patrimonial, a A.V. apresenta o percentual de cada elemento e relação ao valor total do passivo ou do ativo, e as aplicações desses recursos pela entidade. Na DRE, indica a proporção das contas com a Receita Líquida de vendas. 
Analisando períodos seqüenciais, podemos observar as modificações das práticas financeiras da empresa na aquisição e uso dos recursos. 
Para calcular o índice percentual vertical, consideramos o total do 
BP ou DRE com peso 100, assim, divide-se a conta pelo total e multiplica por 100, resultando no índice percentual da Análise Vertical, na formula:
 
 Conta
 A.V. = X100 = X%
 Total de ativos ou passivos 
 Conta
 A.V. = X100 = X%
 Receita liquida de vendas 
Analise Horizontal
A análise horizontal tem por finalidade, obter índices padrões da evolução durante os exercícios, comparando cada item do demonstrativo com o item equivalente no período anterior, observando este como base. A A.H. e a A.V., de vem ser utilizadas em conjunto, pois uma completa a outra, sendo que enquanto a vertical indica a variação da proporção de uma conta ou sub conta em relação ao total; a horizontal por sua vez, nos mostra-se as mudanças o correram devido à variação do valor total do recurso. 
Para calcular o índice na análise horizontal, considera se os valores do período base com peso 100 e multiplica pelo coeficiente do valor atual pelo valor base menos 1, com a formula: 
A.H. 
 Valor da conta no ano atual 
 -1 X100 = X%
 Valor na conta no ano Base
Analise financeira da empresa Wiz S.a
Podemos perceber a evolução das principais linhas da DRE ao longo do último ano (horizontal) bem como a melhor das margens operacional e líquida (vertical). A Companhia demonstrou crescimento das receitas em linha com o crescimento dos custos. Com isto o lucro operacional (EBITDA) cresce em linha com o crescimento das vendas (receitas).
 
No entanto o Lucro líquido da Companhia cresceu acima do lucro operacional. Ou seja, houve uma melhora da margem líquida da Companhia. Analisando detalhadamente a DRE, atribuímos esta melhora à maiores receitas financeiras no período. A equação foi favorável no período. Com maiores vendas, mais caixa. Mais caixa, mais receitas com aplicações financeiras deste caixa. Como sabemos, a taxa de juros do país está em queda. Caberá ao investidor analisar se o crescimento das receitas, e conseqüentemente do caixa, serão suficientes para atenuar a queda da receita com aplicações financeiras. Avaliando o percentual do lucro líquido proveniente das aplicações financeiras, mesmo com uma queda acentuada da taxa Selic, avaliamos que este fato será irrelevante para a trajetória do lucro (e distribuição de dividendos) dado o consistente crescimento das receitas operacionais.
Do ponto de vista do balanço patrimonial, o ideal é relacionar a capacidade da companhia em melhorar as vendas sob uma mesma base de ativos. Crescer sem grandes reinvestimentos. A liquidez obedece a ordem decrescente. Quanto mais no topo estiver o item, mais liquido é. No caso do ativo, o caixa é a disponibilidade financeira mais imediata de uma empresa.
Em 2015 teve um giro do ativo (receitas operacionais/ativo) de 2.02. Em 2016 o giro do ativo foi de 2.03. Ao avaliar o giro do ativo percebemos aqui uma estabilidade interessante do ponto de vista da criação de valor. Investir em “vendas” nem sempre significa novos equipamentos, novas estruturas, novos softwares, enfim, investimentos que seriam facilmente observados nas linhas de imobilizado e intangível. Crescer muitas vezes depende da adoção de uma nova estratégia comercial que demanda “investimentos” no “contas a receber”. Isso é facilmente observado em companhias que adotam prazos maiores para recebimento pelos bens/serviços prestados para alavancar suas vendas. O que observamos em PARC3 é uma capacidade de crescimento sob uma mesma base de ativo. Nesta análise horizontal do fluxo de caixa no “earnings release” da companhia identificou a baixa necessidade de reinvestimentos no negócio e o que claramente o lucro líquido está se transformando: dividendos para os acionistas.
Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/principios-sobre-como-analisar-o-balanco-de-uma-empresa/
Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/principios-sobre-como-analisar-o-balanco-de-uma-empresa/
Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/principios-sobre-como-analisar-o-balanco-de-uma-empresa/
Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/principios-sobre-como-analisar-o-balanco-de-uma-empresa/
Planejamento Tributário
O Planejamento Tributário é uma metodologia para buscar formas contábeis e fiscais com objetivo de minimizar os custos com tributos. Geralmente é realizado ante do início do exercício e quando bem traçada, a estratégia pode maximizar o lucro da empresa. Uma forma de diminuir a carga tributária é através da Elisão fiscal, que consiste em meios legais de redução de impostos.
Os benefícios desta prática podem ir além de redução de tributos. A busca do melhor regime a praticar acaba permitindo uma atenção constante às mudanças da lei e assim a empresa está sempre em dia com suas obrigações fiscais, trazendo tranqüilidade em fiscalizações e ainda evitando multas. Também evita a incidência de tributos e pode até adiar alguns pagamentos. 
Um exemplo prático da Elisão é quando a empresa faz uso dos incentivos fiscais, comocidades que oferecem isenção ou redução de ICMS, IPTU entre outros para que as empresas possam se instalar em sua região. 
O Planejamento Tributário já faz parte do Planejamento Estratégico Empresarial. É dada atenção especial a ele devido à complexidade da enorme carga tributária brasileira, trazendo mais eficiência às operações das organizações. 
No caso da Wiz S.A se interessa em instalar contratos de Seguro Empresarial é de acordo com os bens do seu empreendimento, com coberturas que contemplam todo o patrimônio da empresa em várias cidades, para aumentar sua presença no mercado, ela poderá se beneficiar dos programas de incentivos fiscais que o governos de cada cidade tem a oferecer com intuito de desenvolver os contratos nas régios dos estados, 
MATEMÁTICA FINANCEIRA 
 
A Matemática Financeira é tão importante para a tomada de decisão na empresa que traz maior rentabilidade nos resultados. 
As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são: a taxa de juros, o capital e o tempo. A função Matemática financeira está ligada às áreas que exigem tomadas de decisões como no atual sistema de registros contábeis e tem se tornado cada vez mais importante no processo de tomada de decisões no sentido de atingir os objetivos da empresa. 
Na atual economia, que se diz globalizada, não se concebe qualquer projeto, seja de que área for, em que o aspecto financeiro não seja um dos mais relevantes para sua execução. 
Deste modo, será possível perceber cenários e compreender o impacto da gestão nos resultados econômicos e financeiros da organização. 
•Informação econômica (capacidade da organização para gerar lucros) 
•Informação p atrimonial e financeira (conjunto de bens, dir eitos e ob rigações da or ganização, 
 
•Informação econômica (capacidade da organização para gerar lucros) 
•Informação p atrimonial e financeira (conjunto de bens, dir eitos e ob rigações da or ganização, bem como a forma de se financiar). 
A contabilidade como processo de recolha, análise, registro e interpretação de tudo o que afeta a riqueza das unidades econômicas é, sem duvida, um dos mais poderosos suportes de informação para a gestão. 
JUROS SIMPLES 
No regime de juros simples, a taxa percentual de juros é calculada de acordo com o capital principal. Dessa forma, o rendimento mensal mantém o mesmo valor. Esse tipo de correção monetária não é utilizado pelo atual sistema financeiro, mas é peça fundamental para os estudos relacionado à Matemática Financeira. A cobrança de juros está relacionada a financiamentos, compras à prazo, aplicações bancárias, pagamento de impostos atrasados entre outras situações relacionadas ao meio econômico da empresa. No sistema de juros simples o rendimento é calculado sobre o valor inicial, e deve-se usar a seguinte fórmula: 
▪ J = C * i * n 
Onde: J = juro, C = Capital, i = taxa de juro, n = tempo 
Exemplo:.
A Wiz S.A aplicou a quantia de R$ 100.000,00 num banco em 2014, que prometeu juros simples de 5% ao mês, durante 12 meses. No final do período obteve o seguinte resultado:
J=100.000,00 x 0.05.x12
J= R$ 60.000.00
Onde o montate (m) será igual a:
M=C+J
M = 100.000.00 + 60.000.00 = M =160.000,00
Juros compostos
Juros compostos são aqueles em que o juro do mês é incorporado ao capital, constituindo um novo capital a cada mês para o cálculo de novos juros. Esse tipo de rendimento é muito benéfico, sendo utilizado pelo atual sistema financeiro. 
A Wiz utiliza esse método de capitalização nas aplicações financeiras, como na elaboração de financiamentos. 
Pela tabela fica visível a variação do capital a cada início de mês, os juros produzidos no mês são incorporados ao capital aplicado no mês seguinte. Essa prática é chamada de juros sobre juros. Outra forma prática de calcular o montante produzido por uma aplicação é utilizando a seguinte fórmula
24 
 
▪ M = C.(1 + i)n 
Exemplo: 
A Wiz aplicou um capital de R$ 80.000,00 num banco em 2014, que lhe prometeu juros compostos de 6% ao mês, durante 3 meses. No final do período obteve o seguinte resultado 
 
M: 80.000,00 (1+0,06)3 
J = 95281,28 
O Montante foi de R$ 95.281,28 e o juros compostos de R$ 15.281,28 
Crédito e Cobrança (Descrever as políticas de concessão de crédito e cobrança (como funciona o processo de análise de crédito para pessoa física ou jurídica – a depender do modelo de negócio da empresa – e quais são as funções de cobrança) no departamento financeiro da empresa, objeto de estudo).
Na visão de uma Financeira, que é uma importante intermediária e parceira de negócios no mercado de crédito, a liberação de empréstimos é uma operação complexa, cercada de cuidados para que seja bem sucedida e que precisa de pré-condições para que seja realizada. Liberar créditos a alguém significa acreditar que esse alguém saberá usar convenientemente esse dinheiro, em proveito próprio, de seus familiares ou membros da comunidade, dispondo da capacidade de devolvê-lo acrescido de juros, correção monetária e taxas fiscais que se fizerem necessárias, na data certa e determinada.
A análise de crédito é um processo de verificação, feito tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, que permite uma avaliação criteriosa da capacidade de pagamento de quem está solicitando o valor emprestado
O processo da análise de crédito é organizado para analisar os dados, de forma a possibilitar a análise de aspectos voltados ao tomador do crédito. De acordo com Blatt (1999), "Este processo cobre uma estrutura mais ampla do que simplesmente analisar o crédito de um cliente e dados financeiros para a tomada de decisão com propósitos creditícios."
Algumas companhias de pequeno porte não possuem lastro financeiro para manter um analista de crédito em sua equipe. Com isso, não é incomum vermos surgir empresas que oferecem um suporte a esses empreendedores, buscando a diminuição da inadimplência e o prejuízo financeiro. Os processos da análise de crédito são geralmente feitos por essas empresas com relatórios de resultados que se incluem consultas a órgãos como SPC/SERASA.
Conclusão
Referencias

Continue navegando