Buscar

Currículo cultura e diversidade cultural.

Prévia do material em texto

O currículo e sua relação com a cultura e a diversidade cultural
A palavra currículo deriva do latim currere que pode ser traduzido como percurso feito. A partir do século XVI as instituições de ensino passaram a utilizar o conceito de currículo para nortear o processo de ensino aprendizagem, e assim surgiu o termo currículo escolar. O currículo escolar é o mapa que conduz a educação à formação de sujeitos inseridos em contextos sócio históricos determinados e ao elaborá-lo deve-se considerar a cultura e a sua diversidade.
O currículo é mapa, porque é por meio dele que a escola organiza as suas ações e se aproxima dos contextos dos alunos, garantindo-lhes uma experiencia social. Segundo Sacristan (2000) o currículo como mapa depende não só das decisões administrativas sobre novos conteúdos dos Currículos, mas também das condições para sua realização.
	E por isso é imprescindível, na elaboração do currículo, que se considere a cultura a qual a escola está inserida. Isso significa que o currículo deve ser um conjunto de práticas que valorizem a família, a classe social, a religião, ou seja, as manifestações dos indivíduos aos quais ele terá como público alvo. Além disso, acreditar também que “a cultura não se apresenta de forma neutra, mas se desenvolve juntamente com as relações individuais e identitárias nas relações de alteridade e das relações do homem com o seu ambiente”. (PADILHA, 2004, p.200)
É preciso ter em mente também a diversidade cultural existente na sociedade e considerar que existem diversos modos de vida, de expressão, de trabalho, ou seja, de culturas dentro de uma cultura maior. Sendo assim, um currículo que reconhece a diversidade deve promover o encontro entre as pessoas e delas com outras culturas.
Portanto, entende-se que currículo escolar é um componente essencial da educação que possui relação direta com a cultura, pois precisa ser norteador de ações que possibilitem ao individuo o contato com a sua cultura e com as outras existentes na sociedade. E principalmente ensinar o respeito e a aceitação do outro.

Continue navegando