Buscar

Atividades 5,6,7 e 8 Corrigidas

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia
Disciplina de Metodologia e Prática da Pesquisa
Professora: Terezinha Bazé de Lima 
Aluno (a): RGM: 
Atividades de Aulas - 05, 06, 07 e 08 - Valor total da atividade – 5, 0 pontos.
Esta atividade é denominada Estudo Dirigido e será desenvolvida com base no Material de Aula – Guia de Estudo e outros materiais indicados em arquivos, sites e periódicos! 
Antes de fazer as atividades abaixo você deve: 
Estudar cada uma das aulas, grifando e demarcando com lápis as ideias principais.
Aula 5 (Valor 1,0 ponto)
Pesquise e elabore a sua resposta trazendo citações das informações do Guia de Estudos. (Nada pode ser copiado sem mencionar fonte, Autor, ano e página).
O que é pesquisa? 
R: Pesquisa é toda investigação de qualquer espécie que seja, nasce da observação de algum fenômeno surpreendente de alguma experiência que frustra uma expectativa ou rompe com um hábito de expectativa.
LIMA, Terezinha Bazé de; FERNANDES, Metodologia e Prática da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNI-GRAN, 2018/1.P.27.
De acordo com Santaella, o que pode ser chamado de pesquisa científica? 
R: A pesquisa científica é uma das instâncias da prática metodológica. Antes de tudo, a pesquisa científica exige, pelo menos como pano de fundo, certo estado de alerta do pesquisador para as questões filosóficas, especialmente epistemológicas, sobre as leis que regem o conhecimento, sua busca aquisição, validade etc. Assentada sobre essas bases, a pesquisa deve ser conduzir dentro de um determinado campo da ciência a que o objeto ou assunto da pergunta pertence algum quadro teórico de referência e de suas predições. Só isso pode ser chamado de pesquisa científica, afirma Santaella, porque só isso pode resultar em conhecimento.
LIMA, Terezinha Bazé de; FERNANDES, Metodologia e Prática da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNI-GRAN, 2018/1. P.27.
Destaque 05órgãos de fomento à pesquisa e sua importância? 
CAPES- Fundação de Coordenação e Aperfeiçoamento de pessoa de Nível Superior: Trata- se de uma agência governamental, vinculada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), que tem como objetivo promover a expansão, consolidação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, dos cursos de mestrado e doutorado, em todo o país. É a CAPES que autoriza a abertura de novos cursos de pós-graduação, e avalia os cursos em funcionamento periodicamente.
CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Trata-se de uma agência governamental, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que tem como finalidade o fomento da pesquisa científica e tecnológica, e o incentivo a formação de pesquisadores no Brasil.
FUNCITEC/SC- Fundação de ciência e Tecnologia de Santa Catarina: Promove o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de Santa Catarina através do fomento à pesquisa e da interação, em todos os níveis das instituições científicas, dos complexos produtivos, do governo e da sociedade.
FINEP- Financiadora de Estudos e Projetos: Atua em toda a cadeiada inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Promovendo assim o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.
PROSSIGA- Programa de Informação e Comunicação para a Pesquisa: Tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas.
LIMA, Terezinha Bazé de; FERNANDES, Metodologia e Prática da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNI-GRAN, 2018 /1. P.29.
Fundação de Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior. Disponível em:https://www.infoescola.com/educacao/coordenacao-de-aperfeicoamento-de-pessoal-de-nivel-superior-capes/.Acesso em: 25 de mai. De 2018, 20h02min: 42.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Disponível em:https://www.infoescola.com/ciencias/conselho-nacional-de-desenvolvimento-cientifico-e-tecnologico-cnpq/. Acesso em: 25 de mai. De 2018, 20h06min: 10.
Fundação de ciência e Tecnologia de Santa Catarina.Disponível em: http://ses.sp.bvs.br/lis/resource/9169#.Wwio10gvzIU. Acesso em: 25 de mai. De 2018, 20h10min: 20.
Financiadora de Estudos e Projetos.Disponível em: http://www.planejamento.gov.br/assuntos/empresas-estatais/palestras-e-apresentacoes/4-3-politica-salarial-finep.pdf. Acesso em: 25 de mai. De 2018, 20h30min: 00.
Programa de Informação e Comunicação para a Pesquisa. Disponível em: http://prossiga.ibict.br/. Acesso em: 25 de mai. De 2018, 20h 35min: 15.
Descreva as qualidades pessoais do pesquisador? 
Busca de oportunidade e iniciativa;
Persistência;
Comprometimento;
Demanda de eficiência e qualidade;
Correr riscos calculados;
Estabelecimento de metas a serem cumpridas;
Determinação na busca de informações;
Planejamento e monitoramento sistemáticos;
Persistência, persuasão e redes de contatos permanentes e atualizadas;
Ética, estética, independência e autoconfiança.
LIMA, Terezinha Bazé de; FERNANDES, Metodologia e Prática da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNI-GRAN, 2018 /1. P.28.
O que quer dizer jovem pesquisador de acordo com Roland Barthes?
R: Para Barthhes, o pesquisador precisa entender que ele escreve para os outros, sendo o seu trabalho uma produção social.
LIMA, Terezinha Bazé de; FERNANDES, Metodologia e Prática da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNI-GRAN, 2018 /1. P.28.
Quais os cuidados básicos que devemos ter com a pesquisa na internet? 
R: A internet passou a ser considerada uma ferramenta indispensável para a Educação vista como uma nova linguagem tecnológica para o aprendizado. Noentanto, ela é um lugar perigoso e ameaçador ao possibilitar a prática do plágio, da colagem, clonagem, e da cópia.
LIMA, Terezinha Bazé de; FERNANDES, Metodologia e Prática da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNI-GRAN, 2018 /1. P.31.
 Aula 06(Valor 1, 0 ponto)
De acordo com Pedro Demo (1991), o processo de pesquisa está cercado de ritos especiais, quais são eles? 
R: Faz parte desses ritos especiais certa trajetória acadêmica, domínio de técnicas, sobre tudo de manejo estatístico e informático, mas principalmente o destaque privilegiado no espaço acadêmico.
LIMA, Terezinha Bazé de; FERNANDES, Metodologia e Prática da Pesquisa emEducação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNI-GRAN, 2018 /1. P.36.
Quais são as marcas da pesquisa como princípio educativo? 
Capacidade de questionamento.
Conjugar conhecimento e educação.
Contato pedagógico mais eficaz.
Relação mais adequada com ideologia.
Impulso emancipatório
Competência profissional moderna.
LIMA, Terezinha Bazé de; FERNANDES, Metodologia e Prática da Pesquisa emEducação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNI-GRAN, 2018 /1. P.36.
Para Habermas citado por Demo (1995) existem 05 etapas de ensaios de evolução na produção do conhecimento científico quais são elas?
Interpretação reprodutiva.
Interpretação própria.
Reconstrução.
Construção. 
Criação/ Descoberta.
LIMA, Terezinha Bazé de; FERNANDES, Metodologia e Prática da Pesquisa emEducação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNI-GRAN, 2018 /1. P.37.
d)	Apresente as Diretrizes para elaboração do conhecimento científico.
Determinação do tema.
Levantamento da Bibliografia.
Leitura e registro da bibliografia após a seleção de assuntos importantes para o trabalho.
Construção Lógica do Trabalho: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
LIMA, Terezinha Bazé de; FERNANDES, Metodologia e Prática da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNI-GRAN, 2018 /1. P37.
3. Aula 07 (Valor 1,0 ponto )
Leia a aula 07 – Vocêdeve ler, estudar e grifar os aspectos importantes de uma resenha crítica, devendo destacar – o que é uma resenha e suas etapas de desenvolvimento, bem como suas qualidades.
Resenha Critica 
Resenhista Talita Freitas
ISQUERDO, Roberta Aparecida Manfré. A Musicalização Na Prática Pedagógica DaEducação Infantil, Interletras, ISSN N°1807-1597. V. 4, Edição número 22, de Outubro/2015 a Março,/ 2016 – p.
Roberta Aparecida Manfré Isquerdo, Atualmente é professora - Anglo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: educação infantil, prática pedagógica e música... Cursando pós-graduação de psicopedagogia
De acordo com Snyders (1992) comenta que a função mais evidente da escola é preparar os jovens para o futuro, para a vida adulta e suas responsabilidades. Mas ela pode parecer aos alunos como um remédio amargo que eles precisam engolir para assegurar, num futuro bastante indeterminado, uma felicidade bastante incerta. A música pode contribuir para tornar esse ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem, afinal “propiciar uma alegria que seja vivida no presente é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente” (SNYDERS, 1992, p. 14).
Além de contribuir para deixar o ambiente escolar mais alegre, podendo ser usada para proporcionar uma atmosfera mais receptiva à chegada dos alunos, oferecendo um efeito calmante após períodos de atividade física e reduzindo a tensão em momentos de avaliação, a música também pode ser usada como um recurso no aprendizado de diversas disciplinas. O educador pode selecionar músicas que falem do conteúdo a ser trabalhado em sua área, isso vai tornar a aula dinâmica, atrativa, e vai ajudar a recordar as informações. Mas, a música também deve ser estudada como matéria em si, como linguagem artística, forma de expressão e um bem cultural.
O autor descreve e apresentar a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Explica como a musicalização pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança.
Porém esse arquivo nos mostra que a musica deve ser inserido no cotidiano das crianças, não apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. 
Resenha elaborada por:
Talita Freitas
Aluna Cursando Pedagogia, no 1 semestre, Disciplina Metodologia e Prática de Pesquisa em Educação, UNIGRAN- Centro Universitário da Grande Dourados, Polo Aupex Itajaí –SC. talitatita31@gmail.com
4)Aula 8 (Valor 2,0 pontos) Elabore um projeto de acordo com as etapas apresentadas em aula, considerando a sua condição de jovem pesquisador. Siga as normas da ABNT. E as etapas do formulário para construção do Projeto Pesquisa. O tema será de sua escolha de acordo com o seu Curso de Pedagogia 
OBS.: Lembre-se de registrar as referências de todo o material pesquisado, de acordo com as normas da ABNT. (valor 2,0 pontos)
Lembre-se:
O Projeto de Pesquisa deve seguir as etapas abaixo:
TEMA
PROBLEMA DE PESQUISA
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECIFICOS
JUSTIFICATIVA
METODOLOGIA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
REFERÊNCIAS 
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Talita FreitasRGM 053.17594
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Itajaí – SC
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
TALITA FREITASRGM 053.17594
 MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de Pesquisa elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de curso, como requisito parcial para obtenção do Grau de Licenciatura no Curso de Pedagogia, orientado pela professora Doutora Terezinha Bazé de Lima. 
Itajaí – SC
2018
SUMÁRIO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO.............................................................................4
INTRODUÇÃO.......................................................................................................5
PROBLEMA............................................................................................................6
OBJETIVOS.............................................................................................................7
Gerais.........................................................................................................................7
Específicos.................................................................................................................7
JUSTIFICATIVA.....................................................................................................8
CONSTRUÇÃO DA HIPÓTISE.............................................................................9
REVISÃO DA LITERATURA................................................................................10
METODOLOGIA.....................................................................................................12
Tipos de Pesquisa.......................................................................................................12
CRONOGRAMAS DAS ATIVIDADES..................................................................13
ORÇAMENTO..........................................................................................................14
REFERÊNCIAS........................................................................................................15
ANEXOS...................................................................................................................16
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: Metodologia e Prática da Pesquisa na Educação
1.1 TÍTULO DO PROJETO: Musicalização na Educação Infantil
1.2 DADOS DA EQUIPE:
 AUTOR: Talita Freitas - RGM: 053.17594
 PÓLO: AUPEX ITAJAI /SC
 ANO: 2018
 Endereço: Rua Alberto Werner 6
 Bairro Vila Operária
COLABORADORES E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS:
 Equipes Educacionais, pais e alunos.
1.3 ORIENTADOR(A): Professora Doutora Teresinha Bazé de Lima
1.4 TIPO(S) DE PESQUISA (S): 
(X) BIBLIOGRÁFICA
( ) ESTUDO DE CASO
(X) EXPLORATÓRIA
( ) PESQUISA-AÇÃO
( ) PESQUISA PARTICIPANTE
( ) OUTRAS . Citar: _____________________________________
2.INTRODUÇÃO
	Este trabalho tem a finalidade de abordar a importância da musicalização na educação infantil, pois através de atividades com a música a criança desperta para a percepção do gosto musical, da socialização, confiança, facilitando a sua interação com o universo que a rodeia.
	Decidi pesquisar o tema “Musicalização na Educação Infantil” para obter mais e novos conhecimentos, quanto à importância da musicalização para o desenvolvimento geral da criança, a música e os sons fazem parte da vida de todos, portanto nos integra com o mundo. O educador tem o papel de fomentar esta percepção, a linguagem musical é capaz de expressar sentimentos, trazer sensações e pensamentos, além de trabalhar a fala, consciência corporal e coordenação motora.
	A maioria das crianças gosta de ouvir e cantar músicas. A musicalização pode contribuir com o desenvolvimento linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança, estimulando desde cedo, de maneira lúdica e prazerosa, o aprendizado.
3. PROBLEMA
Qual a importância das atividades de musicalização na Educação Infantil? Como a música contribui no processo de ensino-aprendizagem? O que podeser explorado dentro do universo sonoro como ação educativa?
4. OBJETIVOS
4.1 GERAIS
Compreender a importância sobre o trabalho com a música na aprendizagem e afetividade da criança.
4.2. ESPECÍFICOS
- Desenvolver a linguagem oral e corporal;
- Estimular a percepção auditiva;
- Possibilitar o contato com diferentes tipos de sons e gêneros musicais diversos;
- Incentivar a criança a gostar de músicas e usar para seu bem estar para o corpo e mente;
-Identificar de que maneira a música pode contribuir no desenvolvimento do potencial criativo e da sensibilidade da criança.
5. JUSTIFICATIVA
A música faz parte da vida de todas as pessoas, em todas as culturas e em diversas situações, por isso, é importante que as crianças tenham contato com a música desde muito cedo.
Em todas as culturas existe música e através dela é possível conhecer um povo, seus hábitos e suas características, e podemos passar essas informações para as crianças através de brincadeiras com músicas. A música também é uma forma de se expressar e socializar.
Além da alegria contagiante que a música causa, desenvolve também a coordenação motora, o senso crítico e melódico, a fala, o movimento corporal e percepção.
A linguagem musical está presente nas, mas variadas formas de vibrações sonoras; no canto dos pássaros, nos sons do vento, da chuva, nas folhas balançando, no quicar da bola, no barulho do trânsito, no som das ondas do mar, é um universo exploratório infinito. Foi assim que senti a necessidade de escolher este tema para ampliar conhecimentos, visto que é excelente para o desenvolvimento corporal, racional, da autoestima, além de trabalhar a inclusão. 
6. HIPÓTESE
A musicalização possibilita adentrar ao mundo da criança, pois está fortemente ligada ao seu mundo e pode contribuir para o crescimento saudável e feliz, por isso torna-se muito importante na Educação Infantil, à estimulação desenvolvida na criança através da música oferece imensuráveis contribuições ao longo de sua vida, na linguagem, nas suas relações, no seu desempenho físico-motor e formação ética, comprovadamente pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental.
O cantar envolve o ouvir e o silenciar, incentiva a dramatização em histórias, jogos, brincadeiras e conscientização mantendo a criança ativa e envolvida nas atividades propostas, tornando possível sua identidade própria e do seu mundo. 
As crianças despertam suas capacidades, por meio da música, de maneira muito interessante, fazendo dela um elemento que facilita o aprendizado.
7. REVISÃO DA LITERATURA – BASE TEÓRICA
A música tem sua participação na vida humana desde o surgimento da mesma, antes e até mesmo nos dias atuais ela é usada como uma forma de entretenimento, comunicação, um instrumento de se manter e transmitir a cultura presente no dia a dia das pessoas era tocado em cerimoniais como: nascimento, morte, casamento, ou até simplesmente apreciada por diferentes povos, tempos e crenças entre outras formas de ser usada, por esse motivo a música é considerada como uma linguagem universal, pois a mesma é considerada tanto como uma ciência e uma arte e cabe a nós explorá-la e saber manuseá-la aproveitando o máximo possível para proporcionar um efeito importante e instigador na sociedade em que esta inserida. Desde o ventre da mãe a criança ouve sons, que inconscientemente irão permanecer na sua mente, pois a audição é o sentido que se desenvolve primeiro. A canção eleva a emoção, o sentimento, o desejo mais intenso do ser humano. Após o nascimento da criança todos os sons captados pela mesma são importantes para ajudar na sua capacidade linguística, o equipamento sonoro auxilia a criança a melhor entender de qual cultura é integrante e perceber em que ambiente está inserida.
 Segundo Antunes (2004, p. 68): “A criança ao chegar ao nosso mundo, sua primeira manifestação de vida ocorre com o som que externa em seu primeiro choro” e com isso seu contato com mundo sonoro é capitada automaticamente pelo ambiente em que estará “A música pode vir através da canção de ninar que a mãe canta para ela ou pode ser um aparelho sonoro”.
Quando a criança entra na educação infantil, ela já traz consigo conceitos e pensamentos formados ao meio em que pertence, ou seja, sua cultura e de acordo com Gardner (1995p, 47): “Em resumo, a cultura circundante desempenha um papel predominante na determinação do grau em que o potencial intelectual de um indivíduo é realizado”.
Os barulhos mais absorvidos pelas crianças nada mais é do que próprio do seu dia a dia, na infância os sons mais captados pelas crianças são dos próprios pais e brinquedos, na escola se a criança sentir que a professora a trata carinhosamente ela aprenderá a respeitar os estímulos ofertados pelo docente, ou seja, a criança tem um repertório musical, de palavras e sons diferenciado de outras crianças, as quais podem ter culturas diferenciadas, ou até mesmo pela simples falta de conversa, ou de estímulo, o professor deve respeitar quaisquer diferenças de culturas, religiões crenças enfim, porém saber trabalhar e mostrar cada uma delas.
Camargo (1994, p. 17) apresenta que a “educação através da música, envolvendo os aspectos dinâmicos, sensoriais, afetivos, mentais e espirituais do ser, não só colabora no desenvolvimento de todas as faculdades, como contribui para a formação de sua personalidade individual”. Ou seja, de acordo com a autora a música esta direcionada em todos os aspectos considerados condutores de formação da identidade, pois desenvolve a inteligência, exercita e promove interação com outras pessoas, além do indivíduo estar naquele momento conhecendo seu próprio corpo e não somente a estrutura física, mas todo o conjunto mental e espiritual. A autora também menciona que:
A criatividade constitui-se numa exigência do mundo contemporâneo, especialmente em decorrência dos estudos de Piaget sobre o pensamento humano e o que levaram a revalorização da motricidade como fonte de inteligência prática, intimamente relacionada a atividade corporal. Assim, o conceito antigo de educação que procurava atender ao homem, diferencialmente, de acordo com a divisão de seus fenômenos-motores, intelectuais e afetivos-, é hoje superada pelo pensamento da psicologia moderna, que procura reunificá-lo num todo indivisível e abrangente. (1994, p. 136, 137)
Esses aprendizados na Educação Infantil são de extrema importância para se estabelecer também um melhor contato entre educador e aluno, pois a escola deve ser o mais aconchegante o possível principalmente nos primeiros contatos entre professor e criança, já que a escola será para a mesma como um segundo lar onde muitas vezes ali passará mais tempo acordado e tendo relações com outras pessoas, mais do que na sua própria casa. 
De acordo com a autora Craidy:
Quando a criança começa a frequentar a escola, o novo ambiente precisa tornar-se, o mais breve possível, familiar e aconchegante. Além das novidades do ambiente físico, o mundo sonoro é completamente desconhecido. A música pode se tornar um espaço a partir do qual os primeiros vínculos são criados e mantidos. [...] O canto é uma atividade eminente social, é uma abertura para o outro e um enorme enriquecimento pessoal. (2001, p. 130)
Ou seja, se o educador souber explorar a musicalização como forma de adaptação e conhecimento a criança se tornará muito mais feliz na sua adequação a escola, pois ali também ira conhecer um novo mundo tanto físico, pessoal e sonoro, pois até então a criança não haveria conhecido aquele ambiente com tal intensidade daquele momento. A adaptação da criança dentro do ambiente escolar vai muito além de apenas matricular a mesma, é sim um processo que deve ser calmo e carinhosamente analisado, pois o pequeno encontrará naquele ambiente,várias realidades diferentes da dela.
De acordo com Snyders:
A função mais evidente da escola é preparar os jovens para o futuro, para a vida adulta e suas responsabilidades. Mas ela pode parecer aos alunos como um remédio amargo que eles precisam engolir para assegurar, num futuro bastante indeterminado, uma felicidade bastante incerta. A música pode contribuir para tornar esse ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem, afinal “propiciar uma alegria que seja vivida no presente é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente” (SNYDERS, 1992, p. 14).
8. METODOLOGIA
 Com base nos estudos e pesquisas realizados sobre Musicalização na EducaçãoInfantil, vale ressaltar a importância da Música no ensino aprendizagem das crianças, muitos autores evidenciam a necessidade da música estar sempre presente, tais como:Antunes, Gardner, Camargo, Craidy e vários outros autores que viabiliza vários elementos nas práticas educativas.
8.1. TIPO DE PESQUISA
- Bibliográfica: através de pesquisas realizadas via internet, revistas e livros;
- Pesquisa Exploratória:proporcionar maior familiaridade com o problema (explicitá-lo).
- Pesquisa de campo: procura o aprofundamento de uma realidade específica.
8.2. LOCAL DA PESQUISA
- C.E.I. Sonho Meu 
- Cidade: Itajaí SC
8.3. CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA – SUJEITO DA PESQUISA
Participaram desse projeto toda a equipe educacional, pais e alunos.
8.4. ANÁLISE ESTATÍSTICA
A pesquisa se dará de forma investigativa através de um questionário, além de observações e questões abertas durante visitação e observação da Instituição ora pesquisada, para em seguida comparar com os dados obtidos nos fundamentos teóricos.
8.5. MATERIAIS E METODOS (INSTRUMENTOS DE LEVANTAMENTO DE DADOS)
Para a realização do projeto foram utilizados alguns autores, como Antunes, Gardner, Camargo, Snyders e Craidy, que trouxeram fundamentos teóricos para a elaboração do mesmo.
9. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
	Ações/ tapas
	Mês Maio
	Estudando e pesquisando para escolha do tema
	X
	Trabalhando no projeto
	X
	Buscando conhecimento teórico 
	X
	Leitura de livros, artigos e tese, etc.
	X
	Análise da coleta de dados
	X
	Elaboração do Artigo 
	X
	Conclusão e avaliação do tema pesquisado
	 X
	Apresentação do Artigo
	 X
10. ORÇAMENTO
	Especificação
	Quantidade
	R$ Valor Unid.
	R$ Valor Total
	Caneta
	01
	1,50
	 1,50
	Sulfite (resma)
	01
	17,00
	 17,00
	Internet
	
	
	 80,00
	Xerox
	30
	0,20
	 6,00
	Livros
	02
	32,00
	 64,00
	Lápis
	 02
	 1,00
	 2,00
	Borracha
	 02
	 0,50
	 1,00
	Tinta de impressora
	 02
	 50,00
	 40,00
	Encadernação
	 01
	10,00
	 10,00
	Soma
	
	
	 R$ 211,50
11. REFERÊNCIA
CAMARGO, Maria Ligia Marcondes. Musica/movimento: um universo em duas dimensões. Aspectos técnicos e pedagógicos na educação física. Belo Horizonte: Villa, Rica, 1994.3v.
CRAIDY, Carmem; Kaercher, Gládis Elise P. da Silva. Educação infantil: Pra que te
Quero? São Paulo: Cortez, 2001.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? 2. ed. São Paulo:
Cortez, 1994.
12 ANEXO
QUESTIONÁRIO COM O CORPO DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
1- Qual a importância da musica no processo de ensino aprendizagem?
2- Em sala de aula, como as crianças reagem a esse tipo de aprendizagem? 
 3- Elas compreendem melhor os conteúdos quando trabalhados em forma de musica?
4- Para o ensino tornar-se mais prazeroso o educador precisa ir a busca de novas atividades que contribua para o desenvolvimento infantil. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
 5- Os objetivos são alcançados, quando as atividades são trabalhadas de forma de musica?
FICHA DE ORIENTANDO (A)
Nome Completo: Talita Freitas 		RGM: 053.17594
Endereço: Rua: Santo Antônio N 302 
Bairro:São Judas 
Cidade: Itajaí-SC CEP: 88303- 310
Telefone Residencial: (47) 3045-2418
E-mail: talitatita31@gmail.com
POLO: AUPEX-Itajaí-SC
Título do Projeto de Pesquisa:
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Continue navegando