Buscar

Teorias Modernas sobre Cultura

Prévia do material em texto

6. Teorias modernas sobre cultura
Resumo
Neste capítulo fala de uma esquema elaborado por Roger Keesing para contextualizar melhor a cultura. Em primeiro momento Keesing refere-se à cultura como um sistema adaptativo difundida por vários pensadores como Sahlins, Harris, Carneiro, Rappaport, Vayda entre outros.
	Apesar de algumas divergências esses pensadores concordam que:
1ª Cultura é um sistema (de padrões de comportamentos socialmente transmitidos), ou seja, padrões de estabelecimento, de agrupamento social e organização política, crenças e práticas religiosas, e assim por diante.
2ª Uma mudança cultural é um processo adaptação equivalente à seleção natural, como por exemplo o homem é um animal então como todos os animais, ele deve manter uma relação adaptativa com o meio para sobreviver.
3ª a tecnologia, a economia de subsistência e organização social são os domínios mais adaptativos da cultura. E neste domínio que logo modificadas elas começam a se ramificarem. Porem a divergências desse processo de mudança, muito notado pelas posições do materialismo cultural, desenvolvido por Harris, na dialética social dos marxistas.
4ª Os componentes ideológicos dos sistemas culturais podem ter consequências adaptativas no controle da população.
Em outro momento, Roger Keesing refere-se a teorias idealistas de cultura, que considera cultura como um sistema cognitivo, produto chamados como “novos etnógrafos”, abordagem feita pelo estudo de classificação de Folk, ou seja, analise dos modelos construídos pelos membros da comunidade a respeito de seu próprio universo. Assim para W.Googenough cultura é um sistema de conhecimento. Keesing fala que se cultura for assim concebida ela fica situada epistemologicamente no mesmo domínio de linguagem, como um evento observável. Em um segundo momento Keesing refere-se à cultura como um sistema simbólicos/estruturais, uma criação acumulativa da mente humana, cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana, perspectiva desenvolvida por Claude Lévi-Strauss.
A última das abordagens, é a que considera cultura como sistemas simbólico. 
Luiz Felipe Rabello de Souza
REFERÊNCIA
LARAIA, Roque de Barros. Cultura, um conceito antropológico. Disponível em: <,file:///C:/Users/Francisco%20Sergio/Downloads/cultura-um-conceito-antropologico.pdf> acesso em: Março.2019

Continue navegando