Prévia do material em texto
Estudos Disciplinares – Direito do Trabalho I Módulo 1 1) R: D- Direito privado, é a posição dominante. A maioria dos juristas sustenta a teoria do direito do trabalho como ramo do direito privado. 2) R: D- Baseado no Princípio da Condição mais Benéfica, vantagens conquistadas pelos empregados, não poderão ser reduzidas; sendo assim a supressão de direitos trabalhistas instituídos por regulamento de empresa só alcança os empregados admitidos posteriormente. 3) R: A- São essas as fontes que são elaboradas pelos próprios interlocutores da relação contratual. 4) R: C-Também conhecidas como Fontes Formais Autônomas, uma vez que são elaboradas pelos próprios interlocutores da relação de trabalho. 5) R: E- A Constituição do México (1917) foi a primeira no mundo a dispor em seu corpo matéria de Direito do Trabalho. 6) R: E- Todas as afirmações estão corretas. Módulo 2 1) R: A- Suspensão é a paralisação do contrato de trabalho provisória e total dos seus principais efeitos, quais sejam, a empresa não esta obrigada a pagar salários e não se conta o tempo de serviço para nenhum efeito. 2) R: C- Sendo hipóteses de afastamento, enquanto perdurar a licença-maternidade o empregador paga os salários e FGTS, que compensará o valor com os recolhimentos previdenciários que couberem. 3) R: D- Conforme o disposto no artigo 445, parágrafo único: “O contrato de experiência não poderá exceder de 90 dias”. 4) R: E- O contrato por prazo determinado é um contrato normal, porém com o período definido de início e término. O contrato poderá ser prorrogado mais de uma vez, desde que o tempo máximo seja de dois anos. Se ultrapassar o prazo de dois anos o contrato passará a ser contrato por tempo indeterminado. 5) R: B- Adolescentes entre 16 e 18 anos são considerados relativamente incapazes, conforme art.402,CLT, jovens entre 14 e 16 anos são incapazes, salvo em condição de aprendiz, conforme disposto no artigo 403,CLT e, devem estar sob representação. 6) R: D- Uma vez que a suspensão não gera nenhum efeito à empregada, o aborto criminoso é hipótese de suspensão, diferente do efeito causado pela interrupção por aborto, onde a mulher terá um repouso remunerado de 2 semanas. Módulo 3 1) R: C- É requisito para a relação de emprego a existência de pessoalidade, conforme extraído do disposto no artigo 3º, CLT. 2) R: E- O trabalhador autônomo não é subordinado a nenhum empregador, uma vez que exerce por conta própria atividade econômica determinada que ele próprio organiza, possuindo uma autonomia de serviço. 3) R: C- Requisito da relação contratual, a subordinação do empregado ao seu empregador deve estar presente na relação contratual de trabalho. 4) R: E- O contrato de aprendizagem pode ser celebrado com pessoas entre 14 e 24 anos, conforme disposto no artigo 428, CLT, e se encerra quando o mesmo completar 24 anos, conforme disposto no artigo 433, CLT, sendo por prazo máximo de 2 anos, conforme artigo 428, CLT. 5) R: D- Sendo o recebimento de FGTS um direito assegurado ao empregado doméstico, o caseiro, como também se enquadra nessa posição deverá recebê-los; uma vez que o trabalhador doméstico, após EC 72|2013 da CF, que alterou o parágrafo único do art 7º, foi igualado em direitos trabalhistas, devendo receber os mesmos benefícios que trabalhadores rurais e os demais urbanos. 6) R: E- A nova lei de estágio diz que a remuneração do estágio e a cessão do auxílio transporte são compulsórias, exceto nos casos de estágios obrigatórios, logo não se caracteriza um vínculo de emprego apenas com a remuneração do estagiário. Módulo 4 1) R: E- Não pode ser feita a equiparação salarial, uma vez que a CLT, no seu artigo 5º, prevê que para que tal ocorra devem-se cumprir certos requisitos, entre eles, o trabalho para o mesmo empregador. 2) R: D- II- O art.459, CLT, diz que “O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações”. IV- O art,458,CLT, no seu 2º, I, diz que não serão considerados como salário; vestuários e outros acessórios fornecidos pelo empregador ao empregado e utilizados no local e trabalho, para a prestação de serviços. V- A CLT, diz que não será considerado como salário o transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público que é concedida pelo empregador a seu empregado. 3) R: E- Um dos efeitos do atraso do pagamento do salário, a rescisão indireta ocorre pleiteado pelo art. 483, d, da CLT, que dispõe: “Art.483- O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando: d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato”. 4) R: D- Uma vez que a intangibilidade quer dizer, aquilo que não se pode tocar, o salário é intangível pois precisa ser pago integralmente ao empregado sem diminuições feitas pelo empregador. A intangibilidade é prevista na CF, em seu art 7º, X, e na CLT em seu art 462º. 5) R: C- Uma vez que a prova de pagamento é feita, além de outros requisitos, com o recibo de pagamento discriminado com títulos e valores; o salário complessivo é vedado pela súmula 91 dp TST, uma vez que engloba sem discriminação das verbas pagas, o que pode ensejar uma fraude. 6) R: B- O recibo discriminado faz prova de pagamento; impede qualquer fraude no pagamento do salário; e garante ao empregado saber quais os valores e quais a parcelas que lhe estão sendo pagas. Módulo 5 1) R: A- I- A CF no seu artigo 7º, XIV, dispõe sobre a jornada de trabalho para turno ininterrupto ser de 6 horas, podendo, através de negociação coletiva ser majorada para até 8 horas. II- A CLT, dispõe no seu artigo 244, que “Cada escala de ‘sobre-aviso’ será, no máximo, de vinte e quatro horas”. 2) R: B- Uma vez que o empregador tem controle do início do expediente, e controle das atividades do funcionário durante o dia, não se aplica a possibilidade de exclusão do art 62, I, CLT devendo ser aplicada a jornada de trabalho no art 58, CLT. 3) R: C- Quanto à retroatividade de horário, a jornada correspondente ao turno ininterrupto sem revezamento de horário se enquadra no trabalho fixo por turno fixo, logo a jornada normal será de 8 horas diárias e 44 horas semanais. 4) R: C- Conforme o artigo 244, da CLT: “Considera-se de ‘sobre-aviso’ o empregado efetivo, que permanecer em sua própria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para aviso”. 5) R: A- A duração normal de trabalho dos empregados bancários, é prevista na CLT em seu artigo 244, sendo de ‘6 horas continuas nos dois dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana’; e a organização é disposta no artigo 226, parágrafo único: ‘A direção de cada banco organizará a escala de serviço do estabelecimento de maneira a haver empregados do quadro da portaria em função, meia hora antes e até meia hora após o encerramento dos trabalhos, respeitado o limite de 6 horas diárias’. 6) R: A- Conforme disposto no artigo 59, parágrafo 2º, da CLT: Art. 59. A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. § 2º Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de cento e vinte dias, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o Iimite máximo de dez horas diárias. (Redação dada pela Lei nº9.601, de 21.1.1998) § 2o Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.164-41, de 2001)