Buscar

APOL 01 - Administração Mercadológica

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração Mercadológica
Quando buscamos entender sobre a necessidade para a gestão de marketing, Andrade (2012) nos esclarece que temos a teoria das necessidades humanas proposta por Abrahan Maslow, que elaborou uma pirâmide de necessidades com 5 (cinco) fases, onde visualizamos que a partir do momento em que o indivíduo está satisfeito, ele passa imediatamente para a busca da realização das necessidades subsequentes.
Considerando os conteúdos abordados no livro, a pirâmide de Maslow se divide em necessidades primárias e secundárias. Tal abordagem de Maslow teve a contribuição de Herzberg que também utilizou os termos de fatores higiênicos e motivadores para análise. Analise as afirmativas a seguir que contemplem a explicação de tal divisão:
I. As necessidades primárias também são conhecidas por fatores higiênicos, pois estas abrangem as esferas iniciais de necessidades;
II. As necessidades primárias também são aquelas que abrangem a esfera do âmbito social do indivíduo;
III. As necessidades secundárias também são conhecidas por fatores motivadores, pois estes abrangem as esferas do social, estima e autorrealização;
IV. Os níveis hierárquicos são dispostos em uma gradação que vai do menos importante - pelo grau de urgência - ao mais importante, ou seja, de maior urgência.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	a) Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	b) Afirmativas I, III e IV, apenas.
Você acertou!
Comentário: as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. Maslow elaborou sua pirâmide em níveis hierárquicos, sendo estes dispostos em uma gradação que vai do mais importante - pelo grau de urgência - necessidade fisiológica ao menos importante, por exemplo, a autorealização, pois está só é alcançada após contempladas às necessidades anteriores. Herzberg utilizou os termos de fatores higiênicos para as necessidades primárias (fisiológicas e segurança) e motivadores para as necessidades secundárias (social, estima e autorrealização). Página 27
	
	C
	c) Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	d) Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	e) Afirmativas II, III e IV apenas.
Questão 2/5 - Desenvolvimento de Novos Empreendimentos
Apesar de inicialmente sermos resistentes às inovações, há também um outro lado: a partir delas, somos incentivados a desenvolver nossos conhecimentos, habilidades e competências. Existem alguns fatores que impulsionam as empresas para mudança, quais são eles?
Analise as sentenças abaixo e, após, selecione a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Aplicação imediata de recursos, evitando pesquisas.
	
	B
	Ameaças externas, mudanças ambientais e rapidez de resposta.
Você acertou!
GABARITO: Segundo Sertek (2011-p.21), os elementos que geram mudanças nas organizações são: ameaças externas, mudanças ambientais e rapidez de resposta.
	
	C
	Voltar-se ao mercado interno, o externo não tem influência.
	
	D
	Rapidez de resposta somente para empresas grandes.
Questão 3/5 - Administração Mercadológica
A efetiva implantação e operacionalização dos processos relativos ao marketing em uma empresa dependem da visão de marketing e de seus gestores. Assim, apesar do avanço considerável nas concepções mercadológicas, na prática, encontramos organizações estruturadas em três tipos de marketing. Associe a primeira coluna com a segunda e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Nota: 0.0
	
	A
	I – A; II – B; III – C.
	
	B
	I – B; II – C; III – A. 
	
	C
	I – C; II – B; III – A.
De acordo com Andrade (2010, p. 31), OPERACIONAL: Relativo a ações operacionais, normalmente constitui-se em um departamento que executa atividades de produção de materiais de venda, promoções e campanhas publicitárias, entre outras. Não elabora estudos ou planos de mercado, apenas executa. TÁTICO: Envolve-se com os negócios da empresa, com as decisões comerciais, com as políticas de venda e pós-venda e com o estabelecimento de preços, canais de distribuição e parcerias. Está efetivamente ligado às vendas, embora seja mais do que venda. ESTRATÉGICO: Estuda o mercado e propõe as linhas de ação que podem garantir a continuidade do negócio. Isso se realiza por meio da definição de táticas, da operacionalização das propostas e processos, do monitoramento da evolução do mercado e da elaboração dos planos mais amplos e/ou abrangentes que envolvem a organização como um todo. É a gestão de marketing.
	
	D
	I – B; II – A; III – C.
Questão 4/5 - Administração Mercadológica
Quanto às áreas de marketing, o uso do marketing atende a três finalidades básicas: 
I. Institucional;
II. Comercial; 
III. Social.
São esses direcionamentos que nos permitem visualizar ares de atuação do marketing de acordo com as áreas de atividades. Essas finalidades estão descritas aleatoriamente a seguir.
A. Organizações privadas, entidades e órgãos públicos; 
B. Organizações com finalidades de bem-estar social ou de lucro e bem-estar social;
C. Organizações com fins lucrativos.
Relacione corretamente as finalidades às suas descrições e assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	I – A, II – C, III – B.
De acordo com Andrade (2010, p. 42). INSTITUCIONAL: Organizações privadas, entidades e órgãos públicos. COMERCIAL: Organizações com fins lucrativos. SOCIAL: Organizações com finalidades de bem-estar social ou de lucro e bem-estar social.
	
	B
	I – B, II – C, III – A.
	
	C
	I – C, II – A, III – B.
	
	D
	I – C, II – B, III – A.
Questão 5/5 - Desenvolvimento de Novos Empreendimentos
A respeito do empowerment, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I Se reflete no ato de cada trabalhador comprometer-se com o resultado final da empresa.
II Promove a socialização, a criação, a combinação e a interiorização dos saberes.
III Não requer pessoas treinadas e capacitadas, elas devem ter as capacidades interiorizadas.
IV Requer pessoas treinadas e capacitadas.
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmativas I, e III estão corretas  
	
	B
	As afirmativas I, II e IV estão corretas  
Você acertou!
GABARITO: as afirmativas I, II e IV estão corretas. Segundo Sertek (2011, p. 66-67), o empowerment se reflete no ato de cada trabalhador comprometer-se com o resultado final da empresa, promove a socialização, a criação, a combinação e a interiorização dos saberes e requer pessoas treinadas e capacitadas.
	
	C
	As afirmativas I, II e III estão corretas  
	
	D
	As afirmativas II III e IV estão corretas

Continue navegando