Buscar

CASO 03

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO I - CCJ0024 
Descrição
1- Kariana e Mariana residem no Pensionato de Ester, local em que dormem e realizam as suas refeições, já que Gabriela, proprietária do pensionato, contratou Abigail para exercer as funções de cozinheira. Jaqueline e vários colegas alugaram uma casa e contrataram Helena, responsável pela limpeza casa, além de cozinhar para os estudantes moradores. Analisando a situação concreta apresentada responda aos seguintes questionamentos: 
a) Abigail e Helena possuem relação de emprego com o Pensionato e os alunos da residência respectivamente? Justifique. 
b) Se positiva a opção "a" esclareça se Abigail ou Helena possuem vínculo de emprego doméstico? Em caso positivo, a empregada doméstica possui direito a estabilidade pela gravidez? Justifique.
QUESTÕES OBJETIVAS - 
1- Paulo é trabalhador urbano, Pedro é trabalho rural e Mario é empregado doméstico. De acordo com a Constituição Federal Brasileira os três têm direito: 
a) a remuneração do trabalho noturno superior a do trabalho diurno; 
b) ao piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho; 
c) ao pagamento de horas extras com adicional de no mínimo 50% (cinquenta por cento); 
d) a licença paternidade nos termos da lei; 
e) aos depósitos compulsórios do FGTS;
Desenvolvimento
Caso 1
a) Sim. Além da habitualidade das atividades de Abigail e Helena, estão presentes os outros requisitos para validação da relação de emprego, tais como, pessoalidade, trabalho por pessoa física, onerosidade, subordinação e habitualidade.
b) Apenas Helena possui vínculo de emprego doméstico, de acordo com o art. 1º da Lei 5.859/72, ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial destas, aplicam-se o disposto nesta lei. Com relação à estabilidade pela gravidez, é assegurado pelo art. 4º - A da LEI 5.859/72, é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada doméstica gestante desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. 
Questão objetiva
d) a licença paternidade nos termos da lei.

Continue navegando