Buscar

Éster: Compostos Químicos Versáteis

Prévia do material em texto

Éster :
Na química orgânica o éster é um composto químico que se forma a partir de uma reação conhecida como esterificação isto é , ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os resultantes da reação química são éster e água.
Reação de Esterificação:
 Eles podem se encontrar na forma de essências, óleos ou ceras, dependendo da reação e dos reagentes. Os exemplos mais comuns de se encontrar na natureza são ésteres de glicerol e de ácidos graxos que se formam respectivamente através de óleo vegetal e gordura.
Existem três classificações para os ésteres:
Essências: A partir da reação de um ácido com álcool são formadas as essências, nessa reação a cadeia formada é curta. A essência é muito utilizada no ramo alimentício e em grandes indústrias esse éster permite a diversidade de sabores e aromas aos produtos artificiais.
As essências de éster são as principais responsáveis pelo sabor e aroma de frutas presente em gomas de mascar, refrescos artificiais, gelatinas, chocolates entre outros. Conheça alguns exemplos:
Antranilato de metila: alimentos com sabor artificial de uva possuem esse aromatizante do grupo de ésteres, os refrescos de uva são um exemplo.
Acetato de pentila: constituinte do aroma artificial de banana.
Etanoato de butila: essência que confere o sabor de maçã verde às balas e gomas de mascar.
Butanoato de etila: esse éster confere o aroma de abacaxi a alimentos.
Metanoato de etila: é responsável pelo aroma artificial de groselha.
Óleos : Um outro exemplo de éster que é muito utilizado no nosso cotidiano. Na forma de gorduras, presente na alimentação as vezes de forma exagerada. Os ácidos linoléico e oléico conhecidos popularmente como óleo de soja já citado, azeite de oliva ou margarina.
Estearina: é encontrado na gordura animal conhecida como sebo, é matéria prima para a fabricação de sabonetes e sabões.
Ceras: são formadas quando álcoois com um elevado numero de carbonos reagem com ácidos, sendo assim nessa reação se forma uma nova forma de éster. As mais populares são a cera de abelha e a cera de carnaúba , elas servem para a fabricação de velas, graxas para sapatos, cera para pisos, entre outras.
Além do processo de esterificação ésteres participam de outras reações interessantes na qual existe a quebra da molécula do éster processo chamado de hidrólise.
Transesterificação: reação química que ocorre entra um éster e um ácido ou éster e um álcool sempre tendo a formação de um novo éster. Foi atribuído nesse processo o termo de alcoolize, tendo como produtos principais o éster e o glicerol, a mistura se inicia com um óleo vegetal que pode ser (biomassa, óleo vegetal), e com álcool (metanol ou etanol). Na presença de um catalizador (ácido base ou enzima).

Continue navegando