A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Apanhadão MAMC

Pré-visualização | Página 4 de 10

Ap rimorou o olhar ao s...basicamente, arte da paisagem. Esse movime nto artístico é chamado d e: 
R: B) Land Art. 
50- A cr iança quando lê o s quadrinhos, revive o universo sonoro, rítmico e visual: 
R- A Complementando com a imaginaçã o as situações s ugeridas pe las vi nhetas, pois a relação entre a criança e os q uadrinhos é a tiva. Sabemos que a a ção n esse tipo de texto pode co meçar pela primeira vinheta e concluir- se na segunda, pulando t odas as passagens intermediárias. 
51- O impressionismo foi u m d os movimentos i naugurais da arte moderna. Surgiu na Fr ança na seg unda metade...Monet, Manet, Renoir, De gas, Sisley e Pissar o...impressionismo bu scava: 
R- A) Captar as impressões visuais - o que o o lho do pintor vê – mais do que copiar fie lmente os objetos da realidade. 
52- Ob serve a rep rodução a seguir: OBS: U ma tela “ O Grito” de Ed vard Munc. Após analis ar a xilogravura, é correto afirmar que: 
R- B) Expressa as e moções h umanas e interpreta as angústias. 
53- Alguns historiad ores determinam um no me para os p intores que retratam os senti mentos. Eles se preo cupavam....apreciado res. Conhecemos este movi mento com o nome de: 
R- C) Expres sionismo. 
54- Os mitos da Gr écia Antiga elaboram conflitos do ho mem.... existência. Muitos dos te mas trabalhado s naqueles... morre afogado diante do encanta mento com sua próp ria image m r efletida nas ág uas de u m rio. 
( te m a i magen de Narciso no r io). Qual é a interpretação da obra mais pertine nte á disciplina Meto dologia de Arte e Movimento: Corp oreidade? 
R- E) A corporeida de sempre foi um tema privilegiado nas artes, desde as pinturas ru pestres até o s dias atuais . 
55- O movimento hip-hop é tão urbano q uanto as gra ndes construções de . No hip -hop os jovens usam as e xpressões ...política. “ 
Enraizado nas ca madas pop ulares urbanas...co res muito vivas. De aco rdo co m o texto, o hip -hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais caracter ísticas que podem ser utilizadas p edagogicamente :
R- C) A a firmação do s socialmente excluídos e a combinação de linguagens. 
56- U ma estudante do Curso de Pedagogia observa, durante o estágio, uma cria nça utiliza ndo um cab o de vassoura p ara p uxar seu brinquedo que rolou para debaixo do armário e reflete sobre o s diferentes aspecto s do desenvolvimento, d estacando o que corresponde àq uela situação, a fi m de registra -la no relatório sob re a criança. Embora vários aspectos do d esenvolvimento esteja m presente na situação descrita, qual é o pr edomina nte? 
R- C) Intelectual. 
57- No texto Educação Infanti l: movimentos criativos, compreendemos a importância. ..cada aluno, cabendo ao professor: 
R- B) Considerar o ponto de partida de cada criança, no início do bimestre considerando seus avanços suas dificuldades e limitações ao lo ngo do semestre letivo. 
58- No processo de ensino-apr endizagem e m Educação Fís ica...valorizadas, p que possa organizar e ut iliz ar sua motricidade na expressão de: 
R- E) Todas as alt ernativas anteriore s estão corretas. 
59- Na escola, d epois de passarmos pela pedagogia trad icional...tendendo ser mais rea lista e crítica . Em Artes, a par tir desse m ome nto histórico, e ncontramos a p rofesso ra e escrito ra Ana Mae Bar bosa. 
R- E) Que reco nhece a relevância do processo histórico do ensino da arte e começa a difundir e orienta r a “ metodologia triangular” que integra três facet as do conhec imento de arte o “fazer artístico” , “a analise de obras a rtísticas” e a “historia da arte”. 
60- A criança se expressa naturalmente ,co m muita emoção,tanto no aspecto verbal co mo nos aspectos plá sticos e corp orais. Para iniciar o processo de formação do conhecimento da arte à criança , deve mos : 
E) Entender a importância das linguagens exercitadas co m os parc eiros de classe. Pa ra criar o clima artístico ,elas devem ser fantasiosas e e motivas. 
61- O conceito de corp o q ue, de certo modo, foi to mado como objeto de estudo tanto pela Educação Física como p ela Medicina e Saúde Pública serviu co mo pano de fundo nessa discussão ... Quais são eles? 
A) Olimpíada ,Ditadura e Co pa do mundo. 
62- A obra de Botero ilustrada a seguir é representativa d o Mod ernismo que foi u m mo vimento artístico e literário que se desenvol veu 
entre os séculos XIX e XX Como o autor no meou essa pin tura? 
B) Prima Donna 
63- O(s) pr incípio(s) do Fauvis mo é(er am): 
E)Uso exclusivo das cores puras, co mo saem das bisnag as e manchas largas, formando grandes pla nos. 
64- Esteban Levin, p sicomotricista argenti no, sugere que os movimentos corpor ais sejam incluídos nas a tividades de todas as disciplinas.... quando ele intro duziu a id eia de q ue: 
C)O movimento d o corpo tem caráter p edagógico , tanto pelo gesto em si quanto pelo q ue a ação representa 
65- A criança se expressa naturalmente ,co m muita emoção,tanto no aspecto verbal co mo nos aspectos plá sticos e corp orais. Para iniciar o processo d e formação do conhecimento da arte à criança ,devemos : 
E) Entender a i mportância das linguagens exercitadas c om os parceiros de classe. Pa ra criar o cli ma artístico ,elas deve m ser fantasiosas e e motivas. 
66- O planej amento e xplica os pr incípios , as diretrizes ,os pro cedimentos do trabalho d ocente. Sua elabor ação te m co mo função preparar as aulas e fazer a seleção do material, isso facilita, e orienta o pro fessor e m sala d e aula .O relatorio da Organiz aç ão Mundial de Saude (OMS) ... .O movimento na ed ucação I nfantil é pr emissa básica para u m d esenvolvimento integral e saudável .Para isso acontecer: 
E)A experiencia de interação social explora atividades e m que a criança busca entender e comparar sua ação ,a fim de saber rel acionar-se co m os outros em situações de movi mento bem planejados respeita ndo seu desenvolvimento físico e motor. 
67- Com base nos parâmetros curriculares nacio nais (pcn), na educação física, o 'movimentar" é vislumbrado como uma ação construída pelo indi viduo no dia a dia.e m relação ao proce sso de ensino -apr endizagem, o " movimentar" d esenvolve-se efetiva mente quando: 
D) parte da ação intencional durante a participa nas manifestaçõ es, nas ex pressões,nos funda mentos e nos critér ios da cultura de movimento. 
68- E m 18 16,desembarca no R io de Janeiro,entãoi capital do reino d e P ortugal,Brasil e Algarves, a Mis são Artística Francesa,liber ada por Lebr eton.Esta era co mposta por Debret, Rugendas,Eckout,Taunay e Grandj eam de Montigny,entre outros,tendo como p rincipal objetivo: 
E) Instituir o ensino de Bela s artes,pintar o Brasil e elevar o gosto na ex colônia. 
69- O s ar tesãos q ue tr abalhavam nas igrejas e demais monume ntos reli giosos na Colônia e nquadrava m -se nas atividades deno minadas ofícios mecânicos, organiza das em corpo rações q ue os habilitavam ao exercício da p rofissão... Com base no texto ap resentado, assinale a alternativa i ncorreta. 
E) Os artista s tra balhavam para vender seu s prod utos em sua oficinas e prec isavam da s igrejas ou do po der. 
70- A arte ab strata é u m fe nômeno r elativamente r ecente na h istória da arte ocidental, e mergindo nas pri meiras década s d o séc. XX, com a eclosão das va nguadas artisticas (Cubis mo, F uturismo, Neoplacitis mo, S uprematismo, Construtivis mo R usso). O próp rio da arte abstrata é: 
B) To mar a for mas plásticas (linhas, pon tos, pla nos e core s) como elementos autôno mo, que não re mete m a signifados exteriores. 
Que stõe s di scursi va s
1: M one t é um re pre se nta nte do I m pre ssioni sm o Obse rve a obra a b a i x o e e x pl i que a s ca ra cte rí stica s pri ncipa i s de sse m ovim e nto. 
¨*Há um a i m a ge m *p agina 28 do l i vro texto - Jardim da casa de Cl aude M onet em Gi verny. 
Re sposta : Im pres s ionis mo é um movim ent o que inic iou as grandes t endênc ias da arte,iníc io do s éc ulo X X . As princ ipais c aract erís ti c as dess

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.