Buscar

história da educação fael

Prévia do material em texto

Muito se fala e se estuda sobre a presença dos jesuítas na história da educação. No entanto, outras ordens religiosas católicas tiveram importante participação no processo educacional ocorrido em território brasileiro. Parte deste silêncio sobre as demais ordens religiosas se deve ao fato de haver uma abundância de fontes historiográficas sobre os jesuítas e, em contraponto, uma aparente escassez de fontes sobre as demais ordens religiosas. No entanto, quebrando os paradigmas e rompendo o silêncio sobre o assunto, autores como Sangenis (2004) apontam para a atuação de outras ordens religiosas. Diante dessa temática, assinale a alternativa que apresenta a outra ordem que merece destaque na história da educação no período da colonização:
Escolha uma:
a. Os Menonitas.
b. Os Franciscanos.
Conteúdo:
Educação jesuítica. Foram os franciscanos os fundadores da primeira escola em território brasileiro, os iniciadores das missões junto aos indígenas, os sistematizadores de línguas nativas, os idealizadores de uma Igreja autenticamente ameríndia, os estudiosos de nossa história, da flora e da fauna, os propagadores de um cristianismo confraternizante, os promotores da educação e da cultura. A participação franciscana, na América e no Brasil, é tão expressiva que aludir ao terceiro franciscano Cristovão Colombo, descobridor deste Continente, ou a Frei Henrique Soares, que, em nossa terra, plantou a primeira cruz, parece-nos mera referência retórica (SANGENIS, 2004, [s.p.]). Página 32.
c. Os Somascos.
d. Os Capuchinhos.
e. Os Sabatistas.
Feedback
A resposta correta é: Os Franciscanos..
Podemos perceber que, por meio de mudanças metodológicas e conceituais, a história da educação vem ampliando o seu campo de pesquisa, atuação e participação em eventos e publicações, conferindo a si mais credibilidade entre os estudiosos da educação e entre os historiadores. São muitas as dificuldades que permaneceram das linhas tradicionais de pesquisa, porém, a história da educação está caminhando por rumos mais claros e evidentes ao privilegiar a cultura escolar, sem abandonar as visões sobre os demais aspectos nos quais a educação está envolvida (político, social, econômico, histórico e outros). Portanto, é certo enfatizar que, tudo que possui uma história e pode ser contextualizado para se compreender a realidade educacional pode ser estudado.
A partir desse embasamento, assinale a alternativa que apresenta alguns aspectos estudados pela atual história da educação.
Escolha uma:
a. Professores e funcionários de diversos tempos escolares; Administração e Arquitetura e suas linhas; Organização e planejamento do almoxarifado com os documentos de anos anteriores.
b. Arquitetura e Ambiente das instituições escolares; Organização e administração do tempo escolar.
c. Estrutura e dinâmica dos ambientes, retratos dos alunos provenientes da zona rural, cor, raça e religião de toda comunidade escolar.
d. Arquitetura escolar e história das instituições escolares; Tempos escolares; Relações de gênero na escola; Intelectuais da educação; Escola e poder; Legislação educacional; A escola e a religião.
Conteúdo:
História da Educação. Tudo que possui uma história e pode ser contextualizado para se compreender a realidade educacional pode ser estudado. Assim:
Alguns aspectos estudados pela atual história da educação são:
Arquitetura escolar e história das instituições escolares;
Tempos escolares;
Relações de gênero na escola;
Intelectuais da educação;
Escola e poder;
Legislação educacional;
Legislação educacional;
A escola e a religião. Página 18.
e. Segurança dos alunos, professores e demais funcionários em instituições escolares; Legislação escolar - no que se trata da Constituição Federal (LDB) regimento interno escolar.
Feedback
A resposta correta é: Arquitetura escolar e história das instituições escolares; Tempos escolares; Relações de gênero na escola; Intelectuais da educação; Escola e poder; Legislação educacional; A escola e a religião..
Muito se fala e se estuda sobre a presença dos jesuítas na história da educação. No entanto, outras ordens religiosas católicas, como os franciscanos, tiveram importante participação no processo educacional ocorrido em território brasileiro. Parte deste silêncio sobre as demais ordens religiosas pode se dar ao fato de haver uma abundância de fontes historiográficas sobre os jesuítas e, em contraponto, uma aparente escassez de fontes sobre as demais ordens religiosas.
Marque a alternativa que melhor relata a contribuição de Sangenis quanto a atuação dos franciscanos e outros grupos religiosos no processo educacional ocorrido em território brasileiro:
Escolha uma:
a. Foram para formar uma massa de trabalhadores técnicos em áreas.
b. Ressalta o fato de que, ao acompanhar as caravelas do primeiro desembarque ao Brasil, podemos considerar que os franciscanos representaram a primeira ordem religiosa católica que atuou na evangelização e educação do povo nativo.
c. Todas as alternativas relatam a contribuição de Sangenis quanto à atuação dos franciscanos.
d. Foram os franciscanos os sistematizadores de línguas nativas.
e. Foram os franciscanos os fundadores da primeira escola em território brasileiro.
Conteúdo:
Educação jesuítica. Segundo o autor, os franciscanos tiveram uma atuação contínua e ininterrupta na história da educação brasileira, em diferentes níveis educacionais, por isso é importante ressaltar a sua participação na construção educativa de nosso país. Página 32.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas relatam a contribuição de Sangenis quanto à atuação dos franciscanos..
Percebe-se que, por meio de mudanças metodológicas e conceituais, a história da educação vem ampliando o seu campo de pesquisa, atuação e participação em eventos e publicações, conferindo a si mais credibilidade entre os estudiosos da educação e entre os historiadores. São muitas as dificuldades que permaneceram das linhas tradicionais de pesquisa, porém, a história da educação está caminhando por rumos mais claros e evidentes ao privilegiar a cultura escolar, sem abandonar as visões sobre os demais aspectos nos quais a educação está envolvida. Neste contexto, assinale a alternativa correta a respeito dos aspectos que a história da educação não deixou de contemplar:
Escolha uma:
a. Político, social, econômico, histórico.
Conteúdo:
História da Educação. Os aspectos que a história da educação deve contemplar para que ocorram mudanças metodológicas dizem respeito a 4 visões. A política, pois é através dela que muitas leis são instituídas para que a educação possa ser de fato consumada;
a social, pois através da sociedade que muitas mudanças podem ocorrer nos mais variados níveis educacionais;
no econômico, pois as mudanças na economia podem afetar diretamente em projetos que a educação vise ou visou desenvolver;
e no histórico, porque é através da história que se conhece as mudanças que ocorrem ao longo dos anos dentro do contexto educacional. Página 18.
b. Econômico, esportivo, televisivo, social.
c. Progressista, social, esportivo, econômico.
d. Histórico, material, esportivo, econômico.
e. Televisivo, social, machista, tecnológico.
Feedback
A resposta correta é: Político, social, econômico, histórico..
O Ministério da Educação e Saúde Pública foi criado em 1930 e nomeou Francisco Campos como seu responsável. Em 1931, foi realizada a reforma do Ensino Secundário, que pretendia preparar o aluno para a entrada na universidade e prepará-lo para os setores da sociedade. Tendo como parâmetro os fundamentos apresentados, analise cada alternativa que segue, destacando aquela que melhor apresenta a divisão do ensino seriado e de frequência obrigatória:
Escolha uma:
a. Grupo Escolar, Ensino Médio e Ensino Superior.
b. Grupo Escolar, 1º Ciclo do ensino básico, 2º Ciclo do ensino básico.
c. Grupo Escolar, 1º ciclo do ensino secundário, 3º Ciclo do ensino regular.
Conteúdo:
(Grupo Escolar, 1º Ciclo do ensino secundário, 2º Ciclo do ensino secundário(pré-universitário). Esse sistema acabou sendo popularmente conhecido como 452. Página 53.
d. Ciclo do ensino, 1º Ciclo do ensino secundário, 2º Ciclo do ensino secundário.
e. Grupo Escolar, 1º Ciclo do ensino secundário, 2º Ciclo do ensino secundário.
Feedback
A resposta correta é: Grupo Escolar, 1º Ciclo do ensino secundário, 2º Ciclo do ensino secundário..
Ao final do séc. XV e início do séc. XVI, a economia e o comércio estavam mudando e, com isso, o pensamento educacional. Uma nova configuração de sociedade estava surgindo. Um fator que contribuiu para tal transformação foi a revolução tecnológica oportunizada pela invenção da imprensa, por Gutenberg, que ao produzir literatura em maior escala, permitiu o acesso ao conhecimento. O que antes estava restrito ao campo religioso passou a ser manuseado pelos leigos. A burguesia, classe em ascensão, tinha o desejo de ser alfabetizada para conseguir ler os textos clássicos e religiosos. Nesse contexto, surgiram movimentos contrários à Igreja Católica, que seriam chamados de:
Escolha uma:
a. Reforma Franciscana.
b. Reforma Agostiniana.
c. Reforma Protestante.
Conteúdo:
Grandes Navegações e a Reforma Protestante. O primeiro deles foi liderado pelo monge agostiniano Martinho Lutero, que, em 1517, declarou-se descontente com as práticas católicas (como a venda de indulgências) e escreveu 95 teses como forma de denunciar a corrupção que observava. A Reforma Protestante condenava a avareza, a usura e o paganismo. Também criticava a Igreja quanto a não deixar os seus fiéis fazerem a leitura e tirarem a sua própria interpretação dos textos sagrados. Lutero começou a traduzir a Bíblia para o alemão e incentivou a sua leitura. A Reforma não mudou apenas a forma como enxergar a religião, ela conseguiu mexer com as ditas estruturas educacionais, já que a leitura e a escrita não eram mais privilégio dos religiosos. Página 25.
d. Reforma Predicado.
e. Reforma Católica.
Feedback
A resposta correta é: Reforma Protestante..
A História da Educação, ao longo de toda a sua trajetória, passou por inúmeras mudanças na sua contextualização e na forma de compreender e analisar os fatos ocorridos na sociedade. Dentro deste contexto, quais são os objetos de estudados que caracteriza a atual história da educação? Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I-Relações de gênero na escola (divisão da escola entre meninos e meninas, as análises sobre escolas de meninos e escolas de meninas; as diferenças entre os uniformes masculinos e femininos; e outros).
II-A escola e a religião (escolas religiosas, escolas dirigidas por religiosos, a influência da religião na educação, etc.).
III-Estudos sobre a evolução humana e características de faixas etárias (um exemplo deste estudo é a análise das ideias de pensadores que estudaram sobre o desenvolvimento humano).
IV-Projetos sociais (desenvolvidos pela mídia, por empresas ou pelo governo para ajudar nas necessidades sociais).
V-Arquitetura escolar e história das instituições escolares (estudo de plantas escolares; como eram construídos os colégios e escolas; as mudanças e permanências no espaço escolar ao longo dos anos; locais e modos de construção; entre outros). Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente V é correta.
b. I, II, IV e V estão corretas.
c. Todas estão corretas
Conteúdo:
História da educação:
objeto de estudo. Relações de gênero na escola (divisão da escola entre meninos e meninas, as análises sobre escolas de meninos e escolas de meninas;
as diferenças entre os uniformes masculinos e femininos;
e outros);
A escola e a religião (escolas religiosas, escolas dirigidas por religiosos, a influência da religião na educação, etc.);
Intelectuais da educação (um exemplo deste estudo é a análise das ideias de pensadores envolvidos diretamente ou não com a escola). Página 18.
d. I, III e IV estão corretas
e. I, II e V estão corretas
Feedback
A resposta correta é: I, II, IV e V estão corretas..
Inicialmente, o projeto jesuíta tinha por finalidade a evangelização, seu interesse era espiritual, desejava-se a pregação, confissão e catequização. No entanto, gradativamente, a intenção de ensinar foi ocupando espaços maiores. Depois de se fazer presente em países como Portugal, Espanha e Alemanha, a Companhia de Jesus desembarcou no Brasil, no ano de 1549. Chegou à Bahia trazida pelo governador-geral Tomé de Souza. O primeiro líder jesuíta no Brasil foi o sacerdote Manuel da Nóbrega. Ao desembarcarem no Brasil, os jesuítas tinham um objetivo. Assinale a alternativa que corresponde a esse objetivo:
Escolha uma:
a. Catequizar todos que estivessem com vestimentas inadequadas.
b. Catequizar os índios e portugueses que não conheciam a palavra de Jesus.
c. Catequizar os povos nativos e educá-los para que se tornassem pessoas civilizadas (na visão do europeu).
Conteúdo:
Educação jesuítica. Catequizar os povos nativos e educá-los para que se tornassem pessoas civilizadas (na visão do europeu). Os indígenas precisavam sair do seu aparente ócio para uma postura produtiva. De início, o indígena foi visto como o “bom gentio”, mas a sua falta de insubordinação foi logo encarada como um empecilho. Sair do sistema de sobrevivência para o de acumulação não era algo fácil de ser ensinado pelos jesuítas. Em concordância com Shigunov Neto e Maciel (2008, [s. p.]), que partem do pressuposto de que “o fenômeno educacional não é um fenômeno independente e autônomo da realidade social de determinado momento histórico [...]”, acredita-se que o projeto de educação jesuítica no Brasil não se resumiu apenas a catequizar e ensinar a ler e a escrever em português. Página 26.
d. Catequizar os europeus.
e. Catequizar os descendentes e nativos.
Feedback
A resposta correta é: Catequizar os povos nativos e educá-los para que se tornassem pessoas civilizadas (na visão do europeu)..
Sangenis ressalta que, ao acompanhar as caravelas do primeiro desembarque ao Brasil, pode-se considerar que os franciscanos representaram a primeira ordem religiosa católica que atuou na evangelização e educação do povo nativo. Para o autor, não há dúvidas sobre a importância dos franciscanos para a educação brasileira, considerando que foram os franciscanos:
Escolha uma:
a. Os principais colonizadores do Brasil.
b. Os primeiros protestantes que surgiram.
c. Os fundadores da primeira escola em território brasileiro.
Conteúdo:
Educação jesuítica. Foram os franciscanos os fundadores da primeira escola em território brasileiro, os iniciadores das missões junto aos indígenas, os sistematizadores de línguas nativas, os idealizadores de uma Igreja autenticamente ameríndia, os estudiosos de nossa história, da flora e da fauna, os propagadores de um cristianismo confraternizante, os promotores da educação e da cultura. A participação franciscana, na América e no Brasil, é tão expressiva que aludir ao terceiro franciscano Cristóvão Colombo, descobridor deste Continente, ou a Frei Henrique Soares, que, em nossa terra, plantou a primeira cruz, parece-nos mera referência retórica (SANGENIS, 2004, [s. p.]). Segundo o autor, os franciscanos tiveram uma atuação contínua e ininterrupta na história da educação brasileira, em diferentes níveis educacionais, por isso é importante ressaltar a sua participação na construção educativa de nosso país. Página 33.
d. Os primeiros catequizadores da América.
e. Os primeiros a chegar no Brasil.
Feedback
A resposta correta é: Os fundadores da primeira escola em território brasileiro..
Os adversários políticos dos jesuítas os acusavam de tornarem o pensamento intelectual uniforme, dogmático e abstrato. Criticavam a ausência das ciências e das línguas modernas (como o francês) no plano de estudo e rejeitavam o excesso de literatura e retórica (AZEVEDO, 1976, p. 48). O pensamento iluminista que ganhava força na Europa ajudou a reforçar a necessidade de se acabar com o modelo de educação jesuíta. Segundo Shigunov Neto e Maciel (2008), as causas da expulsão dosjesuítas foram políticas/ideológicas e educacionais. Sendo assim, leia as sentenças a seguir marque F para as falsas e V para as alternativas verdadeiras:
( )Política - os jesuítas representavam um empecilho aos interesses do Estado Moderno, além de ser detentora de grande poder econômico, cobiçado pelo Estado.
( )Política - a necessidade da educação formar um novo homem - o comerciante e o homem burguês, e não mais o homem cristão -, pois os princípios liberais e o movimento iluminista trazem consigo novos ideais e uma nova filosofia de vida.
( )Educacional - a necessidade da educação formar um novo homem - o comerciante e o homem burguês, e não mais o homem cristão -, pois os princípios liberais e o movimento iluminista trazem consigo novos ideais e uma nova filosofia de vida.
( )Educacional - os jesuítas representavam um empecilho aos interesses do Estado Moderno, além de ser detentora de grande poder econômico, cobiçado pelo Estado.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, V, F, F.
b. V, F, V, F.
c. V, V, V, V.
d. F, F, V, V.
e. F, F, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F..
De acordo com Chartier (1998), antes de 1980, a história dominante estava fundamentada por dois pontos de vista: o estruturalista e o estatístico. O primeiro discorria acerca dos grandes discursos, da história das estruturas e das normas coletivas, bem como utilização de sistemas de posições. Sem ater-se às particularidades individuais, marginalizadas por gênero e classe. O último procurava dar à história um tom de ciência social, ao aplicar procedimentos de contagens e estimativas numéricas: a seriação. A chamada Nova História enfrentou o desafio de provocar um afastamento das ciências sociais. Revendo seus conceitos e mudando as antigas visões para outras, como a preocupação com as redes de sociabilidade, as situações vividas e as estratégias singulares. De acordo com o que foi abordado sobre a Nova História, como podemos definir a abordagem da Micro-história? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado:
Escolha uma:
a. Nenhuma das alternativas define o solicitado.
b. Como abordagem dos estudos sociais como privilégio para os menos favorecidos da época.
c. Como uma abordagem dos grandes discursos, privilegiando as posições predominantes da sociedade.
d. Como a abordagem do normal, do excepcional e das particularidades, pois, sendo ela um estudo das sociedades, estes novos objetos devem ser examinados em pequena escala.
Conteúdo:
Nova História e história da educação. A micro-história é o estudo de objetos selecionados na história. Por exemplo:
um pesquisador não consegue estudar a história de todas as escolas de um estado. Ele escolhe uma determinada escola, para estudar o seu caso específico e, dentro desta análise, faz as possíveis relações com o sistema educacional desse estado. Página 13.
e. Como um estudo minucioso da sociedade, partindo sempre das grandes multidões.
Feedback
A resposta correta é: Como a abordagem do normal, do excepcional e das particularidades, pois, sendo ela um estudo das sociedades, estes novos objetos devem ser examinados em pequena escala..
Em 1808, a família real portuguesa chegou ao Brasil. O país deixava de ser uma simples colônia para se tornar a rede do Império português. Muitas mudanças ocorreram nessa época. Sendo uma delas a exigência à reformulação do pensamento educacional. Instituições de ensino superior e técnico precisavam ser abertas no Brasil, devido aos filhos da elite (brasileira e europeia) recém-chegada, não poderiam mais cursar o ensino superior na Europa. Surgiram, assim, as primeiras instituições. Esse fato aconteceu devido:
I-À exigência feita pelo povo.
II-Aos conflitos na Europa.
III-Para atender uma fatia da população.
IV-Pelo desemprego que imperava.
V-Á exigência feita pelo governo.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II apenas.
b. II, IV .
c. II, III.
Conteúdo:
Educação jesuítica. Com a invasão da França em Portugal, os filhos da elite da Colônia e da Coroa não poderiam mais ir até a Europa para cursar o ensino superior e para atender a essa pequena população é que foram criadas as instituições de ensino superior e técnicas. Página 26.
d. I, II, III, IV.
e. I, V
Feedback
A resposta correta é: II, III..
Em agosto de 1549, foi fundada, na Bahia, a primeira escola de “ler e escrever” no Brasil. Primeiramente, havia a necessidade de alfabetizar os indígenas na língua portuguesa, para, então, transmitir a doutrina católica. Após esta primeira fase, os jesuítas dariam oportunidade para decidir entre o ensino médio e o ensino profissionalizante. Manuel da Nóbrega mandava construir aldeias de catequização próximas das cidades e vilas portuguesas. Essas aldeias eram habitadas pelos indígenas e padres jesuítas e tinham três objetivos: doutrinário, econômico e político. Relacione as colunas de acordo com cada objetivo, depois assinale a alternativa que corresponde a sua resposta.
I-Objetivo doutrinário.
II-Objetivo econômico.
III-Objetivo político.
( )Visava instituir o hábito do trabalho como princípio fundamental na formação da sociedade brasileira.
( )Visava utilizar os índios convertidos contra os ataques dos índios selvagens e, também, dos inimigos externos.
( )Que visava ensinar a religião e a prática cristã aos índios. Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I, II, III.
b. Todas estão incorretas
c. I, III, II.
d. III, I, II.
e. II, III, I.
Conteúdo:
Educação jesuítica. Apesar de querer inserir o indígena no processo produtivo do trabalho, a Companhia de Jesus sempre defendeu a liberdade dos nativos. Porém, não fazia frente contrária à escravatura por causa da relação com a Coroa Portuguesa. Neste sentido, até certo ponto, o padre Manuel da Nóbrega ficou conhecido como grande defensor dos indígenas. Coube a ele a contribuição da fundação de diversas escolas no Brasil (cinco de instrução elementar:
São Paulo de Piratininga, Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente e Espírito Santo;
e três colégios:
Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro). Página 27.
Feedback
A resposta correta é: II, III, I..
A partir de 1840, o Brasil passou a ser governado por D. Pedro II, que, através de um golpe de maioridade, assumiu o governo com 14 anos. Chamamos este período de Segundo Reinado, o qual se estendeu até a Proclamação da República, em 1889. Durante seu governo, aconteceram muitas manifestações políticas e sociais, entre elas o fim da Guerra dos Farrapos, a Revolução Praieira e a Guerra do Paraguai. Devido às discussões em âmbito internacional, os discursos abolicionistas chegaram ao Brasil. Nessa época foram impostas quatro leis. Com base nos fundamentos apresentados, analise cada alternativa e assinale V para as que julgar verdadeiras e F para as falsas, no que diz respeito a criação dessas quatro leis:
( )Lei Eusébio de Queiróz (1850) - extinção oficial do tráfico de escravos no Brasil.
( )Lei do Ventre Livre (1871) - liberdade dos filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei.
( )Lei dos Sexagenários (1885) - liberdade aos escravos que completassem 65 anos de idade.
( )Lei Áurea (1888) - abolição da escravidão assinada pela Princesa Isabel, filha do Imperador D. Pedro II.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, V, V, V.
Conteúdo:
Educação no Brasil:
da sede da Coroa para o Império. Lei Eusébio de Queiróz (1850) - extinção oficial do tráfico de escravos no Brasil;
Lei do Ventre Livre (1871) - liberdade dos filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei;
Lei dos Sexagenários (1885) - liberdade aos escravos que completassem 65 anos de idade;
Lei Áurea (1888) - abolição da escravidão assinada pela Princesa Isabel, filha do Imperador D. Pedro II). Página 39 e 40.
b. F, V, F, F.
c. F, F, F, V.
d. V, V, F, F.
e. V, F, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
A educação jesuítica nasceu com a intenção de ser contra as ideias protestantes. A então chamada Companhia de Jesus almejava converter aspessoas ao Cristianismo. Possuindo um caráter de milícia, eram soldados de Cristo em prol da fé católica. Desejavam a pregação da fé católica, confissão e catequização, porém, este cenário ao longo do tempo, demonstrou que a Companhia de Jesus tinha outras intenções além das religiosas. Sobre esse assunto, marque V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas. Após, escolha a alternativa que corresponde a ordem correta das respostas.
( )Para os jesuítas, ensinar os indígenas foi algo fácil, uma vez que estava atrelada a capacidade destes povos à subordinação.
( )Os jesuítas tinham a funcionalidade de não somente evangelizar os nativos, mas também, educar para se tornarem pessoas civilizadas (segundo os europeus).
( )Os jesuítas contribuíram com os planos do Rei em transformar a estrutura da sociedade presente na colônia.
( )A ordem jesuítica atendia apenas aos interesses da igreja, ficando fora das intenções que o Estado pretendia.
( )O ensino não pretendia mudar politicamente a sociedade, era alheio à realidade social e estritamente voltado para a filosofia. Atendia aos interesses portugueses e não incitava uma nova organização dentro desta sociedade fundada na agricultura rudimentar e no trabalho escravo. Assinale a alternativa que está correta:
Escolha uma:
a. V, F, V, F, F.
b. V, V, V, F, V.
c. F, F, V, V, F.
d. F, F, V, V, V.
e. F, V, V, F, V.
Conteúdo:
Educação jesuítica. Para os jesuítas, ensinar os indígenas foi algo fácil, uma vez que estava atrelada a capacidade destes povos à subordinação. Esta alternativa é falsa, pois a tarefa de catequizar os índios foi difícil devido a sua falta de subordinação aos europeus. Os jesuítas tinham a funcionalidade de não somente evangelizar os nativos, mas também, educar para se tornarem pessoas civilizadas (segundo os europeus);
Os jesuítas contribuíram com os planos do Rei em transformar a estrutura da sociedade presente na colônia;
A ordem jesuítica atendia apenas aos interesses da igreja, ficando fora das intenções que o Estado pretendia;
Esta alternativa está errada, pois os interesses da ordem jesuítica estavam atrelados também às intenções do Estado. A alternativa está correta, pois O ensino não pretendia mudar politicamente a sociedade, era alheio à realidade social e estritamente voltado para a filosofia. Atendia aos interesses portugueses e não incitava uma nova organização dentro desta sociedade fundada na agricultura rudimentar e no trabalho escravo. Página 26 e 27.
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, F, V..
Aproximadamente há trinta anos, ocorreu, gradativamente, uma mudança no foco de pesquisa da história e, consequentemente, da história da educação. Anteriormente, a história era pensada apenas pelo viés econômico e quantitativo. Não havia outras fontes para o seu estudo, a não ser as oficiais ¬(lembramos que as fontes históricas são os relatos do passado). Documentos escritos, imagens, monumentos, objetos arqueológicos e entrevistas podem ser considerados pistas do que já aconteceu. Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. A chamada Nova História enfrentou o desafio de provocar um afastamento das ciências sociais. Revendo seus conceitos e mudando as antigas visões para outras, como a preocupação com as redes de sociabilidade, as situações vividas e as estratégias singulares.
b. Os historiadores analisam muitas fontes para construir sua narrativa, no entanto, para a história tradicional, apenas as fontes oficiais poderiam ser consideradas confiáveis.
c. A micro-história entra como a abordagem do normal, do excepcional e das particularidades, pois, sendo ela um estudo das sociedades, estes novos objetos devem ser examinados em pequena escala.
d. A história dominante estava fundamentada por dois pontos de vista: o estruturalista e o estatístico. O primeiro procurava dar à história um tom de ciência social, ao aplicar procedimentos de contagens e estimativas numéricas: a seriação. O último discorria acerca dos grandes discursos, da história das estruturas e das normas coletivas, bem como utilização de sistemas de posições.
Conteúdo:
Nova História e história da educação. De acordo com Chartier (1998), antes de 1980, a história dominante estava fundamentada por dois pontos de vista:
o estruturalista e o estatístico. O primeiro discorria acerca dos grandes discursos, da história das estruturas e das normas coletivas, bem como utilização de sistemas de posições. O último procurava dar à história um tom de ciência social, ao aplicar procedimentos de contagens e estimativas numéricas:
a seriação. Página 12 e 13.
e. Os historiadores analisam muitas fontes para construir sua narrativa, no entanto, para a história tradicional, apenas as fontes oficiais poderiam ser consideradas confiáveis.
Feedback
A resposta correta é: A história dominante estava fundamentada por dois pontos de vista: o estruturalista e o estatístico. O primeiro procurava dar à história um tom de ciência social, ao aplicar procedimentos de contagens e estimativas numéricas: a seriação. O último discorria acerca dos grandes discursos, da história das estruturas e das normas coletivas, bem como utilização de sistemas de posições..
Após o longo mandato de Getúlio Vargas, o General Eurico Gaspar Dutra saiu eleito como o novo presidente do Brasil, nessa época, no âmbito educacional, em 1946, a nova Constituição determinou a obrigatoriedade do ensino primário e fixou a educação como “direito de todos”. Assinale abaixo a alternativa que apresenta outros fatos ocorridos durante o mandato de Dutra em 1946:
Escolha uma:
a. Regulamentação do ensino normal, do ensino de educação infantil e ensino de educação para jovens e adultos.
b. Regulamentação do ensino agrícola, criação de projetos de ensino direcionados e fundação da Universidade Federal do Paraná.
c. Regulamentação do ensino de educação infantil, criação de várias outras unidades escolares públicas e capacitação de profissionais para cursos direcionados aos professores.
d. Regulamentação do ensino normal, criação do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e regulamentação do ensino agrícola.
Conteúdo:
Educação e o período de democratização. Cita que a regulamentação do ensino normal, a criação do Senac, a regulamentação do ensino agrícola, entre outros são fatos em destaque ocorridos em 1946, durante o mandato do general Eurico Gaspar Dutra. Página 60.
e. Regulamentação dos ciclos de aprendizagem e mais vagas nas escolas.
Feedback
A resposta correta é: Regulamentação do ensino normal, criação do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e regulamentação do ensino agrícola..
A Constituição de 1988 trouxe, em sua redação, um avanço em relação às anteriores, pois, em seu texto, ela declarou o direito à educação, igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber etc. Já a LDB trouxe inovações em relação às leis anteriores, uma delas foi à inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) na educação básica, sendo essa dividida em três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Segundo a nova LDB, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, está destinada às crianças de 0 a 5 anos, sendo atendidas integralmente sob a responsabilidade do município.
PORQUE
A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As duas são proposições falsas.
b. As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Conteúdo:
A educação e o Regime Militar. Segundo a nova LDB, a educação infantil, primeira etapa da educação básica, está destinada às crianças de 0 a 5anos, sendo atendidas integralmente sob a responsabilidade do município. A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Página 65 a 70.
c. A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
d. A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
e. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira..
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 5.692, de 11 de agosto de 1971, oriunda da ditadura do período militar, veio fixar as normas para a educação de 1º e 2º grau. Em seu Artigo 1º, podemos observar que o seu objetivo geral era “proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania (BRASIL, 1971)”. A lei aumentava a obrigatoriedade escolar para oito anos, assim os alunos deveriam permanecer na escola dos 7 aos 14 anos. O ensino de 1º grau teria uma duração de oito anos e uma carga horária de 720 horas anuais. Este nível era obrigatório, destinado às crianças e pré-adolescentes. Já, o ensino de 2º grau, podia durar 3 ou 4 anos, os cursos de três anos teriam uma carga horária de 2.200 horas e os de quatro seriam de 2.900 horas, destinados à formação do adolescente. Com relação a lógica educacional do período da Ditadura Militar, referente ao destino dos cursos de 2º grau, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os cursos eram destinados à inicialização científica.
b. Os cursos eram destinados à preparação para o vestibular e para a cidadania.
c. Os cursos eram destinados a pessoas de baixa renda e para a cidadania.
d. Os cursos eram destinados à inicialização ou ao ensino profissional/técnico.
Conteúdo:
A educação e a Era Vargas. Os cursos eram destinados à inicialização ou ao ensino profissional/técnico. Página 55.
e. Os cursos eram destinados à formação para a cidadania.
Feedback
A resposta correta é: Os cursos eram destinados à inicialização ou ao ensino profissional/técnico..
Durante os últimos anos do período ditatorial do governo de Getúlio Vargas houve manifestações favoráveis à democratização do país. Em 1943, foi assinado um manifesto por políticos e profissionais liberais, que seria o fim do estado novo. Considerando os fundamentos apresentados, é correto afirmar que o manifesto favorável a democratização foi:
Escolha uma:
a. Manifesto dos Catarinenses.
b. Manifesto dos Gaúchos.
c. Manifesto dos Paulistas.
d. Manifesto dos Paranaenses.
e. Manifesto dos mineiros.
Conteúdo:
Educação na República Velha. Manifesto dos mineiros. Página 46.
Feedback
A resposta correta é: Manifesto dos mineiros..
Durante este período, priorizou-se o ensino superior em detrimento dos outros níveis. Foi realizada a reforma do Ensino Secundário, que pretendia preparar o aluno para a entrada na universidade e prepará-lo para os setores da sociedade. Ou seja, o ensino técnico continuou sendo desvalorizado e a estrutura do primário e secundário prosseguia sendo seletiva. O trecho acima está se referindo ao período da história da educação no Brasil conhecido como:
Escolha uma:
a. Era Vargas.
Conteúdo:
A educação e a Era Vargas. A referida alternativa encontra-se correta, pois apesar de algumas reformas para tentar diminuir o analfabetismo, como a criação do ensino supletivo para alfabetizar os trabalhadores, a alfabetização não foi a prioridade do período conhecido como “Era Vargas”, pois a principal preocupação desse governo era a educação das elites. Página 53.
b. República Nova.
c. República Velha.
d. Império.
e. Reforma Pombalina.
A resposta correta é: Era Vargas..
A instabilidade do governo de João Goulart e a insatisfação com suas promessas de diminuir a inflação do país e realizar uma reforma de base na economia, agricultura e educação, atreladas ao medo da classe média de que o socialismo fosse instituído no país, geraram movimentos sociais e manifestações contrárias ao governo de Jango. Nesse caso, leia com atenção as afirmativas abaixo:
I-Em 31 de março de 1964, os militares tomaram o poder e passaram a comandar o Brasil. O general Humberto de Alencar Castelo Branco assumiu a Presidência da República. Apesar de seu discurso de posse estar voltado para a promessa de defender a democracia do país, seu governo foi marcado por medidas autoritárias. Dissolveu os partidos políticos, acabou com as eleições diretas para presidente. Como a antiga Constituição já não atendia aos anseios da Ditadura Militar, em 1967 foi promulgada uma nova Constituição, moldada aos interesses militares.
II-Humberto de Alencar Castelo Branco assumiu o governo em 1967 sob satisfação popular. Os estudantes da União Nacional de Estudantes (UNE) organizaram protestos e passeatas manifestando o seu repúdio ao controle autoritário instalado no país. Em Minas Gerais e São Paulo, operários entraram em greve. Um clima de guerrilha urbana assombrava o governo, que tomou uma medida radical para tentar conter os insatisfeitos. Em 1968, foi instituído o Ato Institucional Número 5 (AI-5), o mais duro e repressivo de todos os atos.
III-Com o auge da repressão, reforçou-se a ideia de nacionalismo. Não muito diferente do que já havia acontecido durante o Estado Novo, este governo militar ditatorial apropriou-se de algumas disciplinas escolares, para tentar controlar a população e condicioná-la aos seus interesses. A disciplina de Educação Física, velha conhecida do Ministério de Guerra, foi novamente utilizada para treinar a população à obediência, mas, também, para afastá-la da vida política. A lógica era que um jovem que estivesse envolvido com treinos e atividades desportivas não teria tempo para engajar-se em movimentos de esquerda. Entre essas afirmações, apenas:
Escolha uma:
a. I está correta.
b. I e III estão corretas.
Conteúdo:
A educação e o Regime Militar. O item II está incorreto, pois é correto afirmar que foi Arthur da Costa e Silva que assumiu o governo em 1967 sob protestos e insatisfação popular. Os estudantes da União Nacional de Estudantes (UNE) organizaram protestos e passeatas manifestando o seu repúdio ao controle autoritário instalado no país. Em Minas Gerais e São Paulo, operários entraram em greve. Um clima de guerrilha urbana assombrava o governo, que tomou uma medida radical para tentar conter os insatisfeitos. Em 1968, foi instituído o Ato Institucional Número 5 (AI-5), o mais duro e repressivo de todos os atos. Página 64.
c. I e II estão corretas.
d. II e III são corretas.
e. III está correta.
Feedback
A resposta correta é: I e III estão corretas..
Com a República deu-se abertura para a discussão de uma escola gratuita para todos. Um dos assuntos discutidos na época foi o aumento significativo de mulheres procurando serem professoras de escolas primárias. Elas procuravam as escolas normais para “obter conhecimentos, preparo para a vida no lar e também ter uma profissão que lhes permitisse sobreviver com seu próprio rendimento” (ALMEIDA, 2009, [s.p.]). Observe as alternativas abaixo, assinalando aquela que se refere à tendência educacional da época:
Escolha uma:
a. Positivismo.
Conteúdo:
Educação na República Velha. O Positivismo, que regia a tendência educacional, valorizava a mulher moralmente (apesar de vê-la como ser frágil e incapaz) e sua função de professora muito se assemelhava à de mãe, por isso era socialmente aceita. Páginas 48 e 49.
b. Historicismo.
c. Humanismo.
d. Iluminismo.
e. Tecnicismo.
Feedback
A resposta correta é: Positivismo..
O governo de Kubitscheck foi marcado por metas de desenvolvimento. A capital do Brasil foi transferida para a recém-projetada Brasília. Hidrelétricas foram construídas e indústrias de bens duráveisforam instaladas (como automobilísticas e de eletrodomésticos), no entanto, a dívida externa, o desemprego e a inflação aumentaram. Em 1961, subiu ao poder o presidente Jânio da Silva Quadros. Seu governo foi marcado pelo populismo caricato. Aproximou-se de países socialistas, como _____, ______ e _____. Depois de seis meses, em 25 de agosto de 1961, Quadros acabou renunciando e deixando a cadeira presidencial para seu vice João Belchior Marques Goulart.
Tendo como parâmetro os fundamentos, analise cada alternativa e destaque aquela que completa a ideia, com a sequência correta:
Escolha uma:
a. Cuba, URSS e Itália.
b. Cuba, Argélia e Japão.
c. Cuba,Chile e China.
d. Cuba, URSS e China.
Conteúdo:
Educação na República Velha. Cuba, URSS e China. Página 48.
e. Cuba, Argentina e China.
Feedback
A resposta correta é: Cuba, URSS e China..
No século XVIII, Portugal estava atrasado em relação aos países considerados como as potências da época. O país queria passar de uma posição mercantil para outra industrial. A Inglaterra, por exemplo, destacava-se por sua industrialização e avanços tecnológicos. Nesse cenário, um ministro português surgiu para causar muitas transformações no país. Esteve no poder de 1750 a 1777 e foi o responsável pelas mudanças ocorridas na economia, na educação e na administração de Portugal e suas colônias. Podemos afirmar que tais conceitos referem-se ao Marquês de Pombal, o qual denomina- se:
Escolha uma:
a. Martinho Lutero.
b. Inácio Loyola.
c. Napoleão Bonaparte.
d. Sebastião José de Carvalho.
Conteúdo:
Educação jesuítica. Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal. Pombal esteve no poder de 1750 a 1777 e foi o responsável pelas mudanças ocorridas na economia, educação e administração de Portugal e suas colônias. Apesar de serem influenciadas pelo Iluminismo, as reformas pombalinas atendiam aos interesses do Estado e nada tinham de compromisso com a liberdade individual do cidadão. Boto (2010, s. p.) afirma que a “escola pombalina não era conduzida pela utopia da emancipação”. Com suas medidas, Pombal pretendia colocar Portugal numa posição de destaque entre as metrópoles europeias. Uma das ações foi tentar forçar o progresso da industrialização no país, além de incentivar a construção naval. Passou-se a cobrar impostos altíssimos de produtos importados para forçar o avanço interno industrial. Página 32.
e. Manuel da Nóbrega.
Feedback
A resposta correta é: Sebastião José de Carvalho..
Compreendemos que a “história da educação é filha de seu tempo”, o que significa dizer que a maneira como olhamos o passado está relacionada com os fatos que vivemos hoje. Certo é que podemos perceber que, por meio de mudanças metodológicas e conceituais, a história da educação vem ampliando o seu campo de pesquisa, atuação e participação em eventos e publicações, conferindo a si mais credibilidade entre os estudiosos da educação e entre os historiadores. Sendo assim, são muitas as dificuldades que permaneceram das linhas tradicionais de pesquisa, porém, a história da educação está caminhando por rumos mais claros e evidentes ao privilegiar a cultura escolar, sem abandonar as visões sobre alguns aspectos que a educação está envolvida. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa que representa os aspectos que a educação está envolvida:
Escolha uma:
a. Os aspectos que a educação está envolvida são: político, social, econômico, histórico, entre outros.
Conteúdo:
Nova História e história da educação. A história da educação está caminhando por rumos mais claros e evidentes ao privilegiar a cultura escolar, sem abandonar as visões sobre alguns aspectos que a educação está envolvida, como político, social, econômico, histórico, entre outros. Página 18.
b. Um dos aspectos é a relação socioeconômica, embora não de suma importância para os estudos da história da educação.
c. A história da educação está caminhando por rumos mais claros e evidentes ao privilegiar a cultura escolar, sendo assim, contempla apenas aspectos políticos.
d. Um dos aspectos é as relações socioculturais, no qual o olhar “não” é diferenciado.
e. O aspecto que envolve a Escola é o poder (as relações de poder existentes dentro da escola; a ligação da escola com instâncias maiores, como o Estado, entre outras situações).
Feedback
A resposta correta é: Os aspectos que a educação está envolvida são: político, social, econômico, histórico, entre outros..
Com a promulgação da Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 foi considerada em desuso e, por isso, uma nova lei precisava atender aos anseios do momento histórico presente. Em 1992, o senador Darcy Ribeiro apresentou um projeto de reformulação da educação brasileira, destinado a fixar diretrizes e bases para a educação nacional. No entanto, esse projeto seria sancionado pelo presidente somente oito anos depois, em 20 de dezembro de 1996, sob o n. 9.394.
Segundo a LDB, como podemos definir Educação Infantil? Marque a alternativa que responde corretamente a questão:
Escolha uma:
a. Educação Infantil, primeira etapa da educação básica com duração indeterminada , terá como objetivo a formação técnica do cidadão.
b. Educação Infantil, com ênfase em educação especial para jovens e adultos.
c. Educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Conteúdo:
A educação e o Regime Militar. Educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A educação infantil acaba sendo um espaço de ensinar e educar, atendendo, em parte, às necessidades da realidade dos trabalhadores brasileiros. Página 70.
d. Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, com duração mínima de oito anos, obrigatória e gratuita na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade..
Em 2006, com a Lei n. 11.274, o Ensino Fundamental passou de oito para nove anos de obrigatoriedade. As crianças passaram a entrar no ensino fundamental aos seis anos de idade. Na antiga organização, o aluno estudaria da 1ª à 8ª série, com a nova organização, entrou em vigor outra nomenclatura: os alunos estudam do 1º ao 9º ano. Contudo, o Ensino Médio era uma garantia de formação rápida, visto que nem todos os estudantes vislumbravam a oportunidade de continuar seus estudos e entrar no ensino superior. Como já vimos, o contexto histórico no qual surgiu a nova LDB era pautado numa lógica mercadológica, na qual as habilidades e competências eram voltadas para a formação geral básica destinada à preparação do trabalho. Com relação as novas orientações da Lei n.9.394/96, sobre finalidades primordiais para a etapa final da educação básica, assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F e depois escolha a alternativa que corresponde a ordem correta de suas respostas:
( )A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
( )A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
( )O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
( )A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processosprodutivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F, F, F, V.
b. F, F ,F ,F.
c. V, V, V, V.
Conteúdo:
A educação e o Regime Militar. A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
( v) a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
( v) o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
(v) a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina Páginas 71 e 72.
d. F, V, V, V.
e. V, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
O século XX representou grandes mudanças na sociedade brasileira, mudando o cotidiano das pessoas e influenciando inclusive na educação. O ensino básico começou a ser ofertado para "combater" o analfabetismo e para formar mão de obra especializada, temente, obediente ao regime da ditadura. Com relação às disciplinas que mais reforçam esse sentimento de nacionalismo exacerbado, analise cada uma abaixo destacando aquelas que melhor apresentam as disciplinas ofertadas no período da ditadura militar
I-Educação Moral e Cívica e História da Educação.
II-História do Brasil, Educação Física e Língua Portuguesa.
III-Educação Física e Educação Moral e Cívica.
IV-História do Brasil, Filosofia e Língua Portuguesa.
V-História da Cultura, Matemática e Religião.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III.
Conteúdo:
Educação no Brasil:
de 1930 ao Regime Militar. Através dessas duas disciplinas formava-se alunos/soldados, para que ficassem resistentes fisicamente e submissos "patriotas" ao regime. Páginas 51 e 58.
b. I e II.
c. I.
d. III e IV.
e. IV e V .
Feedback
A resposta correta é: III..
Com a promulgação da Constituição de 1988, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1961, foi considerada em desuso, e por isso uma nova lei precisava atender aos anseios do momento histórico presente. Somente oito anos depois ela foi promulgada, na data de 20 de dezembro de 1996, sob o nº 9.394. A nova LDB veio atender mais a lógica mercadológica do governo do que a ideológica dos educadores. Observamos que a nova lei trouxe algumas reformulações:
I-Ensino Fundamental e gratuito- Art. 4º.
II-Carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 230 dias na Educação Básica. Art. 24.
III-Formação de docentes para atuar na Educação Básica de nível médio. Art. 62.
IV-Formação de especialistas da educação, em curso superior de pedagogia ou pós-graduação. Art. 64
V-Carga horária mínima de 600 horas, distribuídas em 200 dias na Educação básica. Art. 23
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I e IV
Conteúdo:
A educação e o Regime Militar. O Ensino Fundamental de caráter obrigatório é direito de todo cidadão e tem por objetivo a formação básica do mesmo. Conforme menciona o Art. 4º da referida lei. Já o Art. 64, prevê que a formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional. A Formação de docentes para atuar na Educação Básica é de nível superior. Páginas 68 a 77.
c. III e IV.
d. I, II e V
e. II, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I e IV.
No Brasil, o ano de 1930 foi o de eleições presidenciais, no entanto, prevendo a decadência da aliança da política café com leite, os paulistas decidiram romper com o acordo e indicaram Júlio Prestes para o cargo. Os mineiros aliaram-se ao Rio Grande do Sul e lançaram a candidatura de Getúlio Vargas. Júlio Prestes venceu as eleições, porém, uma série de acontecimentos foi aumentando a rivalidade entre os partidos, culminando no assassinato de João Pessoa (vice de Getúlio Vargas nas eleições). Vargas aproveitou a situação unindo-se aos tenentes no movimento Tenentismo e, em 3 de outubro, seguiram rumo ao Rio de Janeiro, para impedir a posse de Júlio Prestes. O então presidente Washington Luís foi deposto por uma junta militar e Vargas tornou-se o novo presidente do Brasil. Sobre as políticas sociais na chamada “Era Vargas” sabe-se que o governo passou por três fases que influenciaram a educação. A esse respeito, relacione as denominações dos períodos de governo com suas respectivas características/acontecimentos:
I-Governo provisório.
II-Estado Novo.
III-Governo constitucional.
( )Ideias fascistas e anticomunistas. Culto ao líder e valorização do nacionalismo.
( )Política de valorização do café. Paulistas tornaram-se aliados do governo. Populismo.
( )Ditadura. Criação da Vale do Rio Doce. Investimentos na siderúrgica nacional e a formação do conselho nacional de petróleo. Consolidação das Leis Trabalhistas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. III, I, II.
Conteúdo:
Educação no Brasil:
de 1930 ao Regime Militar. No governo provisório, que durou de 1930 a 1934, ocorreu a política de valorização do café e iniciou-se o populismo. Vargas conseguiu transformar os paulistas em seus aliados. No governo constitucional (1934-1937), a ideologia predominante era o fascismo e anticomunismo. Era praticado o culto ao líder e a valorização do nacionalismo. Período no qual foi instituído o Plano Cohen. No período do Estado Novo (1937-1945) iniciou a Ditadura. Houve a criação da Vale do Rio Doce, investimentos na siderúrgica nacional e a formação do conselho nacional de petróleo. Além da criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Páginas 51 e 52.
b. II, I, III.
c. I, II, III.
d. I, III, II.
e. III, II, I.
Feedback
A resposta correta é: III, I, II..
Depois do golpe de Estado, em 1937, um aspecto que se destacou no governo de Vargas foi o clima de guerra e militarização permeando a população. Vargas utilizou-se do discurso de guerra para poder manipular e controlar as ações do povo. Esta militarização também envolveu a educação do país. A juventude do país foi mobilizada por meio do projeto de Organização Nacional da Juventude, chefiado pelo Ministério da Justiça. (BOMENY, 1999, p. 147). Analise cada alternativa apresentada e assinale aquela que melhor apresenta as principais disciplinas utilizadas nesse projeto:
Escolha uma:
a. Educação Física, Educação Moral e Cívica: era o jovem aluno reflexivo, defensor da nação, preparado intelectualmente e moralmente para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção.
b. Matemática e Educação Moral e Cívica: era o jovem aluno com raciocínio lógico super desenvolvido, habilidades cognitivas e morais para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção.
c. Geografia e Educação Moral e Cívica: era o jovem aluno com perfeitas noções de espaço e tempo, habilidades com mapas e instruído moralmente para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção.
d. Educação Física e Educação Moral e Cívica: era o jovem aluno/soldado, defensor da nação, preparado fisicamente e moralmente para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção.
Conteúdo:
A educação e a Era Vargas. Educação Física e Educação Moral e Cívica:
era o jovem aluno/soldado, defensor da nação, preparado fisicamente e moralmente para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção. Página 54.
e. Filosofia e Educação Moral e Cívica: era o jovem aluno reflexivo, crítico e moralmente preparado para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção.
Feedback
A resposta correta é: Educação Física e Educação Moral e Cívica: era o jovem aluno/soldado, defensor da nação, preparado fisicamente e moralmente para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção.
O século XX trouxe mudanças significativaspara a História do Brasil, bem como para a história da educação brasileira. Os avanços alcançados pela Revolução Industrial, as guerras mundiais, os pensamentos sociais e políticos transformaram este século numa profusão de informações e acontecimentos. Em 1942, algumas mudanças ocorreram a partir das chamadas Reformas de Gustavo Capanema. Ele realizou reformas em diferentes níveis da educação. Sobre o ministério de Gustavo Capanema, o estudioso Bomeny (1999) afirma que foi o: “ministério dos modernistas, dos Pioneiros da Escola Nova, de músicos e poetas. Mas foi também o ministério que perseguiu comunistas, que fechou a Universidade do Distrito Federal (UDF), de vida ativa e curta, expressão dos setores liberais da intelectualidade do Rio de Janeiro (1935-1939). Foi, ainda, o ministério que apoiou a política nacionalizante de repressão às escolas dos núcleos estrangeiros existentes no Brasil. O ministério Capanema nos desafia ao refinamento da análise e a escapar das associações mais apressadas entre políticas e comportamentos e entre os limites das ações dos atores diante da imponderabilidade dos processos” (BOMENY, 1999, p. 137). Na perspectiva das ideias apresentadas sobre o ministério de Gustavo Capanema, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A visão pautada para o ensino secundário, no ministério de Capanema era de formar um “novo homem”.
Conteúdo:
Educação no Brasil:
de 1930 ao Regime Militar. A visão pautada para o ensino secundário, no ministério de Capanema era de formar um “novo homem”. Verifica-se nas páginas indicadas, conforme a análise proposta pela citação de BOMENY (1999, p. 137) que a visão pautada para o ensino secundário era de formar um “novo homem”. Ora, um Estado Novo, pautado no nacionalismo e paternalismo precisava de um novo cidadão e de novos profissionais para atender a esta sociedade emergente. Pode-se perceber nesta análise que o ministério de Gustavo Capanema foi marcado pela ideologia do Estado Novo ou, então, que ele mesmo ajudou a marcar esta ideologia, por isso a alternativa não está correta, já que vai contra essa visão. A alternativa B está incorreta porque as reformas propostas pelo ministério de Capanema estavam, basicamente, focadas nos níveis secundário e superior. O ensino primário, mais uma vez, acabou por ser esquecido. Na alternativa D tem-se que o sistema educacional brasileiro no ministério de Capanema não servia de um meio de propagação do plano de controle nacionalista de Getúlio Vargas, o que não é verdade, como se pode observar uma nova identidade estava sendo forjada. Para isso, um sentimento de nacionalidade ou de brasilidade estava sendo embutido nas mentes e nas ações dos trabalhadores. A ideologia estado-novista era transmitida por meio da cultura, das ações sociais e, agora, por meio da educação. Podemos afirmar que:
“politização da educação, holismo pedagógico ou educação integral são termos que traduzem o ethos estado-novista. A concepção de democracia que os atores políticos e ideólogos do Estado Novo defendiam se articulava precisamente na crítica ao individualismo desagregador, conflitivo, efêmero e excessivamente pragmático. Democracia se refere à totalidade, à comunhão de uma ideia, à integração de cidadãos em um estado benfeitor e condutor das mentalidades” (BOMENY, 1999, p. 164). Neste sentido, o sistema educacional brasileiro servia de um meio de propagação do plano de controle nacionalista de Getúlio Vargas. Democracia era a união da nação brasileira e um dos meios de pregação deste ethos era via educação. Páginas 51 a 59.
b. O ministério de Gustavo Capanema não foi marcado pela ideologia do Estado Novo, ele não colaborou para marcar essa ideologia.
c. As reformas propostas pelo ministério de Capanema estavam, basicamente, focadas no ensino primário. O ensino nos níveis secundário e superior, mais uma vez, acabou por ser esquecido.
d. A visão pautada para o ensino secundário, no ministério de Capanema, era de formar o nível terciário.
e. O sistema educacional brasileiro no ministério de Capanema não servia de um meio de propagação do plano de controle nacionalista de Getúlio Vargas.
Feedback
A resposta correta é: A visão pautada para o ensino secundário, no ministério de Capanema era de formar um “novo homem”..
Durante o período conhecido como Estado Novo houve algumas mudanças educacionais mais significativas, que se estenderam em diferentes níveis da educação, através das chamadas leis orgânicas. O principal legado desse conjunto de reformas está no fato de que foi a única e a mais importante reforma legalizada destinada ao ensino primário e vigorou até 1961. Esse conjunto de reformas, através de leis orgânicas do ensino, é chamado de:
Escolha uma:
a. Reforma Capanema.
Conteúdo:
A educação e a Era Vargas. A referida alternativa encontra-se correta, pois apesar das muitas declarações públicas em relação às questões educacionais, o Governo Vargas não resolveu o problema do ensino primário. Somente em 1942, é decretada a única lei destinada a este nível de ensino, a Lei Orgânica do Ensino Primário, sob a forma de decreto lei n. 8529, em 2 de janeiro de 1946, a qual fazia parte de um conjunto de reformas implementadas pelo Ministro da Educação Gustavo Capanema, que ficaram conhecidas como Reforma Capanema. Páginas 56 e 57.
b. Reforma Jesuítica.
c. Reforma Republicana.
d. Reforma Pombalina.
e. Reforma Getulista.
Feedback
A resposta correta é: Reforma Capanema..
A relação entre professor e aluno é fundamental para o processo de ensino aprendizagem do educando, tanto professor quanto aluno são sujeitos ativos, seres sócio-históricos que fazem parte de uma determinada classe social. O professor é aquele que direciona, interfere, ou seja, ele interage junto ao aluno na aquisição do conhecimento. Esta interação entre ambos se da por meio do diálogo, trabalhos que envolvam debates, leituras, discussões, conversas, exposições, trabalhos em grupos e individuais etc. É neste sentido que surge um método de aprendizagem pautado em cinco passos: prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Prática social é o ponto de partida, no qual professor e aluno demonstram seus conhecimentos sobre o conteúdo (cada um em nível diferente). O docente apresenta o conteúdo, verifica o conhecimento prévio dos alunos e instiga-os a saberem mais.
PORQUE
Instrumentalização ocorre à mediação pedagógica, professor irá mediar o aluno ao conhecimento científico, abstrato e formal. Os alunos fazem uma comparação mental entre sua vivência e o conhecimento a fim de formar um novo conteúdo.
A respeito dessas asserções assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
b. As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Conteúdo:
Relação Professor-Aluno. Prática social é o ponto de partida, no qual professor e aluno demonstram seus conhecimentos sobre o conteúdo (cada um em nível diferente). O docente apresenta o conteúdo, verifica o conhecimento prévio dos alunos e instiga-os a saberem mais. Instrumentalização ocorre à mediação pedagógica, professor irá mediar o aluno ao conhecimento científico, abstrato e formal. Os alunos fazem uma comparação mental entre sua vivência e o conhecimento a fim de formar um novo conteúdo. Página 106 e 107.
d. As duas são proposições falsas.
e. A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira..
Considerando os apontamentos de Saviani (2005), a “pedagogia brasílica” sofreu oposição inclusive dentro da Ordem Jesuíta e acabou sendo substituída pelo método de ensino do Ratio Studiorum, que era um conjunto de regras formais. Atualmente, chamamos esse métodode Pedagogia Tradicional. Uma definição dessa concepção pedagógica pode ser conferida nas palavras de Saviani, ao afirmar que: “essa concepção pedagógica se caracteriza por uma visão essencialista de homem, isto é, o homem é concebido como constituído por uma essência universal e imutável. À educação cumpre moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ideal que define enquanto ser humano. Para a vertente religiosa, tendo sido o homem feito por Deus à sua imagem e semelhança, a essência humana é considerada, pois, criação divina. Em consequência, o homem deve se empenhar em atingir a perfeição humana natural para fazer merecer a dádiva da vida sobrenatural” (SAVIANI, 2005, p. 6).
De acordo com essa abordagem, assinale a alternativa correta sobre o alcance da plenitude humana almejada pela Pedagogia Tradicional religiosa:
Escolha uma:
a. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia moldar o ser humano dentro do “plano divino”. Esse era um ensino que exigia a obediência e o não questionamento.
Conteúdo:
Constituição de 1988 e a educação. De acordo com o enunciado destacado, a resposta correta é:
“Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia moldar o ser humano dentro do “plano divino”. Esse era um ensino que exigia a obediência e o não questionamento”. As demais alternativas não condizem com o solicitado para a questão. Páginas 80 e 81.
b. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia que o ser humano fosse sempre grato pela vida e obedecendo as leis divinas.
c. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia que o ser humano fosse feliz em sua plenitude na sociedade onde vive.
d. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia que o ser humano fosse sempre prestativo e acessível para a sua comunidade religiosa.
e. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia do Amor pretendia moldar o ser humano, de acordo com seus sentimentos.
Feedback
A resposta correta é: Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia moldar o ser humano dentro do “plano divino”. Esse era um ensino que exigia a obediência e o não questionamento..
De forma geral vemos que as teorias e os teóricos são frutos do final do séc. XIX e decorrer do séc. XX. Com uma fusão de influência de intelectuais da educação tanto da Europa como dos pensadores brasileiros. Correlacione as teorias com os fatos:
I-Montessoriana.
II-Marxismo e a educação
III-Construtivismo.
IV-Pedagogia Libertadora.
V-Escola Tradicional religiosa.
( )Baseado nos estudos de Jean Piaget, Emília Ferreiro e Vygotsky.
( )Foco inicial, estudos acerca da aprendizagem de crianças especiais.
( )Desenvolveu métodos de ensino para jovens e adultos.
( )Para superar a fase do capitalismo e das desigualdades sociais, os educadores deveriam ser agentes ativos e conhecedores do processo histórico.
( )Marcada pela luta da colonização, catequização e resistência contra a Reforma Protestante.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I , IV, II e III.
b. III, I, II e IV.
c. III, I, IV, e II.
d. I, II, IV e III.
e. III, I, IV, II e V.
Conteúdo:
A concepção educacional tradicional religiosa. Montessori, desenvolveu seus estudos com base na aprendizagem de crianças especiais:
Marx, pregava uma educação para todas as classes, pois o conhecimento deveria ser para todos. Construtivismo, baseado na psicologia deu ênfase no aspecto cognitivo do aluno, por isso, o desenvolvimento por etapas, para que a aprendizagem ocorra de forma natural. Pedagogia Libertadora, pedagogia voltada para um público jovem e adulto, um método que promovia a liberdade das amarras da desigualdade social. Escola Tradicional religiosa Marcada pela luta da colonização, catequização e resistência contra a Reforma Protestante. Páginas 94 a 104.
Feedback
A resposta correta é: III, I, IV, II e V..
Sabe-se que a Pedagogia Tradicional religiosa defendia a ideia de a essência humana ser a criação divina, a pedagogia tradicional leiga defendia a relação da essência humana com a própria natureza humana. Essa concepção pedagógica tipificou o pensamento moderno, a ascensão e a consolidação da burguesia. Era o período do Iluminismo, o tempo das luzes e das ideias liberais. Nesse cenário, a escola tinha “o seu papel na difusão das luzes, tal como formulado pelo racionalismo iluminista que advogava a implantação da escola pública, universal, gratuita, leiga e obrigatória” (SAVIANI, 2005, p. 33).
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta acerca dos aspectos/ características que marcam a concepção pedagógica tradicional (seja ela religiosa ou laica):
I-A escola tinha como algumas das funções: Evangelizar (durante período jesuítico) e transmitir conhecimento.
II-Já as funções dos alunos era receber passivamente o conteúdo. Ser obediente e receptivo. Também era sujeito a castigos corporais.
III-A avaliação tinha como características: a ênfase na memorização, bem como a reprodução fiel do que foi aprendido. A avaliação era uma forma de medir conhecimentos e classificar alunos.
IV-A metodologia implicava em aulas expositivas, cópias, memorização e leituras repetitivas. Buscava incentivar o individualismo e a competição.
Entre essas informações, apenas:
Escolha uma:
a. I e II são corretas.
b. I, II, e III são corretas.
c. I , III e IV são corretas
d. Todas são corretas.
Conteúdo:
Constituição de 1988 e a educação. Acerca dos aspectos/ características que marcam a concepção pedagógica tradicional (seja ela religiosa ou laica) é correto afirmar que:
A escola tinha como algumas das funções como:
evangelizar (durante período jesuítico) e transmitir conhecimento;
Já as funções dos alunos era receber passivamente o conteúdo. Ser obediente e receptivo. Também era sujeito a castigos corporais;
A avaliação tinha como características:
a ênfase na memorização, bem como a reprodução fiel do que foi aprendido. A avaliação era uma forma de medir conhecimentos e classificar alunos;
A metodologia implicava em aulas expositivas, cópias, memorização e leituras repetitivas. Buscava incentivar o individualismo e competição. Página 81 e 83.
e. II e III são corretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas são corretas..
A Pedagogia Histórico-Crítica é assim chamada por Saviani (seu principal representante) por motivos simples: histórico por se tratar de um pensamento que acredita que a educação tem o poder de interferir na sociedade e pode ser agente de transformação da história; e crítica por se tratar de uma perspectiva consciente de sua ação educacional na sociedade. Segundo o autor, esta concepção nasceu do anseio de propor algo novo, pois a Escola Nova e a Tradicional já não correspondiam as necessidades do presente contexto histórico (Saviani, 2007). Nesse novo pensamento educacional, como é vista a relação entre professor e aluno? Assinale a assertiva a seguir que melhor apresenta essa relação.
Escolha uma:
a. É compulsiva de acordo com os critérios e analises escolhidas pelo professor, ocorrendo de forma repetitiva.
b. É dinâmica, tanto professor quanto aluno são sujeitos ativos, seres sócio-históricos que fazem parte de uma determinada classe social. O professor é aquele que direciona, interfere e cria condições de aprendizagem, ou seja, ele interage junto ao aluno na aquisição do conhecimento.
Conteúdo:
Concepção Pedagógica Tecnicista. Essa relação é dita dinâmica, pois há entre professor e aluno uma relação humana, na qual o professor é o mediador entre os saberes e o aluno, a aprendizagem ocorre a partir das estruturas cognitivas dos alunos. As experiências e saberes do aluno são confrontados com os saberes sistematizados. Página 106.
c. É centrada na figura do professor, cuja função é definida para vigiar os alunos aconselhá-los, ensinar a matéria e corrigi-la.
d. É diretiva, o professor fala e o aluno escuta, o professor propõeatividade e o aluno a executa, o professor ensina e o aluno pressupostamente aprende.
e. É condicionada, pois os professores ao prepararem suas aulas para os alunos bons, que compreendem os conteúdos, apresentam os trabalhos e tarefas em dia, tiram notas boas, estão bem classificados nas escalas de proficiência, enquanto os alunos tidos como “fracos” ficam a mercê do sistema, sofrem com a evasão, a repetência, a discriminação, o estereótipo, ou até mesmo a com a promoção automática.
Feedback
A resposta correta é: É dinâmica, tanto professor quanto aluno são sujeitos ativos, seres sócio-históricos que fazem parte de uma determinada classe social. O professor é aquele que direciona, interfere e cria condições de aprendizagem, ou seja, ele interage junto ao aluno na aquisição do conhecimento..
As concepções pedagógicas brasileiras estão diretamente relacionadas ao contexto social no qual estão inseridas. A Escola Tradicional religiosa ficou marcada pelos religiosos, que queriam ensinar para dominar e converter. A Escola Tradicional laica continuou mantendo os mesmos métodos de autoritarismo, segundo os quais o professor era o centro do processo. Por causa da independência do país e da proliferação das ideias iluministas, o ensino passou a respeitar o ensino religioso em favor de uma educação firmada na ciência e na razão. Quais os outros aspectos que marcaram a concepção pedagógica tradicional (seja ela religiosa ou laica)? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado:
Escolha uma:
a. A escola tem como função valorizar o aluno e o professor é criador de situações de aprendizagem.
b. A escola tem como função transmitir o conhecimento e o professor assume um papel autoritário.
Conteúdo:
Concepção pedagógica tradicional leiga. Que mostra um quadro com aspectos que marcam a concepção pedagógica tradicional está escrito que a escola tem como função transmitir o conhecimento e o professor é autoritário. As demais alternativas contemplam a concepção pedagógica escola nova. Página 97 e 98.
c. A escola tem como função retratar a vida do aluno e do professor como facilitador da aprendizagem.
d. A escola tem como função ser democrática e o aluno é o centro do processo educativo.
e. A escola tem como função de preservar os conhecimentos e privilegiar as classes menos favorecidas.
Feedback
A resposta correta é: A escola tem como função transmitir o conhecimento e o professor assume um papel autoritário..
A pedagogia católica instalou-se no país com o interesse de moldar os princípios da metrópole para a colônia. Inicialmente, a adaptação do Plano de Nóbrega era chamada de “pedagogia brasílica”, o que, posteriormente, foi substituído pela implantação do Ratio Studiorum (1549-1759). # Conteúdo:
Construtivismo. Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Página 114.
Complete corretamente o parágrafo abaixo:# Conteúdo:
Construtivismo. Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Página 114.
Escolha uma:
a. Jesuítas, religioso, os adultos.
b. Católicos, religioso, os adultos.
c. Católicos, empreendedor, os idosos.
d. Jesuítas, religioso, os idosos.
e. Jesuítas, empreendedor, as crianças.
Conteúdo:
A concepção educacional tradicional religiosa. A primeira fase dos jesuítas no Brasil envolveu a implantação das ideias de Nóbrega. Com espírito empreendedor, ele pretendia criar uma extensa e numerosa rede de colégios nos povoamentos litorâneos que fossem da Bahia (Norte) a São Vicente (Sul do país). Para atrair os indígenas e catequizá-los, seu trabalho começou com as crianças. Era uma maneira de alcançar o “gentio”. Página 94.
Feedback
A resposta correta é: Jesuítas, empreendedor, as crianças..
O construtivismo foi aplicado à educação, mas teve suas origens na psicologia. Seus fundamentos estão baseados nos estudos de Jean Piaget, Emília Ferreiro e Vygotsky. A ênfase está no aspecto cognitivo do aluno e, por isso, o conhecimento das etapas do desenvolvimento é tão importante. Emília Ferreiro utiliza-se das teorias de Piaget e as transfere para o estudo do processo de alfabetização de crianças, chegando à conclusão de que uma criança pode ser alfabetizada espontaneamente, desde que esteja num ambiente estimulador e propício. Assinale a alternativa que mostra como acontece a alfabetização na visão de Ferreiro.
Escolha uma:
a. Alfabetização, instrumentalização e catarse.
b. Pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética.
Conteúdo:
Construtivismo. Cita que as fases de alfabetização na visão de Emília Ferreiro são:
pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética. Página 114.
c. Prática social, problematização, instrumentalização e catarse.
d. Classes, círculos de cultura, alunos e professores.
e. Diálogo, aula, situações existenciais e grupos de discussões.
Feedback
A resposta correta é: Pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética..
Com a promulgação da Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 foi considerada em desuso e, por isso, uma nova lei precisava atender aos anseios do momento histórico presente. Neste mesmo sentido, acredita-se que até 1994 havia uma discussão democrática de construção da Lei, no entanto, a partir de 1995 a mudança ocorrida no Congresso e no Senado, bem como a “coalizão conservadora que elegeu Fernando Henrique Cardoso deram novos rumos para os projetos de lei, em disputa no legislativo nacional, que estavam debatendo a nova LDB” (ABREU, 2011, p. 56). Sobre a nova LDB, sob o número 9. 394 e suas inovações em relações às leis anteriores, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas, em seguida escolha a alternativa que corresponde a ordem correta de suas respostas.
( )A inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) na educação básica.
( )Divisão do ensino em dois níveis: educação básica e ensino superior.
( )A educação infantil acaba sendo um espaço de ensinar e educar, atendendo, em parte, às necessidades da realidade dos trabalhadores brasileiros.
( )O ensino fundamental, de caráter obrigatório e direito de todo cidadão.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, V, V, V.
Conteúdo:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) na educação básica. Divisão do ensino em dois níveis:
educação básica e ensino superior. A educação infantil acaba sendo um espaço de ensinar e educar, atendendo, em parte, às necessidades da realidade dos trabalhadores brasileiros. O ensino fundamental, de caráter obrigatório e direito de todo cidadão. Páginas 84 a 87.
b. V, V, V, F.
c. F, F, F, F.
d. F, F, V, V.
e. V, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
No período de Ditadura Militar surgiu um novo pensamento educacional: a Pedagogia Histórico-Crítica. Trata-se de uma linha teórico-prática, assim chamada por Saviani (seu principal representante) por motivos simples: histórico por se tratar de um pensamento que acredita que a educação tem o poder de interferir na sociedade e pode ser agente de transformação da história; e crítica por se tratar de uma perspectiva consciente de sua ação educacional na sociedade. Esta concepção nasceu do anseio de propor algo novo, pois a Escola Nova e a Tradicional já não correspondiam as necessidades do contexto histórico. Focando a transformação da sociedade, esta prática oferece a interação entre a realidade concreta e o conteúdo. Percebe o conteúdo como uma produção construída historicamente e socialmente pelos homens, pretendendo superar as antigas visões não críticas ou reprodutivistas do saber. A respeito da visão que se tem do professor e do aluno nessa concepção e da relação entre eles, analise as afirmativas a seguir e marque V para Verdadeiro e F para Falso:
( )O professor e o aluno são considerados sujeitos igualmente ativos no processo de ensino-aprendizagem como seres sociais e históricos que fazem parte de uma determinada classe social. O professor é aquele que orienta, interfere e produz condições propícias

Continue navegando