Buscar

APOL PROJETOS INTERDISCIPLINARES ENTRE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia
“Mudar o currículo na escola, rasgando o velho é, por exemplo, atitude de quem despreza o patriarcado e se volta ao comum ou ao ‘non sense’”. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino sobre o conceito de multidisciplinaridade, assinale a alternativa que descreve corretamente as características desse trabalho:
D	A ideia é de justaposição de disciplinas, onde os professores buscam em conjunto trabalhar temas comuns sob a ótica de cada um. Pg.176
Questão 2/5 - “Numa sala de aula interdisciplinar a autoridade é conquistada, enquanto na outra simplesmente é outorgada. Numa sala de aula interdisciplinar a obrigação é alternada pela satisfação; a arrogância pela humildade; a solidão pela cooperação; a especialização pela generalidade; o grupo homogêneo pelo heterogêneo e a reprodução pela produção do conhecimento”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino sobre a interdisciplinaridade, assinale a alternativa que mostra o currículo sob a perspectiva de uma organização interdisciplinar:
B	Possui a proposta de núcleos temáticos nos currículos dos cursos de graduação e de eixos transversais no ensino fundamental e médio. Pg.178
Questão 3/5 - “Contra o excesso de especialização, de fragmentação, essas formas de interação buscam novas formas de saber e de conhecer. O desafio reside não apenas na realização de um diálogo intelectual, mas na tentativa de instaurar uma nova mentalidade científica, [...]”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino sobre a origem do caráter fragmentado do currículo, assinale a alternativa correta:
B	O caráter fragmento do currículo surgiu da exigência material de formação dos indivíduos que a sociedade moderna impôs à escola.
Questão 4/5 - “Assim, mais do que nomenclaturas, a disciplinaridade, a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são arranjos que descrevem e explicam a realidade, que esclarecem as interações entre os conhecimentos e a realidade, entre ciência e a cultura, entre a ciência e a tradição, entre a ciência e a tecnologia e entre outras manifestações sociais e históricas”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos abordados no texto-base Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino sobre a dimensão política de formação para o trabalho, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as assertivas falsas:
I.  (f ) Esta dimensão se refere à formação dos indivíduos para atuarem como críticos da sociedade.
II. (f ) Ela se refere ao empreendimento de esforços para a superação do capitalismo internacional.
III.(v ) Diz respeito à formação dos indivíduos para as novas relações de trabalho industrial.
IV. ( v) Fundamenta-se no controle do tempo, na eficiência, na ordem, disciplina e na subserviência.
E	F – F – V – V, pg. 174
Questão 5/5 - “O desenvolvimento da ciência moderna é acompanhado pela permanente multiplicação de disciplinas, de departamentos e currículos acadêmicos. A história da ciência e a epistemologia já não dão conta da complexidade teórica e dos métodos científicos”.
Tendo em vista o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, sobre a relação entre a multifuncionalidade e a multidisciplinaridade, analise as seguintes proposições:
I. O desenvolvimento completo, pleno, consciente e universal do ser humano exige muito mais do que modificações nas formas de exploração do trabalho.
PORQUE
II. A multidisciplinaridade também é insuficiente para superar os problemas de fragmentação e desarticulação dos currículos nas escolas.
D	As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira. Pg.175
Questão 1/5 - “Mesmo que o professor adote o livro didático, ou um atlas, ou ainda, apostilas que trazem vários mapas e cartas, é necessário explorar esses recursos, pois muitas vezes, eles se apresentam de forma solta, sem estar incorporados ao texto e sem explicações complementares”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a apropriação dos conteúdos de História e Geografia, aponte quais estratégias metodológicas o professor pode utilizar para despertar o interesse dos alunos que ainda não dominam a leitura e a escrita.
I. Rodas de conversa
II. Construção de maquetes
IV. Utilização de mapas e globos terrestres
A	I, II e IV, pg. 1390
Questão 2/5 - “O segundo caminho da crise passa pela crítica à geografia física, a qual foi inserida verticalmente nas propostas curriculares e também nos livros didáticos sem uma preparação intelectual adequada dos professores, o que levou a um desinteresse pela geografia nas escolas”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as dificuldades referentes ao conteúdo de História e Geografia, leia as seguintes assertivas:
II. As dificuldades do trabalho com os conteúdos de História são maiores ao comparar com a Geografia.
III. O estudo e a interpretação dos dados de mapas exigem do aluno uma capacidade de abstração.
IV. A divergência de concepções teóricas entre os professores no ensino da Geografia.
D	II, III e IV. Pg. 1385-1387
Questão 3/5 - “O plano de ensino geralmente é organizado por série, elaborado pelo professor da disciplina e precisa atender aos pressupostos do planejamento escolar”. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Currículo e aprendizagem por projetos sobre as especificidades das dimensões pedagógicas do currículo, enumere, na ordem sequencial, as concepções às suas respectivas características:
1. Currículo emergente 2. Currículo institucional
( 1  ) Se constitui progressivamente e é legitimado pelo registro do professor.
( 1  ) Surge da curiosidade das crianças, do processo de diálogo e trocas constantes.
(  1 ) Proporciona pensar sobre a qualidade dos conteúdos que serão ensinados.
(  2 ) É aquele trazido pelos planos de ensino, já definido no início do ano letivo.
A	1 – 1 – 1 – 2. Pg. 02-03
Questão 4/5 - “As disciplinas podem ser definidas como sistematizações ou reorganizações de conhecimentos, com finalidade didática e pedagógica, provenientes das ciências e, em circunstâncias especiais, de outros tipos de saberes”. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a cultura organizacional das escolas referente ao trabalho com as disciplinas de História e Geografia, analise as assertivas a seguir e assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.(v ) Os projetos políticos-pedagógicos valorizam pouco as disciplinas de História e Geografia, enfatizando discussões mais para as áreas de Matemática e Língua Portuguesa.
II.(f ) A formação de professores supre as necessidades pedagógicas que as áreas de História e Geografia exigem.
III.(v ) Os professores acabam minimizando as contribuições da História e da Geografia, adotando práticas que provocam o esvaziamento dos conteúdos.
A	V – F – V. pg 1395
Questão 5/5 -“A interdisciplinaridade está embasada na disciplinaridade, o que implica reconhecer todos os passos de uma metodologia tradicional necessários para a construção do projeto de pesquisa.”. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Currículo e aprendizagem por projetos sobre as relações do trabalho com projetos e a interdisciplinaridade,analise as afirmativas a seguir:
I. O trabalho com as diferentes áreas possibilita que as crianças se apropriem de uma linguagem específica de cada campo do conhecimento.
III. Por meio do trabalho com projetos, as crianças comparam, aprendem e dão significados a novos conhecimentos.
IV. Através dos projetos, os alunos se deparam com conhecimentos de diferentes áreas, porém não é de forma fragmentada.
D	I, III e IV. Pg 1395

Outros materiais