Buscar

APOL 2 Prática Profissional_ Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos
Leia a seguinte citação: 
“Talvez seja preferível falar num movimento dos Annales, não numa ‘escola’. […] Em sua primeira fase, de 1920 a 1945, [o movimento dos Annales] caracterizou-se por ser pequeno, radical e subversivo, conduzindo uma guerra de guerrilhas contra a história tradicional, a história política e a história dos eventos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales 1929-1989. Trad. de Nilo Odália. São Paulo: Ed. da Unesp, 1991. p. 8. 
A partir da citação acima e dos conteúdos do livro-base Leitura e interpretação de textos historiográficos sobre a Escola dos Annales, analise as seguintes afirmativas e assinale a correta:
	
	E
	Os Annales da primeira geração romperam com a historiografia tradicional francesa ao proporem uma nova forma de fazer história, ou seja, baseada em problemas.
Você acertou!
As quatro primeiras afirmativas descrevem o contrário do que os fundadores dos Annales propunham. Eles queriam romper com a história dos “grandes homens”, queriam ampliar o diálogo com outras disciplinas e queriam evitar as narrativas tradicionais e seu foco excessivo em eventos. Apenas a última afirmativa, portanto, é correta, pois descreve justamente quais eram as propostas fundamentais dos Annales (livro-base, p. 84-89).
Questão 2/5 - Prática Profissional: Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos
Atente para a seguinte citação: 
“[Na argumentação de Umberto Eco,] a noção provocativa de intentio operis, a intenção da obra, desempenha um papel importante enquanto fonte de significados que, embora não sejam redutíveis à intentio auctoris [intenção do autor] pré-textual, funcionam mesmo assim como restrição à liberdade da intentio lectoris [intenção do leitor]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLLINI, Stephan. Introdução: Interpretação terminável e interminável. In: ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. Trad.: MF. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 11. 
Considerando os conteúdos do livro-base Leitura e interpretação de textos historiográficos sobre as diferentes intenções nas interpretações textuais, analise as seguintes afirmativas e assinale a correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A interpretação nasce da interação entre a intenção do leitor e a intenção da obra.
Você acertou!
Qualquer interpretação é fruto da interação entre as três intenções (do autor, do leitor e da obra). Contudo, as intenções do autor são, no limite, inalcançáveis, restando como relação fundamental a interação entre leitor e texto. Ainda assim, as intenções do autor não podem ser ignoradas, sobretudo porque, sem elas, não haveria obra. Nesse sentido, apenas a primeira afirmativa é correta, porque considera a relação principal entre leitor e obra e, também, a relação da obra com o autor (livro-base, p. 24-28).
Questão 3/5 - Prática Profissional: Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos
Considere a seguinte citação: 
“Artigo 4º – […]: A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito pela dignidade da pessoa humana. Implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas que pertencem a minorias e os dos povos autóctones”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. 2002. http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CLT/diversity/pdf/declaration_cultural_diversity_pt.pdf. Acesso em 8 mar. 2019. 
De acordo com a citação acima e com os conteúdos do livro-base Leitura e interpretação de textos historiográficos sobre o pensamento social no século XX à diversidade cultural, analise as seguintes afirmativas e assinale a correta:
	
	B
	A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, da Unesco, é um documento que pode ser lido como uma proposta construtiva e positiva para a dignidade das pessoas.
Você acertou!
A primeira afirmativa é incorreta, porque, ao contrário do que nela se afirma, as ciências humanas tiveram grande interesse no tema da diversidade cultural na segunda metade do século XX, e foram esses trabalhos que inspiraram a Unesco, e não o contrário. A segunda afirmativa é correta, porque, justamente, a crítica pós-moderna à ideia de sujeito universal e ao paradigma iluminista permitiram que se produzissem novas formas de se pensar a diversidade que resultaram em documentos como a declaração da Unesco. A terceira afirmativa é incorreta, porque as minorias raciais e de gênero tiveram uma presença muito discreta na produção do conhecimento, que foi dominada por homens brancos e, geralmente, heterossexuais. A quarta afirmativa é incorreta, porque as análises pós-modernas têm como uma de suas principais questões justamente o problema das relações entre exercício do poder e produção do conhecimento. A quinta afirmativa é incorreta, porque, conforme os conteúdos do livro-base (p. 72,73), as lutas contra as dominações tradicionais continuam sendo necessárias e estão longe de chegar a seu fim (livro-base, p. 68-73).
Questão 4/5 - Prática Profissional: Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Segundo Rezende Martins […], tal como no caso de outras ciências humanas, a historiografia passou por um grande processo de transformação depois da Segunda Guerra Mundial, que foi uma ‘época de ouro’, caracterizada por um ‘avanço prodigioso’ […] e pela renovação e enriquecimento das técnicas e dos métodos utilizados, assim como dos horizontes e dos domínios da disciplina”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MUNIAGURRIA, Lorena; ZOREK, Bruno. Leitura e interpretação de textos historiográficos. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 152. 
De acordo com o extrato de texto acima e com os conteúdos do livro-base Leitura e interpretação de textos historiográficos sobre a profissionalização dos historiadores brasileiros, relacione corretamente os seguintes períodos históricos às suas respectivas características: 
Período democrático 1945-1964
Ditadura civil-militar 1964-1985
Redemocratização 1985-dias de hoje 
(   ) Início da profissionalização e formação das primeiras gerações de historiadores brasileiros com perfil acadêmico. Construção das bases de um sistema universitário nacional.
(   ) Expansão e descentralização universitária, com a criação de diversos programas de graduação e pós-graduação em História, especialmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
(   ) Consolidação e expansão da pós-graduação em História no Brasil, com a profissionalização efetiva das pesquisas na área. 
Agora, selecione a afirmativa que apresenta a sequência correta:
	
	D
	1 – 2 – 3
Você acertou!
A sequência correta é 1 – 2 – 3. No período democrático (1945-1964), houve a fundação de vários cursos de História pelo país, e as primeiras gerações de historiadores com formação acadêmica saíram desses cursos. Durante a ditadura militar, houve fortes investimentos na expansão universitária e na criação de programas de pós-graduação, especialmente fora das regiões Sul e Sudeste; e, depois da redemocratização, a pós-graduação e a pesquisa em História se consolidaram e se profissionalizaram (livro-base, p. 152-158).
Questão 5/5 - Prática Profissional: Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos
Considere a seguinte citação: 
“Uma definição preliminar de ‘modelo’ poderia ser uma construção intelectual que simplifica a realidade com o objetivo de entendê-la. Como um mapa, sua utilidade depende da completa omissão de alguns elementos da realidade. Também transforma seus elementos limitados em ‘variáveis’ em um coerente sistema interno de partes interdependentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,ele está disponível em: BURKE, Peter. História e teoria social. Trad. de Klauss B. Gerhardt e de Roneide V. Majer. São Paulo: Ed. da Unesp, 2002. p. 46,47. 
Conforme a citação acima e os conteúdos do livro-base Leitura e interpretação de textos historiográficos sobre modelos para se pensar o social, relacione corretamente as seguintes metáforas aos modelos de investigação e de interpretação de sociedades: 
Metáfora biológica
Metáfora linguística 
(   ) Evolucionismo social
(   ) Estruturalismo
(   ) Pós-estruturalismo
(   ) Funcionalismo 
Agora, selecione a afirmativa que apresenta a sequência correta:
	
	B
	1 – 2 – 2 – 1
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 2 – 2 – 1. O funcionalismo e o evolucionismo social são modelos explicativos da sociedade que se valem de metáforas basilares de referência biológica, enquanto o estruturalismo e o pós-estruturalismo se valem de metáforas linguísticas (livro-base, p. 58-67).

Outros materiais