Buscar

Gestão de manutenção

Prévia do material em texto

Automação Industrial
Professor: Ewerton Arruda
Alunos: Pedro Keven e Vitor Silva
Dia: 03/06/2019
Gestão de Manutenção
Sumario
Conceito de manutenção ............................................ 3
Tipos de manutenção .................................................. 3
Principais técnicas de manutenção preventiva ............... 4
Engenharia de manutenção .................................................... 5 
 Em termos gerais, manutenção significa o conjunto de ações que tem como objetivo manter um artigo ou restaurá-lo a um estado em que o mesmo possa realizar sua função requerida ou que vinha realizando até o momento de ser danificado, em caso de que tenha sido quebrado e necessite de manutenção ou conserto. Entre estas ações de restauração podem ser incluídas não só as técnicas, mas também as administrativas que correspondam.
 Gestão da manutenção é um processo de melhoria contínua que supervisiona e controla o funcionamento de máquinas envolvidas na produção, evitando possíveis quebras e assim paradas na produção, além de evitar o desperdício de dinheiro em processos de manutenção ineficientes. Após a Segunda Guerra e até os anos 60, o setor industrial sente um grande aumento na demanda, e uma diminuição considerável da mão de obra, o que resultou em um forte aumento na mecanização nesse setor, e na complexidade nas instalações industriais. E assim, começou-se a ter uma maior preocupação com a disponibilidade das máquinas e com a produtividade, o que dá início ao conceito de manutenção preventiva, que tem como princípio a prevenção de quebras durante a produção, para que a produtividade não fique comprometida. Essa manutenção era feita através de intervenções feitas nas máquinas em intervalos de tempo fixos, tendo como consequências o aumento do custo da manutenção e da vida útil do equipamento.
Os principais tipos de manutenção são: 
Manutenção corretiva: é de longe a mais conhecida delas, ela acontece devido a alguma falha no equipamento, e assim a manutenção deve ser realizada para que o equipamento volte a funcionar.
Manutenção preventiva: é aquela que ocorre em períodos determinados anteriormente, com a finalidade de evitar futuras falhas inesperadas, evitando ao máximo a manutenção corretiva. A manutenção preventiva caracteriza-se também pelo monitoramento de desgaste do equipamento, fazendo assim uma previsão para a troca de peças. Geralmente ela é feita de acordo com dados fornecidos pelo fabricante.
Manutenção preditiva: tem a finalidade de detectar problemas futuros por meio de equipamentos que fazem medições como temperatura, vibração, pressão, entre outros. Dessa maneira, a manutenção preditiva faz uma varredura no equipamento e assim faz um levantamento do estado do equipamento, podendo prever pontualmente onde e quando o problema ocorrerá e atuar para que o problema não aconteça.
Principais técnicas da manutenção preditiva 
•	Analise de vibração 
A análise de vibração é considerada uma das principais técnicas de manutenção preditiva devido à quantidade de informações que se podem detectar. É mesmo possível diagnosticar em equipamentos rotativos problemas como desalinhamento, de balancear e empenamento do eixo, folgas, problemas em correias de transmissão, deficiente lubrificação, rolamentos danificados ou com montagem inadequada e problemas elétricos em motores
•	Termografia 
A termografia utiliza, por seu lado, raios infravermelhos para medir ou observar padrões de distribuição de temperatura com a finalidade de adquirir informações sobre a condição operacional de componentes, equipamentos ou processos
•	Amostra de lubrificantes (analise de óleo)
Além de analisar as propriedades físico-químicas do fluido, as partículas de desgaste encontradas na amostra são analisadas e, em seguida, são identificados os tipos de problemas existentes e que providências devem ser tomadas.
•	Ultrassom industrial
O ultrassom industrial é das técnicas de manutenção preditiva que converte sons de alta frequência em sons audíveis pelo ser humano, sendo que permite detectar problemas como vazamentos em linhas de ar comprimido e outros gases, deficiências de lubrificação, problemas elétricos em média e alta tensão, entre outros.
•	Liquido penetrante 
O ensaio por líquido penetrante (LP) é utilizado para detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas, tais como: trincas, poros, dobras, etc., podendo ser aplicado em todos os materiais sólidos e que não sejam porosos ou com superfície muito grosseira
Manutenção Produtiva Total: é um método que identifica as perdas existentes no processo produtivo e administrativo, maximiza a utilização do ativo industrial e garante a alta qualidade dos produtos com um preço competitivo. Atualmente é formado por 8 pilares que são eles: Manutenção autônoma, Manutenção planejada, Manutenção da qualidade, Melhorias específicas, Controle inicial, Treinamento e educação, Segurança e meio ambiente, Áreas administrativas.
 Os CMMS (Computerized Maintenance Management System), chamados de software de manutenção, são programas que ajudam a organizar a manutenção, através do planejamento, controle e desempenho das atividades realizadas. Possuem diversas funções, como: Cadastramento de aplicações (equipamentos, estrutura predial, componentes); Gestão de suprimentos e recursos humanos; Criação de planos de manutenção; Geração de ordens de serviço; Acompanhamento desde a abertura até a conclusão de uma ordem; Geração de gráficos, relatórios e KPIs. O CMMS agenda e registra as atividades de manutenção, são capazes de priorizar ordens de serviço e cronogramas para realizar a manutenção periódica do equipamento.
Engenharia de manutenção
A Engenharia de Manutenção é um pilar indispensável dentro de uma empresa que busca transformar o setor de manutenção em uma fonte de resultados.
A base do trabalho da Engenharia de Manutenção está na Análise RAM – Reliability, Avaliability e Maintenability. Em português, Confiabilidade, Disponibilidade e manutenibilidade.
Confiabilidade é a probabilidade de um determinado item, equipamento, sistema ou processo, desempenhar a sua função requerida em um determinado período de tempo. (Por exemplo, uma bomba centrífuga tem 95% de probabilidade de continuar operando nas próximas 8000 horas) 
A Disponibilidade é a porcentagem de tempo em que um equipamento esteve desempenhando a sua função requerida. (Por exemplo, no último mês a bomba centrífuga BOMB-0001 teve uma disponibilidade de 98%	 
A Maneabilidade é a facilidade de se executar a manutenção. Também pode ser definida como a probabilidade de um técnico executar a manutenção de acordo com o prazo determinado.
 * Empresas que não empregam uma gestão manutenção eficiente estão fadadas ao fracasso, causando atrasos na entrega, aumentando os custos de fabricação, os riscos de acidentes, queda nos lucros, além da perda de clientes e contatos. Por isso, é importante que uma empresa implemente uma boa gestão da manutenção e uma cultura de mudanças onde os colaboradores não ficam conformados com problemas e sempre buscam a melhoria contínua, tornando o processo mais produtivo e eficiente.

Continue navegando