Buscar

AV EDUCAÇÃO FISICA 2

Prévia do material em texto

1.
		As práticas da Educação Física Escolar como prática da cultura corporal devem romper com a dicotomia corpo e mente visando o desenvolvimento da corporeidade. O que caracteriza o conceito de corporeidade?
	
	
	
	Um corpo bonito
	
	
	Um corpo no mundo
	
	
	Um corpo docilizado
	
	
	Um corpo malhado
	
	
	Um corpo maltratado
	
	
	 
		
	
		2.
		Não se tem registro de ninguém que tenha escrito algo e que não tenha tido como referência uma história. Não se pode negar que a vida é a relação com o outro, é história, muitas histórias. Fala-se da vida do ser humano em movimento, daquele que pensa, sente, quer, age... Portanto, pode-se afirmar que: Dessa forma, é fundamental que o corpo humano seja referenciado na sua construção histórica, que compõe um cenário diferenciado para cada tempo e condição humana. Porque As cenas marcam os movimentos e as manifestações identidárias que caracterizam a figura humana, o corpo, e os tornam o grande centro das atenções. Marque a Afirmativa Correta:
	
	
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	As duas asserções são falsas.
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia e reflita sobre a evolução da educação física ao longo do tempo. Numere cada frase com o número correspondente no quadro. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
(1) Movimento ginástico europeu (séc. XIX e início do séc. XX).
(2) Movimento esportivo (a partir de 1940).
(3) Psicomotricidade (a partir de 1970 até hoje).
(4) Cultura corporal/ cultura física/ cultura de movimento (a partir de 1980 até hoje).
( ) O caráter científico é dado a partir do referencial oriundo das ciências biológicas que sustenta seu conteúdo de ensino, os Métodos Ginásticos, compostos de séries de exercícios elaborados a partir dos critérios rígidos próprios daquelas ciências. Numa sociedade onde a ciência transformara-se em uma nova "religião", o caráter científico conferido à Educação Física constituía-se em fator determinante para a sua consideração e respeito no interior do sistema educacional.
( ) Concepção que desloca a propriedade dada ao produto para o processo de ensino, introduzindo a integração entre corpo e mente, situando os objetivos no plano geral da educação integral, onde o conteúdo passa a ser muito mais instrumento para promover relações interpessoais e facilitar o desenvolvimento da natureza da criança.
( ) Essa influência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos, então, (não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica a subordinação da educação física aos códigos/sentido da instituição esportiva, caracterizando-se o esporte na escola como um prolongamento da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional. Esses códigos podem ser resumidos em: princípios de rendimento atlético/desportivo, competição, comparação de rendimento e recordes, regulamentação rígida, sucesso no esporte como sinônimo de vitória, racionalização de meios e técnicas etc.
( ) Concepção que se apresenta como contestação à educação física por considerá-la ligada a uma concepção dualista de homem. Le Boulch enfatiza que a "Psicocinética" não é um método de educação física e, sim, uma teoria geral do movimento que permite utilizá-lo como meio de formação. Privilegia especialmente a estruturação do esquema corporal e as aptidões motoras que, segundo o autor, melhoram através da prática do movimento.
( ) As aulas de Educação Física nas escolas eram ministradas por instrutores físicos do exército, que traziam para essas instituições os rígidos métodos militares da disciplina e da hierarquia.
	
	
	
	1-2-3-4-1
	
	
	2-1-2-3-1
	
	
	4-1-3-2-1
	
	
	1-4-2-3-1
	
	
	1-3-2-4-1
	
	
	 
		
	
		4.
		Considerando que o professor de Educação Física atua, predominantemente, sobre o corpo em movimento, qual dentre as afirmativas abaixo, expressa a concepção de corpo que fundamenta a ação pedagógica em Educação Física, segundo a concepção existencialista? (Adaptado SEPLAG: 2010)
	
	
	
	O corpo é uma construção sociocultural que, ao se movimentar, manifesta representações de si e do mundo que o cerca.
	
	
	O corpo é uma entidade autônoma, portanto, diferenciada da mente.
	
	
	O corpo é um sistema estritamente fisiológico, pois se trata de um organismo vivo.
	
	
	O corpo é uma máquina que necessita de cuidados para manter-se funcionando harmonicamente.
	
	
	O corpo é um instrumento a serviço da inteligência.
	
	
	 
		
	
		5.
		"Nunca se falou tanto em corpo como neste tempo que tanto o profana. Nas fábricas, o corpo do operário atrela-se ao ritmo da máquina, como Chaplin critica em `Tempos Modernos". Por que os agricultores, que fazem tantos trabalhos físicos, não possuem corpos atléticos? Seus corpos, em geral, são duros, rígidos, contraídos, porque usados apenas como ferramentas e não como expressão do ser que somos nessa indivisível unidade corpo-espírito." Frei Betto. Jornal do Brasil, 14 jun. 2001
O culto ao corpo é uma expressão que denota algo acompanhando o homem na sua trajetória histórica. Entre outros espaços de aula, o ambiente da quadra com aulas de ginástica e esporte está entre aqueles em que este fenômeno se manifesta com mais intensidade. Nele, o professor de Educação Física deve incentivar o treinamento físico e os cuidados estéticos. Não pode, entretanto, desprezar possíveis exageros incompatíveis com o bem-estar físico e emocional de seus alunos. Com base no texto, pode-se afirmar que, para cumprir seu papel na sociedade, o profissional de Educação Física deve
	
	
	
	Orientar o aluno para que ele atinja um padrão de beleza compatível com a sociedade em que vive.
	
	
	Orientar os alunos para construir ações com alto índice de performance corporal.
	
	
	Demonstrar ao aluno a importância dos exercícios físicos para acabar com as lesões ocupacionais.
	
	
	Demonstrar ao aluno que os exercícios físicos irão levá-lo a atingir os padrões estéticos que deseja.
	
	
	Orientar o aluno quanto às inter-relações dos problemas sociais com a prática de exercícios físicos.
	
	
	 
		
	
		6.
		A Educação Física tem recebido contribuições de outras áreas do conhecimento como a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia gerando diferentes interpretações históricas sobre o corpo humano e suas práticas cotidianas. Em se tratando do uso do corpo é correto afirmar que:
	
	
	
	o uso do corpo é determinado unicamente pelo indivíduo.
	
	
	o uso do corpo é eminentemente biológico.
	
	
	o uso do corpo é histórico e socialmente determinado.
	
	
	o uso do corpo não depende da relação com o outro.
	
	
	o uso do corpo não sofre influência social.
	
	
	 
		
	
		7.
		Existia uma preocupação com os alunos nas aulas de educação física, porém outras profissões defendiam a importância da higienização na formação continua do ser.  Essa era a percepção da:
	
	
	
	tendência higienista;
	
	
	tendência popular;
	
	
	tendência tecnicista;
	
	
	Tendência militarista
	
	
	tendência pedagogicista.
	
	
	 
		
	
		8.
		Uma das alternativas abaixo, NÃO coincide com as definições de corpo baseadas na concepção de Gaiarsa (1986): Marque-a:
	
	
	
	"Nossa negação do corpo pode nos ser fatal, pois é dele que emergem todas as criações espontâneas da vida."
	
	
	"O corpo, além de ser um escravo relapso, não é deveras um delator."
	
	
	"Alma é o que eusinto, misturado com o que penso, imagino, quero, desejo, temo e mais coisas, todas elas fundamentalmente ligadas e dependentes do corpo."
	
	
	"Corpo é o que eu vejo, no outro ou em mim."
	
	
	"Se é verdade que meu corpo me obedece bastante em matéria de movimento, gestos e habilidades manuais, é mentira que eu tenha poder sobre as minhas vísceras, minhas emoções, meus desejos e temores."

Continue navegando