Logo Passei Direto
Buscar

AV1 CURRÍCULO TEORIA E PRÁTICA

User badge image
DANY RIBEIRO

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394/1996, outorga às instituições de ensino a elaboração de um documento de referência. É um documento relacionado às características, a nível macro e micro sobre a comunidade inserida nela. Entende que deve dar autonomia às escolas em sua própria identidade. Ainda é o referencial de quaisquer instituições de ensino.
A que se refere o documento da LDB?
A) Matriz curricular.
B) Diretrizes Curriculares Nacionais.
C) Parâmetros Curriculares Nacionais.
D) Aceleração de estudos.
E) Proposta pedagógica.

O professor tem um papel importante na formação do indivíduo. No que diz respeito ao currículo escolar, espera-se que o professor seja capaz de apresentar os conteúdos pragmáticos formais, que estão nos guias curriculares e manuais escolares; que ele seja moderador dos conhecimentos formais e não formais de forma crítica e reflexiva e junto com os alunos e demais professores da unidade escolar avalie, reavalie, investigue, formule hipóteses e experimente novas possiblidades de construção do conhecimento, levando em consideração a sua prática educativa.
Com base no que foi exposto, assinale as afirmativas que devem ser consideradas pelo professor ao pensar o currículo:
I. Ser criativo e gerador.
II. Meditação.
III. Imitação e manutenção.
IV. Imitação e superação.
V. Mediação.
a. I, II e III.
b. I, III e V.
c. I, IV e V.
d. II e IV.
e. III, IV e V.

Na escola, a opção por currículo do tipo coleção ou por currículo integrado envolve tensões referentes não apenas a decisões concernentes ao conhecimento a ser ensinado, mas também a questões de ordem e controle. A adoção de um currículo integrado demanda uma nova modalidade de ordem, que precisa, então, ser concebida, planejada e aceita. O status e o âmbito dos diferentes conhecimentos também se alteram, assim como se modificam as relações entre professores e alunos. Nesse panorama, conflitos mostram-se passíveis de eclodir.
A respeito dos diferentes tipos de currículo, assinale a opção correta.
A) O currículo integrado torna-se um desafio, na medida em que potencializa o aluno e flexibiliza o conhecimento científico e o conhecimento do senso comum, além de possibilitar ao professor uma ampla gama de ações.
B) O currículo integrado organiza e sistematiza o currículo oficial, fazendo com que o professor não precise de autonomia.
C) O currículo linear pressupõe interação do professor com o aluno e com toda a comunidade escolar, movimentando os espaços escolares no sentido da valorização cultural.
D) O currículo linear e o integrado são sinônimos e permitem inovações pedagógicas na escola, fazendo com que o PPP ganhe uma abrangência a nível estadual.
E) O currículo linear pretende organizar o conhecimento, tornando possível ao aluno transcender sua posição social.

Guiomar Namo de Mello (2014) faz um levantamento histórico-social do que o currículo representa na realidade brasileira: “a concepção do currículo escolar centrado no conhecimento privilegia a apropriação do patrimônio científico cultural acumulado em lugar do avanço em direção a novas descobertas e fronteiras científicas. Sua didática é frontal, expositiva e fácil de observar e de aprender, motivo pelo qual ainda predomina em muitas salas de aula. Ao longo da história, o currículo centrado no conhecimento garantiu que o legado das várias gerações fosse assimilado, preservado e transferido para uma nova geração.”
Na citação, Mello distingue currículo escolar centrado no conhecimento e currículo escolar centrado no aluno. Tanto a autora quanto o texto-base fazem uma contraposição a essas ideias centradas somente no conhecimento. Essa contraposição faz parte de quais teorizações curriculares?
a. Das teorias da racionalização dos resultados e da administração científica.
b. Das teorias que viam a educação tradicional como essencial para a ordem e progresso da população mundial.
c. Das teorias que serviram de contestação aos ditames dominantes e deram suporte às questões culturais.
d. Das teorias que entendem o ser humano como passivo e sem direito à participação social.
e. Das teorias que entendem o conhecimento da cultura como neutro e dentro da lógica empresarial.

As propostas curriculares atuais têm possibilitado o rompimento com as estruturas cartesianas do paradigma da modernidade, que entendeu o mundo como um espaço fechado e dentro dos padrões impostos pela burguesia. Tais considerações são extremamente importantes, quando se pretende compreender o processo de construção do currículo. Para isso, deve-se avançar o pensamento e ir ao encontro do conhecimento social, político e culturalmente construído pela sociedade. A organização escolar deve compreender tais questões e primar por elaborações coerentes com a demanda social.
Assinale as afirmativas corretas, que apresentam a visão que temos de currículo atualmente, com base no que foi apresentado.
I. O planejamento curricular escolar deve ser concebido, assumido e vivenciado por meio das práticas cotidianas, envolvendo toda comunidade escolar.
II. Um dos elementos essenciais para o processo educativo é a avaliação, que objetiva alcançar metas e precisa ser pensada por meio das experiências cotidianas. Para tanto, precisa ser flexível e dinâmica.
III. A educação escolar é dotada de intenções, visando a atingir objetivos educacionais mais autoritários, sejam estes relativos a valores, atitudes ou aos conteúdos escolares da elite dominante.
IV. Para atender às novas demandas oriundas da convivência humana, o currículo escolar tem sido ampliado ou modificado em sua estrutura e configuração.
A) I, II, III e IV.
B) II, III e IV.
C) I, II e IV.
D) I e IV.
E) I e III.

Xavier e Canen (2008, p. 333) afirmam que: “formar o professor multiculturalmente orientado implica, conforme temos argumentado, trabalhar em prol de um modelo de professor apto a compreender o conhecimento e o currículo como processos discursivos, marcado por relações de poder desiguais que participam da formação das identidades. Implica tensionar conteúdos pré-estabelecidos e pretensões a verdades únicas, procurando detectar vozes silenciadas e representadas nesses discursos curriculares, de forma a mobilizar a construção de identidades docentes sensíveis a diversidade cultural e aptas a formular alternativas discursivas transformadoras, desafiadoras do congelamento de identidades e estereótipos.”
Com base no excerto, complete a afirmação: a proposta multiculturalista tende a...
A) ...estabelecer hierarquias de conhecimentos e conteúdos a serem repassados para os educandos.
B) ...trabalhar em uma visão segmentada e individualista dos grupos historicamente excluídos, rumo a um processo de permanência cultural.
C) ...valorizar as diversas formas de ser e estar, tornando as culturas vivas e latentes no processo de aprendizagem.
D) ...romper com as marcas tradicionais, com foco em seus pressupostos no reforço à neutralidade e passividade dos sujeitos.
E) ...disseminar verdades absolutas sobre a melhor forma de ensinar dentro dos pressupostos da contracultura.

As crianças que sabem ensinam as crianças que não sabem. Isso não é exceção. É a rotina do dia a dia. A aprendizagem e o ensino são um empreendimento comunitário, uma expressão de solidariedade. Mais que aprender saberes, as crianças estão a aprender valores. A ética perpassa silenciosamente, sem explicações, as relações naquela sala imensa.
Assinale as afirmativas que apresentam a perspectiva curricular que é desenvolvida no tipo de ensino apresentado no excerto.
I. Modelo linear de currículo.
II. Modelo tradicional de currículo.
III. Modelo progressista de currículo.
IV. Modelo integrador de currículo.
V. Modelo oficial de currículo.
A) I.
B) II e IV.
C) IV.
D) III.
E) IV e V.

Podemos estabelecer três grupos que se distinguiam em suas concepções acerca do currículo: o grupo dos que acreditavam que currículo podia ser entendido como associado às teorias clássicas da Antiguidade e Idade Média; o grupo dos progressistas que acreditavam na valorização do ser individual, porém coletivo; e o grupo dos tecnocratas, que associavam a organização da escola com a de uma empresa/indústria.
A partir do excerto e dos estudos do livro-texto, sobre as teorias tradicionais de currículo, analise as afirmativas a seguir:
I. Bobbitt entendia os benefícios da administração política de Taylor. O currículo era uma questão de conhecimento e ocorria de forma crítica e desinteressada.
II. Numa linha mais progressista a teoria de Dewey aparecia mais preocupada com a democracia do que com o funcionamento da economia.
III. Dewey entendia como importante os interesses e as experiências das crianças e jovens, direcionado para as questões vivenciais.
IV. Tyler entendia que deveria respeitar a filosofia social e educacional com a qual a escola estivesse comprometida e a psicologia da aprendizagem.
A) II e III.
B) III e V.
C) I, II e IV.
D) I, IV e V.
E) II, III e IV.

As análises dos currículos escolares acontecem desde a década de 1920, durante a Revolução Industrial nos EUA. Como fator social acaba abarcando discussões e o modus vivendi, ou seja, o modo de viver da sociedade em cada época.
Com base no excerto e nos estudos do tema, podemos definir as teorias críticas e pós-críticas como sendo:
A) Teorias da desconfiança, culturais, questionadoras.
B) Teorias clássicas, administrativas, horizontais.
C) Teorias neutras, desinteressadas, reguladoras.
D) Teorias idôneas, ressentidas, capitalistas.
E) Teorias dominantes, elitizadas, verticalizadas.

No filme “Tempos Modernos” (1936), Carlitos, personagem de Chaplin, era trabalhador de grande fábrica e tinha uma rotina fixa, ou seja, fazia seu trabalho sempre da mesma forma, com fins de atender as demandas da Revolução Industrial iniciada naquele momento. Os profissionais das indústrias tinham que ser polivalentes, pois o mercado de trabalho exigia esse tipo de profissional organizado e treinado para tal, visando sempre os resultados satisfatórios.
Considerando a Revolução Industrial como marco para as primeiras reflexões acerca do currículo escolar, identifique a corrente curricular que envolvia os aspectos pedagógicos da época.
A) Uma concepção crítica, que pôde introduzir as questões ligadas ao poder como elemento-chave de discussão curricular.
B) Uma concepção tradicional que visava o treinamento de indivíduos que fosse ligada à racionalização de resultados educacionais, ou seja, ligada às questões técnicas.
C) Uma concepção tradicional que entendia que o sistema educacional deveria partir de elementos individuais em busca de solucionar problemas sociais.
D) Uma concepção tradicional que visava mais as questões culturais e psicológicas, para que a fábrica melhor funcionasse.
E) Um concepção tradicional que tinha o currículo como invenção dos operários e que fosse de acordo com a demanda por democratização.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394/1996, outorga às instituições de ensino a elaboração de um documento de referência. É um documento relacionado às características, a nível macro e micro sobre a comunidade inserida nela. Entende que deve dar autonomia às escolas em sua própria identidade. Ainda é o referencial de quaisquer instituições de ensino.
A que se refere o documento da LDB?
A) Matriz curricular.
B) Diretrizes Curriculares Nacionais.
C) Parâmetros Curriculares Nacionais.
D) Aceleração de estudos.
E) Proposta pedagógica.

O professor tem um papel importante na formação do indivíduo. No que diz respeito ao currículo escolar, espera-se que o professor seja capaz de apresentar os conteúdos pragmáticos formais, que estão nos guias curriculares e manuais escolares; que ele seja moderador dos conhecimentos formais e não formais de forma crítica e reflexiva e junto com os alunos e demais professores da unidade escolar avalie, reavalie, investigue, formule hipóteses e experimente novas possiblidades de construção do conhecimento, levando em consideração a sua prática educativa.
Com base no que foi exposto, assinale as afirmativas que devem ser consideradas pelo professor ao pensar o currículo:
I. Ser criativo e gerador.
II. Meditação.
III. Imitação e manutenção.
IV. Imitação e superação.
V. Mediação.
a. I, II e III.
b. I, III e V.
c. I, IV e V.
d. II e IV.
e. III, IV e V.

Na escola, a opção por currículo do tipo coleção ou por currículo integrado envolve tensões referentes não apenas a decisões concernentes ao conhecimento a ser ensinado, mas também a questões de ordem e controle. A adoção de um currículo integrado demanda uma nova modalidade de ordem, que precisa, então, ser concebida, planejada e aceita. O status e o âmbito dos diferentes conhecimentos também se alteram, assim como se modificam as relações entre professores e alunos. Nesse panorama, conflitos mostram-se passíveis de eclodir.
A respeito dos diferentes tipos de currículo, assinale a opção correta.
A) O currículo integrado torna-se um desafio, na medida em que potencializa o aluno e flexibiliza o conhecimento científico e o conhecimento do senso comum, além de possibilitar ao professor uma ampla gama de ações.
B) O currículo integrado organiza e sistematiza o currículo oficial, fazendo com que o professor não precise de autonomia.
C) O currículo linear pressupõe interação do professor com o aluno e com toda a comunidade escolar, movimentando os espaços escolares no sentido da valorização cultural.
D) O currículo linear e o integrado são sinônimos e permitem inovações pedagógicas na escola, fazendo com que o PPP ganhe uma abrangência a nível estadual.
E) O currículo linear pretende organizar o conhecimento, tornando possível ao aluno transcender sua posição social.

Guiomar Namo de Mello (2014) faz um levantamento histórico-social do que o currículo representa na realidade brasileira: “a concepção do currículo escolar centrado no conhecimento privilegia a apropriação do patrimônio científico cultural acumulado em lugar do avanço em direção a novas descobertas e fronteiras científicas. Sua didática é frontal, expositiva e fácil de observar e de aprender, motivo pelo qual ainda predomina em muitas salas de aula. Ao longo da história, o currículo centrado no conhecimento garantiu que o legado das várias gerações fosse assimilado, preservado e transferido para uma nova geração.”
Na citação, Mello distingue currículo escolar centrado no conhecimento e currículo escolar centrado no aluno. Tanto a autora quanto o texto-base fazem uma contraposição a essas ideias centradas somente no conhecimento. Essa contraposição faz parte de quais teorizações curriculares?
a. Das teorias da racionalização dos resultados e da administração científica.
b. Das teorias que viam a educação tradicional como essencial para a ordem e progresso da população mundial.
c. Das teorias que serviram de contestação aos ditames dominantes e deram suporte às questões culturais.
d. Das teorias que entendem o ser humano como passivo e sem direito à participação social.
e. Das teorias que entendem o conhecimento da cultura como neutro e dentro da lógica empresarial.

As propostas curriculares atuais têm possibilitado o rompimento com as estruturas cartesianas do paradigma da modernidade, que entendeu o mundo como um espaço fechado e dentro dos padrões impostos pela burguesia. Tais considerações são extremamente importantes, quando se pretende compreender o processo de construção do currículo. Para isso, deve-se avançar o pensamento e ir ao encontro do conhecimento social, político e culturalmente construído pela sociedade. A organização escolar deve compreender tais questões e primar por elaborações coerentes com a demanda social.
Assinale as afirmativas corretas, que apresentam a visão que temos de currículo atualmente, com base no que foi apresentado.
I. O planejamento curricular escolar deve ser concebido, assumido e vivenciado por meio das práticas cotidianas, envolvendo toda comunidade escolar.
II. Um dos elementos essenciais para o processo educativo é a avaliação, que objetiva alcançar metas e precisa ser pensada por meio das experiências cotidianas. Para tanto, precisa ser flexível e dinâmica.
III. A educação escolar é dotada de intenções, visando a atingir objetivos educacionais mais autoritários, sejam estes relativos a valores, atitudes ou aos conteúdos escolares da elite dominante.
IV. Para atender às novas demandas oriundas da convivência humana, o currículo escolar tem sido ampliado ou modificado em sua estrutura e configuração.
A) I, II, III e IV.
B) II, III e IV.
C) I, II e IV.
D) I e IV.
E) I e III.

Xavier e Canen (2008, p. 333) afirmam que: “formar o professor multiculturalmente orientado implica, conforme temos argumentado, trabalhar em prol de um modelo de professor apto a compreender o conhecimento e o currículo como processos discursivos, marcado por relações de poder desiguais que participam da formação das identidades. Implica tensionar conteúdos pré-estabelecidos e pretensões a verdades únicas, procurando detectar vozes silenciadas e representadas nesses discursos curriculares, de forma a mobilizar a construção de identidades docentes sensíveis a diversidade cultural e aptas a formular alternativas discursivas transformadoras, desafiadoras do congelamento de identidades e estereótipos.”
Com base no excerto, complete a afirmação: a proposta multiculturalista tende a...
A) ...estabelecer hierarquias de conhecimentos e conteúdos a serem repassados para os educandos.
B) ...trabalhar em uma visão segmentada e individualista dos grupos historicamente excluídos, rumo a um processo de permanência cultural.
C) ...valorizar as diversas formas de ser e estar, tornando as culturas vivas e latentes no processo de aprendizagem.
D) ...romper com as marcas tradicionais, com foco em seus pressupostos no reforço à neutralidade e passividade dos sujeitos.
E) ...disseminar verdades absolutas sobre a melhor forma de ensinar dentro dos pressupostos da contracultura.

As crianças que sabem ensinam as crianças que não sabem. Isso não é exceção. É a rotina do dia a dia. A aprendizagem e o ensino são um empreendimento comunitário, uma expressão de solidariedade. Mais que aprender saberes, as crianças estão a aprender valores. A ética perpassa silenciosamente, sem explicações, as relações naquela sala imensa.
Assinale as afirmativas que apresentam a perspectiva curricular que é desenvolvida no tipo de ensino apresentado no excerto.
I. Modelo linear de currículo.
II. Modelo tradicional de currículo.
III. Modelo progressista de currículo.
IV. Modelo integrador de currículo.
V. Modelo oficial de currículo.
A) I.
B) II e IV.
C) IV.
D) III.
E) IV e V.

Podemos estabelecer três grupos que se distinguiam em suas concepções acerca do currículo: o grupo dos que acreditavam que currículo podia ser entendido como associado às teorias clássicas da Antiguidade e Idade Média; o grupo dos progressistas que acreditavam na valorização do ser individual, porém coletivo; e o grupo dos tecnocratas, que associavam a organização da escola com a de uma empresa/indústria.
A partir do excerto e dos estudos do livro-texto, sobre as teorias tradicionais de currículo, analise as afirmativas a seguir:
I. Bobbitt entendia os benefícios da administração política de Taylor. O currículo era uma questão de conhecimento e ocorria de forma crítica e desinteressada.
II. Numa linha mais progressista a teoria de Dewey aparecia mais preocupada com a democracia do que com o funcionamento da economia.
III. Dewey entendia como importante os interesses e as experiências das crianças e jovens, direcionado para as questões vivenciais.
IV. Tyler entendia que deveria respeitar a filosofia social e educacional com a qual a escola estivesse comprometida e a psicologia da aprendizagem.
A) II e III.
B) III e V.
C) I, II e IV.
D) I, IV e V.
E) II, III e IV.

As análises dos currículos escolares acontecem desde a década de 1920, durante a Revolução Industrial nos EUA. Como fator social acaba abarcando discussões e o modus vivendi, ou seja, o modo de viver da sociedade em cada época.
Com base no excerto e nos estudos do tema, podemos definir as teorias críticas e pós-críticas como sendo:
A) Teorias da desconfiança, culturais, questionadoras.
B) Teorias clássicas, administrativas, horizontais.
C) Teorias neutras, desinteressadas, reguladoras.
D) Teorias idôneas, ressentidas, capitalistas.
E) Teorias dominantes, elitizadas, verticalizadas.

No filme “Tempos Modernos” (1936), Carlitos, personagem de Chaplin, era trabalhador de grande fábrica e tinha uma rotina fixa, ou seja, fazia seu trabalho sempre da mesma forma, com fins de atender as demandas da Revolução Industrial iniciada naquele momento. Os profissionais das indústrias tinham que ser polivalentes, pois o mercado de trabalho exigia esse tipo de profissional organizado e treinado para tal, visando sempre os resultados satisfatórios.
Considerando a Revolução Industrial como marco para as primeiras reflexões acerca do currículo escolar, identifique a corrente curricular que envolvia os aspectos pedagógicos da época.
A) Uma concepção crítica, que pôde introduzir as questões ligadas ao poder como elemento-chave de discussão curricular.
B) Uma concepção tradicional que visava o treinamento de indivíduos que fosse ligada à racionalização de resultados educacionais, ou seja, ligada às questões técnicas.
C) Uma concepção tradicional que entendia que o sistema educacional deveria partir de elementos individuais em busca de solucionar problemas sociais.
D) Uma concepção tradicional que visava mais as questões culturais e psicológicas, para que a fábrica melhor funcionasse.
E) Um concepção tradicional que tinha o currículo como invenção dos operários e que fosse de acordo com a demanda por democratização.

Prévia do material em texto

UNICARIOCA
	Matrícula: 2017201500
	Avaliação: AV1
	Pontuação: 3,20 / 8,00
	Data: 06/04/2019 
	Local: Unidade Rio Comprido
	Acadêmico: _CURRÍCULO TEORIA E PRÁTICA / PEDAGOGIA - EAD 
1) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394/1996, outorga às instituições de ensino a elaboração de um documento de referência. É um documento relacionado às características, a nível macro e micro sobre a comunidade inserida nela. Entende que deve dar autonomia às escolas em sua própria identidade. Ainda é o referencial de quaisquer instituições de ensino.
 A que se refere o documento da LDB?
A) Matriz curricular.
B) Diretrizes Curriculares Nacionais.
C) Parâmetros Curriculares Nacionais.
D) Aceleração de estudos.
E) Proposta pedagógica.
2) O professor tem um papel importante na formação do indivíduo. No que diz respeito ao currículo escolar, espera-se que o professor seja capaz de apresentar os conteúdos pragmáticos formais, que estão nos guias curriculares e manuais escolares; que ele seja moderador dos conhecimentos formais e não formais de forma crítica e reflexiva e junto com os alunos e demais professores da unidade escolar avalie, reavalie, investigue, formule hipóteses e experimente novas possiblidades de construção do conhecimento, levando em consideração a sua prática educativa.
 Com base no que foi exposto, assinale as afirmativas que devem ser consideradas pelo professor ao pensar o currículo:
 
I. Ser criativo e gerador.
II. Meditação.
III. Imitação e manutenção.   
IV. Imitação e superação.  
V. Mediação. 
 
Está correto apenas o que se afirma em:
A) III, IV e V.
B) I, III e V.
C) II e IV.
D) I, IV e V.
E) I, II e III.
3) “Na escola, a opção por currículo do tipo coleção ou por currículo integrado envolve tensões referentes não apenas a decisões concernentes ao conhecimento a ser ensinado, mas também a questões de ordem e controle. A adoção de um currículo integrado demanda uma nova modalidade de ordem, que precisa, então, ser concebida, planejada e aceita. O status e o âmbito dos diferentes conhecimentos também se alteram, assim como se modificam as relações entre professores e alunos. Nesse panorama, conflitos mostram-se passíveis de eclodir” (MOREIRA, 2013, p. 43-44).
MOREIRA, A. F. B. A importância do conhecimento no currículo e os pontos de vista de Michael Young. In: FAVACHO, A. M.; PACHECO, J. A.; SALES, S. R. (Orgs.). Currículo: conhecimento e avaliação, divergências e tensões. Curitiba: CRV, 2013.
 
A respeito dos diferentes tipos de currículo, assinale a opção correta.
A) O currículo integrado torna-se um desafio, na medida em que potencializa o aluno e flexibiliza o conhecimento científico e o conhecimento do senso comum, além de possibilitar ao professor uma ampla gama de ações.
B) O currículo integrado organiza e sistematiza o currículo oficial, fazendo com que o professor não precise de autonomia.
C) O currículo linear pressupõe interação do professor com o aluno e com toda a comunidade escolar, movimentando os espaços escolares no sentido da valorização cultural.
D) O currículo linear e o integrado são sinônimos e permitem inovações pedagógicas na escola, fazendo com que o PPP ganhe uma abrangência a nível estadual.
E) O currículo linear pretende organizar o conhecimento, tornando possível ao aluno transcender sua posição social.
4) Guiomar Namo de Mello (2014) faz um levantamento histórico-social do que o currículo representa na realidade brasileira: “a concepção do currículo escolar centrado no conhecimento privilegia a apropriação do patrimônio científico cultural acumulado em lugar do avanço em direção a novas descobertas e fronteiras científicas. Sua didática é frontal, expositiva e fácil de observar e de aprender, motivo pelo qual ainda predomina em muitas salas de aula. Ao longo da história, o currículo centrado no conhecimento garantiu que o legado das várias gerações fosse assimilado, preservado e transferido para uma nova geração”.
 MELLO,G. N. de.Currículo da educação básica no Brasil:concepções e políticas. set. 2014.p. 2. 
Na citação, Mello distingue currículo escolar centrado no conhecimento e currículo escolar centrado no aluno. Tanto a autora quanto o texto-base fazem uma contraposição a essas ideias centradas somente no conhecimento. Essa contraposição faz parte de quais teorizações curriculares?
A) Das teorias da racionalização dos resultados e da administração científica.
B) Das teorias que entendem o ser humano como passivo e sem direito à participação social.
C) Das teorias que entendem o conhecimento da cultura como neutro e dentro da lógica empresarial.
D) Das teorias que viam a educação tradicional como essencial para a ordem e progresso da população mundial.
E) Das teorias que serviram de contestação aos ditames dominantes e deram suporte às questões culturais.
5) As propostas curriculares atuais têm possibilitado o rompimento com as estruturas cartesianas do paradigma da modernidade, que entendeu o mundo como um espaço fechado e dentro dos padrões impostos pela burguesia. Tais considerações são extremamente importantes, quando se pretende compreender o processo de construção do currículo. Para isso, deve-se avançar o pensamento e ir ao encontro do conhecimento social, político e culturalmente construído pela sociedade. A organização escolar deve compreender tais questões e primar por elaborações coerentes com a demanda social. 
 Assinale as afirmativas corretas, que apresentam a visão que temos de currículo atualmente, com base no que foi apresentado.
 
I. O planejamento curricular escolar deve ser concebido, assumido e vivenciado por meio das práticas cotidianas, envolvendo toda comunidade escolar.
II. Um dos elementos essenciais para o processo educativo é a avaliação, que objetiva alcançar metas e precisa ser pensada por meio das experiências cotidianas. Para tanto, precisa ser flexível e dinâmica.
III. A educação escolar é dotada de intenções, visando a atingir objetivos educacionais mais autoritários, sejam estes relativos a valores, atitudes ou aos conteúdos escolares da elite dominante.
IV. Para atender às novas demandas oriundas da convivência humana, o currículo escolar tem sido ampliado ou modificado em sua estrutura e configuração.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
 
A) I, II, III e IV.
B) II, III e IV.
C) I, II e IV.
D) I e IV.
E) I e III.
6) Xavier e Canen (2008, p. 333) afirmam que: “formar o professor multiculturalmente orientado implica, conforme temos argumentado, trabalhar em prol de um modelo de professor apto a compreender o conhecimento e o currículo como processos discursivos, marcado por relações de poder desiguais que participam da formação das identidades. Implica tensionar conteúdos pré-estabelecidos e pretensões a verdades únicas, procurando detectar vozes silenciadas e representadas nesses discursos curriculares, de forma a mobilizar a construção de identidades docentes sensíveis a diversidade cultural e aptas a formular alternativas discursivas transformadoras, desafiadoras do congelamento de identidades e estereótipos”.
XAVIER, G. P. M; CANEN, A. Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro. Pro-posições. Rio de Janeiro, 2008, v. 19, n. 3. 
 
Com base no excerto, complete a afirmação: a proposta multiculturalista tende a...
A) ...estabelecer hierarquias de conhecimentos e conteúdos a serem repassados para os educandos.
B) ...trabalhar em uma visão segmentada e individualista dos grupos historicamente excluídos, rumo a um processo de permanência cultural.
C) ...valorizar as diversas formas de ser e estar, tornando as culturas vivas e latentes no processo de aprendizagem.
D) ...romper com as marcas tradicionais, com foco em seus pressupostos no reforço à neutralidade e passividade dos sujeitos.
E) ...disseminar verdades absolutas sobre a melhor forma de ensinar dentro dos pressupostos da contracultura.
7) “Ascrianças que sabem ensinam as crianças que não sabem. Isso não é exceção. É a rotina do dia a dia. A aprendizagem e o ensino são um empreendimento comunitário, uma expressão de solidariedade. Mais que aprender saberes, as crianças estão a aprender valores. A ética perpassa silenciosamente, sem explicações, as relações naquela sala imensa.” (EI, 2014)
EI. Centro de Referências em Educação Integral. Escola da Ponte radicaliza a ideia de autonomia dos estudantes. 2014. 
 Assinale as afirmativas que apresentam a perspectiva curricular que é desenvolvida no tipo de ensino apresentado no excerto.
 
I. Modelo linear de currículo.
II. Modelo tradicional de currículo.
III. Modelo progressista de currículo.
IV. Modelo integrador de currículo.
V. Modelo oficial de currículo.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
A) I.
B) II e IV.
C) IV.
D) III.
E) IV e V.
8) Podemos estabelecer três grupos que se distinguiam em suas concepções acerca do currículo: o grupo dos que acreditavam que currículo podia ser entendido como associado às teorias clássicas da Antiguidade e Idade Média; o grupo dos progressistas que acreditavam na valorização do ser individual, porém coletivo; e o grupo dos tecnocratas, que associavam a organização da escola com a de uma empresa/indústria.
 
A partir do excerto e dos estudos do livro-texto, sobre as teorias tradicionais de currículo, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Bobbitt entendia os benefícios da administração política de Taylor. O currículo era uma questão de conhecimento e ocorria de forma crítica e desinteressada.
II. Numa linha mais progressista a teoria de Dewey aparecia mais preocupada com a democracia do que com o funcionamento da economia.
III. Dewey entendia como importante os interesses e as experiências das crianças e jovens, direcionado para as questões vivenciais.
IV. Tyler entendia que deveria respeitar a filosofia social e educacional com a qual a escola estivesse comprometida e a psicologia da aprendizagem.
 
São propósitos das teorias tradicionais de currículo apenas o que se afirma em:
A) II e III.
B) III e V.
C) I, II e IV.
D) I, IV e V.
E) II, III e IV.
9) As análises dos currículos escolares acontecem desde a década de 1920, durante a Revolução Industrial nos EUA. Como fator social acaba abarcando discussões e o modus vivendi, ou seja, o modo de viver da sociedade em cada época.
 
As teorias críticas sobre o currículo, em contraste, começam por colocar em questão precisamente os pressupostos dos presentes arranjos sociais e educacionais. Para as teorias críticas o importante não é desenvolver técnicas de como fazer o currículo, mas desenvolver conceitos que nos permitam compreender o que o currículo faz. [...] p. 32.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
 
Com base no excerto e nos estudos do tema, podemos definir as teorias críticas e pós-críticas como sendo:
A) Teorias da desconfiança, culturais, questionadoras.
B) Teorias clássicas, administrativas, horizontais.
C) Teorias neutras, desinteressadas, reguladoras.
D) Teorias idôneas, ressentidas, capitalistas.
E) Teorias dominantes, elitizadas, verticalizadas.
10) No filme “Tempos Modernos” (1936), Carlitos, personagem de Chaplin, era trabalhador de grande fábrica e tinha uma rotina fixa, ou seja, fazia seu trabalho sempre da mesma forma, com fins de atender as demandas da Revolução Industrial iniciada naquele momento. Os profissionais das indústrias tinham que ser polivalentes, pois o mercado de trabalho exigia esse tipo de profissional organizado e treinado para tal, visando sempre os resultados satisfatórios.
 Considerando a Revolução Industrial como marco para as primeiras reflexões acerca do currículo escolar, identifique a corrente curricular que envolvia os aspectos pedagógicos da época.
A) Uma concepção crítica, que pôde introduzir as questões ligadas ao poder como elemento-chave de discussão curricular.
B) Uma concepção tradicional que visava o treinamento de indivíduos que fosse ligada à racionalização de resultados educacionais, ou seja, ligada às questões técnicas.
C) Uma concepção tradicional que entendia que o sistema educacional deveria partir de elementos individuais em busca de solucionar problemas sociais.
D) Uma concepção tradicional que visava mais as questões culturais e psicológicas, para que a fábrica melhor funcionasse.
E) Um concepção tradicional que tinha o currículo como invenção dos operários e que fosse de acordo com a demanda por democratização.

Mais conteúdos dessa disciplina