Buscar

AV EDUCAÇÃO FISICA 8

Prévia do material em texto

1.
		Assinale a opção que apresenta uma visão crítica em relação à utilização ideológica do lazer para manipulação das massas, em favor de determinados interesses políticos e econômicos.
	
	
	
	O lazer cria a oportunidade de competir em igualdade de condições, conferindo, ao final, o destaque merecido para aqueles que, pelos seus próprios méritos, foram melhores.
	
	
	O lazer oferece a possibilidade de o atleta obter ascensão social, tornando-se rico e famoso, o que prova que o sucesso está ao alcance de todos.
	
	
	Por meio do lazer, objetiva-se afastar as pessoas das drogas lícitas e ilícitas e dos pensamentos e práticas consideradas perniciosas, discurso bastante difundido pelos segmentos religiosos.
	
	
	O lazer valoriza o atleta como homem, independentemente do resultado esportivo, reconhecendo o esforço e a dedicação exigida pelos árduos treinamentos.
	
	
	O lazer não possui uma virtude mágica nem uma deformação crônica, ele é aquilo que se fizer dele, podendo formar tanto pessoas desonestas quanto pessoas dignas.
	
	
	 
		
	
		2.
		A concepção conservadora de viés funcionalista está muito presente no conceito de lazer podendo ser encontrada em diferentes instituições, segundo afirma Oliveira (2004). Assinale a opção correta sobre a abordagem Utilitarista.
	
	
	
	A abordagem Marxista unia o tempo de lazer ao tempo de trabalho para manipular as pessoas.
	
	
	Que procura recuperar a força de trabalho do sujeito a partir do lazer, desconsiderando todas as outras variáveis que influem nesta recuperação;
	
	
	Através do lazer, objetiva-se afastar as pessoas das drogas lícitas e ilícitas e dos pensamentos e práticas consideradas perniciosas, discurso bastante difundido pelos segmentos religiosos;
	
	
	O entendimento sobre o lazer resguarda um saudosismo inibidor de novas práticas a partir de uma postura conservadora e às vezes retrógrada;
	
	
	Nesta abordagem tecnicista o professor de educação física no tempo de lazer funcionava com um técnico;
	
	
	 
		
	
		3.
		O lazer é concebido como uma consequência da Revolução Industrial que, ao passar a regulamentar a duração da jornada de trabalho, demandou um tempo útil à recuperação (física ou psíquica) deste trabalhador. Tempo este que se convencionou chamar de
	
	
	
	Tempo de lazer.
	
	
	Tempo de brincar.
	
	
	Tempo de labuta.
	
	
	Tempo de reflexão.
	
	
	Tempo de aperfeiçoamento.
	
	
	 
		
	
		4.
		Segundo Macellino (2002), os conteúdos de lazer se referem ao interesse em atividades possíveis que se articulam aos seguintes conhecimentos:
	
	
	
	artísticos, intelectuais, acadêmicos, laborais e sociais.
	
	
	artísticos, intelectuais, físicos, manuais, turísticos e sociais.
	
	
	políticos, familiares, físicos, manuais, turísticos.
	
	
	artísticos, físicos, tecnológicos, condicionais e sociais.
	
	
	políticos, religiosos, familiares, turísticos e sociais.
	
	
	 
		
	
		5.
		Como se denomina de acordo com Karl Max, a integração entre natureza/humanidade que compreende uma relação exclusivamente humana?
	
	
	
	Trabalho
	
	
	Ócio criativo
	
	
	Descanso
	
	
	Lazer
	
	
	Lazer secundário
	
	
	 
		
	
		6.
		Vimos em nossas aulas que ¿o lazer, ao ser veiculado nas mídias de massa como elemento do desejo e produzido para o consumo, impõe-se por todo o mercado globalizado como uma mercadoria capaz de oferecer inúmeras possibilidades que se ajustam a todos os gostos e desejos, todos os orçamentos, classe social¿ (trecho retirado de aula). Esta estrutura é mantida por uma indústria cultural que cresce a cada ano, influenciando diretamente nossas escolhas.Quanto às relações sobre indústria cultural e lazer, é correto afirmar que:I ¿ A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias.II ¿ O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos.III ¿ A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.IV ¿ A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive. Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	II e III.
	
	
	I e IV.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	 
		
	
		7.
		Estudiosos comprometidos com a dialética do desenvolvimento humano apontam as atividades físicas (brinquedos, jogos, esportes...) como atividades significativas e necessárias, além de afirmarem que as atividades corporais estimulam
	
	
	
	a problematização das regras de convivência e a potencialização de atitudes antiéticas.
	
	
	a prática participativa e a interação entre pares
	
	
	a competição e a individualidade.
	
	
	a construção de significados, identificando práticas corporais irrelevantes.
	
	
	a aceitação passiva dos aspectos históricos que produzem as convenções sociais.
	
	
	 
		
	
		8.
		 Na Educação formal os jogos podem fazer parte de diversas disciplinas como: matemática (jogos matemáticos), geografia (jogo da cidade, estado ou país), língua portuguesa (jogos de formar palavras ou frases), história, educação artística e outras, contribuindo de forma qualitativa no processo ensino/aprendizagem. Qual o contexto dessas áreas, tendo uma relação com a Educação Física?
	
	
	
	Multidisciplinaridade
	
	
	Pluridisciplinaridade
	
	
	Transversalidade
	
	
	Interdisciplinaridade
	
	
	Transdisciplinaridade

Continue navegando