Buscar

Av1 - Comportamento Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Comportamento Organizacional
1) Texto-base: As características da liderança carismática influenciam sua equipe, seus seguidores. Quando o líder compartilha com a equipe a visão de forma articulada e clara, está propondo aos seus seguidores os objetivos a serem alcançados, demonstrando que todos têm capacidade e competência para atingir estes objetivos. Quando mostra que está disposto a assumir riscos pessoais para alcançar a visão, inspira confiança nos seguidores, que se comprometem ainda mais com a visão e com a organização.
Enunciado: Assinale a alternativa que contém as características do líder carismático:
Alternativas:
a)Visão e articulação – Risco pessoal – Sensibilidade às necessidades dos seguidores – Comportamento não convencional.
b)Visão e articulação – Risco pessoal – Sensibilidade às necessidades dos seguidores – Comportamento convencional.
c)Visão e articulação – Risco pessoal – Sensibilidade às necessidades da organização – Comportamento não convencional.
d)Visão e articulação – Risco calculado – Sensibilidade às necessidades da organização Comportamento convencional.
e)Visão e articulação – Risco calculado – Sensibilidade às necessidades dos seguidores – Comportamento não convencional.
2) Texto-base: Nas Teorias Comportamentais, algumas sugerem que o comportamento do líder é que determina se ele será ou não um líder eficaz, deixando de lado o foco nos traços de personalidade. Isto significa que líderes eficazes podem ser treinados, já que comportamentos podem ser aprendidos. São vários os tipos de liderança que encontramos hoje nas organizações. Em um deles o líder toma todas as decisões e faz o estilo linha-dura. O poder é centralizado em si e as decisões são impostas aos colaboradores que podem questionar. Seu foco está nos resultados das tarefas realizadas.
Enunciado: De acordo com as características apresentadas, estamos nos referindo à liderança:
Alternativas:
a)Liderança autocrática.
b)Liderança democrática.
c)Liderança liberal ou laissez-faire.
d)Liderança transformacional.
e)Liderança Carismática.
3) Texto-base: É comum pessoas emprestarem alguma coisa de valor como um carro, uma casa na praia ou até mesmo, seu computador de trabalho a um amigo, sem exigir uma contrapartida. Também é comum confidenciarmos informações importantes a outras pessoas e pedir sigilo. Em casos assim, normalmente ouvimos questionamentos do tipo: você não tem medo que ele estrague seu carro? Você não tem medo de emprestar sua casa na praia e eles quebrarem tudo por lá? Você não teme que esta pessoa use estas informações contra você? A resposta a esses questionamentos pode ser: não, não tenho esse temor, pois confio nesta pessoa.
Enunciado: Sobre confiança é possível afirmar que:
Alternativas:
a)Confiança é a contribuição voluntária do funcionário, encorajada pelo líder.
b)Confiança é um sentimento de expectativa em relação algo ou alguém. A pessoa ou organização confiável é uma fonte de vantagem competitiva.
c)Confiança em alguém ou algo pode gerar um desempenho eficaz, pois estimula a motivação para realizações em esforço extra.
d)Confiar significa acreditar, ter uma expectativa positiva em relação ao comportamento de outra pessoa, apostar que o comportamento de outro indivíduo será favorável aos nossos objetivos e às nossas expectativas, mesmo que não tenhamos nenhuma forma de nos assegurar que isto correrá.
e)Confiança é um estado psicológico que surge quando nos tornamos vulneráveis ao outro em relação às expectativas sobre como a situação vai se desenrolar.
4) Texto-base: O interesse em conhecer melhor aquilo que caracteriza o comportamento de um líder eficaz não é assim tão recente. Mesmo em épocas distantes, a compreensão de como alguém conseguia chegar a uma posição de destaque na condução dos demais pares sempre despertou considerável curiosidade e preocupação. Atualmente muito se
houve falar que as organizações têm tido dificuldade em encontrar pessoas com perfil de liderança no mercado de trabalho.
Enunciado: Como consequência dessa dificuldade podemos afirmar que:
I- Tem aumentado o investimento em programas de desenvolvimento de lideranças dentro das próprias organizações em busca de uma liderança eficaz.
II- As organizações têm buscado profissionais fora do país para suprir esta necessidade.
III- Essa informação não é real, pois o nosso país está em constante desenvolvimento, com um mercado aquecido a vários anos consecutivos e com profissionais capacitados para liderar.
Alternativas:
a)Está correto apenas I.
b)Está correto I e II.
c)Esta corre I, II e III.
d)Está correto apenas II.
e)Está correto apenas III.
5) Texto-base: Você teve a oportunidade de estudar sobre motivação e algumas teorias motivacionais. Baseado nestes conhecimentos, observe as afirmações abaixo.
I) Frederick Herzberg foi o responsável pela Teoria dos Dois Fatores, que foi um estudo realizado com colaboradores em momentos altamente motivados e em momentos de insatisfação e desmotivação.
II) Clayton Alderfer criou a Teoria ERG, propondo uma modificação da teoria de Maslow, tornando-a mais simples e instituindo três categorias de necessidades: de existência, de relacionamento e de crescimento.
III) John Stacey Adams desenvolveu a Teoria da Equidade, na qual a satisfação e a motivação dos colaboradores estão diretamente ligadas à comparação justa entre os mesmos.
IV) Edwin Locke desenvolveu a Teoria da Fixação de Objetivos, que propõe que a maior fonte de motivação no trabalho é a intenção de lutar por um objetivo.
V) David McClelland criou a Teoria das Necessidades Adquiridas, que é baseada na premissa de que as pessoas adquirem ou aprendem certas necessidades com base nos valores institucionais.
Enunciado: Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Apenas II está correta.
b)Estão corretas I; II; III e IV.
c)Apenas III está correta.
d)Estão corretas I; III; e V.
e)Estão corretas II; IV.

Outros materiais