Buscar

Prova Online_Filosofia das Ciencias Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Se fosse possível voltar ao passado, escolheríamos exatamente as mesmas coisas e agiríamos exatamente da mesma maneira. Esse é um argumento
a ) fatalista.
b ) determinista.
c ) indeterminista.
d ) teísta.
QUESTÃO 2
Sobre os aspectos gerais que envolvem a objetividade e a subjetividade nas ciências sociais, assinale a alternativa correta.
a )Uma das grandes questões das ciências sociais é se é possível a objetividade do observador. Na moderna epistemologia das ciências sociais sabe-se que é possível a objetividade nas observações dos cientistas sociais. Essa neutralidade do pesquisador é alcançada graças a métodos e técnicas de pesquisa que permitem a segurança da objetividade nas pesquisas.
b )A subjetividade pode significar tanto aquilo que é tendencioso e parcial quanto aquilo que diz respeito ao sujeito; ou seja, é inescapável à condição humana. Já a objetividade traz a marca de algo que seja possível de ser captado, independentemente do observador, da condição humana: algo que estaria dado como uma realidade existente independentemente dos valores do observador.
c )Tanto a objetividade moral quanto o subjetivismo, com o seu relativismo, pressupõem a unicidade moral. Para ambas as correntes, sendo os valores reais, necessariamente se diferem e se excluem.
d )Outro ponto em comum com a concepção objetivista e subjetivista tem uma perspectiva de que os valores são reais, opondo-se ao relativismo, que prega que os valores não são reais, mas antes relativos à cada cultura.
QUESTÃO 3
O que algumas formas de compatibilismo e indeterminismo têm em comum é
a ) a crença de que algumas ações não têm causa alguma.
b ) a crença de que tudo sucede necessariamente de acordo com sua causa.
c ) a crença na importância da deliberação para decidir.
d ) a crença na importância dos desejos na determinação da vontade.
QUESTÃO 4
Sobre as ideias desenvolvidas pelo realismo, podemos dizer corretamente que:
a )a ciência funciona como uma descrição geral da realidade que explica os fenômenos através das leis gerais que esclarecem as conexões, causas entre as coisas e os eventos, para o realismo. Assim que as teorias científicas descobrem as leis da natureza, a realidade intrínseca das coisas.
b )para o realismo, a realidade constitui-se em algo inatingível através de leis gerais, por isso toda verdade científica é provisória e diz respeito a determinados estágios filosóficos e históricos da sociedade.
c )o realismo nos dá uma visão relativista da realidade, admitindo duas ou mais teorias, conflitantes entre si nos seus postulados abstratos, como verdadeiras, se ambas explicarem aspectos diferentes de uma mesma realidade social.
d )Popper foi um dos críticos do realismo, propagando que o criticismo é mais apto para compreender o mundo social do que o realismo. Esse autor é conhecido como um dos principais defensores do criticismo, que propaga que teorias são sempre representações totais da realidade, bem como que há a neutralidade do observador.
QUESTÃO 5
Segundo Popper, o que pode haver de comum entre uma pseudociência e uma teoria científica refutada é
a ) ambas serem falsas.
b ) ambas serem exemplo de ciência.
c ) ambas serem testáveis.
d ) ambas serem verdadeiras.
QUESTÃO 6
Assinale a sentença que representa melhor o problema filosófico sobre o conhecimento.
a ) Conhecer algo é ter uma justificativa adequada sobre o assunto.
b ) Conhecer algo é ter uma intuição sobre o assunto.
c ) Conhecer algo é ter uma opinião verdadeira sobre o assunto.
d ) Conhecer algo é ter uma sensação sobre o assunto.
QUESTÃO 7
Sobre o determinismo nas ciências e suas implicações e variações, é correto afirmar que
a ) o necessitarismo e o compatibilismo são ramos do indeterminismo, diferenciando-se ambos radicalmente do determinismo.
b )o necessitarismo, que é um tipo de determinismo, assume a ideia de necessidade causal para explicar os fenômenos. No entanto, não exclui o livre-arbítrio, pois o considera essencial para compreender o mundo social. Logo, é compatível com a liberdade, com o livre-arbítrio.
c )o determinismo não encontra ligação com as concepções religiosas. Embora Deus seja a explicação última, a liberdade humana está sempre presente nas concepções determinísticas; por conta disso o determinismo não se relaciona com as concepções religiosas para explicar os acontecimentos.
d )o determinismo difere do fatalismo na medida em que, para o determinismo, há nexo causal entre o passado e o futuro, os eventos do passado determinando os eventos do futuro. Já no fatalismo há a recusa desse nexo causal, o futuro já está predeterminado independentemente do passado, da vontade ou ações humanas.
QUESTÃO 8
"Um processo inferencial por meio do qual razões a favor ou contra são consideradas ao se escolher entre alternativas para agir, e tem em vista a formação de uma vontade ou intenção". Essa é a definição de um
a ) raciocínio analógico.
b ) raciocínio prático.
c ) raciocínio dedutivo.
d ) raciocínio teórico.
QUESTÃO 9
Ao se dizer que os produtos humanos assumem realidade objetiva, isso significa que
a ) os produtos humanos tornam-se objetos físicos, podendo ser tocados, comercializados, destruídos, porque são como seres humanos.
b ) os produtos humanos passam a fazer parte da cultura não material, e se tornam indestrutíveis enquanto instituições.
c ) os produtos humanos se distinguem do mundo real, e sua realidade está apenas na imaginação de seus produtores originais.
d ) os produtos humanos passam a fazer parte do mundo, e passam a se confrontar com seus produtores originais como coisas distintas deles.
QUESTÃO 10
Assinale a sentença que diz respeito ao realismo científico. 
a )O realista nega que há mudanças significativas na história das ciências e as teorias aceitas numa certa época são consideradas falsas e substituídas por outras em épocas posteriores. Da mesma forma, nega que esse fato tenha um significado mais profundo quanto à natureza da Ciência.
b )O realista não nega que há mudanças significativas na história das ciências e as teorias aceitas numa certa época são consideradas falsas e substituídas por outras em épocas posteriores. Contudo, nega que esse fato tenha um significado mais profundo quanto à natureza da Ciência.
c )O realista não nega que há mudanças significativas na história das ciências e as teorias aceitas numa certa época são consideradas falsas e substituídas por outras em épocas posteriores. Da mesma forma, não nega que esse fato tenha um significado mais profundo quanto à natureza da Ciência.
d )O realista nega que há mudanças significativas na história das ciências e as teorias aceitas numa certa época são consideradas falsas e substituídas por outras em épocas posteriores. Contudo, não nega que esse fato tenha um significado mais profundo quanto à natureza da Ciência.

Continue navegando