Buscar

Casos legais e ilegais de matrimônio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Ana Paula Sfoggia Turma: T1
Matéria: História das Instituições Jurídicas Data: 15/08/2017
Condições legais e ilegais de matrimônio segundo as Institutas do Imperador Justiniano e a Constituição brasileira
Segundo as Institutas
Os impuberos, isto é, os homens menores de quatorze anos, e as mulheres menores de doze, estavam proibidos de casar pelo regime. Para haver o casamento, a mulher e o homem devem ser chefes ou filhos de família; mas se forem filhos de família, deve haver o consentimento dos pais. 
Além disso, não pode se pode casar pessoas que estão entre si como ascendentes ou descendentes, ou qualquer outra relação parental, fora relações de adoção. Também é proibido o casamento ente cristãos e judeus, entre adultera e seu cumplice, entre raptor e raptada, entre o tutor e o filho sob seu poder, entre o presidente da província e os funcionários dela.
Segundo a Constituição brasileira
Caso os noivos tenham 16 ou 17 anos, de acordo com o Código civil de 2002, no artigo 1.517, “homem e mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil”, ou seja, será necessária a presença de ambos os pais no cartório para assinarem um termo de consentimento. Caso um ou ambos os pais residam ou estejam fora da cidade, será necessário que se dirijam a um Cartório de Registro Civil, para que seja feito um termo de consentimento, o qual deverá ser enviado aos noivos e apresentado ao cartório.
Porém, caso os dois pais sejam contra o filho ou a filha se casar antes de completar 18 anos de idade, o interessado, havendo motivo razoável, poderá suprir o consentimento por meio judicial, ingressando com ação para tal movida pelo Ministério Público.
A partir dos 18 anos, os noivos podem se casar sem necessidade de consentimento dos pais. Porém o artigo 1.520 ressalva que: “excepcionalmente, será permitido o casamento de quem ainda não alcançou a idade núbil (art. 1517, que cita os 16 anos), para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez”.
Portanto, a não ser pelos casos elencados no art. 1520, mesmo com o consentimento dos pais, o menor de 16 anos não poderá casar. Menores de 16 anos só podem se casar com ordem judicial.