Buscar

AVALIAÇÃO AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO AV1
1) A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico. Leva esse nome por causa das iniciais das palavras Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Alguns autores brasileiros utilizam a palavra FOFA para designar essa matriz, por ser acrônimo das palavras Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
Com relação à análise da matriz SWOT/FOFA, assinale a opção correta.
Alternativas:
a) A existência de poucos concorrentes na região pode ser considerada uma força da empresa.
b) Custos operacionais elevados podem ser considerados uma ameaça para a organização.
c) Impostos elevados e exigências legais rigorosas podem ser considerados fraquezas da empresa.
d) Qualidade na produção de bens e serviços, marca e estabilidade financeira são exemplos de oportunidades para a empresa.
e) A expansão para novos mercados e o desenvolvimento de novos clientes são exemplos de oportunidades para a empresa.
2) No atual cenário de mercado, marcado pela alta competitividade e globalização, a prosperidade das organizações é determinada pela sua capacidade de se adaptar ao ambiente em evolução contínua. Para isso, as suas vantagens competitivas devem ser constantemente revistas, exigindo a criação e estruturação de estratégias que antecipem, enfrentem e alavanquem a mudança.
Assinale a alternativa que melhor expressa o conceito de estratégia.
Alternativas:
a) O estudo de viabilidade do negócio, ou seja, analisa-se se a empresa será viável ou não.
b) Planos com foco no curto e médio prazo, orientado as áreas e departamentos da organização, detalhando os caminhos para atingir os objetivos da empresa.
c) É a descrição organizada das estratégias de marketing definidas pela empresa para se diferenciar das demais concorrentes.
d) Posicionamento da organização frente às variáveis ambientais para obter vantagem competitiva, com o objetivo de gerar valor para os stakeholders e clientes.
e) É a projeção a médio prazo dos objetivos da empresa. Contempla as unidades administrativas da organização, e traduz e interpreta as decisões do planejamento tático.
3) Michael Tracy e Fred Wiersema criaram o termo disciplinas de valor para descrever as diferentes maneiras com que as empresas podem criar valor para clientes. Especificamente, eles identificam três tipos de estratégias genéricas que foram utilizados com sucesso por empresas como Nike, Dell Computer e Home Depot.
Assinale a alternativa que contenha os três conceitos que segundo os autores, devem ser considerados ao se posicionar estrategicamente no mercado:
Alternativas:
a) Diferenciação, custo e foco.
b) Rivalidade entre concorrentes, poder de negociação dos clientes e ameaça de entrada de novos concorrentes.
c) Liderança em produto, excelência operacional e intimidade com o cliente.
d) Valor financeiro, valor de cliente e valor de processo.
e) Valores tangíveis e intangíveis, valor percebido e valor real.
4) No Brasil percebe-se um expressivo número de empresas que iniciam e encerram suas atividades em um curto espaço de tempo. Órgãos como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE atribuem à essa taxa de mortalidade empresarial uma série de fatores, dentre eles, a falta do planejamento e da gestão estratégica na condução dos negócios.
Sobre a importância da estratégia para a organização, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Destaca-se a existência de um elo entre as escolhas estratégicas de uma empresa e seu desempenho de curto prazo.
b) Empresas bem-sucedidas normalmente entendem melhor os desejos e as necessidades de seus clientes, os pontos fortes e fracos dos concorrentes e a maneira de se criar valor.
c) Empresas que elaboram estratégias pontuais aumentam suas chances de sucesso, logo que refletem o propósito claro da empresa e compreensão de suas competências e ativos essenciais.
d) Empresas devem elaborar estratégias para a criação de um conjunto integrado de ações que visem a produção de bens e serviços com menor custo e aceitável pelos clientes.
e) As empresas que com enfoque puramente operacional, possuem as mesas chances de sucesso de empresas que elaboram estratégias competitivas.
5) Para se compreender melhor o que é um setor, temos de analisa-lo sob o aspecto de quatro dimensões: produtos, clientes, geografia e etapas no processo produção-distribuição. Dependendo da situação, é interessante assumir mais de uma acepção do termo "setor", pois, isso auxilia na identificação de oportunidades e ameaças.
Sobre o processo de análise de setor, considere o texto abaixo:
De modo geral, um setor é analisado com base em um método de _______________________ que enfoca um subconjunto do mercado total de clientes, uma análise de _______________________ que se concentra em corporações individuais ou os principais grupos de empresas do mercado ou uma análise de _______________________ de todas as empresas que enfrentam ameaças e oportunidades semelhantes.
Com base no texto e no material estudado, assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima:
Alternativas:
a) grupo estratégico – segmentação estratégica – concorrentes.
b) concorrentes – grupo estratégico – segmentação estratégica.
c) segmentação estratégica – concorrentes – grupo estratégico.
d) marketing – diagnóstico estratégico – mercado.
e) posicionamento estratégico – mercado – ambiente.

Outros materiais