Buscar

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703960379)
	Acerto: 0,2  / 0,2
Em relação a decisão do mix de produtos assinale as alternativas e marque a alternativa correta: I. De modo geral, a variedade de linhas de produto voltadas para diferentes mercados-alvo leva em consideração os critérios: abrangência, a profundidade e a extensão. A combinação deste critérios permite uma ampla consistência na carteira de produtos e maior sinergia entre as linhas, sendo possível a empresa explorar competências comuns. II. A empresa deve gerenciar suas linhas de produtos para que, de acordo com oportunidades e demandas de mercado, ela possa lançar novos produtos, modificar e atualizar os produtos existentes e retirar do mercado os que perdem demandas e se tornam obsoletos. III. Os diretores e gerentes de linhas de produto não precisam necessariamente conhecer as vendas, os lucros associados de cada item em sua linha para entender o perfil de mercado de cada linha. Baseado nas informações acima quais estão corretas:
		
	
	As questões I e III
	
	Somente a questão I
	
	As questões I, II e III
	 
	As questões I e II
	
	As questões II e III
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703960540)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Um consultor famoso, ao proferir uma palestra, fez a seguinte afirmação: O custo para conquistar um cliente é ''x'', para mantê-lo é 10 vezes ''x'', e para reconquistá-lo é superior a 25 vezes ''x''. E a burocratização de uma empresa no relacionamento com seus clientes é o primeiro estágio para o processo entrópico desta relação. A interpretação dessa afirmação é que:
		
	
	é mais difícil conquistar um cliente do que mantê-lo ou reconquistá-lo, sendo que a formalização no relacionamento com o cliente é o primeiro passo para atraí-lo
	
	é difícil conquistar um cliente, é mais fácil mantê-lo ou reconquistá-lo, sendo que a não formalização no relacionamento com o cliente é o primeiro passo para perdê-lo
	
	é fácil conquistar um cliente, é difícil mantê-lo e é impossível reconquistá-lo, sendo que a formalização no relacionamento com o cliente é o primeiro passo para atraí-lo
	 
	é difícil conquistar um cliente, porém é mais difícil mantê-lo ou reconquistá-lo, sendo que a formalização no relacionamento com o cliente é o primeiro passo para perdê-lo
	
	é fácil conquistar um cliente, é mais fácil ainda mantê-lo ou reconquistá-lo, sendo que a formalização no relacionamento com o cliente é o primeiro passo para atraí-lo
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703960570)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(EXAME NACIONAL DE CURSOS 2003) Ao refletir sobre o planejamento da Empresa Brasileira de Panquecas (Ebrapan), o gerente administrativo percebeu que o ambiente externo exerce sobre a organização fortes ações diretas e indiretas. Os elementos de ação indireta afetam o clima no qual a organização opera, podendo vir a se tornar elementos de ação direta. Entre os elementos de ação indireta que podem influenciar a administração da Ebrapan, incluem-se
		
	
	grupos de pressão política, instituições financeiras e acionistas
	
	concorrentes, instituições financeiras e legislação
	
	legislação, oferta de mão-de-obra e concorrentes
	
	grupos ecológicos, oferta de mão-de-obra e concorrentes
	 
	grupos ecológicos, meios de comunicação e grupos de pressão política.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703960158)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Complete a lacuna levando em consideração a definição de administração de marketing: arte e ciência de escolher mercados-alvos e construir__________________________com eles.
		
	
	Valor
	
	Demanda
	 
	relacionamentos lucrativos
	
	Oferta
	
	Posicionamento
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703960692)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Após vários anos no mercado, os executivos da empresa Seja Feliz S.A entenderam que a orientação da empresa para o mercado estava sendo feita de maneira inadequada. Pois devido à concorrência acirrada observou-se a necessidade de criar métodos diferentes de venda, de conquistar o consumidor e torná-lo fiel ao produto e à marca. Desta forma os executivos compreenderam que deveriam focar em uma orientação que tem como ideia principal satisfazer as necessidades do cliente e que a chave para atingir seus objetivos organizacionais consiste em fazer a empresa ser mais eficaz que os concorrentes na criação, na entrega e na comunicação de um valor superior a seu mercado-alvo. Assim a empresa Seja Feliz S.A. conduz suas atividades de marketing voltadas para:
		
	
	Orientação para produto
	 
	Orientação para Marketing
	
	Orientação para vendas
	
	Orientação para produção
	
	Orientação para varejo
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703960719)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Um dos conceitos centrais à administração de marketing é gestão do valor para o cliente. De acordo com a Teoria do Marketing, "valor" é a
		
	
	percepção de qualidade expressa em unidades monetárias para aquisição de determinado produto ou serviço no mercado.
	 
	diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios de aquisição e uso de produtos e serviços, em relação aos custos e sacrifícios nos quais eles incorrem para obtê-los.
	
	diferença entre o custo de produção de um produto ou serviço ofertado no mercado e o preço pago pelo cliente.
	
	percepção de qualidade de uma determinada oferta, considerando-se seus benefícios tangíveis, isto é, benefícios físicos e experienciais proporcionados.
	
	conexão entre os diferentes elos de um sistema de marketing, desde a qualidade da matéria prima para a produção do produto ou serviço, até sua disponibilização em canais de distribuição.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703960100)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Ao apresentar um seminário sobre o tema "A Fase do Marketing", um aluno apresentou os seguintes dados:
I - Esta fase ocorreu logo após o término da II Guerra Mundial;
II - Um dos fatos que motivou o surgimento da Fase do Marketing foi o aumento da taxa de natalidade, gerando novas oportunidades de negócios.
III - A propaganda e a venda foram consolidadas como as ações decisivas para se conquistar estes clientes ávidos por consumir.
Analisando estes dados sobre a Fase do Marketing, podemos concluir corretamente que:
		
	
	apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	apenas a afirmativa I está correta.
	
	apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	 
	apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703960481)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Assinale a alternativa ERRADA:
		
	
	A função Tolerância é a capacidade de aceitar as exigências em decorrência do controle do fabricante.
	 
	O ponto de equilíbrio entre as funções Payoff e Tolerância é a relação da zona de aceitação e autoridade do fornecedor.
	
	As funções Payoff e Tolerância se encontram em um determinado ponto de equilíbrio.
	 
	O ponto de equilíbrio entre as funções Payoff e Tolerância é a relação da zona de aceitação e autoridade do fornecedor com a lucratividade do intermediário.
	
	A função Payoff significa lucro recebido pelo intermediário ao aceitar o controle do fornecedor.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703960098)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Uma demanda é corretamente identificada por uma empresa quando se apresentam as seguintes condições:
		
	
	o consumidor sinaliza a um vendedor que tem interesse em comprar determinado produto e solicita uma análise de crédito.
	
	o consumidor visita uma loja e solicita ao vendedor informações sobre as condições de pagamento e de entrega de um determinado produto.
	
	o consumidor solicita uma análise de crédito para tentar obter financiamento na compra de um determinado produto.
	 
	o consumidor tem interesse em determinado produto e também tem capacidade decompra para realizar este desejo.
	
	o consumidor recebe uma proposta de compra por mala direta e imediatamente entra em contato com a empresa para solicitar mais informações.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703960175)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	"Consiste em todos os compadores reais e potenciais que compartilham uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados a fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo¿. Esta é uma definição de Kotler para:
		
	
	o posicionamento de mercado.
	
	a segmentação de mercado.
	
	a demanda
	 
	o mercado
	
	o consumidor

Continue navegando