A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
FAEL_Aquecimento Global e Dto Ambiental Internacional_EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 13 de 14

o Tratado Único Europeu, que estabeleceu competências ambientalistas à Comunidade Europeia, e, em 1992, o Tratado de Maastrich, consagrou o raciocínio de desenvolvimento sustentável, com a preservação dos recursos naturais em favor do interesse de gerações futuras e valorização da biodiversidade como um valor fundamental.
b. Na Rio+20, ficou definido que as reservas naturais seriam distribuídas, de forma homogênea, entre as nações em nível global e regional.
c. O desenvolvimento sustentável visa manter o desenvolvimento econômico e tecnológico por meio do uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis.
d. Em 2002, o Tratado de Viena, traçou como meta reduzir a emissão de gases antrópicos causadores do efeito estufa, fixando metas para a redução desses gases e um calendário para o devido cumprimento.
e. Em 2012, o Brasil assinou um tratado assumindo o compromisso de reduzir o consumo das reservas naturais, mesmo que isso cause a estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico do país.
Feedback
A resposta correta é: Em 1987, foi promulgado o Tratado Único Europeu, que estabeleceu competências ambientalistas à Comunidade Europeia, e, em 1992, o Tratado de Maastrich, consagrou o raciocínio de desenvolvimento sustentável, com a preservação dos recursos naturais em favor do interesse de gerações futuras e valorização da biodiversidade como um valor fundamental..
Questão 5
Texto da questão
As mudanças no decorrer dos anos são inevitáveis para que a sociedade possa evoluir em vários aspectos. O crescimento de todo o país é uma das prioridades em qualquer governo, mas o da região amazônica, principalmente, merece uma atenção especial: a sustentabilidade. O foco de grande parte dos especialistas que discute o tema é como essa região pode se desenvolver conscientemente sem agredir o meio ambiente, um dos mais ricos do planeta. Com base nessa afirmação, e sendo o Brasil detentor de grande riqueza em recursos naturais, assinale a alternativa que corresponde às ações que visam a preservação ambiental:
Escolha uma:
a. O racionamento de água, ocorrido no sudeste do Brasil, no início de 2015, foi resultado de uma ação governamental para reduzir o consumo deste recurso natural, visando garantir o acesso à água para as gerações futuras.
b. A Constituição Brasileira de 1988 faz referências à punição de quem agredir o meio ambiente, quando estabelece que “as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sansões penais ou administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”.
c. Considerando que Floresta Amazônica ocupa não só o Brasil, mas também Venezuela, Colômbia, Peru e Equador, o governo brasileiro se isentou da responsabilidade sobre a conservação da mesma.
d. Durante a conferência Rio 92, foi elaborado um documento denominado Agenda 21, que estabelece as regras para que as cidades planejem sem crescimento de acordo com o desenvolvimento sustentável.
e. Visando a preservação do meio ambiente, foi proibido o acesso ao Pantanal, Amazônia e demais ecossistemas frágeis em todo o território brasileiro.
Feedback
A resposta correta é: A Constituição Brasileira de 1988 faz referências à punição de quem agredir o meio ambiente, quando estabelece que “as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sansões penais ou administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”..
Questão 6
Texto da questão
Preâmbulo da Carta da Terra: “estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que o meio de uma diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a esse propósito, é imperativo que, nós, os povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para os outros, com grande comunidade da vida, e com as futuras gerações. (...)”. Considerando as discussões referentes às questões ambientais, e que estão intimamente ligadas à Carta da Terra, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A preocupação com as questões ambientais teve início no século XV, muito antes da Revolução Industrial, na qual foram considerados os conceitos de desenvolvimento sustentável.
b. O termo, Ecologia, que deriva de dois termos gregos: oikos (morada) e logos (estudo) surgiu no começo do século XVII, como um segmento das Ciências Naturais.
c. O Protocolo de Quioto definiu, sobre rígidos tratados, a tendência ao greening ou “esverdeamento” dos direitos fundamentais.
d. A última Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ocorreu em 1992, no Rio de Janeiro, conhecida como Eco-92. Aí foi definida a data da nova conferência, a ser realizada Quioto, no Japão, no ano de 2012.
e. A primeira conferência internacional promovida pela Organização das Nações Unidas – ONU foi realizada em Estocolmo, em 1972, reunindo representantes de 113 países para debater questões relacionadas ao meio ambiente.
Feedback
A resposta correta é: A primeira conferência internacional promovida pela Organização das Nações Unidas – ONU foi realizada em Estocolmo, em 1972, reunindo representantes de 113 países para debater questões relacionadas ao meio ambiente..
Questão 7
Texto da questão
A responsabilidade internacional do Estado é uma relação jurídica, qualificada como sendo instituição, princípio geral do direito (RAMOS, 2004). Em relação à afirmativa, é correto afirmar que responsabilidade internacional do Estado pode ser definida como:
Escolha uma:
a. Uma obrigação jurídica respaldada pela Organização Mundial do Comércio.
b. O dever do Estado de reparar um dano causado a terceiros por ato ilícito culposo ou doloso.
c. A projeção do direito internacional que beneficia os indivíduos que não tem acesso às cortes internacionais.
d. O direito do Estado em rejeitar sanções, com entendimento de que a reparação precede a sanção.
e. Uma agenda de trabalho a ser cumprida pelo Estado, seguindo determinações de proteção diplomática.
Feedback
A resposta correta é: O dever do Estado de reparar um dano causado a terceiros por ato ilícito culposo ou doloso..
Questão 8
Texto da questão
Os paradigmas éticos referentes à cooperação internacional para o meio ambiente foram definidos na denominada Convenção de Aarhus. Assinale a alternativa correta referente ao tripé de Aarhus:
Escolha uma:
a. Adesão a uma cultura regional que considera os direitos ambientais e busca de mecanismos capazes de garantir a preservação dos recursos ambientais.
b. Adoção de um projeto individual e isolado de conservação de recursos naturais que garanta o futuro digno das novas gerações.
c. Acesso às normas jurídicas ambientais internacionais, participação nos lucros e planos de proteção ambientais.
d. Acesso à informação, participação no processo das decisões e acesso à justiça em questões ambientais.
e. Acesso à informação, observação dos princípios da Comunidade Europeia e acesso às informações jurídicas ambientais.
Feedback
A resposta correta é: Acesso à informação, participação no processo das decisões e acesso à justiça em questões ambientais..
Questão 9
Texto da questão
Na terceira Conferência das Partes da Convenção de Kyoto, no Japão, em 1997, foi adotado Protocolo de Kyoto, com compromissos rígidos sobre questões relacionadas com o meio ambiente. A respeito desse Protocolo, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O Protocolo de Kyoto refere-se a adoção de medidas paliativas sobre a preservação de florestas e utilização de energia.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.