Buscar

Gabarito AP1 Língua Portuguesa na Educação 1 2019.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PRESENCIAL (AP 1)
LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO 1
2019.1
GABARITO
Lembrete: As questões solicitam a produção de textos acadêmicos. Por isso, poderá haver descontos de pontos caso as respostas não atendam, parcialmente ou totalmente, às características do texto acadêmico. 
 
	QUESTÕES OBJETIVAS: 2,0 pontos (0,5 cada) 
Questão 1: C
Questão 2: B
Questão 3: A
Questão 4: A
	QUESTÃO 5: 3,0 pontos 
Ao responder esta questão, o/a aluno/a deve produzir um pequeno texto acadêmico, no qual selecione dois dos conceitos estudados e apresentados na tabela, a saber, cidadania, ideologia, poder e identidade/diversidade cultural e, para cada um deles:
- defina-os conceitualmente (0,25 ponto para cada);
- relacione-os ao conceito de língua e aos usos de nossa língua em nossa sociedade (0,5
ponto para cada);
- utilize o texto 3 para justificar e exemplificar as relações estabelecidas, ou seja, que discuta a situação histórica e/ou contemporânea dos indígenas e de suas línguas no Brasil, com base no conceito selecionado, a partir do que nos apresenta o texto 3 (0,75 ponto para cada).
	QUESTÃO 6: 3,0 pontos 
Ao responder esta questão, o/a aluno/a deve produzir um pequeno texto acadêmico, no qual, relacione o problema do fracasso escolar dos alunos de classes populares às relações de poder na sociedade que valoram de formas diferentes as diferentes línguas e suas diferentes variedades. Dessa forma, ele/a deve:
desenvolver seu texto considerando o preconceito linguístico e mostrando como ele se insere na chamada “cultura escolar”, reproduzindo as relações sociais de poder que existem fora dela, uma vez que as diferentes variedades não padrão da língua não são aceitas e valorizadas dentro e fora da escola (1,0 ponto). 
explicar que a incapacidade da escola de trabalhar com essas variedades ao longo do processo de escolarização acaba por excluir boa parte desses alunos (1,0 ponto). 
tratar da necessidade de a escola valorizar as diferentes variedades da língua, lutando contra o preconceito linguístico e respeitando a diversidade linguística e utilizar práticas de ensino que levem efetivamente os alunos a dominarem a norma culta (1,0 ponto).
	QUESTÃO 7 (apenas para quem não foi à oficina): 2,0 pontos 
O/A aluno/a deve produzir um plano de aula adequado ao ensino de língua portuguesa no primeiro ciclo
do ensino fundamental (0,2 ponto). Esta aula deve ter como tema as relações sociais e linguísticas que se podem estabelecer entre fala/oralidade e escrita/letramento (0,3 ponto). O plano deve conter as seguintes informações: Tema específico (recorte do tema) (0,2 ponto); duração (0,1 ponto); objetivo geral (0,2 ponto); objetivos específicos (0,2 ponto); conteúdos a serem trabalhados (0,2 ponto); materiais utilizados (0,2 ponto); metodologia (0,2 ponto); avaliação (0,2 ponto). Todos esses itens precisam estar pertinentes entre si e de acordo com a perspectiva teórica adotada em nossa disciplina para serem considerados.

Continue navegando