A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Apanhadão MAMC

Pré-visualização | Página 8 de 10

algumas obras, o u seja , a rte. Existem vário s outr os conceitos, e pode mo s cita r 
ainda que a art e é uma exp eriência dos hu ma nos q ue possuem conheci mento em est ética, que transmitem e moções e ideias por meio de obras, como arquitetura , dança, desenho, escultura e outras manifestações que possue m s eu valor e presentatividade individual
prova
1- O impressionismo foi um dos movimentos inaugurais da arte moderna .Surgiu na França na segunda metade do século XIX ,tendo como protagonistas os pintores Monet, Manet , Renoir ,Degas, Sisley e Pissaro. Distintamente da arte dos períodos anteriores ,o Impressionsimo buscava: 
A) Captar as impressões visuais -o que o olho do pintor vê- mais do que copiar fielmente os objetos da realidade. 
2- Gallardo,Oliveira e Aravena (1998) defendem que a motricidade deve ser uma ação educativa ,que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos e das atitudes corporais da criança .Portanto, as aulas de Educação Física devem acontecer: 
I-Num ambiente que permita a estimulação e a motivação da criança para a aprendizagem. 
II- Com atividades lúdicas ,como jogos e brincadeiras, que possibilitem a construção da autonomia da criança 
III- Num processo progressivo de ampliação das habilidades físico-motoras ,afetivas e sociais. 
A) As alternativas I,II, e III estão corretas 
4- A criança se expressa naturalmente ,com muita emoção,tanto no aspecto verbal como nos aspectos plásticos e corporais. Para iniciar o processo de formação do conhecimento da arte à criança ,devemos : 
E) Entender a importância das linguagens exercitadas com os parceiros de classe. Para criar o clima artístico ,elas devem ser fantasiosas e emotivas. 
5- O conceito de corpo que, de certo modo, foi tomado como objeto de estudo tanto pela Educação Física como pela Medicina e Saúde Pública serviu como pano de fundo nessa discussão. Reconstituindo a história da Saúde pública no Brasil, no final do século XIX até nossos dias, situamos os conceitos de saúde e doença A definição de atividade física ,por sua vez, foi demarcada dentro do universo da Educação Física brasileira numa visão abrangente do discurso hegemônico atrelado à concepção de uma época, a qual verificamos por meio de alguns marcos históricos. Quais são eles? 
A) Olimpíada ,Ditadura e Copa do mundo 
6- No texto Educação Infantil: movimentos criativos ,compreendemos a importância das atividades ligadas à cultura corporal para favorecer o desenvolvimento da criança , desde a mais tenra idade. Para tanto,torna-se necessário sistematizar fichas de avaliação para acompanhar as evoluções de cada aluno, cabendo ao professor: 
B)Considerar o ponto de partida de cada criança ,no início do bimestre,considerando seus avanços ,suas dificuldades e limitações ao longo do semestre letivo 
7- A nova LDB em seu artigo 26, considera a Educação Física como uma disciplina integrada à proposta pedagógica da escola e como um componente curricular da Educação Básica Esta é constituída de três etapas: Educação Infantil ,Ensino Fundamental, e Ensino Medio Logo, a Educação Física escolar , perante a nova LDB ,passa por tres processos. Leia as afirmativas a seguir: 
I- Processo de inserção -acontece na Educação Infantil, em creches e pré-escolas ,mas que não se garante efetivamente na prática. 
II- Processo de exclusão curricular-obrigatório no Ensino Medio e no Ensino Superior 
III- Processo de permanência -escolha de frequentar ou não as aulas de educacao fisica 
IV- Processo de exclusão -divide-se em tres : exclusao iminente,exclusao mantida e exclusão sumária 
V- processo de permanencia -é aquele já garantido na antiga LDB *(lei 5692/71) ,na qual a Educação Física escolar é prevista para primeiro e segundo graus. 
Assinale a alternativa correta: 
E) As alternativas I,III,IV,V estao corretas 
8- A obra de Botero ilustrada a seguir é representativa do Modernismo que foi um movimento artístico e literário que se desenvolveu entre os séculos XIX e XX Como o autor nomeou essa pintura? 
* *há uma pintura (imagem) 
B) Prima Donna 
1: O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista. Sobre esse movimento, analise as seguintes características das pinturas: 
I - Deviam registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. 
II - Deviam ter contornos nítidos, pois as linhas são claras e definem o ser humano para representar imagens. 
III - As sombras deviam ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado. 
Assinale a alternativas correta: 
E)As alternativas I e III estão corretas. 
2: Segundo Betti, Gonçalves e Oliveira, o objeto de estudo da Educação Física é: 
A 
E)Todas as alternativas anteriores estão corretas. 
3: O(s) princípio(s) do Fauvismo é(eram): 
E)Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas e manchas largas, formando grandes planos. 
4: A criança, quando lê os quadrinhos, revive o universo sonoro, rítmico e visual: 
A)Complementando com a imaginação as situações sugeridas pelas vinhetas, pois a relação entre a criança e os quadrinhos é ativa. Sabemos que a ação nesse tipo de texto pode começar pela primeira vinheta e concluir-se na segunda, pulando todas as passagens intermediárias. 
5: Esteban Levin, psicomotricista argentino, sugere que os movimentos corporais sejam incluídos nas atividades de todas as disciplinas. Ao colocar o corpo e os gestos no centro do desenvolvimento infantil, os estudos sobre psicomotricidade estão ajudando a pedagogia a renovar-se e a redefinir novos princípios para o ensino. Suas primeiras linhas começaram a ser traçadas pelo psicólogo e filósofo francês Henry Wallon (1879-1962) em meados dos anos 1920, quando ele introduziu a ideia de que: 
C)O movimento do corpo tem caráter pedagógico, tanto pelo gesto em si quanto pelo que a ação representa. 
7: Na escola de Tiago existe uma prática da Educação Física que se apresenta distante da realidade concreta, desvinculada das situações da vida e alheia à possibilidade de criar aprendizagens significativas e prazerosas. Nesse tipo de prática pedagógica: 
I - O professor age como um mediador das relações sociais no espaço de aprendizagem. 
II - O aluno é o receptor do processo de ensino, tendo como parâmetro a hierarquia do saber e do fazer. 
III - A relação ensino-aprendizagem baseia-se na transmissão e na assimilação. 
IV - O ambiente de aprendizagem é lúdico e desafiador. 
Em relação às características apresentadas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s): 
B)As alternativas II e III estão corretas . 
2: Considere o conceito de Educação Física e assinale V *verdadeiro e F * Falso 
( )A Educação física é um termo usado para designar um conjunto de atividades físicas não competitivas 
( )A Educação Física é um termo usado para designar esportes com fins recreativos 
( )A Educação Física é a ciência que fundamenta a correta prática das atividades citadas 
( )A Educação Física diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico 
( )O esporte refere-se às diversas modalidades olímpicas 
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta: 
B) V-F-V-V-V 
3: Leia as afirmações a seguir : 
I- Experiência com o corpo: aqui o sujeito passa a interagir com o mundo por meio de seu corpo ,reelaborando conceitos que este formulará a partir de sua experiência individual e particular 
II- Experiência do corpo: voltada para o interior do indivíduo ,que graças ao movimento ,conhece, sente, relaciona as suas condições ,que antes eram naturais *contrair ,respirar etc tornando -as conscientes

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.