Buscar

LUDICIDADE COMPLETO ,

Prévia do material em texto

APOL LUDICIDADE
Questão 1/5 - Ludicidade 
Sobre os conceitos de brincadeira, brinquedo e jogo abordados no livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, assinale (V) para a(s) alternativa(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) alternativa(s) Falsa(s):
I. ( V ) O jogo é caracterizado pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos.
II. ( V ) A brincadeira caracteriza-se por iniciar pela imaginação e despir-se de intencionalidade na ação.
III. ( F ) A regra não se faz necessária no decorrer da brincadeira.
IV. ( V ) Os brinquedos nada mais são do que a imaginação colocada em prática.
Questão 2/5 - Ludicidade 
Os jogos simbólicos favorecem a imitação de papéis, a resolução de conflitos, entre outros aspectos, de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica. Sobre jogos simbólicos, marque a alternativa correta:
B) ( x ) Os jogos simbólicos se caracterizam pelas possibilidades de alteração da realidade, de acordo com as necessidades da criança.
Questão 3/5 - Ludicidade 
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, a ausência de jogos e brincadeiras no cotidiano de uma criança traz riscos ao seu desenvolvimento emocional, físico e social. Sobre a ludicidade desenvolvida em sala de aula, marque V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) afirmativa(s) falsa(s):
I. ( V ) O jogo é uma atividade livre e alegre, com grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais.
II. ( V ) Para que a ludicidade se faça presente no ambiente escolar, é preciso que os professores sejam preparados em sua formação inicial.
III. ( F ) É preciso deixar o jogo à margem da atividade educativa, pois o interessante é que o professor avalie o processo através da espontaneidade das crianças.
IV. ( F ) Ao inserir contos, lendas, brinquedos e brincadeiras nas ações pedagógicas, o foco da aprendizagem será desviado.
Questão 4/5 - Ludicidade 
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, para a criança, a brincadeira de faz de conta é:
B) ( x ) Uma forma de agir e enfrentar desafios, organizar o pensamento e elaborar regras.
Questão 5/5 - Ludicidade
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, o ensino fundamental de 9 anos deve primar pelas diferentes linguagens. Nesse sentido, analise as seguintes afirmativas:
I. Quando o aluno do ensino fundamental apresenta algum tipo de dificuldade de aprendizagem, o professor deve repetir o método de ensino.
II. As diferentes linguagens que devem ser utilizadas com alunos do ensino fundamental são em síntese: corporal, oral e escrita.
III. Os jogos no ensino fundamental são ferramentas pedagógicas para desenvolver autoconhecimento e autonomia nos educandos.
Agora, assinale a alternativa correta:
A) ( x ) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Questão 6 – Ludicidade
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, sobre a utilização do lúdico para fins pedagógicos, marque a alternativa correta:PG89
°C ( X ) Para que o lúdico tenha fins pedagógicos é fundamental que os professores saibam organizar situações de ensino que possibilitem ao aluno tomar consciência do significado do conhecimento a ser construído. CERTA
Questão 7 – Ludicidade
Conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, as situações criadas nas brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, pois:PG143
° C ( X ) Em situações de brincadeiras, a crianças imita papéis exercidos pelos adultos e ensaia futuros papéis e valores, desenvolvendo a motivação e as habilidades de participação social. 
Questão 8 – Ludicidade
Sobre os jogos de regras e conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, analise as seguintes afirmativas:
I. Os jogos de regras podem ser organizados com o objetivo de desenvolver autodisciplina, autodireção e noções de ética nas crianças.
II. Os vínculos sociais são explicitados durante os jogos de regras e por isso os conflitos devem ser ignorados pelo professor durante estes jogos.
III. Os jogos de regras têm caráter social e asseguram a reciprocidade e a confiança no grupo. Agora, assinale a alternativa correta: 
A ( X ) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. CERTO 
Questão 9 – Ludicidade
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, assinale a alternativa correta a respeito do pensamento de Vygotsky sobre o jogo de regras: 
 A ( X ) Toda a atividade lúdica da criança possui regras, sendo o jogo a possibilidade de vivenciar situações e desenvolver o pensamento abstrato. CERTO
Questão 10 – Ludicidade
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, marque a alternativa que destaca corretamente a relação entre a aprendizagem e as regras dos jogos.
D ( X ) Os jogos que possuem regras são essenciais para envolver as crianças no universo da cooperação, da coletividade e do respeito mútuo. CERTO 
Questão 11 – Ludicidade
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é correto afirmar que:
D ( X ) A formação lúdica se assenta em pressupostos que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade e a busca da afetividade.CERTO 
Questão 12 – Ludicidade
Sobre os conceitos de brincadeira, brinquedo e jogo abordados no livro -base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, assinale (V) para a(s) alternativa(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) alternativa(s) Falsa(s):
I. ( V ) O jogo é caracterizado pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos. 
II. ( V ) A brincadeira caracteriza-se por iniciar pela imaginação e despir-se de intencionalidade na ação. 
III. ( V ) A regra não se faz necessária no decorrer da brincadeira.
IV. ( F ) Os brinquedos nada mais são do que a imaginação colocada em prática.
D ( X ) V – V – V – F 
Questão 13 – Ludicidade
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, a ludicidade é uma concepção que deve ser desenvolvida em sala de aula, deve ser pensada em todo o planejamento, desde o objetivo até a avaliação, portanto: 
C ( X ) Os jogos podem conter regras. As regras ajudam a organizar todo o cenário para que o professor possa ter condições de levantar algumas hipóteses para sua avaliação. CERTO 
Questão 14 – Ludicidade
A brincadeira de faz de conta como ação lúdica pedagógica, de acordo com o livro -base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é entendida como:
C ( X ) Aquelas que perpetuam a manifestação livre e espontânea da cultura popular local. CERTO 
Questão 15 – Ludicidade
O livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica discute os jogos de coope ração e de regras . Marque a alternativa correta a respeito desse tema:
C ( X ) Os jogos de regras possuem conteúdos inerentes e podem auxiliar em várias áreas do currículo escolar. 
Questão 16 – Ludicidade
Sobre o direto à brincadeira, segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I. A criança pode ter momentos de brincadeiras livres na escola, independente da mediação do professor.
II. A utilização do lúdico como recurso pedagógico é uma forma de garantir o direito das crianças ao ensino e à aprendizagem. 
III. A experiência escolar é a primeira experiência de socialização da criança. 
IV. O pátio e os corredores da escola precisam ter livre passagem para todos, reservando as brincadeiras para a sala de aula. São corretas apenas as afirmativas:
A ( X ) I e II. 
Questão 17 – Ludicidade
O livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica aponta para a fantasia como inerente à infância, quando destaca que: 
D ( X ) A criança precisa de tempo e de espaço para identificar e construir sua identidade e realidade própria e isso é feito através da fantasia. 
Questão 18 – Ludicidade
A foto abaixo monstrauma criança jogando o jogo chamado “Bingo das Letras”, muito utilizado para a introdução à alfabetização. Sobre os jogos na educação infantil e séries iniciais, que envolvem o início da alfabetização, o livro -base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica considera que: 
D O lúdico, como recurso pedagógico na alfabetização, possibilita que a informação seja apresentada à criança por meio de diferentes tipos de linguagens.
Questão 19 – Ludicidade
E segundo o livro -base A L udicidade na Educação: uma atitude p edagógica, o momento da alfabetização não se trata apenas de reproduzir letras e números no papel. Sobre a relação entre o lúdico e a alfabetização, é c orreto afirmar: 
B A alfabetização pode ser trabalhada por meio da linguagem real, vivida, natural e significativa, aspectos que já são desenvolvidos em atividades lúdicas. 
Questão 20 – Ludicidade
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, brincando, a criança manifesta suas emoções. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir: 
I. A preparação de um ambiente lúdico em sala de aula prioriza as condições espaciais, sonoras, visuais, formas, cores, texturas etc. 
II. O professor que trabalha com os jogos como recurso pedagógico tem que saber lidar com emoções muito fortes, vindas dos seus alunos.
III. Se o espaço não estiver adequado e aberto às possibilidades diferentes de expressões, os jogos não adquirem caráter pedagógico. 
IV. Se os jogos proporcionarem momentos de expressões afetivas/emotivas, então é certo que o professor deve trocar de metodologia. 
Estão corretas apenas as alternativas: 
C ( X ) I, II e III. 
Questão 21 – Ludicidade
De acordo com a citação e o livro- base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica a respeito do pensamento de Piaget sobre os jogos, é correto a firmar que: 
B ( X ) os jogos contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança , pois estimula o processo chamado de assimilação. . 
Questão 22 – Ludicidade
De acordo com o livro- base A Ludicidade na Educação : uma atitude pedagógica , marque a alternativa que identifica corretamente o papel da brinquedoteca 
B( X ) A brinquedoteca tem o papel de estimular nas crianças o brincar, a partir do acesso a uma variedade de brinquedos
Questão 23 – Ludicidade
O livro- base A Ludicidade na Educação : uma atitude pedagógica aborda a afirmação do lúdico como forma de resgatar a cultura da infância na sociedade. Assinale a alternativa correta a r espeito da cultura lúdica 
A ( X ) A cultura lúdica pode ser resgatada através de jogos tradicionais de um país. Por exemplo, no Brasil temo s os jogo s de mãe cola, lenço atrás, morto vivo, está tua, entre outros. 
Questão 24 – Ludicidade
O brinquedo é um objeto que dá suporte ao jogo e à brincadeira, de acordo com o livro -base A Ludicidade na Educação : uma atitude pedagógica. Sendo assim, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir : 1. Brinquedo. 2. Brincadeira. 3. Jogos educativos. 
( 2 ) Momento de interação espontânea d a criança com o outro, sozinha ou com a natureza. 
( 1 ) É um objeto em que a criança atribui diversos sentidos e significados e dá suporte à brincadeira. 
( 3 ) Recursos pedagógicos que favorecem a construção do conhecimento dos alunos, e m todos os seus sentidos. A gora, marque a sequência correta :
B ( X ) 2 – 1 – 3 
Questão 25 – Ludicidade
1) Analise o seguinte trecho:
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, a ausência de jogos e brincadeiras no cotidiano de uma criança traz riscos ao seu desenvolvimento emocional, físico e social. Sobre a ludicidade desenvolvida em sala de aula, marque V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) afirmativa(s) falsa(s):
I. ( ) O jogo é uma atividade livre e alegre, com grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais.
II. ( ) Para que a ludicidade se faça presente no ambiente escolar, é preciso que os professores sejam preparados em sua formação inicial.
III. ( ) É preciso deixar o jogo à margem da atividade educativa, pois o interessante é que o professor avalie o processo através da espontaneidade das crianças.
IV. ( ) Ao inserir contos, lendas, brinquedos e brincadeiras nas ações pedagógicas, o foco da aprendizagem será desviado.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 0.0
C ( x ) V – V – V – F
26 Leia o seguinte trecho de artigo: ?
“No decorrer da história, os primeiros questionamentos sobre o brincar não estavam relacionados a jogos, brinquedos e brincadeiras, mas focavam a cultura. Wallon, Piaget e Vygotsky buscavam compreender como os pequenos se relacionavam com o mundo e como produziam cultura. Wallon pontuou que a diversão deve ter fins em si mesma, possibilitando às crianças o despertar de capacidades, como a articulação com os colegas, sem preocupações didáticas”.
O livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica aborda a afirmação do lúdico como forma de resgatar a cultura da infância na sociedade. Assinale a alternativa correta a respeito da cultura lúdica
A ( ) A cultura lúdica pode ser resgatada através de jogos tradicionais de um país. 
Por exemplo, no Brasil temos os jogos de mãe cola, lenço atrás, morto vivo, estátua, entre outros. de acordo com o livro-base uma das possibilidades apresentadas para o resgate da cultura lúdica é apresentar algumas brincadeiras tradicionais, tanto para crianças quanto para os adultos/professores (livro-base, p. 170).
B ( ) A cultura lúdica é a expressão atual que remete ao convívio do brincar entre crianças da mesma idade.
C ( x ) A cultura lúdica, de acordo com Wallon, expressa os momentos de brincadeiras e jogos em que as crianças atuam sem a intervenção de adultos.
D ( ) A cultura lúdica precisa ser resgatada através dos jogos de computadores e videogames.
E É a representação de como as crianças entendem o que é lúdico.
27 Leia a seguinte afirmativa:
“Do ponto de vista social, jogar é um convite à descentração, quando se tratam de jogos regrados, pois a regra é um regulador das ações, algo previamente combinado, conhecido por todos e, portanto, compartilhável”.
A ludicidade, na área da Educação, segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, define-se entre os conceitos de jogos, brinquedos e brincadeiras. Marque a alternativa que apresenta corretamente a função dos jogos na educação infantil:
A ( ) Na educação infantil o conceito de jogos é definido pela idade, sendo que para as crianças de 0 a 2 anos é desnecessário trabalhar com jogos.
B ( x ) A prática dos jogos educativos na educação infantil tem função de desenvolver saberes, conhecimentos e apreensão de mundo.
Você acertou! “a função educativa, quando a prática do jogo leva o sujeito a desenvolver seus saberes, seus conhecimentos e sua apreensão de mundo” (livro-base, p. 33).
C ( ) A prática de jogos educativos na educação infantil tem função de criar regras para o bom desempenho dos alunos e para a comparação e medição de habilidades.
D ( ) A concepção de jogos na educação infantil passa pela necessidade de se criar uma cultura da competição e meritocracia na escola desde cedo.
E ( ) Jogos na educação infantil são definidos pelas brincadeiras criadas pelas próprias crianças, sem a intervenção de um adulto.
28 Leia o seguinte trecho de artigo: ?
“Bruner (1986) aponta cinco funções da brincadeira: 
1) redução das consequências de erros e fracassos, sendo uma atividade que se justifica por si mesma; 
2) exploração da intervenção e da fantasia; 
3) imitação idealizada da vida; 
4) transformação do mundo, segundo os
nossos desejos; 
5) diversão”.
A brinquedoteca é um lugar privilegiado para o desenvolvimento de brincadeiras espontâneas, de acordocom o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica. Nesse sentido, é correto afirmar:
A ( ) A brincadeira desenvolvida dentro da brinquedoteca deve ser monitorada e realinhada com os objetivos do professor, sempre que as crianças alterarem os sentidos de uso dos brinquedos.
B ( ) A brinquedoteca foi criada inicialmente em hospitais e por isso ela é direcionada às crianças com dificuldades de aprendizagem.
C ( ) As escolas e os centros de educação infantil públicos e privados são obrigados pelo Estado a criar e manter uma brinquedoteca
permanente.
D ( ) As crianças brincam o tempo todo e em todo lugar, por isso, a brinquedoteca é um lugar irrelevante em um ambiente escolar.
E ( x ) A brinquedoteca deve oferecer um espaço seguro e acolhedor para a criança, contando com brinquedos que estimulam todos os seus sentidos.
Você acertou!
“o professor que atuar na brinquedoteca não faz a intervenção direta com a criança. (...) é um espaço de brincar espontâneo” (livrobase,p. 213).
29 Leia o seguinte extrato de texto:
“A brincadeira do faz de conta ou também conhecida como jogo simbólico é uma atividade lúdica importante para as crianças desenvolverem sua autonomia, é através da interação com as pessoas e objetos do seu meio que elas têm oportunidades de expressar suas aprendizagens, porque não estarão apenas brincando, mas sim desenvolvendo sua imaginação, criatividade e controlando as suas ansiedades e medos”.
O faz de conta, é uma forma de brincadeira que pode ser direcionada para um fim pedagógico, como, por exemplo o desenvolvimento da
linguagem. Sobre esse assunto, conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é correto afirmar que:
A ( x ) O faz de conta é uma forma de dramatização, que desenvolve a capacidade de representação da criança, com recursos gestuais
intencionais.
Você acertou!
conforme teoria de Cocco, 1996: “a criança começa a reproduzir recursos gestuais de modo intencional e sistemático” (livro-base, p. 121).
B ( ) A brincadeira do faz de conta deve ser direcionada pelos professores com o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos na condição de alfabetização.
C ( ) O desenvolvimento da linguagem depende da reprodução da escrita.
D Todos os jogos simbólicos criados pelos alunos precisam ser mediados pelos professores.
E ( ) A brincadeira do faz de conta da criança normalmente envolve animais e seres humanos sem diferenciação. Por isso, é preciso que o professor faça a intervenção e apresente a diferença entre animais e seres humanos.
30 Leia a seguinte afirmação:
“Os mediadores-brinquedistas devem ter: (a) conhecimento dos princípios gerais do desenvolvimento infantil e profunda compreensão da realidade socioeconômica e cultural da população com a qual está interagindo; (b) capacidade para criar relações empáticas e não autoritárias e (c) conhecimento de recursos mediacionais, e sua importância para o desenvolvimento infantil”. Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, marque a alternativa correta a respeito da brinquedoteca:
A ( ) A brinquedoteca é um espaço organizado dentro de uma biblioteca, onde as crianças devem permanecer em silêncio e observando o ambiente.
B ( ) A brinquedoteca pode ser organizada dentro de uma sala de aula normal, em que os brinquedos ficam guardados dentro de armários ou em prateleiras suspensas.
C ( ) A brinquedoteca pode ser entendida como um “parquinho” coberto. Ambos têm a missão de desenvolver as funções motoras e as brincadeiras sinestésicas.
D ( ) O adulto tem o papel de assumir posturas autoritárias e rígidas, reprimindo brincadeiras violentas dentro de uma brinquedoteca.
E ( x ) É desejável que o professor participe das brincadeiras, sendo mediador e ajudando as crianças a brincar, porém sempre respeitando suas imaginações.
Você acertou!
“o professor que atuar na brinquedoteca não faz a intervenção direta com a criança. [...] é um espaço de brincar espontâneo” (livrobase,p. 213).
31 A imagem a seguir ilustra o Tangram, um quebra-cabeças de provável origem chinesa formado por 7 peças:
Esse quebra-cabeças pode ser utilizados em diversos jogos com intencionalidade pedagógica. Conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, marque a alternativa correta sobre a concepção do pensador Piaget a respeito dos jogos:
A ( ) Para Piaget, o jogo é fundamental para o desenvolvimento da criança, na medida em que este jogo seja direcionado para atividades exclusivamente motoras.
B ( ) Os jogos, para Piaget, podem ser uma grande alternativa para que os professores possam desenvolver métodos de avaliação precisos.
C ( ) Para Piaget, o jogo é entendido como sinônimo de brincadeira.
D ( x ) Existem, segundo Piaget, quatro sucessivos sistemas de jogos: o jogo de exercício; o jogo simbólico; o jogo de regras; e o jogo de construção.
Você acertou!
Piaget (1976) propõe quatro sucessivos sistemas de jogos: o jogo de exercício; o jogo simbólico; o jogo de regras; e o jogo de
construção” (livro-base, p. 54).
E ( ) Os jogos, para Piaget, são criações exteriores à criança, ou seja, são ações mediadas em um meio específico e que passam despercebidas pela mente.
32 Leia o seguinte extrato de texto:
“O ano de 2006 representa, seguramente, um marco na história das políticas públicas em relação à infância das crianças brasileiras e às suas experiências de escolarização. Trata-se do momento em que se oficializou uma mudança de grande importância para o sistema escolar: a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos”.
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, o ensino fundamental de 9 anos deve primar pelas diferentes linguagens. Nesse sentido, analise as seguintes afirmativas:
I. Quando o aluno do ensino fundamental apresenta algum tipo de dificuldade de aprendizagem, o professor deve repetir o método de ensino.
II. As diferentes linguagens que devem ser utilizadas com alunos do ensino fundamental são em síntese: corporal, oral e escrita.
III. Os jogos no ensino fundamental são ferramentas pedagógicas para desenvolver autoconhecimento e autonomia nos educandos.
Agora, assinale a alternativa correta:
A ( x ) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Você acertou! Apenas as alternativas II e III estão corretas, conforme o livro-base: “o educando aprende com sua interação com o meio [...]. Expressa seus sentimentos de alegria [...], desenvolvendo autoconhecimento, a autonomia e a perseverança”. Já a alternativa I
estaria correta se falasse: “o professor deve alternar entre os métodos de ensino, utilizando as diferentes linguagens” (livro-base, p.103).
B ( ) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
C ( ) Apenas a alternativa III está correta.
D ( ) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
E ( ) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
33 Leia o seguinte trecho de artigo:
“Divergindo de outros países, o Brasil introduz a brinquedoteca como alternativa para dispor de brinquedos, mas acaba destruindo a riqueza do lúdico ao transformá-la em equipamento escolar, em sala ambiente com pouco uso, como vitrine decorativa ou espaço para
demonstração de atividade didática”.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, marque a alternativa que identifica corretamente o papel da brinquedoteca:
A ( ) A brinquedoteca é um espaço organizado para crianças, jovens e adultos e tem o papel claro de criar condições de leituras e contação de histórias.
B ( x ) A brinquedoteca tem o papel de estimular nas crianças o brincar, a partir do acesso a uma variedade de brinquedos. Você acertou! “a brinquedoteca estimula a interação [...], a variedade de brinquedos” (livro-base, p. 212,213).
C ( ) A brinquedoteca no espaço escolar atualmente tem o papel de estimular o brincar em crianças com dificuldades motoras e de aprendizagem, como forma de suprir as necessidades de inclusão.
D ( ) A brinquedotecatem o papel fundamental e exclusivo de criar situações de conflito para que os professores possam mediar e ensinar as crianças a serem solidárias.
E ( ) A brinquedoteca apresenta características semelhantes ao espaço do recreio e é utilizada pelas crianças apenas nesses intervalos.
34 Considere a seguinte afirmação:
“No espaço da sala de aula, a criança procura satisfazer seus desejos não realizáveis imediatamente envolvendo-se em um mundo imaginário, onde os não realizáveis podem ser concretizados; a este mundo é que se chama da brincadeira”.
Sobre os conceitos de brincadeira, brinquedo e jogo abordados no livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica,
assinale (V) para a(s) alternativa(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) alternativa(s) Falsa(s):
I. ( ) O jogo é caracterizado pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos.
II. ( ) A brincadeira caracteriza-se por iniciar pela imaginação e despir-se de intencionalidade na ação.
III. ( ) A regra não se faz necessária no decorrer da brincadeira.
IV. ( ) Os brinquedos nada mais são do que a imaginação colocada em prática.
Nota: 10.0
A ( ) V – F – F – V
B ( x ) V – V – F – V
Você acertou! Sequência correta: “Os brinquedos, nesse contexto, nada mais são do que a imaginação colocada em prática”; “O jogo é caracterizado pela presença de regras” (livro-base, p. 49 e 53).
C ( ) F – F – F – V
D ( ) V – V – V – F
E ( ) F – V – F – V
35 Considere a seguinte passagem de texto:
“No contexto atual da educação infantil os brinquedos têm dois usos com significações distintas: educadores que valorizam a socialização adotam o brincar livre, e os que visam à escolarização ou aquisição de conteúdos escolares, o brincar dirigido e os jogos educativos”. O brinquedo é um objeto que dá suporte ao jogo e à brincadeira, de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica. Sendo assim, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Brinquedo.
2. Brincadeira .
3. Jogos educativos.
( ) Momento de interação espontânea da criança com o outro, sozinha ou com a natureza.
( ) É um objeto em que a criança atribui diversos sentidos e significados e dá suporte à brincadeira.
( ) Recursos pedagógicos que favore cem a construção do conhecimento dos alunos, em todos os seus sentidos.
Agora, marque a sequência correta:
A ( ) 1 – 2 – 3
B ( X ) 2 – 1 – 3 Você acertou! Brinquedo: “brinquedo dá suporte à brincadeira”; Brincadeira: “é apontada
como uma atividade espontânea da criança, sozinha ou em grupo”. Jogos Educativos: “atividades que auxiliam a criança a interpretar o significado dos estímulos orais, visuais, táteis” (livro-base,
p. 48, 50 e 148).
C ( ) 3 – 2 – 1
D ( ) 3 – 1 – 2
E ( ) 1 – 3 – 2
36 Questão 4/10 - Ludicidade
Leia o seguinte extrato de texto:
“Acredito que uma educação voltada para a integração dos vários aspectos do ser humano — corporal, emocional, mental, e espiritual, traga possibilidades a cada educando (e a cada educador) de se conhecer um pouco mais, de se relacionar melhor consigo mesmo e com o outro, 
possibilidades de se expressar de forma mais espontânea e criativa”. Apreender os sentidos do Lúdico na escola é tarefa dos professores e pedagogos. De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é correto afirmar que:
A ( ) O lúdico encontra-se em brincadeiras entre crianças que estão entrando na fase de “pré adolescência”.
B ( ) Ludicidade e infância são conceitos divergentes e devem ser tratados de forma separada.
C ( ) A ludicidade na infância, quando estimulada, promove o disciplinamento e a individuação.
D ( X ) A formação lúdica se assenta em pressupostos que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade e a busca da afetividade. (“A formação lúdica se assenta em pressupostos que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade e a busca da afetividade, a nutrição da alma” livrobase, p. 28).)
E ( ) A ludicidade está presente na infância nos momentos com seus familiares. A escola deve se resguardar ao papel de ensinar conteúdos.
37 Leia a seguinte poesia:
O Cavalinho branco (de Cecília Meireles).
À tarde, o cavalinho branco, está muito cansado: mas há um pedacinho do campo, onde é sempre feriado. O cavalo sacode a crina, e nas verdes ervas atira, sua branca vida. Seu relincho estremece as raízes, e ele ensina aos ventos, a alegria de sentir livres, seus movimentos. Trabalhou todo o d ia, tanto! desde a madrugada! Descansa entre as flores, cavalinho branco, de crina dourada!
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, o movimento e o controle do corpo são bases para a aprendizagem, tanto para crianças quanto para adultos. Sobre essa temática, marque a alternativa correta: “A formação lúdica se assenta em pressupostos que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade e a busca da afetividade, a nutrição da alma” (livrobase, p. 28).
A ( ) Os jogos começam a aparecer naturalmente no comportamento dos seres humanos a
partir dos 6 anos, como forma de ampliar o desenvolvimento sensório-motor.
B ( ) Os jogos na infância são ações individuais em que as crianças reproduzem movimentos
instintivos e inatos.
C ( ) As crianças criam movimentos e controle do corpo entre os 2 e os 4 anos, voltando a ter
essa capacidade na vida adulta, por volta dos 20 anos.
D ( ) Os movimentos apreendidos através dos jogos na infância são necessários para que na vida adulta o indivíduo necessite menos de atividades lúdicas para se desenvolver.
E ( X ) O jogo é um impulso lúdico do próprio ser humano, e favorece o desenvolvimento dos movimentos do corpo, principalmente nos períodos chamados por Piaget de “sensório-motor”. 
(“O ser humano possui um impulso lúdico já nos primeiros meses de vida, na forma do chamado jogo de exercício sensório motor. [...] reaparecem após os 2 anos [...], já no adulto [...] com a finalidade de obter prazer em exercer seus novos poderes” (livro-base, p. 90,91).
 
‘38) Leia o seguinte extrato de texto:
“A legislação brasileira reconhece explicitamente o direito de brincar, tanto na Constituição Federal (1988), artigo 227 quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA (1990), artigos 4º e 16, mas ainda não oferece as condições para que esse direito seja exercido plenamente por todas as crianças. Outros direitos e princípios do ECA guardam direta relação com o brincar, dentre os quais destacamos, direito ao lazer (art. 4º), direito à liberdade e à participação (art. 16), peculiar condição de pessoa em desenvolvimento (art. 71)”.
Sobre o direito de brincar, segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, aponte algumas condições para que a criança tenha plena realização desse direito em uma escola:
Resposta. Nota: 10.0
A criança tem direito de ter momentos de brincadeiras livres na escola, independente da mediação do professor. A utilização do lúdico
como recurso pedagógico é uma forma de garantir o direito das crianças de brincar, de ensino e de aprendizagem. Ou ainda, “ao
observarmos as crianças em momentos livres, fica evidente que o jogo está presente na escola, independente da mediação do
professor. Porém, quando a expressão lúdica da criança é mediada de maneira a intervir no seu processo de ensino e aprendizagem,
essa expressão pode garantir seu direito a uma educação que respeite seu processo de construção do pensamento” (livro-base, p.
98,99).
Resposta:
criação de uma brinquedoteca, construção de jogos,faz de conta ,e tempo na rotina para essas atividades .
39) Leia o seguinte extrato de texto:
“A pergunta que cabe formular, portanto, é a seguinte: a escola está oferecendo atividades lúdicas e prazerosas? Lúdica no sentido de oportunizar à criança, momentos de jogos e brincadeiras, a formulação de conceitos, a capacidade de estabelecer relações lógicas e cognitivas,possibilitando a construção do conhecimento e o desenvolvimento, permitindo que ela conheça o mundo”.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, ao brincar, a criança está aprendendo. Sendo assim, descreva as condições adequadas de um espaço escolar para que o lúdico seja de fato uma ação pedagógica:
Resposta Nota: 20.0
A preparação de um ambiente lúdico em sala de aula prioriza as condições espaciais, sonoros, visuais, formas, cores, texturas etc. O
professor que trabalha com os jogos como recurso pedagógico tem que saber lidar com emoções muito fortes, vindas dos seus alunos.
Se o espaço não estiver adequado e aberto às possibilidades diferentes de expressões, os jogos não adquirem caráter pedagógico
(livro-base, p. 129-130).
Resposta:
Favorece a o aluno ser sujeito ativo na construção do conhecimento , na assimilação e na descoberta da importância do codico
linguístico a atividade permite a ação pensamento proporcionando as construção da relações. O professor que realiza atividades lúdicas
em sua pratica pedagógica ira perceber que o aluno ira fazer uso da linguagem real ,natural significativa e vivenciada muitas vezes
reproduzindo gestos de modo intencional e sistemático
40) Considere o extrato de texto a seguir:
“Pode-se perguntar, pois, por que o discurso didático esvazia o texto literário de seu potencial, congelando-o em definições e classificações, ou usando-o com outros objetivos tais como transmitir conhecimentos, ensinar regras morais [...]. Em nome da literatura, tais procedimentos, muito usados nos livros didáticos, como já analisado por Magda Soares, quando fala daquilo que chama de ‘escolarização inadequada’, acabam por deformar o leitor ou afastá-lo do texto definitivamente”.
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a escolarização e a literatura infantil, responda, de forma sucinta, à seguinte questão: No que consiste o fenômeno que foi apresentado no livro-base como a “literatura escolarizada”? Explique esse fenômeno, apresentando suas particularidades, bem como o comparando com o processo de “literatizar a escolarização infantil”, apresentando as diferenças entre ambos.
Resposta. Nota: 20.0
O aluno deverá explicitar as particularidades que expliquem do que se trata a “literatura escolarizada”. Para tanto, deverá apresentar em sua argumentação os seguintes pontos: 1. Evidenciar que a “literatura escolarizada” se dá pelo processo no qual a escola toma a literatura infantil para si, didatizando-a e a pedagogizando para atender aos seus fins. Nesse processo, a escola se apropria de um texto que existe para o leitor e para a leitura fora da escola, mas que, ao ser levado para escola, tem a sua natureza artística suprimida e passa a ser usado com a função de favorecer a aprendizagem, virando um pretexto e não um fim em si mesmo. 2. O processo de literatizar a escolarização infantil se dá, quando já em sua origem um texto é produzido com o objetivo de servir à escola, obedecendo aos seus objetivos e destinando-se à clientela escolar. Os textos produzidos nestas condições não têm em sua origem a função estética da produção artística, mas sim são produzidos como textos didáticos ou paradidáticos, os quais não têm como função a expressão artística, mas sim o encaminhamento de uma aprendizagem já estipulada (livro-base, p. 62,63).
Segundo consta no livro-base: “Numa primeira perspectiva podem-se interpretar as relações entre escolarização de um lado e literatura infantil de outro como sendo a apropriação pela escola da literatura infantil: nesta perspectiva, analisa-se o processo pelo qual a escola toma para si a literatura infantil, escolariza-a, didatiza-a, pedagogiza-a, para atender a seus próprios fins – faz dela uma literatura escolarizada. Uma segunda perspectiva sob a qual podem ser consideradas as relações entre escolarização, de um lado, e literatura infantil de outro, é interpretá-las como sendo a produção para a escola de uma literatura destinada a crianças: nesta perspectiva, analisa-se o processo pelo qual uma literatura é produzida para a escola para os objetivos da escola, para ser consumida na escola pela clientela escolar – busca-se ‘literatizar a escolarização infantil’ (Soares; Evangelista; Brandão; Machado 1999 p. 17). Na primeira situação, temos um processo de apropriação do texto que existe para a leitura fora do ambiente escolar e que, ao ser submetido às normas do sistema, é obrigado a encolher-se e a submeter-se aos objetivos da aprendizagem. Nesse caso, a literatura arte pode ser reduzida a um pretexto. No segundo caso, já temos a submissão de início. A obra produzida atende, já na origem, aos objetivos do sistema escolar; propõe-se, portanto, mais como texto didático ou paradidático do que propriamente como literatura” (livro-base, p. 62,63). Resposta:
forçar o aluno a ler colocando em situação onde ele cria barreiras e ao invés de aprender ele acaba não gostando de ler ou aboli a literatura sendo que o objetivo da literatizar a escolarização infantil é proporcionar a interação do aluno com a literatura escrita de forma prazerosa e lúdica respeitando o interesse e o ritmo de cada um.
41) Leia a seguinte afirmação:
“No espaço da sala de aula, a criança procura satisfazer seus desejos não realizáveis imediatamente envolvendo-se em um mundo imaginário, onde os não realizáveis podem ser concretizados; a este mundo é que se chama da brincadeira”.
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, destaque as principais diferenças entre brincadeiras, brinquedos e jogos.
Resposta. Nota: 20.0
Os jogos são caracterizados pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos. As brincadeiras caracterizam-se por se iniciarem pela imaginação, sem intencionalidade imediata. Mas a regra se faz necessária no decorrer da brincadeira para
organizar os conflitos. Os brinquedos nada mais são do que a imaginação colocada em prática, uma rica exploração sensorial, motora, simbólica e cultural. (livro-base, p. 49 - 53).
Resposta:
os jogos educativos e o brinquedo por meio dele o aluno ira desenvolver o saber conhecimento e apreensão do mundo de forma prazerosa o professor ao fazer uso do brinquedo em sua pratica pedagógica contribuirá para que o aluno desenvolva interatividade (social) afetividade a construção mental (cognição) potencializando a situação do ensino aprendizagem e do desenvolvimento infantil
42) Atente para a seguinte citação:
“Talvez o maior problema que estamos enfrentando nos dias atuais é como fazer com que a escola resgate a dimensão lúdica e prazerosa da Literatura, quando professores foram formados para impor, julgar e avaliar a capacidade de leitura de crianças e jovens. [...] E o pior de tudo é que muitos dos professores não gostam de ler”.
De acordo com os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, o trabalho com a literatura deve contar com um professor apto à escolha de obras apropriadas ao leitor infantil e ao emprego de recursos metodológicos eficazes que estimulem a leitura suscitando a compreensão das obras e a verbalização pelos alunos do sentido apreendido. Para que o professor
possa realizar essas duas tarefas, ele deve estar habilitado a exercer um conjunto de ensinamentos. Cite ao menos três deles.
Resposta. Nota: 16.0
Espera-se que o aluno seja capaz de apontar três habilidades que o professor deverá possuir como mediador entre a literatura e o leitor, as quais serão apresentadas a seguir:
“O trabalho com a literatura deve contar com um professor apto à escolha de obras apropriadas ao leitor infantil; ao emprego de recursos metodológicos eficazes que estimulem a leitura suscitando a compreensão das obras e a verbalização pelos alunos do sentido apreendido. Para que o professor possa realizar essas duas difíceis tarefas cumpre que o sistema superior de ensino possa habilitá-lo
levando-oa adquirir um conjunto de ensinamentos como: 
a) o conhecimento de um acervo literário representativo; 
b) o domínio de critérios de julgamento estético que permitam a seleção de obras de valor; 
c) o conhecimento do conjunto literário destinado às crianças considerando-se sua trajetória histórica (origem evolução) assim como os autores atuais nacionais e estrangeiros mais representativos; 
d) a manipulação de técnicas e métodos de ensino que socorram e auxiliem o mestre no processo de incremento e estímulo à leitura (livro-base, p. 41,42).
Resposta:
o professor deve dominar conhecimento sobre o texto literário , esperado que o professor trabalhe com literatura ter conhecimento e desenvolver juntos ao seus alunos técnicas métodos de ensino que promovam ensino e aprendizagem.
43) Leia a seguinte afirmação:
“A imagem de que a educação infantil é um espaço de recreação anuncia o preconceito, entre outras coisas, em relação ao lúdico, ao valor educativo das brincadeiras, do jogos, dos contos de fadas, enfim, da fantasia. Entre brincar estudar, dilema proposto por Cecília Meireles, constata-se que, aos poucos, a educação infantil está optando pelo estudo (pela disciplina)”. O livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica aponta para a fantasia como inerente à infância. 
Os jogos são caracterizados pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos. As brincadeiras caracterizam-se por se iniciarem pela imaginação, sem intencionalidade imediata. Mas a regra se faz necessária no decorrer da brincadeira para organizar os conflitos. Os
brinquedos nada mais são do que a imaginação colocada em prática, uma rica exploração sensorial,
motora, simbólica e cultural. (livro-base, p. 49 - 53).
Destaque os motivos pelos quais o professor precisa reconhecer a importância da fantasia para as crianças. 
Resposta:
“Vygotsky defende que a criança necessita de tempo e espaço para identificar e construir sua própria realidade e o faz por meio da prática da fantasia” (livro-base, p. 97).
44) Leia o seguinte extrato de texto:
“O professor-lúdico é aquele capaz de acolher as produções lúdicas da criança e reconhecer nelas sua íntima ligação com o aprender. No jogo compartilhado com a criança, acolher as fantasias, provocar o despertar da criatividade e do desejo de saber”. De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, o movimento e o controle do corpo por meio das brincadeiras e jogos são bases para a aprendizagem, principalmente no período chamado por Piaget de jogo de exercício sensório-motor. Descreva este período:
Resposta:
O jogo é um impulso lúdico do próprio ser humano, e favorece o desenvolvimento dos movimentos do corpo, principalmente nos períodos chamados por Piaget de “sensório-motor”. De acordo com o livrobase: Há um impulso lúdico já nos primeiros meses de vida, com movimentos simples de amadurecimento motor, com valor exploratório. “O ser humano possui um impulso lúdico já nos
primeiros meses de vida, na forma do chamado jogo de exercício sensório-motor. [...] reaparecem após os 2 anos [...] e já no adulto [...] com a finalidade de obter prazer em exercer seus novos poderes” (livrobase, p. 90-91).

Continue navegando