Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL 5º

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO: ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBIES
Milena Cristina dos Santos Valentim – 6000007385
 Nelci Oliveira Santos - 3077247816
 Marcela da Silva Ferreira - 
 Suzane Cristina Barbosa – 1907608385
 Emília Pereira A Nascimento - 1299133180
DESAFIO PROFISSIONAL
Desafio Profissional - apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de: Administração da produção e Operações, Administração de Recursos Humanos, Planejamento e Controle de Produção Direito e Sistemas de Informações Gerenciais.
	
Tutor (a) à distância: Lidiane Severino Santos
Rio Claro - SP
Novembro 2018
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo analisar de forma clara e objetiva o caso da ‘FABRICA DE CHOCOLATE”, que foi adquirida por um simples trabalhador rural, que com muita dedicação se introduziu no mercado. 
Introdução
José Schneider, trabalhador rural do interior do Rio Grande só Sul, que adquiriu uma pequena estrutura de processamento artesanal de chocolate, teve força de vontade e ajuda para as vendas.
Com o negócio prosperando aos poucos José vai conseguindo pagar suas dívidas, e com o passar dos tempos gera uma dúvida de focar ou diversificar seu negócio.
Nosso desafio vai tratar de questões importantes para tomadas de decisões, como administrar as produções, planejamento, gestão de recursos humanos, como os sistemas de informações pode ajudar na gerencia de uma empresa.
Nosso intuito é que no final desse trabalho possamos ter sanado dúvidas e provido informações necessárias para importantes decisões que possam vir a ser tomadas.
Passo 1 - Administração da Produção e Operações
O objetivo da administração de produção e operações é desenvolver uma gestão eficaz, com otimização de recursos, atender metas de curto, médio e longo prazo, com redução de custos.
Sabemos que layout corresponde ao arranjo físico dos diversos postos de trabalho dentro de uma organização, ele objetiva racionalizar os fluxos de fabricação ou de processos, a disposição dos postos de trabalho e aproveitar todo o espaço disponível. 
O objetivo do layout é manter o fluxo:
– Racional (lógico e com sequenciamento ordenado)
– Progressivo (sem retorno)
– Limpo (sem obstrução)
- Flexibilidade (capacidade para absorver alterações/variáveis
-Expansão (da capacidade produtiva)
- Uso do espaço disponível
- Reduzir investimento
- Permitir controle da quantidade e da qualidade
-Conforto e segurança
- Facilitar a supervisão.
1.1 -Tipos de Layout
Layouts podem ser classificados por processo, linha, por célula, por posição física e combinados. Porém determinar o melhor layout é necessário conhecer dados preliminares do processo, entender como funciona o processo de fabricação, tempo e demanda, determinar mão de obra necessária e quais equipamentos serão necessários no processo.
2 -Processo de fabricação do chocolate 
 
Fermentação
Fruta do cacau
SECAGEM
Moer
Triturar
Torrar
Limpeza
Mistura
Manteiga, açúcar e leite.
Prensar
Refinar
Conchar
Temperagem
Produto
Modelagem
2.2 -Layout por processo ou funcional
No modelo de layout por processo ou funcional, todos os processos são desenvolvidos na mesma área, o material se desloca buscando os diferentes processos. O layout é flexível para atender a mudança de mercado e do espaço físico, atendendo a produtos diversificados e, quantidades variadas ao longo do tempo.
Apresenta um, fluxo longo dentro da fábrica, que é adequado a produções diversificadas em pequenas e medias quantidades.
“Esse layout também possibilita uma relativa satisfação no trabalho”. (MARTINS, PETRÔNIOG.LAYGENI, FERNANDO PIERO, 2006).
2.3 - Layout por linha
As máquinas e as estações de trabalho são colocadas de acordo coma sequência das operações e são executadas de acordo com a sequencias estabelecida sem caminhos alternativos, ou seja, tem que passar pelo caminho estabelecido. O material percorre um caminho previamente determinado no processo.
 Indicado para produção com pouca ou nenhuma diversificação, em quantidade constante ao longo do tempo e em grande quantidade. Requer um alto investimento em máquinas e pode apresentar problemas com relação a qualidade.
Requer um alto investimento em máquinas e pode apresentar problemas com relação a qualidade dos produtos fabricados caso não tenha um bom aproveitamento de layout. Para os operadores costuma gerar monotonia e estresse.
3.- Conclusão - Melhor layout
A decisão pelo melhor layout muitas vezes esbarra no tipo de sistema produtivo o qual, muitas vezes é predominante sobre o arranjo físico. Conhecendo como funciona o processo de fabricação do chocolate, sabemos que para a fabricação são usados maquinários para grande parte da fabricação do chocolate, verificamos que para esse processo o layout mais indicado seria em linha.
Apesar de possuir um alto custo com maquinários possui um layout apropriado para o produto em questão, baixa mão de obra humana já que o produto será manuseado e moldado apenas no seu final de fabricação.
Passo 3 – Administração financeira e orçamentária
A Administração financeira tem como objetivo assegurar um processo mais eficiente de captação (financiamento) alocação (investimento) de recursos. (ASSAF NETO,2009).
A administração financeira é o conjunto de ações que envolvem o controle, planejamento e análise de todas as movimentações financeiras de uma empresa, esse tipo de administração permite que o investimento de capital seja realizado de maneira mais racional e otimizada, gerando lucro e economia.
– Indicadores Financeiros
Muitas empresas procuram administrar seus investimentos de uma forma conservadora, outras já são mais arrojadas, chegando até a desafiar o mercado, correndo o risco de comprometer a sua estrutura de capital.
Buscando as vezes escapar da grande concorrência e competitividade no mercado, as empresas também buscam as mais diversas alternativas, por exemplo, produtos de alta qualidade, excelência no atendimento a seus clientes e, principalmente, preços de vendas competitivos.
Existem alguns indicadores financeiros que amparam a tomada de decisão de aprovação ou não de um projeto de investimento, existem indicadores que mostram a possibilidade de rentabilidade de um projeto, métodos como: Período de Playback, Taxa Média de Retorno, Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno.
Porém, um bom administrador também valia o momento em que se encontra a economia juntamente com a tendência do mercado alvo, não esquecendo que o fator tempo é preponderante para o sucesso.
1.2 - VIABILIDADE DE UM PROJETO
A viabilidade de um projeto é determinada caso ele seja atrativo de acordo com os três métodos de análise.
Valor Presente Líquido (VPL)
Taxa Interna de Retorno (TIR)
Payback (descontado)
TMA
A TMA é taxa que melhor renumera o capital investido com o menos graus de risco, ela geralmente é definida de maneira subjetiva pelo investidos, ou seja, a TMA reflete a expectativa do investido com relação aos retornos que serão gerados.
Os Indicadores Financeiros
2.1- Payback: O período Payback se destaca pela sua simplicidade e ampla utilização pelas unidades decisórias, porém, ele convive com duas deficiências:
Não leva em conta os fluxos de caixa
Não levas em conta a magnitude dos fluxos de caixa e sua distribuição
Payback
2.2- Taxa Interna de Retorno (TIR ou IRR)
É a taxa de desconto que se iguala em determinado momento de tempo, as entradas com as saídas previstas em caixa.
A TIR ou IRR representa a rentabilidade do projeto expressa em termos de taxa de juros composta, esse método procura determinar a taxa de juros que é utilizada para descontar o fluxo de caixa de uma alternativa de investimentoA TIR nas operações de empréstimos, de financiamento ou de aplicações de recurso, nada mais é do que a taxa dos juros da operação.
Onde: 
VP = valor presente
Capital = valor do investimento
N= quantidade de períodos
Ft= entrada de capital no período t
I: taxa interna de retorno
Um dos maiores erros que as empresas cometem é utilizar somente a Taxa Interna de Retorno para avaliar a viabilidade de um investimento. Quando utilizado sozinho, existe uma probabilidade maior de tomar uma decisão errada, especialmente ao comparar dois projetos com durações diferentes. O mais indicado é fazer o uso da TIR combinado com outros métodos, como Valor Presente Líquido e o Payback.
Pelo método da TIR o projeto é viável somente se a TIR for maior que a TMA.
2.3- Valor Presente Líquido (VPL)
Método usado para saber se um investimento é viável ou não dentro de um período, porém apesar de ser simples, tem que se fazer uma boa leitura e interpretar corretamente seu resultado.
Esse cálculo leva em consideração pontos como investimento inicial, tempo de investimento, fluxo de caixa e o retorno dentro desse período.
No caso do cálculo do Valor Líquido Presente, temos ´que é chamado “ Taxa Mínima de Atratividade”, ou TMA. Esse é fator que ajuda os métodos de análise de investimentos – como o VPL- a presentar o retorno mínimo que um projeto precisa obter.
VPL
Por conta de sua popularidade no meio contábil, a utilização do Valor Presente Líquido é encarada como um estudo de viabilidade econômica.
VPL (Valor Presente Líquido): é a soma do valor presente de todos os fluxos de caixa previstos no negócio/ativo. Indica se o investimento nesse negócio é viável ou não.
FC0: valor que representa o fluxo de caixa no período zero, ou seja, o investimento inicial. Dentro da formula, esse valor entra com um sinal negativo; afinal de contas, representa uma saída de caixa.
FCn: valor que representa o fluxo de caixa em determinado no período N, geralmente representado por meses ou qualquer outra variação de tempo usada para análise (anos, por exemplo);
TMA: Taxa Mínima de Atratividade, que nada mais é do que a taxa de desconto que é utilizada para representar o valor mínimo que um investimento deve obter.
Portanto, quanto mais positivo (ou quanto maio valor), melhor tende a ser essa variação.
Porém se o VPL é negativo, podemos dizer que o negócio não é viável.
Conclusão 
Seja para acompanhar o desempenho ou permitir que investidores e parceiros possam avaliar a saúde de um negócio, é fundamental que toda empresa mantenha o hábito de produzir os demonstrativos financeiros.
Usando os indicadores como base nesses levantamentos, será possível analisar criteriosamente pontos fortes e fracos na gestão e na estratégia para novos negócios.
Referências Bibliográficas
FERREIRA, Leonardo, Administração e produção: Arranjo físico e Layout, Caderno de atividades, Anhanguera Publicações: Valinhos 2014
Acesso em: 23/10/2018 às 14h
VILLALVA, Wagner Luiz, Administração Financeira e orçamentária, Política de Investimento e Orçamento de capital, Anhanguera Publicações: Valinhos 2014
Acesso em; 23/10/2018 às 16h 20 min.
Banzato, Eduardo, integrando layout com Movimentações de Materiais.
Disponível em: http:///www.guialog.com.br/ARTIGO2017
Acesso em 19/10/2018 às 10h e 35 min
Importância do estudo de viabilidade de um Projeto.
Disponível em: http://www.tecplaner.com.br/estudo-de-viabilidade-do-projeto/
Acesso em 29/10/2018 às 15h e 30 min

Continue navegando