Buscar

AD1 Literatura na Formação do Leitor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: 
Matrícula:
Polo: 
Caros alunos e alunas, 
Nossa primeira avaliação a distância é composta de 3 (três) questões, relativas aos conteúdos estudados nas Aulas 1 a 7. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível. É imprescindível citar, conforme as regras da ABNT, as fontes consultadas e usadas. Recomendamos elaborar as suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica. 
Este trabalho� deve ser enviado pela plataforma, e, preferencialmente, digitado. Utilize fonte Times New Roman 12 ou Arial 11, em espaço 1,5, alinhamento justificado. 
Bom trabalho e não se esqueça de postar na plataforma sua AD1 no prazo estipulado no cronograma de nossa disciplina: 01 de março. Entregas posteriores ao prazo estabelecido não serão consideradas. 
Questão 1: (valor: 2,5) (20 a 30 linhas)
 Retome o estudo da Aula 2 e reflita sobre o contexto sociocultural local em que se deram seus contatos iniciais com literatura e sua formação do leitor. 
Para ampliar sua reflexão, sugerimos dialogar com estes vídeos, que trazem o educador e filósofo Mario Sergio Cortella, falando sobre a leitura e a literatura na vida cotidiana (disponível em: https://youtu.be/Enj0l4N31oo ) e Gelson Bini, contador de histórias, mediador de leitura e debates literários, no TED Talks (disponível em: https://youtu.be/GvvD8j9tCg4 )
Construa um texto narrando suas experiências e destaque:
os primeiros rituais de iniciação; 
o papel dos mediadores que estimularam seu processo de formação do leitor;
a relação prazer superficial x prazer essencial no ato de leitura.
 Questão 2: (valor: 3,5)
Retome a leitura das primeiras aulas, em especial dos Resumos, e escolha 2 (dois) deles para serem ampliados. 
Elabore dois textos, com no máximo 10 linhas cada. De que modo os conteúdos tratados na aula podem ser relembrados neste resumo? 
Faça uma pesquisa complementar na internet, trazendo outros autores ou fontes que tratam do tema e cuja leitura permite aprofundar o estudo das aulas.
Não se esqueça de indicar as referências bibliográficas das fontes consultadas. 
Questão 3: (valor: 4,0)
O plano de aula é um instrumento de trabalho importante do professor. Pesquise e anexe um plano de aula� voltado para o trabalho com textos literários na Educação Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental ou na Educação Especial. 
Destaque os pontos fortes, adaptações pertinentes ou aspectos que podem ser melhor trabalhados no plano de aula escolhido, a partir do estudos em nossa disciplina.
� Na avaliação serão considerados os seguintes aspectos: articulação entre o conteúdo das aulas e o posicionamento crítico demonstrando o posicionamento do(a) estudante a respeito das propostas; correção ortográfica e gramatical (pontuação, ortografia, concordância, regência, colocação, estruturação das frases, vocabulário); clareza, coerência e coesão na escrita; e atenção à apresentação do trabalho em si, com observância do formato gráfico estipulado na proposta e citação das fontes/referências bibliográficas eventualmente utilizadas. 
� Vale consultar o Portal do Professor - � HYPERLINK "http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html" ��http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html� para pesquisa. O site da revista Nova Escola - � HYPERLINK "http://revistaescola.abril.com.br/" ��http://revistaescola.abril.com.br/� - também apresenta inúmeros planos de aula dos diferentes anos de escolaridade. 
�PAGE �
�PAGE \* MERGEFORMAT�3�

Continue navegando