Buscar

SENAI

Prévia do material em texto

SENAI-BA
Assistente de Produção
Layane Conrrado
Thaynara da Silva
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
BARREIRAS-BA
2019
LAYANE CONRADO DAS CHAGAS
THAYNARA DA SILVA DE JESUS
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Trabalho apresentado ao curso de Assistente de Produção, Planejamento e organização do trabalho do SENAI-BA.
Professora: Katia 
BARREIRAS- BA
2019
REFERENCIAL TEÓRICO
 Para que seja implantado o sistemma de gestão da qualidade são necessarias algumas ferramentas para analisar fatos e auxiliar na tomada de decisão.
Esse instrumento são conhecidos como ferramentas da gestão da qualidade. O objetivo de utiliza-las é chegar a um grau de eficiencia/eficacia em determinada atividade ou processo. Mas, deve-se ter profissionais capacitados para que as ferramentas sejam aplicadas de maneira correta, pois senão corre-se o risco de ter resultados incorretos
ONDE SÃO APLICADAS AS FERRAMENTAS?
Essas ferramentas são utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho e no resultado das empresas, são utilizadas também por funcionarios que buscam a melhoria continua. Elas ajudam a estabelecer métodos mais elaborados de resolução baseados em fatos e dados, o que aumenta a taxa de sucesso dos planos de ação.
POR QUER FAZER USO DESSAS FERRAMENTAS?
Utilizar as técnicas e ferramentas da qualidade podem auxiliar uma empresa a ganhar o mercado e ter clientes fiéis. Deve-se pensar nos vários aspectos e não somente no lucro. Através desses, é possível fazer a tomada de decisões de forma segura, pois, através das ferramentas utilizadas, o gestor poderá verificar os indicadores de desempenho da empresa.
Uma das razões da utilização desse sistema, é que consequentemente, um maior número de clientes tornam-se satisfeitos com a empresa. Além disso, há uma melhora na imagem, no desempenho e na cultura organizacional. A produção sobe e os custos reduzem, é um diferencial, sendo um critério que garante maiores oportunidades e competitividades frente aos mercados, nacional e internacional. Surge um clima satisfatório e uma comunicação melhor entre os funcionários, a implantação da gestão da qualidade traz benefícios, pois é dotada de treinamentos, mapeamento dos processos empresariais e registros das atividades da organização.
COMO SURGIU A IMPLEMENTAÇÃO DESSAS FERRAMENTOS NOS PROCESSOS INDUSTRIAIS?
Inicialmente, surgiu na Segunda Guerra Mundial, para corrigir os erros dos produtos bélicos, mas anteriormente o termo utilizado era “Controle de Processos”. Com sua evolução, passou a denominar-se Garantia da Qualidade, utilizando normas específicas para cada etapa. Após isso, surgiu o Controle da Qualidade, no início do século XX por Frederick Taylor e Ford.
Desde a Antiguidade, a qualidade possui diferentes formas de acordo com o tipo de negócio. Nos séculos XVIII e XIX, os artesãos relacionavam a qualidade de um produto ao fato de atender às necessidades de seus clientes. Com a Revolução Industrial, os artesãos perderam clientela, assim, a mão de obra de trabalhos manuais foi substituída por trabalhos mecânicos, sendo necessário inspecionar todos os processos, dando início ao modelo do Taylorismo, de produção em série.
Na Primeira Guerra Mundial, foram encontrados vários defeitos em produtos bélicos, mesmo havendo pessoas responsáveis pela supervisão da qualidade destes produtos. Na Segunda Guerra Mundial, a indústria foi impulsionada a produzir materiais bélicos de qualidade. Foi nesse período, que o controle estatístico da qualidade destacou-se. Assim, em 1931, W. A. Shewart, em uma publicação, decidiu mostrar alguns conceitos sobre qualidade. Walter Andrew Sherwart, físico, engenheiro e estatístico norte-americano, também conhecido como “Pai do controle estatístico da qualidade”, iniciou estudos sobre a qualidade nas indústrias e demais locais de produção. Desenvolveu o CEP - Controle Estatístico de Processo, e criou o ciclo PDCA, método usado para resolver problemas, controlar e melhorar processos de forma constante. O Japão foi um dos países que destacou-se, pois houve a necessidade da melhoria de seus produtos.
Em 1950, o americano Edwards Deming surgiu com o método de controle estatístico no Japão, introduzindo-o a técnicos e engenheiros. Em 1954, Joseph Juran contribuiu com a evolução da qualidade para os japoneses. Outros autores também ajudaram a formar esse conceito, e nas décadas de 70 e 80, as potências mundiais da época, Estados Unidos e Japão, aprimoraram os processos da qualidade, de maneiras distintas. 
A partir daí, organizações do mundo todo implementaram os modelos de Gestão da Qualidade. A partir do século XX, os consumidores tornaram-se cada vez mais exigentes, cobrando qualidade do produto.
COMO ACONTECE O GERENCIAMENTO DO PADRÃO DE QUALIDADE?
O objetivo dos processos envolvidos no gerenciamento da qualidade visa assegurar que o projeto será concluído com a qualidade desejada, portanto satisfazer as necessidades do cliente e os requisitos do produto. Atualmente, a gestão da qualidade tem se preocupado em evitar falhas. Os processos são:
Planejamento da Qualidade - É um processo auxiliar que facilita o planejamento cujo foco principal é a identificação dos padrões da qualidade relevantes para o projeto e como satisfazê-lo. Assim, ele define as políticas a serem seguidas, assim como métricas, características do produto e itens de controle das atividades. É também no planejamento que se elabora listas de verificação, identifica normas, regulamentos e legislações aplicáveis e são definidos responsáveis e autoridades. As Ferramentas Técnicas do planejamento da qualidade são as colocadas abaixo:
Análise de Custo Benefício – analisa se vale ou não a pena fazer determinados testes.
Benchmarking – compara práticas aplicadas em diferentes projetos.
Projeto de Experimento – é mais aplicada ao produto
Custos da Qualidade – custo total de todas as ações que usam a garantia da qualidade.
Garantia da Qualidade - Atividades planejadas dentro do sistema de qualidade cujo objetivo é gerar a confiança de que o projeto irá satisfazer a todos os padrões de qualidade do cliente, buscando sempre a melhoria. As ferramentas utilizadas para a garantia da qualidade são:
Auditorias de Qualidade – verificam a conformidade do processo, além de ser ferramenta importante para obtenção de lições aprendidas.
 Análise do Processo.
Controle da Qualidade - É o processo que monitora os resultados específicos do projeto. O objetivo do controle da qualidade é a melhoria da manutenção da qualidade. As ferramentas do controle da qualidade são:
Diagrama de Causa e Efeito – apresentação do efeito associado às potenciais causas. As causas são organizadas em grupos de origem.
Gráficos de Controle – é uma ferramenta preventiva para identificar problemas, através de uma disposição gráfica dos resultados do processo ao longo do tempo.
Elaboração de Fluxogramas – detalhamento das atividades executadas onde se vêem falhas e gargalhos.
Histograma – gráfico de barras que representa a distribuição de freqüências.
Diagrama de Pareto – histograma, ordenado por freqüência de ocorrência, utilizado para direcionar ações corretivas.
Gráfico de Execução.
Diagrama de Dispersão – relacionamento existente entre valores correspondentes a uma série de duas variáveis.
Amostragem Estatística – a amostragem escolhe uma parte do produto para ser verificado.
Inspeção;
Análise de Reparo e defeito.

Continue navegando