Buscar

Exercícios de Processo Civil III

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201709253463)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando o que dispõe o CPC a respeito de recursos, assinale a opção correta:
		
	
	Apenas a parte vencedora possui interesse recursal.
	
	A procuração geral para o foro, conferida por instrumento público, habilita o advogado a desistir do recurso.
	 
	Havendo sucumbência recíproca e sendo proposta apelação por uma parte, será cabível a interposição de recurso adesivo pela outra parte.
	
	A desistência do recurso interposto pelo recorrente depende da concordância do recorrido.
	
	O MP tem legitimidade para recorrer somente no processo em que é parte.
	Respondido em 06/06/2019 22:15:02
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708906221)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na teoria dos recursos:
		
	
	são recorríveis todos os despachos, decisões interlocutórias e sentença.
	
	o prazo para interposição só pode ser interrompido na hipótese de falecimento de um dos advogados constituídos pela parte perdedora.
	
	segundo o princípio da taxatividade, somente serão recursos aqueles expressamente determinados e regidos pelo Código de Processo Civil;
	
	o interesse constitui um dos pressupostos objetivos de admissibilidade.
	 
	pelo princípio da unirrecorribilidade para cada decisão deve haver um único recurso adequado.
	Respondido em 06/06/2019 22:14:04
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709198351)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos recursos, considere: I. O recorrente comprovará, quando da interposição do recurso, o respectivo preparo, incluindo o porte de remessa e retorno, ainda que se trate de autos eletrônicos. II. A renúncia ao direito de recorrer é dependente da aceitação da outra parte quando a sentença houver resolvido o mérito. III. O recorrente pode desistir do recurso a qualquer tempo, ainda que sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes. IV. O prazo para interpor os recursos e para lhes responder é de 15 dias, salvo nos embargos de declaração. Está correto o que se afirma APENAS em
		
	
	II e III.
	
	I e IV.
	
	I e III.
	 
	III e IV.
	
	II e IV.
	Respondido em 06/06/2019 22:15:54
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708906216)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O recurso adesivo é comportável:
		
	 
	No recurso especial, no recurso extraordinário e na apelação;
	
	No recurso extraordinário, no recurso especial, na apelação e no recurso ordinário;
	
	Nos embargos infringentes, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário
	
	No agravo regimental, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário;
	
	No recurso especial, no recurso extraordinário somente.
	Respondido em 06/06/2019 22:16:44
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201711348662)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Sorocaba - SP Prova: VUNESP - 2018 - Prefeitura de Sorocaba - SP - Procurador do Município) A Procuradoria do Município, após ser derrotada em primeira instância em uma ação em que era ré, apelou, alegando que a decisão de primeira instância contrariava lei federal. O Tribunal de Justiça não deu provimento à apelação, bem como não se pronunciou expressamente sobre a suposta alegação de violação da lei federal. Face ao exposto, considerando a Jurisprudência dos Tribunais Superiores, bem como a disciplina constante do Código de Processo Civil, deverá a Procuradoria do Município:
		
	
	apresentar embargos de declaração para prequestionar a alegação de violação da lei federal. Se o Tribunal não se manifestar nos embargos, será necessária a apresentação de recurso especial, sob o argumento da violação do dispositivo do Código de Processo Civil que prevê os embargos de declaração. Se o Superior Tribunal de Justiça conhecer e prover o recurso especial, deve o caso voltar para o Tribunal de Justiça, para que se pronuncie sobre a questão.
	 
	apresentar embargos de declaração para prequestionar a alegação de violação da lei federal. Se o Tribunal não se manifestar nos embargos, poderá ser apresentado recurso especial, sob o fundamento da violação ao dispositivo da lei federal e violação ao dispositivo do Código de Processo Civil que prevê os embargos de declaração. Reconhecendo a existência da omissão quanto à alegação de violação da lei federal, poderá o Superior Tribunal de Justiça também reconhecer a violação da lei federal.
	
	impetrar mandado de segurança, tendo em vista a inexistência de previsão legal de recurso contra decisão que se mantém omissa, a despeito da interposição dos embargos de declaração. Ao se manter omisso, o Tribunal de Justiça acaba impedindo o acesso às instâncias superiores, configurando-se em um ato ilegal e abuso, passível de ser cassado mediante o mandamus.
	
	apresentar diretamente o recurso especial. A alegação de violação à legislação federal, por ter sido alegada, considera-se fictamente prequestionada, não sendo necessário pronunciamento da instância ordinária, cabendo ao Superior Tribunal de Justiça aplicar o direito ao caso concreto.
	
	apresentar recurso extraordinário perante o Supremo Tribunal Federal, em razão da negativa de acesso jurisdicional. O Tribunal de Justiça, ao não se pronunciar sobre a alegação da lei federal, ofendeu diretamente a Constituição Federal, devendo sua omissão ser reprimida pelo Supremo Tribunal Federal, guardião da Constituição Federal.
	
	1a Questão (Ref.:201709018858)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto aos embargos declaratórios, analise as assertivas abaixo e assinale a correta: I. Poderão ser interpostos tendo como ato decisório apenas a sentença de mérito. II. Não possuem efeito suspensivo porém interrompem o prazo para interposição de outros recursos. III. A interposição de embargos procrastinatórios incidirá em multa de vinte por cento sobre o valor da causa. IV. Excepcionalmente poderão ter efeito modificativo.
		
	
	V,V,V,F
	
	F,F,V,V,
	
	V,V,V,V
	 
	F,V,F,V
	
	V,V,F,F,
	Respondido em 06/06/2019 22:27:38
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709198352)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale, dentre as decisões abaixo elencadas, aquela que pode ser questionada por meio de agravo de instrumento, de acordo com as disposições expressas do Código de Processo Civil de 2015.
		
	
	Declínio da competência
	 
	Admissão de intervenção de terceiros
	
	Fixação de valor de honorários periciais
	
	Concessão de gratuidade de justiça
	
	Indeferimento de requerimento de distribuição por dependência
	Respondido em 06/06/2019 22:29:48
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709209849)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação aos recursos no novo CPC, assinale a alternativa correta.
		
	
	Da sentença, caberá agravo de instrumento e, contra as decisões interlocutórias, caberá apelação.
	
	As partes deverão interpor recursos simultaneamente e no prazo máximo estabelecido em lei.
	 
	O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses.
	
	Cabem embargos infringentes contra qualquer decisão judicial para esclarecer obscuridade ou eliminar contradição, suprimir omissão de ponto ou questão sobre a qual deveria ter se pronunciado o juiz, ou para corrigir erro material.
	
	Proferido um despacho, poderá a parte interpor embargo de divergência.
	Respondido em 06/06/2019 22:28:22
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201711085131)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o art. 1.009, do Código de Processo Civil, contra a sentença cabe recurso de Apelação. Sobre o mencionado recurso é INCORRETO afirmar:
		
	 
	c) caso a parte interessada perca o prazo para interposição de agravo de instrumento a matéria não preclui, admitindo-se que, no prazo de contrarrazões da apelação, haja expressa insurgência contra aquela decisão interlocutória nas preliminaresde apelação.
	
	a) a interposição do recurso deve ser acompanhada das razões, sob pena de não conhecimento.
	
	b) As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões de apelação.
	
	e) será recebida, em regra, em seu duplo efeito: devolutivo e suspensivo.
	
	d) devolve ao tribunal o conhecimento de todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não apreciadas por inteiro pela sentença.
	Respondido em 06/06/2019 22:29:10
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201711214554)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	ASSINALE A ALTERNATIVA FALSA, QUANTO À TEORIA GERAL DOS RECURSOS:
		
	 
	O recurso pode ser interposto pela parte vencedora e pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público;
	
	Cumpre ao terceiro demonstrar a possibilidade de a decisão sobre a relação jurídica submetida à apreciação judicial atingir direito de que se afirme titular ou que possa discutir em juízo como substituto processual;
	
	Em julho de 2017, uma pessoa interpôs Recurso Especial e, no STJ, verificou-se que o recorrente não havia recolhido a importância das despesas de remessa e retorno dos autos. Nessa situação, o STJ não deverá negar seguimento de plano ao recurso.
	
	Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso;
	
	A eficácia da decisão recorrida poderá ser suspensa por decisão do relator, se da imediata produção de seus efeitos houver risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação, e ficar demonstrada a probabilidade de provimento do recurso;
	
	1a Questão (Ref.:201708905982)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da apelação no Novo CPC, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
	
	O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias, salvo nos embargos de terceiro, quando o prazo será de 10 (dez) dias.
	
	Se o apelado interpuser apelação adesiva, o juiz intimará o apelante para apresentar contrarrazões no prazo de 5 (cinco) dias.
	
	Os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, após juízo de admissibilidade.
	
	A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá: I - os nomes e a qualificação das partes; II - a exposição do fato e do direito; III - as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade; IV - o pedido de nova decisão; V - provas a serem usadas pelo recorrente.
	Respondido em 06/06/2019 22:35:42
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709250911)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Papiniano aciona consignação em pagamento em face de Suetônio e Semprônio, alegando dever a importância de R$ 12.000,00 (doze mil reais), mas duvidando quem seja o verdadeiro credor. A demanda deve ser
		
	
	admitida, mas nesse caso, julgada procedente, o valor depositado deverá ser arrecadado com bens de ausente.
	
	liminarmente indeferida, na medida em que a ação de consignação em pagamento somente é admitida quando o credor se recusa a receber.
	 
	admitida, cabendo ao juiz não somente analisar a procedência da consignatória, mas identificar quem é o credor.
	
	indeferida, diante da inexistência de mora do credor
	
	liminarmente indeferida, pois que o devedor neste caso deve propor demanda com o objetivo de identificar o verdadeiro credor e, posteriormente, se for o caso, ingressar com a consignação em pagamento.
	Respondido em 06/06/2019 22:38:41
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709137693)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na apelação
		
	
	só será objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal as questões suscitadas e discutidas no processo se tiverem sido solucionadas e sejam relativas ao capítulo impugnado, para não haver supressão de instância.
	
	não é impugnável o capítulo da sentença que confirme, conceda ou reveja a tutela provisória, porque suscetível de agravo de instrumento.
	
	as questões de fato não propostas no juízo inferior não poderão ser suscitadas, ainda que a parte prove que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.
	
	quando reformar a sentença que tenha reconhecido a decadência ou a prescrição, o tribunal necessariamente julgará o mérito, examinando todas as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao juízo de primeiro grau, porque a sentença reformada também é de mérito.
	 
	as questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar ou nas contrarrazões, sendo que, se nas contrarrazões, o recorrente será intimado para, em quinze dias, manifestar-se a respeito delas.
	Respondido em 06/06/2019 22:44:38
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201711287618)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Responda a assertiva correta, que demonstra a sequência correta que define como verdadeira (V) ou falsa (F) as hipóteses abaixo:
I - Contra decisão proferida pelo relator caberá agravo interno para o respectivo órgão colegiado, observadas, quanto ao processamento, as regras do regimento interno do tribunal.
II - Quando o agravo interno for declarado manifestamente inadmissível ou improcedente em votação unânime, o órgão colegiado, em decisão fundamentada, condenará o agravante a pagar ao agravado multa fixada entre um e dez por cento do valor atualizado da causa.
III ¿ No agravo de instrumento o agravante poderá requerer a juntada, aos autos do processo, de cópia da petição do agravo de instrumento, do comprovante de sua interposição e da relação dos documentos que instruíram o recurso.
IV - Também caberá agravo de interno contra decisões interlocutórias proferidas na fase de liquidação de sentença ou de cumprimento de sentença, no processo de execução e no processo de inventário.
		
	
	d) V, V, F, V.
	
	a) F, V, V, F.
	
	b)  F, F, V, F.
	 
	c) V, F, V, F.
	
	e) V, F, F, V.
	Respondido em 06/06/2019 22:43:19
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201708906208)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Da decisão que recebe apelação:
		
	
	cabe agravo de instrumento.
	
	cabe agravo regimental.
	
	cabe apelação.
	 
	não cabe recurso.
	
	cabe agravo retido.
	
	
	1a Questão (Ref.:201709083233)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	FAURGS - 2012 - TJ-RS - Analista Judiciário Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta no que tange às ações possessórias no Código de Processo Civil.
		
	
	A propositura de uma ação possessória em vez de outra obsta a que o juiz outorgue a proteção legal correspondente àquela.
	
	Estando a petição inicial devidamente instruída, o juiz deferirá, desde que ouvido o réu, a expedição do mandado liminar de manutenção ou de reintegração.
	 
	Contra as pessoas jurídicas de direito público, não se defere a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.
	
	A pendência do processo possessório não obsta a propositura de ação de reconhecimento do domínio.
	
	O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de esbulho e reintegrado no caso de turbação.
	Respondido em 06/06/2019 22:51:50
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708889039)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(XIII EXAME DE ORDEM - TIPO 1 - BRANCA) Lindalva faleceu em Minas Gerais, em um acidente durante a prática de montanhismo. Não tinha feito testamento, mas deixou dois filhos maiores que residem em dois estadosda Federação. Apesar de não ter domicílio certo, deixou bens situados nos estados da Bahia e de Mato Grosso. A respeito da ação de inventário, de acordo com o que dispõe o Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	O inventário deverá ser aberto pelos herdeiros no estado de Minas Gerais, uma vez que Lindalva não tinha domicílio certo e seus bens estavam em lugares diferentes.
	 
	A ação de inventário poderá ser ajuizada no foro da situação de qualquer dos bens, uma vez que o autor da herança possui bens em lugares diferentes.
	
	O foro competente para o inventário é o da situação dos bens, de forma que o inventário deverá ser aberto na Bahia, local onde a maioria dos bens está localizada.
	
	A ação de inventário deve ser ajuizada no foro do domicílio dos filhos de Lindalva, pois são eles os inventariantes.
	Respondido em 06/06/2019 22:51:05
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708889045)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando a importância dos direitos das famílias no ordenamento jurídico brasileiro o Código de Processo Civil de 2015 tratou especificamente das ações de família como procedimento especial. Em relação a esse contexto analise as seguintes assertivas: I ¿ O procedimento não se aplica aos processos contenciosos de guarda de menores considerando a obrigatoriedade da atuação do Ministério Público. II ¿ Quando não for obtido acordo em sessões de mediação o réu terá 05 dias para apresentar sua defesa escrita. III ¿ Não se admite a concessão de tutelas provisórias nas ações de família que tramitam por esse procedimento especial. IV ¿ É admissível a mediação extrajudicial como forma de solução de controvérsias objeto desse procedimento especial. Assinale a alternativa com as assertivas corretas:
		
	
	I e IV
	
	NRA.
	 
	apenas a assertiva IV
	
	apenas a assertiva III
	
	II e III
	Respondido em 06/06/2019 22:53:50
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201711106692)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O advogado Jonas interpôs Recurso Especial contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado X. Ocorre que, no corrente ano, a Vice-Presidência/Presidência do referido Tribunal negou seguimento ao recurso interposto, afirmando que o acórdão recorrido se encontra no mesmo sentido de precedente do STJ, julgado sob o rito dos recursos repetitivos.
Nessa hipótese, caso deseje impugnar a referida decisão, o advogado deverá interpor
		
	
	C) Agravo em Recurso Especial, direcionado ao VicePresidente do Tribunal de Justiça do Estado X.
	
	e) Nenhum questão anterior se enquadra.
	
	A) Agravo de Instrumento, direcionado ao Ministro Presidente do STJ.
	 
	D) Agravo Interno, direcionado ao órgão colegiado competente para revisar as decisões do Presidente/VicePresidente do Tribunal de Justiça.
	
	B) Agravo em Recurso Especial, direcionado ao Ministro Presidente do STJ.
	Respondido em 06/06/2019 22:56:00
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201711287615)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Aponte a alternativa que demonstra a sequência correta, indicando se a hipótese consta como verdadeira (V) ou falsa (F):
I - A eficácia da decisão recorrida poderá ser suspensa por decisão do relator, se da imediata produção de seus efeitos houver risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação, e ficar demonstrada a probabilidade de provimento do recurso.
II - O recurso adesivo fica subordinado ao recurso independente, sendo-lhe aplicáveis as mesmas regras deste quanto aos requisitos de admissibilidade e julgamento no tribunal, salvo disposição legal diversa.  
III - A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 15 (quinze) dias.
IV -  O equívoco no preenchimento da guia de custas implicará a aplicação da pena de deserção, cabendo ao relator, na hipótese de dúvida quanto ao recolhimento, julgar a deserção.
		
	
	e) F, F, F, V.
	 
	d) F, V, V, F.
	
	c) F, F, V, F.
	 
	b) V, V, F, F.
	
	a) V, V, F, V.

Continue navegando