Buscar

Trabalhador Autônomo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalhador Autônomo – art 442, b, CLT
A contratação de autônomo afasta a caracterização do emprego - Mas é condição de veracidade relativa, igual aos cooperados. O dispositivo fala o óbvio.
Conceito: prestador de serviço que trabalha sem subordinação. A ideia do autônomo é trabalhar com liberdade. Presta serviço com autonomia, ninguém conduz o seu trabalho.
formalidades legais: dependendo da atividade do autônomo, há a necessidade de inscrição formal do autônomo em algum órgão. Ex: Médicos.
Com ou sem exclusividade. Lembrar que está nunca foi elementos da relação de emprego.
O que se tem nesse dispositivo é uma grande verdade, mas pode-se ter uma grande miragem se contratar essa figura com os elementos do vínculo de emprego. Não terá vínculo trabalhista se não tiver os elementos da relação de emprego, especificamente a subordinação. Se tiver, haverá o vínculo da relação de emprego, com todos os direitos inerentes - ele será um empregado. (Primazia da Realidade.) O dispositivo é uma realidade, desde que não tenha elementos da relação de emprego. Cuidado para não vender essa imagem.
A diferença recairá na subordinação. Autônomo - prestar o serviço com autonomia, liberdade, do jeito que quiser, sem subordinação.
Reforma trabalhista:  novembro - Reforma. MP 808 - Novembro, alterando a CLT - perdeu a validade - dispunha: "presente a subordinação jurídica, será reconhecido o vínculo empregatício."

Outros materiais